cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Você comete esse erro bobo?

Aronguejo

Você comete esse erro bobo?

Olá, Invocador, eu sou o Heye, sou Coach e hoje nós vamos falar sobre culpa. Sim, um tema estranho, mas muito relevante quando o assunto é LoL e, principalmente, subir de elo!

Como de costume, um merchant básico. Eu sou criador e autor do Escola de Invocadores, o projeto que iniciei para ensinar a jogadores comuns o que os jogadores profissionais aprendem. Lá você vai encontrar todo tipo de conteúdo sobre League of Legends, sempre feito por pessoas que trabalham no cenário, como Coaches, Analistas, Psicólogos Esportivos, etc. Então, se quiser subir de elo, dá uma olhada, tenho certeza que vai ter um bom conteúdo para você.

Recentemente eu fiz uma publicação sobre como sair de uma losing streak e, na publicação, a primeira dica era aceitar a culpa. Então eu recebi alguns comentários como esse:

Comentário sobre feeder

Sendo assim, resolvi vir aqui falar um pouco sobre o assunto e contar uma história que aconteceu comigo há um tempo. Portanto, se você acredita que as suas derrotas são causadas por algo externo a você, como o seu time, este texto é especialmente para você.

A Culpa de Um Jogador

Ao trabalhar com times, sempre usei uma filosofia. Seja na vitória ou na derrota, todos tiveram a sua participação. Não existe jogo limpo, todos acertam e todos erram, porque sempre dá para fazer melhor. E isso é muito importante, já que dentro de um time, um precisa cobrir e confiar no outro. Então, sempre ao fim de uma partida, todos assumem juntos a culpa e a inocência por seus erros e acertos.

A soloq, no entanto, precisa de um pensamento diferente. Quando falamos de jogo solo, estamos falando de treino pessoal. Lá, é uma questão de você aprimorar as suas habilidades e entender que, em teoria, o jogo é equilibrado. Como um cabo de guerra, alguns fazem mais e outros fazem menos força, mas no fim ninguém sai do lugar.

O grande ponto é: todos vão estar tentando fazer de tudo para desequilibrar esse cabo de guerra. E é aqui que você entra. O seu grande objetivo é desbalancear para o seu lado. Ou seja, puxar com mais força do que os seus adversários, tanto ajudando seus aliados, quanto ficando muito mais forte que os inimigos.

Uma História Verídica

Há um bom tempo, eu trabalhei em um time de jogadores em que o elo médio era Diamante 5. Foi um dos meus primeiros trabalhos como coach e por isso eu estava bastante animado. Então, logo nos primeiros dias, reuni os jogadores e conversei sobre vários conceitos e filosofias que nós iríamos adotar. Quando ficou tudo acertado, começamos a treinar de segunda a sexta.

A maior parte dos jogadores mostrou evolução logo nas primeiras semanas. Eles estavam crescendo como players em suas posições e mostrando um bom avanço, mas, como de costume, nem tudo é perfeito. Um dos meninos, que era o suporte (vamos chamar de João, neste caso), não me ouvia por nada e não conseguia sair do D5. Sempre que nós conversávamos era uma longa discussão, porque ele não aceitava que podia subir de elo jogando na própria posição.

O João costumava dizer que... suporte não carrega. E assim foi por muito tempo. No começo ele chegava a jogar 10 partidas por dia, subindo e descendo, mas depois de algumas semanas esse número foi diminuindo para umas 2 ou 3, então voltava para 0 pontos e parava de jogar. Alguns dias depois jogava mais 1 ou 2 e parava de novo. Ou seja, enquanto os outros jogadores continuaram fazendo 10 partidas por dia, ele fazia 5 por semana e colocava a culpa das derrotas no fato de alguém do time ter feedado.

Olleh, ex suporte da Pain Gaming, top 1 do NA.

