cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Visões de Balanceamento: 30/11

Arauto

Visões de Balanceamento: 30/11

Post Original: Meddler

Avisos de sempre

As postagens publicadas aqui frequentemente contêm discussões sobre trabalhos futuros em desenvolvimento e que não necessariamente entrarão na versão final. A natureza do trabalho sempre pode mudar ou, dependendo do que descobrirmos, os projetos mencionados podem ser adiados ou até cancelados. Saiba sempre que um destes posts for publicado pelo Twitter: https://twitter.com/RiotMeddler

Atiradores

Veremos mais algumas discussões sobre o estado dos atiradores abaixo. Cobriremos tópicos como: o que estamos vendo no momento, o que achamos sobre isso e uma primeira consideração sobre as mudanças que planejamos fazer.

Dados e observações

• Vimos alguns jogadores nos fóruns/mídias sociais argumentando fortemente que os atiradores estão fracos. Esse argumento possui algumas versões diferentes, com a maior delas sendo ‘‘todos os atiradores estão fracos’’, ‘‘atiradores fora esses estão fracos’’ e ‘‘todos os atiradores de crítico estão ruins’’.

• Com base nisso, nessa semana fizemos pesquisas com jogadores da América do Norte, Coreia e Brasil para entendermos melhor de onde vem esses sentimentos. Resultados das pesquisas:

- Todas as três regiões acham que a posição mais forte é a selva, seguida de perto pela rota do meio

- Jogadores coreanos consideram que a rota superior, inferior e suporte estão no mesmo nível de força

- Jogadores norte-americanos consideram a rota superior como a terceira mais forte, seguida por suporte, depois pela rota inferior

- Jogadores brasileiros consideram a rota inferior e suporte como posições igualmente fortes em 3º lugar, com a rota superior claramente sendo a mais fraca, segundo eles

• Também analisamos outro ponto de informação: quais funções os jogadores têm escolhido como sua seleção primária quando entram na fila (o que as pessoas estão escolhendo jogar em comparação a como elas interpretam o poder). No geral, estamos vendo uma diminuição no número de jogadores escolhendo a rota inferior como posição preferida nas últimas semanas desde que o Mundial acabou. Novamente, existe uma variação regional visível, com uma grande queda na América do Norte, mas poucas mudanças na Coreia, por exemplo. Também vale ressaltar que o desejo de jogar de suporte também diminuiu na mesma proporção ou mais na maioria das regiões durante esse mesmo período, e essa queda aconteceu especialmente nas ranqueadas, partidas normais alternadas foram afetadas, mas em um grau menor. Ressaltamos também que a diminuição na escolha de suporte e rota inferior como posição preferida começou antes da pré-temporada, então a princípio isso não foi causado pelas mudanças que ela trouxe.

• Focando puramente nos dados de jogo, taxa de vitória não ajuda muito nessa situação, já que a maioria das partidas ainda possui um atirador contra outro atirador. Já a taxa de escolha nos diz que, em média, os atiradores ainda são os mais escolhidos na rota inferior quase sempre, e que a escolha mais comum sem ser atirador é o Karthus, que consegue ser 1% das escolhas de Campeão na rota inferior. Mas o contexto faz isso variar bastante, com a escolha do Karthus nessa rota sendo 2% em partidas de MMR alto (quase 5% na América do Norte), em comparação com um número insignificante no Brasil.

• Vale lembrar que os atiradores, incluindo alguns de crítico, permaneceram dominantes no cenário profissional nessas últimas semanas. Acreditamos que esse ainda será o caso quando as partidas profissionais continuarem. No entanto, o contexto nesse caso é bem diferente, já que as jogadas entre equipes organizadas são bem diferentes da fila solo e porque o meta profissional em si é notoriamente diferente no geral (ex.: mais tanques, mais jogadas macro, mais efetividade em Campeões que precisam de coordenação da equipe).

• Por último, falando do estado do meta, vimos um aumento considerável na taxa de escolha de muitos lutadores de investida, assassinos e magos de dano explosivo no final da temporada ranqueada/lançamento da Atualização da pré-temporada, juntamente com uma diminuição considerável na taxa de escolha de tanques e suportes defensivos. Jogar de atirador frequentemente se torna algo frustrante em contextos como esses.

Agora que falamos do contexto, vamos falar sobre nossas interpretações:

• Acreditamos que alguns atiradores estão atualmente fortes, com autonomia e satisfação apropriadas (Lucian, Ezreal, Miss Fortune e Jhin são bons exemplos). Já outros estão falhando em pelo menos um desses dois fatores, especialmente atiradores dependentes de itens de crítico. Para jogadores que querem jogar com atiradores que não possuem melhores opções além das itemizações de crítico, entendemos como isso pode ser frustrante.

