cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Você pode sim "Jogar do Seu jeito!" - Comentando sobre estilos de jogo alternativos.

Highlighted

Você pode sim "Jogar do Seu jeito!" - Comentando sobre estilos de jogo alternativos.

Fala pessoal, Gemada aqui!

Tava vendo muito pela comunidade, o assunto de gameplays alternativos. O famoso: Jogue do seu jeito!

Porém, tem tido muita reclamação por parte da comunidade sobre essa questão de gameplay alternativo (Builds diferenciadas, Comps especificas, etc..) devido a questão de nerfs da Riot nesses padrões alternativos.

Mas vejo muita hipocrisia e mentira por parte da comunidade, dentro dessas reclamações.

Então decidi aproveitar que estava inspirado, e que cai da cama mais cedo, e vim tentar conversar com a galera do fórum enquanto tomo minha xícara de café 85% café e 15% Leite, com pouco açucar.

• Bom, para começar, quero comentar um pouco sobre o que é "Jogar do seu jeito".

Jogar do seu jeito, é exatamente o que diz no pé da letra. Jogar da sua forma e maneira, fazendo as coisas que VOCÊ acha melhor, e não o que outros impõe para você.

Se você gosta de um certo personagem em uma Role diferente, ou de  uma build alternativa para seu champ favorito, você pode ter a liberdade de fazer isso sem pressão em você.

(EDIT: Esse paragráfo a seguir, representa uma opinião MINHA. Não estou impondo isso como verdade, mas é o que eu realmente penso sobre o assunto. Queria deixar isso claro, para aqueles que não concordam com esse trecho, e vocês tem todo o direitod e não concordarem!)

Porém, quero deixar claro uma coisa: Jogar do seu jeito e Trollar o game são coisinhas bem diferentes.

Uma coisa é o cara tentar, por exemplo, Um Blitz JG, o que pode no mínimo dar certo.

Outra coisa é alguem fazer Soraka Full AD JG, e usar como desculpa o bordão do "Jogue do seu jeito".

Vamos ser honesto, existe uma padrão mínimo de coisas que podem ser decentes ou não. Posso estar errado aqui, mas só por que você tem a liberdade de pegar o que quiser e fazer como quiser, não significa que não existam escolhas que são de fato ruins.

O que eu conto para ser um pick justo, mesmo sendo alternativo ou não, é: Saber que você pode ser útil com isso, e que pode trazer uma vantagem única ou um nicho.
O cara do Blitz JG, quer tentar essa estratégia por achar bom, e quer alcançar a vitória também.

Pode não ser a melhor opção, mas tem o fator de o cara achar algo que é melhor de se jogar, ou que tem sua vantagem única.

Agora coisas como: Garen AP, Riven AP, Lux On-Hit, ou seja mais o que quer que queira inventar, não são picks que você faz tentando ganhar um game, ou por que acha melhor de jogar. São simplesmente, obviamente picks toscos, entendem onde quero chegar?

Mas se vocês estão afim de dar uma risada com coisas assim, isso não é um crime. Podem simplesmente fechar uma PT e brincar dessa forma, não vou julgar!

Só acho sacanagem fazer esse tipo de coisa junto com pessoas que estão levando o game um pouco a sério (Normal game ou Ranked) um tanto sacanagem.

Posso estar sendo o errado aqui, mas picks nesse estilo, acho melhor deixar para quando forem brincar com os amigos, pois eles são obviamente picks mais "trolls", e é um tanto obvio ver essa linha que separa o alternativo do Troll.

Agora, significa que picks alterativos se resumem em querer ganhar: Não exatamente.

Exemplo: Existem Tarics que preferem fazer Gota, e existem aqueles que fazem proteção Glacial (Euzinho aqui).

Sim, eu sou alternativo, mas simplesmente por quê eu prefiro esse estilo para meu gameplay. Eu quero ganhar meu game tanto quanto o cara da Gota, só que meu caminho é diferente. Não é por quê é mais OP, ou forte. Só acho a estratégia mais interessante de se usar.

(Btw, testei gota esses dias, ficou bem forte mesmo, mas prefiro fazer ela em situações de muito Poke :v)

Por isso eu acho que as coisas alternativas são mais por questões pessoais, de preferencia de jogo ou satisfação.

Agora, aonde eu vejo a hipocrisia da comunidade?

Estava conversando no fórum, e falaram exatamente o seguinte:

"O pessoal só se preocupa em ser alternativo quando é quebrado. Ninguém que jogar diferente com pick balanceado".

E sejamos honestos, isso é um fato.

Eu considero as builds alternativas, coisas que você pode fazer em diferentes situações por darem vantagens únicas, e não por quê simplesmente são roubadas.