Isso durou até o ponto que todos os outros jogadores do time chegaram ao mestre e o João continuava no D5. Foi nesse dia que eu tive que chegar até ele e falar, dessa vez sem discussão, o que estava acontecendo. Foi um longo monólogo, falei tudo que ele tinha que ouvir e ele ouviu sem dizer uma palavra. E, de tudo que eu disse, as três coisas mais importantes foram:

1. Você está jogando mal.
  2. Aceita que isso é culpa sua, vai jogar e melhora.
  3. Ou eu vou ter que te cortar do time.

A única coisa que ele disse depois disso foi "tudo bem, desculpa, vou fazer o meu melhor.".

E foi doloroso para mim fazer aquilo. Nenhum coach gosta desse tipo de coisa, ter que chegar e falar assim. Mas era necessário e fez toda a diferença, porque eu disse isso em uma terça-feira. Quando chegou na quinta-feira da semana seguinte ele já estava Diamante 3. E, em menos de 1 mês, pegou mestre e se juntou aos outros jogadores.

Claro, o João teve todo o suporte necessário para isso, mas a mudança de postura foi essencial. Ele já jogava bem em time porque confiava nos colegas de equipe, só que em soloQ ele não confiava no time e não aceitava que ele deveria ser o ponto que iria desbalancear o jogo. Quando ele entendeu que tinha culpa nas derrotas e começou a olhar para os próprios erros, subiu muito rápido.

O Mundo Maravilhoso da SoloQ

Agora é a hora que eu faço uma média para não ser xingado exageradamente. Eu sei que alguns jogos parecem impossíveis, seja por gente trollar, quitar, dar rage, etc. A soloQ é uma selva. Você não vai conseguir vencer todos, é fato, mas mesmo nas derrotas mais absurdas, onde a vitória parecia impossível, havia algo para ser feito.

Às vezes fazer tudo certo não é suficiente. Às vezes você vai ser punido por um único erro e isso vai custar a partida. Às vezes você vai carregar seu time por 50mins e alguém vai fazer uma cagada que vai custar o jogo. Mas seja como for, a soloQ é para aprimoramento individual. É você olhar para o seu jogo independente do resultado e entender qual a sua parte de culpa naquela derrota.

Sim, às vezes não basta ser bom, porque você tinha que ser a fusão do Faker com o Uzi. Mas, apesar de não existir esse jogador, afinal não temos os brincos potara, todos devem tentar chegar a esse nível de jogo, porque para ser bom em LoL, você deve jogar sempre para se aproximar da sua perfeição. Ou seja, ser o melhor de você mesmo, sempre um passo de cada vez.

Conclusão

É, eu sei que essa é uma grande mudança de mentalidade, mas eu gostaria muito que você tentasse pensar um pouco assim. De todos os jogadores que já treinei em aulas particulares, pelo menos metade não conseguia subir de elo por pensar assim. E, quando subia, travava logo a frente. Então, repense sua forma de encarar suas derrotas, isso pode estar te prendendo.

No mais, eu espero que tenha gostado do texto e, se gostou, deixa um GG e um comentário aí, me conta alguma história sua.

Ah, e não esquece de visitar o Escola de Invocadores, tenho certeza que vai curtir o conteúdo! Tem muita coisa bacana lá.

Um abraço e até a próxima!

Facebook: @Heye

Discord: Escola de Invocadores

43 RESPOSTAS
Dragão

Re: Você comete esse erro bobo?

Me sentindo importante
Dragão

Como você disse é um cabo de guerra 5x5 todos estão se esforçando e sim temos parcelas de culpa porem acho inegavel que a do jogador na top laner nesse meu exemplo seja bem maior, não que eu tenha desistido eu tento ganhar e venho jogando bastante com atiradores justamente para melhorar porque é de longe a minha pior role e kaito bem basicamente e sou praticamente incapaz de fazer isso sem um pouco de ataque speed so faço isso bem com o ezreal mas ele não é voltado pra AA

então devo concordar

a culpa é do meu top de ter feedado
do meu mid de ter ficado base
minha como adc de n ser bom o suficiente para carregar
do meu suporte que não erra bom suficiente para me proteger
do meu jg que havia desistido da vitoria

mas de kindred na jg com meu mid feedando ontem que por coincidencia ou não ficou 0/18/0 no final contra um fizz eu fiquei forte junto com meu top laner e top deles era praticamente um a menos e bem conquistei dragoes e arauto um jogo levado aos 50 minutos eu solei a Elise inimiga porem sai com muita pouca vida o fizz ultou em mim pulou a parede com o E veio com o Q e eu ultei com as skils em cd meu time chegou{ menos os o cara que n se se comprou a conta é troll ou so jogou estupendamente mal } desesperado em ver que não iria conseguir um bom resultado ali flashou, flashou no silenc da soraka levou snarte do jhin e a minha ult que nos fez perder uma luta perder me fez entender o pq de ser considerada uma faca de dois gumes dessa vez imortais com nosso maior problema preso quando o lobo o mordeu eu senti a vitoria sendo apanhada junto, eliminamos os outros 4 sem nenhum problema e derrubamos a base inimiga pelo mid

a culpa é do fizz se pensar que faria 1vs5 de n deixar nenhuma kill pro time

e ganhamos por mim pelo yasuo pelo jhin e pela soraka que jogamos em sincronia

e olha os kindred ja são meus personagens favoritos no universo de league e agora eu so amo mais o personagens mas é bem difici pra mim usar ele principalmente por ser um atirador{ minha pior classe } e um caçador { minha pior role }

quando vc perde e quando vc ganha todos tem influencia nessa resultado

mas dizer que esse meu mid laner com nenhuma participaçao alem das 18 mortes nos ajudou a vencer é meio equivocado, em casos como um que ficou famoso recentemente de 3 pessoas que ganharam com 2 feeder propositais MAS nesse caso o time inimigo n estava farmando e o cara 0/40 nem dava mais gold e ao morrerem deviam dar mais de 1K pra quem matou e assim o time que enfrentava os trolls cresciam pouco e o os 3 "inocentes" cresciam muito e o Fizz morreu 2 vezes na partida mas claro é uma exceção

assim como meu exemplo mesmo que eu encarnasse o Brtt pra kaitar o darius so eu estava forte no meu time meu suporte n protegia meu jg nem tentava meu top tava base eu ia morrrer uma hora ou outra e iria perder, mas a ulpa é dos 5 mesmo que fosse uma partida impossivel de ser ganha por culpa do 5 jogadores

Ah sério? Você nem sequer entendeu. A culpa é minha de não dar Roaming se o Bot perdeu , e eu estava ocupado.
Uma coisa é você errar outra é insistir no erro.
E sério? Quem não sabe disso? E não me importo com elo , tem diamante que nem combo direito sabe.
Dar o melhor , não é ser pessimista achando que o erro é seu. Até porque você joga com 4 pessoas aleatórias que cometem erros idiotas e continuam insistindo. E outra que é você der rage no colega pelo o que fez , o que obviamente só atrapalha

Tropa

Ultimamente sempre tem 2 ou mais pessoas no meu time que se odeiam ( T _ T)
Mas o principal problema sou eu, já que os campeões que eu mais jogo estão muito fracos no momento. Pro meu nível de habilidade são situacionais demais.
Estou com dificuldades até pra chegar na divisão em que eu estava antes. Só espero que o jogo não fique chato se eu tiver que mudar muito meu estilo de jogo só pra subir.
Arauto