Isso me traz ao ponto que me levou a fazer o post:

"Riot não quer que a gente jogue diferente! Se a gente pega algo diferente eles nerfam".

E por acaso isso impede você de continuar jogando com aquela build, ou, como um amigo aqui disse, só tem graça jogar diferente quando é OP?

Quero que a comunidade entenda o seguinte: Ser alternativo não é desculpa para deixar algo quebrado/forte.

Riot não nerfa as gameplays alternativas por serem diferentes. Eles nerfam por quê aquelas em especificio são fortes demais ou anti-jogo. Não acreditam? Vamos lembrar um pouco da Neeko AD, Master Yi e Ekko Tank lá da Season 5/6, Ezreal JG, Irelia Mid....

Eram bem equilibrados né? Muitos deles, até mesmo em nivel competitivo eram ridicuos de forte, e acham mesmo que deveriam ficar daquele jeito só por ser "alternativo"?

Agora, nerfar não significa que ficou inutilizavel, ela ainda tem seu nicho, então oras, você pode continuar fazendo sem problemas. Mas pelo visto, perde a graça quando tu não tem games quase garantidos por causa da build, pelo visto.

Pessoal mete pau na equipe de balanceamento direto, e me julgam por defender ela, mas é o seguinte: Eu estudo Game Design.

Eu já tive palestra com um designer de uma empresa, e ele falou sobre balanceamento de jogo. Vocês acham que é facil? Eu tenho uma ideia do que esses caras passam...

Tem 1001 fatores pra tu levar em consideração na hora de mexer em um champ, e é extremamente normal cometer erros. Riot mesma admite os erros que comete.

Enfim, ja acho que estou até saindo do foco do post, mas acho que eu falei o que deveria ter dito.

Então queria conversar com vocês:

O que acham dos estilos alternativos?

Vocês usam algum? São a favor ou contra?

Adoraria conversar mais sobre!
Enfim, até outro post!

69 RESPOSTAS
Aronguejo

Re: Você pode sim "Jogar do Seu jeito!" - Comentando sobre estilos de jogo alternativos.

A questão da Soraka AD JG já ser considerada troll ai não concordo. Na minha visão o que vc quiser pode jogar onde quiser, só precisa saber que certos campeões terão pontos negativos e vc precisará contorna-los, se está disposto a realmente jogar e vencer dessa forma, por mim, pode pegar Soraka, Taric, Janna... o que quiser, sabendo que vai enfrentar dificuldades e vai tentar ao máximo contribuir com o jogo, tá certo.
O único caso negativo é onde o cara entra no jogo com o intuito de perder, independente do campeão, isso é o troll.
Eu jogava de Vel'koz ATIRADOR antes de se tornar "meta", eu era chamado de troll constantemente e muitos baniam meu Vel'koz ou quitavam, mas quando não o faziam eu stompava a botlane e em muitos jogos carreguei a partida. Dps que apareceu no CBLOL ai pararam de chamar de troll, mas começaram culpar o Titan por ter um Vel'koz ATIRADOR na partida kk mas logo se calavam ao ver que eu era mais útil do que eles juntos.
A questão não é o campeão, sim quem joga com ele. Esse preconceito com campeões não deveria existir, o jogador faz o campeão ser bom ou ruim.

Lux "On-hit" não sei se é a Lux focada em dano, mas se for, ela é extremamente útil, ainda mais no meu tempo de Vel'koz Atirador. Um combo e destruía qualquer um, até mesmo um tank. Ela tem sua utilidade, e como dito antes vai depender da habilidade do jogador.
Aronguejo

Re: Você pode sim "Jogar do Seu jeito!" - Comentando sobre estilos de jogo alternativos.

Depende de onde você for jogar. Em um cenário de competição é sempre melhor ir com mete. Não vou jogar um campeonato decisivo ou uma ranked master + fazendo teste e adaptações. Em normal game acho válido !

Tem um maluco do NA não lembro o nick dele ele joga de Ahri Suporte na Ranked no Desafiante kkkk.
"As emoções humanas podem ser mais voláteis até do que a magia mais poderosa."
~ Ahri

Eu joguei contra uma Neeko AD no top a um tempinho atras, simplesmente odiei, por mais que eu fizesse esforço pra esquivar do snare, conseguir chegar nela era quase impossível de conseguir, porque eu tomava dano do mesmo jeito e ainda por cima ela tem aquele W, então tenta imaginar como isso era antes do nerf no bot ? deveria ser um inferno absoluto.