Engraçado que você só da enfase em que a culpa é nossa que está jogando mal o suficiente para não carregar o jogo, mas e quem está afundando o time (carregado), por que você não fala que esse sim está jogando mal invés de dizer que o cara que está 3/0 joga mal?
Nem o Dopa ganharia uma partida onde tem 2-3 jogadores afundando o time é simplesmente impossível, visto que esse jogo é em time e se tu não tem um time tu não consegue ganhar, mas realmente se você for bom vai ganhar mais do que vai perde só que você dizer que a culpa é do cara é paia, a culpa realmente é de quem tá afundando, vejo sempre as pessoas reclamando que estavam 12/0 e não conseguiu ganhar por que tinha gente afundando o time e vem gente ainda dizer que é culpa dele por não ter ganho, mas nunca vi ninguém culpar o cara que realmente está jogando mal 0/6 com 100 de farm aos 25 minutos.
Eu sou responsável só por mi, só posso controlar meu campeão não o dos outros 4 do meu time, então se eu perdi a culpa não é exclusivamente minha, meu time força uma luta 2 v 5 a culpa é minha? o time da uma call errada de baron a culpa é minha? Não, a culpa não é minha, o problema real é que muitos jogadores preferem ganhar um discussão do que o jogo e isso atrapalha muito o game por si só, então você falar que a culpa da derrota é de 1 única pessoa é osso né amigo.

Tropa

Eu tenho bastante desse problema; isso é algo que eu sei e aceito (mas tento tirar de mim).

"A Culpa de Um Jogador", sim na maioria das vezes a culpa é de um jogador mesmo e eu vou falar o porque: 1-o jogador entra na partida morre duas vezes e depois quita do jogo, e agora você esta 4x5 e tem muita pouca chance de vencer o jogo, então você perdeu o jogo.
2-jogadores que se recusam a ouvir: bot lane feedando, bot lane morreu 2x cada um, você é o jungler e decide não gankar lá porque o adc inimigo está com 4 kills e eles estão com metade da vida 100% do tempo, dai você fala para eles recuarem quando o jungler inimigo aparecer e eles falam: porque você não da counter gank?,(não dou counter pq eles estão com 4 kills e você está com 50% da sua vida e se eu for vai ser 3 mortes e não duas), daí no final do game a bot lane fica 0/14/0 OS DOIS e daí eles falam jungle **cogumelo do teemo**... kkkkkkkkkkkkkkkk atá... o cara não sabe sair da torre e mesmo com ward não recua mesmo sabendo que vai morrer 100% das vezes e isso não aconteceu uma ou duas vezes porque eles morreram 14 vezes enquanto o topo o mid e eu estavamos com stats positivos... como que vence com um duo tiltado que se recusa a cooperar com o time???, jogar assim é pior que jogar 3x5 porque eles estão feedando os adversários e 3x5 pelo menos vc não feeda...

e eu estou melhorando no jogo como jungler, depois da atualização da jungle eu estava perdido até agora, procurei muitos vídeos e demorei alguns dias pra achar a melhor rotação da jungle atual e agora quando meu laner está sem vida e eu falar: recua lee sin está top vai te matar, dai meu topo morre... eu agora dou counter gank e mato o lee sin etc...
Dragão

@Heye@  escreveu:

Olá, Invocador, eu sou o Heye, sou Coach e hoje nós vamos falar sobre culpa. Sim, um tema estranho, mas muito relevante quando o assunto é LoL e, principalmente, subir de elo!

Como de costume, um mershan básico. Eu sou criador e autor do Escola de Invocadores, o projeto que iniciei para ensinar a jogadores comuns o que os jogadores profissionais aprendem. Lá você vai encontrar todo tipo de conteúdo sobre League of Legends, sempre feito por pessoas que trabalham no cenário, como Coaches, Analistas, Psicólogos Esportivos, etc. Então, se quiser subir de elo, dá uma olhada, tenho certeza que vai ter um bom conteúdo para você.

Recentemente eu fiz uma publicação sobre como sair de uma losing streak e, na publicação, a primeira dica era aceitar a culpa. Então eu recebi alguns comentários como esse:

Comentário sobre feeder

Sendo assim, resolvi vir aqui falar um pouco sobre o assunto e contar uma história que aconteceu comigo há um tempo. Portanto, se você acredita que as suas derrotas são causadas por algo externo a você, como o seu time, este texto é especialmente para você.