,,,,

,,,,,

,,,,,

,,,,,

,,,,,

Essas sao builds que PARTICULAMENTE gosto de usar PRINCIPALMENTE as de  e MUITO divertido serio mesmo.

Nao vou pra NORMAL GAME pra tryhardar e VENCER,quero vencer SIM MAS nao me estressar tentando quero me divertir enquanto tento vencer, jogo pela "beleza" das jogadas as "montages" saca? quando posso fazer uma jogada legal eu tento.

''Me mostre á sua força, lute pela sua vida ao contrário ápenas morra...''
Aronguejo

Soube de outro que jogava de Rek'Sai Suporte, tenho muita vontade de jogar com, pq eu jogava de Rek'Sai desde antes do buff dela que eu considero mais uma correção, pq antes tava horrível... só que não me sinto preparado ainda, pq é uma lane entre 2 jogadores, dependerei muito do ADC ter visão de jogo e só encontro ADC batata que termina o jogo com 1 ward, em lane solo como Top eu consigo jogar de Rek'Sai e é bem tranquilo.
Aronguejo

Engraçado é que tudo que eu começo jogar parece que vira meta, Primeiro Vel'Koz de Atirador, apareceu no CBLOL e começaram usar, dps a Rek'Sai, corrigiram os problemas e todo mundo passou a usar, o Hecarim agr tomou alguns buffs e apareceu até no competitivo, Nautilus eu fiz dele até Top e JG, e agora ele tomou buff e se tornou ainda mais viável... kkk o único campeão que não apareceu no meta quando joguei foi o Pantheon, e agora estou jogando de Azir, espero que o Azir apareça pq é um campeão muito bonito de se ver em jogo
Aronguejo

@Talles L Martins  escreveu:

Eu joguei contra uma Neeko AD no top a um tempinho atras, simplesmente odiei, por mais que eu fizesse esforço pra esquivar do snare, conseguir chegar nela era quase impossível de conseguir, porque eu tomava dano do mesmo jeito e ainda por cima ela tem aquele W, então tenta imaginar como isso era antes do nerf no bot ? deveria ser um inferno absoluto.

Sim, ela tem um kit muito forte, o W dá velocidade de movimento e a deixa invisível, fora poder usar o clone pra bloquear habilidades inimigas e ainda tem um Enraizamento de até 3 segundos, é bem chato. Como no Top a maioria é de campeão melee então ela sai bem na vantagem

Aronguejo

Cara concordo do com vocë todos podem jogar "do seu jeito" com o campeão que quizer, LOL è um jogo o principal objetivo è diversão. E lendo seu post muito interessante alias, Parabens!!!, observei uma divergencia de ideias q para mim não ficou tão clara. quando vc fala:

1-)"Porém, quero deixar claro uma coisa: Jogar do seu jeito e Trollar o game são coisinhas bem diferentes.

Uma coisa é o cara tentar, por exemplo, Um Blitz JG, o que pode no mínimo dar certo.

Outra coisa é alguem fazer Soraka Full AD JG, e usar como desculpa o bordão do "Jogue do seu jeito"."

2-)"Estava conversando no fórum, e falaram exatamente o seguinte:

"O pessoal só se preocupa em ser alternativo quando é quebrado. Ninguém que jogar diferente com pick balanceado".

2.1-)E sejamos honestos, isso é um fato.

2.2-)Eu considero as builds alternativas, coisas que você pode fazer em diferentes situações por darem vantagens únicas, e não por quê simplesmente são roubadas."

Minha Opnião:

Essas opniões de divergem pois vc fala que Soraka jg não è viavel (todos sabemos que não è viavel pelo fato de ser ruim, MAS depois fala que vc pode jogar com champ ruim, pois a maioria so joga com o champ diferente se for quebrado.

Na minha opnião, podemosjogar com qualquer Champ em qualquer lane, logicamente que vc não vai fazer isso em Ranked em que o objetivo e ganhar o jogo, então vc sempre vai utilizar a melhor estratègia, se fazer a build diferenciada è a melhor estrategia no monento, bom utilizea, pois em ranked são as pessoas que querem ganhar os Pontos de Liga logicamente vc tbm quer. Então como em um jogo de Xadrez saiba a melhor estrategia e ganhe o jogo

Todavia, entretanto, estrondante, em normal game podes e deves utilizar picks novos e lokos (ivern AD, Janna JG, Sona tank e etc) pois não vale nada, e è o monento de vc descobrir n.ovas possibilidades, vai que vc descobre algo bom e utiliza isso nas Rankeds, pois não faz sentido vc descobrir algo ruim e usar là pois vai perde seus PDL logicamente.