A Culpa de Um Jogador

Ao trabalhar com times, sempre usei uma filosofia. Seja na vitória ou na derrota, todos tiveram a sua participação. Não existe jogo limpo, todos acertam e todos erram, porque sempre dá para fazer melhor. E isso é muito importante, já que dentro de um time, um precisa cobrir e confiar no outro. Então, sempre ao fim de uma partida, todos assumem juntos a culpa e a inocência por seus erros e acertos.

A soloq, no entanto, precisa de um pensamento diferente. Quando falamos de jogo solo, estamos falando de treino pessoal. Lá, é uma questão de você aprimorar as suas habilidades e entender que, em teoria, o jogo é equilibrado. Como um cabo de guerra, alguns fazem mais e outros fazem menos força, mas no fim ninguém sai do lugar.

O grande ponto é: todos vão estar tentando fazer de tudo para desequilibrar esse cabo de guerra. E é aqui que você entra. O seu grande objetivo é desbalancear para o seu lado. Ou seja, puxar com mais força do que os seus adversários, tanto ajudando seus aliados, quanto ficando muito mais forte que os inimigos.

Uma História Verídica

Há um bom tempo, eu trabalhei em um time de jogadores em que o elo médio era Diamante 5. Foi um dos meus primeiros trabalhos como coach e por isso eu estava bastante animado. Então, logo nos primeiros dias, reuni os jogadores e conversei sobre vários conceitos e filosofias que nós iríamos adotar. Quando ficou tudo acertado, começamos a treinar de segunda a sexta.

A maior parte dos jogadores mostrou evolução logo nas primeiras semanas. Eles estavam crescendo como players em suas posições e mostrando um bom avanço, mas, como de costume, nem tudo é perfeito. Um dos meninos, que era o suporte (vamos chamar de João, neste caso), não me ouvia por nada e não conseguia sair do D5. Sempre que nós conversávamos era uma longa discussão, porque ele não aceitava que podia subir de elo jogando na própria posição.

O João costumava dizer que... suporte não carrega. E assim foi por muito tempo. No começo ele chegava a jogar 10 partidas por dia, subindo e descendo, mas depois de algumas semanas esse número foi diminuindo para umas 2 ou 3, então voltava para 0 pontos e parava de jogar. Alguns dias depois jogava mais 1 ou 2 e parava de novo. Ou seja, enquanto os outros jogadores continuaram fazendo 10 partidas por dia, ele fazia 5 por semana e colocava a culpa das derrotas no fato de alguém do time ter feedado.

Olleh, ex suporte da Pain Gaming, top 1 do NA.

Isso durou até o ponto que todos os outros jogadores do time chegaram ao mestre e o João continuava no D5. Foi nesse dia que eu tive que chegar até ele e falar, dessa vez sem discussão, o que estava acontecendo. Foi um longo monólogo, falei tudo que ele tinha que ouvir e ele ouviu sem dizer uma palavra. E, de tudo que eu disse, as três coisas mais importantes foram:

1. Você está jogando mal.
  2. Aceita que isso é culpa sua, vai jogar e melhora.
  3. Ou eu vou ter que te cortar do time.

A única coisa que ele disse depois disso foi "tudo bem, desculpa, vou fazer o meu melhor.".

E foi doloroso para mim fazer aquilo. Nenhum coach gosta desse tipo de coisa, ter que chegar e falar assim. Mas era necessário e fez toda a diferença, porque eu disse isso em uma terça-feira. Quando chegou na quinta-feira da semana seguinte ele já estava Diamante 3. E, em menos de 1 mês, pegou mestre e se juntou aos outros jogadores.

Claro, o João teve todo o suporte necessário para isso, mas a mudança de postura foi essencial. Ele já jogava bem em time porque confiava nos colegas de equipe, só que em soloQ ele não confiava no time e não aceitava que ele deveria ser o ponto que iria desbalancear o jogo. Quando ele entendeu que tinha culpa nas derrotas e começou a olhar para os próprios erros, subiu muito rápido.

O Mundo Maravilhoso da SoloQ

Agora é a hora que eu faço uma média para não ser xingado exageradamente. Eu sei que alguns jogos parecem impossíveis, seja por gente trollar, quitar, dar rage, etc. A soloQ é uma selva. Você não vai conseguir vencer todos, é fato, mas mesmo nas derrotas mais absurdas, onde a vitória parecia impossível, havia algo para ser feito.

Às vezes fazer tudo certo não é suficiente. Às vezes você vai ser punido por um único erro e isso vai custar a partida. Às vezes você vai carregar seu time por 50mins e alguém vai fazer uma cagada que vai custar o jogo. Mas seja como for, a soloQ é para aprimoramento individual. É você olhar para o seu jogo independente do resultado e entender qual a sua parte de culpa naquela derrota.

Sim, às vezes não basta ser bom, porque você tinha que ser a fusão do Faker com o Uzi. Mas, apesar de não existir esse jogador, afinal não temos os brincos potara, todos devem tentar chegar a esse nível de jogo, porque para ser bom em LoL, você deve jogar sempre para se aproximar da sua perfeição. Ou seja, ser o melhor de você mesmo, sempre um passo de cada vez.

Conclusão

É, eu sei que essa é uma grande mudança de mentalidade, mas eu gostaria muito que você tentasse pensar um pouco assim. De todos os jogadores que já treinei em aulas particulares, pelo menos metade não conseguia subir de elo por pensar assim. E, quando subia, travava logo a frente. Então, repense sua forma de encarar suas derrotas, isso pode estar te prendendo.

No mais, eu espero que tenha gostado do texto e, se gostou, deixa um GG e um comentário aí, me conta alguma história sua.

Ah, e não esquece de visitar o Escola de Invocadores, tenho certeza que vai curtir o conteúdo! Tem muita coisa bacana lá.

Um abraço e até a próxima!

Facebook: @Heye

Discord: Escola de Invocadores

Erro bobo que eu cometo é apertar Iniciar no launcher do jogo, porque sei que sempre que terminar a partida vou ter crises de estresse.

Tropa

brigado pelas dicas ah e você trabalha como Coach de times que estão ainda se classificado pro circuito

Você escreve fanfics sobre outros assuntos ou se especializou nesse estilo?
→Thepgfk←
Arauto

Realmente, acho que foi a fanfic mais tosca que eu já vi desde os 6 anos que jogo este jogo.

Isso é um Merchan barato, e muito mal intencionado, seu objetivo era pegar um certo publico, para que eles mudassem sua atitude perante o jogo e simplesmente "subissem".

Mas meu amigo, não é bem assim não.

Não sei em que REINO MÁGICO você vive ou vê, mais isso ai que você falou é pura balela e além disso é papo de quem nunca passou pelos elos mais baixos como Prata, Gold e Platina.

Entendi que seu post era atingir certas pessoas que REALMENTE tem que mudar seu comportamento no jogo, mas sinto lhe informar que realmente não atingiu e nem fez um rasgo na consciencia de quem leu.

Ajudar times High Elo a subirem pro Mestre/Desafiante é uma coisa, agora, ajudar um time que está no Gold/Platina é totalmente diferente.

Você afirma que as pessoas devem se culpar pelos próprios erros  e ISSO É SUPER CERTO!!!!

Mas oque acontece quando o meu aliado erra? Oque acontece quando esse erro leva ao fim do jogo? Nada? Simplesmente foi um erro que ele cometeu e vai ficar por assim mesmo? Eu perdi o jogo por causa desse erro e vai ficar assim?

São essas coisas que passam pela cabeça de VÁRIOS players.

Entenda que não é culpa nossa se um cara erra e simplesmente acaba o jogo baseado nisso, mas também abre uma raiva dimensional pelo fato do cara não saber o mesmo que você, coisas básicas que todos deveriam saber, mas não sabem.

Seu post é só mais um Merchan para players que ainda não descobriram jogadores péssimos no LoL.

Boa tentativa!