-Ai tiu mas eu descobri que WW ap è bom e fui usar na Ranked e nos perdeu e meu time me reportou tiu!!!

-bom então isso quer dizer que è ruim , ou que vc utilizou errado.

-Mas tiu  quando usei da primeira vez fiquei 15-0-12.

-È mas da segunda seu time era Full ap, tinha um garen inimigo, e um Kassadin, e vcs nenhum tank, e msm assim vc fez Ap? queria perde msm

-Nossa tiu vdd devai ter observado se essa build diferenciada iria cair bem nesse jogo,eu nem pecebi isso tiu!!!

(Esse dialogo è uma simulação da mà utilização de builds diferenciadas em ranked, quais quer semelhanças com sua partida è mera conhecidencia)

Aronguejo

Tenho um apreço muito grande pelo Shen, mas na minha cabeça fazer full tank nunca foi muito certo. Eu sempre achei estranho pelo fato dele dar dano mágico no geral então eu comecei um dia a testar Limite da Razão pra ele na toplane, assim combando com a capa de fogo solar e o dano do meu Q, porém eu recebia rage pra **cogumelo do teemo** quando eu não conseguia impactar, acabei largando de mão.

Agora que a riot buffou esse campeão maravilhoso, resolvi voltar com essa minha build que tem um pouco de itens "On hit" com umas modificações, incluindo a mudança de role.

Na selva essa build tem muito mais impacto e, com Dente de Nashor ao invés de Limite da Razao como primeira escolha, fica muito melhor pra duelar.

Tô tendo ótimos resultados, tô impactando no jogo e, mesmo sendo um off meta, acho balanceado e estou me divertindo com isso. Estou jogando do meu jeito, mas se os coreanos descobrirem uma build parecida ou melhor e fizerem funcionar melhor que eu ao ponto de ficar quebrado e sem counterplay, a riot provavelmente vai nerfar ORKSODJAIDNKSNDJDJ
"Porque eu sou um dragão estelar, só por isso". - SOL, Aurelion.

@Bikman
Obrigado pelo comment!

O ponto que leva você achar que existe uma incoerência com meu pensamento, eu digo que é um defeito que a comunidade toda tem:

Achar que se algo não é forte, quer dizer que é fraco. Ou vice-versa.

O pessoal esquece que existe o meio termo: o normal/balanceado.
Tanto que é o ponto que o balanceamento do jogo tenta buscar.

O que eu disse, não é que vc pode jogar com um champ fraco, e sim que você pode jogar com algo mais nicho.

Entenda da seguinte maneira:
Builds alternativas não são feitas para serem mais fortes ou fracas do que as originais, em um geral.
Elas simplesmente devem ser tão forte quanto, porém, com vantagens e desvantagens diferentes.

Elas vão ser mais fortes EM ALGUNS PONTOS, e vão compensar sendo fraca em OUTROS PONTOS. Mas no geral, ela é tão balanceada quanto qualquer outra build para aquele champ.

Exemplo, Neeko AD é Neeko Maga.
A build AD não de é ser mais forte e nem mais fraca do que a build Mago.
Ela simplesmente tem um foco diferente com vantagens diferentes e pontos fracos diferentes.

Por isso que quando ela estava com uma winrate grande, eles nerfaram aquela build em específico.

O meu ponto é: o pessoal não se importa com builds alternativas iguais às que eu comentei antes. Eles só se importam com as que são Op/mais forte que as convencionais.

O pessoal não reclama de nerfaram metas alternativos pq a riot acaba com a diversão do game. Eles reclamam pq acabou a meta que eles podiam ficar abusando.
Até pq eles podem muito bem continuar a fazer ela AD, mas agora que é balanceada, "não tem mais graça ".

E é exatamente por isso que eu acho a reclamação de muita gente da comunidade, hipócrita.
Espero que assim eu tenha deixado mais claro o meu ponto de vista com o post ^^

Obrigado por questionar tão educadamente.
Aronguejo

Sou completamente a favor de tais estilos, gosto de ver coisas novas, eu mesmo fiz um post falando sobre o porque não jogar off meta por causa do rage que cairá sobre você, só por ser algo diferente, estou jogando bastante de Shen ultimamente, adoro o campeão e sua temática, procurei muita coisa sobre o que alguns dos main Shen fazem e cheguei em uma build que eu queria testar... mas no final das contas não deu certo para mim, 2 jogos, 2 derrotas, e um jogo em que eu recebi um rage pesado por causa das minhas runas, e por ser sup de um Draven tóxico :v ;
Mas não desistirei, jogo normal game justamente por isso, se fosse em Ranked seria incontáveis vezes pior, mas, coisas da vida;
Mais um ótimo post <3
Dragão

Eu jogo de veigar, com cometa, precisão na secundaria e faço hextec-GLP, dependendo do match up eu faço mascara abissal.