Aronguejo

Vocês deveriam ver vídeos do Master BT, ele tem visão excelente de que ele acerta e erra, como gankar, ler os adversários e buildar. Ainda é humilde. Problema é esse mesmo, vc culpa as vezes quem está tomando boas decisões na partida. As vezess JG não ganka pq não tem visão suficiente, as vezes suporte não da dive pois sabe que dano não vai ser suficiente para buscar. Às vezes MID não dá roaming ele está sem feitiços ou ult.
Aronguejo

Alguem da ban no criador do post por favor..q maluco sem noção HUAUH péssimo profissional pelo visto..

Ótimo post !
Realmente o que impede muitos jogadores de sair do low elo é unicamente eles mesmos, basta eles se culparem um pouco mais das derrotas e focar nos seus erros, pois no geral o nível de jogo lá é muito baixo e é fácil se destacar e "carregar" mais partidas.
Aronguejo

O que todos vocês que falam nesse fórum deveriam entender é que vocês não são nada. Vocês erram zilhões de vezes que nem bots, oscilam o nível da própria gameplay jogando como bronzes numa partida e em outra como platina e por ficarem feedados as vezes em cima de quem simplesmente ta jogando pior que vocês acham que sabem de alguma coisa. Quando você tá dando rage naquele seu amiguinho 0/14 vc deveria pensar na surra que VOCE estaria levando se tivesse contra um jukes/kami/titan da vida. Perder UMA partida nem sempre é culpa sua, não subir de elo, sim.
Dopa já pegou top 1 na coreia, na china e pegaria em qualquer região de olho fechado. Porque o dopa não reclama do time dele ele se preocupa em fazer um rombo na partida sozinho e despencar o cabo de guerra pro lado dele. Dopa não tem 100% de win rate mas sobe de elo.
"Quem nunca passou por elos baixos", diamante é elo baixo. E 95% dos jogadores desse jogo já jogaram no mínimo no diamante 5. Quem nunca jogou nisso já jogou em nível mais baixo.
Vocês pegam 4 trolls seguidos e na partida que o troll tá do outro lado vocês riem e falam gg izi. Na partida que vocês poderiam carregar vocês esquecem de wardar morrem por causa de gank e aquele único erro te faz não conseguir mais solar o seu laner e ai você xinga o seu jungler até o final da partida enquanto pensa GG ja acabou na própria cabeça.
Você não sobe porque VOCÊ é ruim se seu time fosse bom eles seriam desafiantes então eles não tem obrigação nem dever de jogar bem. Eles vão jogar mal, eles vão trollar eles vão entregar, mas a diferença entre você e eles é que você pode se comprometer a fazer seu máximo em toda a partida, já o tanto que eles vão se esforçar não cabe a você. Experimente ficar 20 partidas com kda acima de 5.0 se você for capaz e me diga quantas delas você ganhou. Se você não for capaz não venha me dizer que morreu por causa do seu time ou qualquer outra coisa, você é apenas ruim. Independente do quão bem você jogue pelo menos um minion você perdeu. Se foram 5, você pode ter deixado de comprar um item de 20 de ad por que faltou 100 de gold daqueles 5 minions. E ai você não conseguiu matar seu laner por causa desse deficit de ad e seu laner recebeu ajuda do jungler dele e em cima de você que foi trocar sem visão pegou vantagem. Não importa se você tem 5 ou 15 kills, quando você morre você está entregando vantagem e colocando o jogo a favor do inimigo. Você não pode melhorar a habilidade do seu aliado mas você pode melhorar a própria habilidade e seu principal foco deve ser constância. Se você joga bem partida sim partida não você não merece subir. Se você não sobe de elo, você não merece subir. Agora continuem chorando na areia movediça enquanto quem treina pode ser chamado de pior mid laner competitivo do brasil e se tornar campeão mundial (Crown). Abraços.
Arauto

@Profanne

Você defende um cara que vem no fórum só para fazer Merchan barato como se fosse o fim do mundo e como se ele tivesse 100% com razão, sendo que não é bem assim.

Li tudo que você escreveu, e simplesmente não é nada, você só defende o fato de uma pessoa não conseguir subir de elo por culpa dela. Oque obviamente não é o caso!

Além de chamar todo mundo de ruim por coisas "certas" que você considera, você ainda vai e me diz que Diamante é elo baixo, sendo que a Maioria das pessoas que entram no Competitivo vem do D1.

Li apenas baboseiras vindo da sua parte!

Aronguejo

@ManDic
Conversa com qualquer challenger e pergunta pra ele o que ele sente quando o matchmaking coloca ele pra jogar com um diamante 1. Pergunta lá pro faker como é o desempenho dos diamantes do "melhor servidor de league of legends". Não tá satisfeito? Assiste 100 jogos do diamante 5 e 100 jogos do challenger. Me mostra um que o nível tenha sido pelo menos parecido. Não existe. Concordo que diamante 1 já seja um elo alto, mas diamante 4 e 5 são tão altos quanto o platina e platina é um elo horroroso composto por 99% de players que jogam mal.
"ah você está generalizando", sim estou falando a verdade. E não estou defendendo o dono do post, acho que o único erro dele foi dar a entender que toda partida perdida é culpa sua, o que não é verdade, mas ele está totalmente certo ao falar que em toda partida você deve procurar melhorar a si mesmo e olhar para o seus erros, não adianta absolutamente nada ficar dando uma de coach e xingando aquele cara 0/5 que continua sendo solado que nem um bot, o cara é ruim, deixa ele ser ruim e melhorar por si mesmo, você só tem obrigação de se melhorar, não tem obrigação nenhuma se intrometer na gameplay de alguém que pode não estar nem aí para o próprio elo ou para a partida. O que eu quero dizer é que se você não sobe a culpa é sua, e não é porque você perdeu 10 ou 20 partidas por causa do seu time que você não vai ser capaz de ganhar 50 porque jogou super bem como acha que joga e subir de elo.
Agora, senhor ManDic que bate na porta do high platina com 421 derrotas, se você acha que estou falando baboseiras, e que nas suas 421 derrotas você merecia ter ganho e já deveria estar top 1 do server, crie uma conta e trolle a md10 pra colocar ela no bronze. Depois comece a jogar sério e perceba que você chegou exatamente no mesmo lugar, platina. Você não sobe porque não tem capacidade de impactar positivamente todos os jogos no seu elo, isso significa que você é ruim, joga mal, simples. E entender isso é o primeiro passo para melhorar e consequentemente subir. O mundo mágico que o nosso amigo Heye vive é o mundo das pessoas que tentam melhorar ao invés de falar que o time delas é sempre ruim, e antes de pensar "um jogador no platina não deveria jogar tão mal assim" assista esse vídeo e perceba que morrer 7777 vezes do mesmo jeito com erros bobos é um mal do ser humano, não do troll da sua partida especial. https://www.youtube.com/watch?v=-GX0gfOgCDA
Arauto

Ótimo tópico, acredito fielmente nisso, vejo que(principalmente por ser elo baixo) que a maioria das pessoas, em vez de achar que podem fazer a diferença no cabo de guerra, ficam reclamando do outro, e acabam focando em menosprezá-lo, em vez de fazer o seu melhor pra vencer.
Eu realmente sempre segui essa linha de raciocínio, que não se ganha sozinho, nem se perde sozinho. Poorém, eu apenas não jogo ranked pelo fator que não tenho paciência pra isso. Eu realmente admiro que é Diamante, Mestre ou Desafiante. Sonho em um dia chegar a esse ponto. Mas é frustrante ver as pessoas jogando sozinhas em um jogo de time, e em vez de ajudar os aliados, brigam uns com os outros...

De qualquer forma, ótimo tópico! Acredito que assumir a culpa, e assumir que errou, e que poderia ter sido melhor, é o primeiro passo para melhorar. Além do mais, se não sabe o que errou, não tem como melhorar algo que você não sabe o que tem que melhorar.