Picko veigar top. sem grande problemas

o povo critica, mas quando eu carrego a partida, fica tudo dboa

(mas na primeira vez que eu morro querem me crucificar)
Barão

Mano vc explicou exatamente o ponto, os caras usam o "Jogue do seu jeito" só quando é conveniente quando algum campeão está muito fora da curva, extremamente OP, como o caso da Neeko AD que superava o WIN RATE de todos os outros ADCS. Agora q nerfaram, ela ainda está viável eu já vi um cara em ranked jogando muito bem com ela dps dos nerfs, mas sabe pq ninguém usa mais? Pq vc não pode ganhar abusando só pq ta forte como antes, SIMPLES assim.

serio mano Yauso AP da certo mesmo? se ele ficar forte me Fala aqui que eu quero testar xd

Se acontecer de eu pegar um pick troll, eu simplesmente dou ban, yasuo, janna, lux (sup) campeões nas mão de pratas e ouros são ruins, é oque acho, esses elos acham que jogam igual tier mestre, e se tiver em uma lane fora do comum reporto, porque pra mim é trollagem. igual uma vez peguei uma banana no top de ivern TOP, o cara feedou mais que podia.

Aronguejo

@Escolhi a Vayne   escreveu:
serio mano Yauso AP da certo mesmo? se ele ficar forte me Fala aqui que eu quero testar xd

Scale do Q do Master Yi atual:

25 / 60 / 95 / 130 / 165 (+ 100% AD)

Outra coisa que fazia o Yi AP viável era que o Q resetava com kill/assist igual W da Tristana. Agora é no Basic Atk.
Não existe mais Master Yi AP, acabou na Season 3, quem jogou jogou, quem não jogou já era. Gosto dos posts do Gemada, mas neste ele viajou quando falou do Master. Yi AP não foi nerfado, foi deletado. Se vc fizer Yi AP agora vai dar o mesmo dano que um Zed AP. Naquele época tinha vários champs que podiam fazer full AP ou full AD, agora tem poucos. Riot nunca gostou disso.

Era um pouco quebrado sim, não vou mentir. Riot podia nerfar Scale AP do Q, diminuir a cura AP do W. Aumentar cooldown do Q. Tinha mil maneiras de nerfar. Mas preferiram acabar com o build msm, e todo mundo agora faz Atk Speed e AD pq foi assim que a Riot pensou que deve ser.

Pra quem não pegou essa época ou não lembra.

Alex Ich jogando de Master Yi AP:

https://www.youtube.com/watch?v=XruILpU6EQU

Não era tão OP assim, ele já tava 7/1 quando começou essa fight.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Lute! Ou abra espaço para os que o farão!"
- Sejuani, a próxima rainha de Freljord
Aronguejo

@LUX N É Suporte  escreveu:

Se acontecer de eu pegar um pick troll, eu simplesmente dou ban, yasuo, janna, lux (sup) campeões nas mão de pratas e ouros são ruins, é oque acho, esses elos acham que jogam igual tier mestre, e se tiver em uma lane fora do comum reporto, porque pra mim é trollagem. igual uma vez peguei uma banana no top de ivern TOP, o cara feedou mais que podia.

Janna??? Janna é tão simples de jogar, subi do Prata 5 pro Gold 5 em um mês ano passado sendo mono Janna, cheguei a ter um streak de 12 vitórias seguidas. Janna é mais fácil que Nami, Blitz, Thresh e Lulu com toda a certeza. Agora Lux suporte é ruim mesmo, nem defendo.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Lute! Ou abra espaço para os que o farão!"
- Sejuani, a próxima rainha de Freljord
Arauto

Mais um defensor dos Off meta <3
Bem, a Neeko ganho um snare da morg em área e os cara tavam reclamando que ela foi nerfada, isso é o ápice da idiotice.
Esses argumentos de "Jogue do seu jeito é mentira", como você mesmo falou, só são usados quando são mais convenientes. Pois aí veem um cara fazendo uma build diferente e já vão dizendo "GG X Lane"...
De todo modo, existe sim off metas funcionando, o meu exemplo preferido é a Tristana AP, perde DPS, utilidade em TFs e late game muito forte por dano explosivo absurdo e early forte, ao curto de DPS e late game e utilidade em TFs.

De todo modo, Off metas tem que fazer sentido, se não, vão ser apenas builds trolls disfarçadas. O ruim é que tem gente que acha que um campeão só funciona com X item, e se você não fizer ele tá trollando.