• Acreditamos que a itemização, principalmente a de crítico, precisa ser trabalhada. Muito disso vem da maneira como os itens funcionam mais do que seu nível de poder. Chuva de Canivete, por exemplo, está bem forte atualmente, mas ainda não gera boa satisfação.

• A pré-temporada é um momento onde, historicamente falando, a vontade de jogar como atirador sempre cai, para depois aumentar novamente quando a temporada começa. Estamos vendo essa mesma tendência atualmente. Isso reflete que mais anti-atiradores estão sendo escolhidos, visto que os jogadores tendem a migrar para composições menos eficientes, porém mais atraentes, de anti-carregadores durante períodos menos competitivos. Isso também reflete que menos jogadores estão escolhendo entrar na fila como suporte, resultando em mais jogadores de suporte por preenchimento automático, que frequentemente escolhem Campeões/itemizações experimentais e Campeões agressivos em vez de tanques ou encantadores, diminuindo a sinergia atirador/suporte. Existem, sim, problemas que queremos abordar independente de tendências usuais como essas, mas também não queremos corrigir demais as coisas quando alguns efeitos são só temporários.

• Atiradores mais forçados a fazerem itemizações de fim de jogo são mais prováveis de serem considerados desagradáveis de jogar. O balanceamento deles tende a variar mais com base no estado atual do meta. Isso faz sentido em situações em que a principal identidade do atirador é ser o ‘‘supercarregador de fim de jogo’’, mas pode ser um problema em outras.

• Atiradores estão potencialmente inclinados a focarem totalmente no dano e pouco na defesa quando o assunto é itemização. Ser mais frágil em comparação faz sentido como fraqueza para classes como essas, mas possivelmente forçamos isso demais, deixando os atiradores amarrados demais a itens de dano multiplicativo e excessivamente frágeis quando não protegidos ou quando o meta não é favorável.

Então o que pretendemos fazer considerando tudo isso?

8.24b

- Analisaremos alguns atiradores específicos e colocaremos mais poder neles. Entre os atuais candidatos estão Corki, Xayah, Ashe, Vayne, Trist e Jinx.

- Uma tática que testaremos para uma boa parte deles é dar mais RM no início do jogo para reduzir sua vulnerabilidade a cutucadas na rota e Dano Mágico explosivo no início/meio de jogo. Ainda não temos certeza se vamos apenas adicionar RM no geral, RM por nível ou uma mistura dos dois.

- No caso da Xayah, estamos analisando se ela e Rakan dependem demais um do outro quando o assunto é poder. Obviamente queremos que eles sejam mais efetivos juntos, mas nos preocupamos se a efetividade dos dois é baixa demais quando estão separados.

9.1 e/ou posteriormente

- Analisaremos os itens de crítico. Traremos os detalhes assim que os tivermos, mas o principal objetivo será tornar os itens de crítico mais satisfatórios para a maioria dos usuários, já que satisfação tem sido um problema recorrente independente do estado atual de balanceamento.

- Também analisaremos as itemizações ofensivas e defensivas dos atiradores. Uma das possíveis abordagens seria tornar compras parcialmente defensivas uma escolha decente logo no início (ex.: fazer com que comprar uma Sedenta por Sangue ou Hexdrinker logo no início seja uma escolha decente e não potencialmente um arrependimento). Também é possível que ajustemos atributos base defensivos.

- Também analisaremos as curvas de poder em alguns atiradores, especialmente de Campeões que provavelmente se beneficiariam de perder um pouco de poder no fim de jogo, que muitas vezes nem chega, para ter um pouco mais de poder no início/meio de jogo.

Direcionamento de ouro/EXP

Para aqueles não familiarizados com o termo, direcionamento aqui se refere a direcionar todo o ouro e EXP de uma ou mais posições para um só Campeão. Tomamos providências para remover isso logo no começo do ano, já que envolvia estratégias de baixa interação e não permitia à equipe oponente ter muitas opções de reação. A principal abordagem para lidar com isso foi um efeito chamado Caçador de Monstros nos itens iniciais de caçador, que reduzia fortemente o ouro obtido de tropas nas rotas se você tivesse a quantidade de tropas abatidas mais alta da sua equipe. Esse efeito deu conta do recado, mas também punia injustamente jogadores em algumas situações que não envolviam o direcionamento. Mas a intenção era usá-lo apena como solução temporária e ele foi removido na 8.23.

Acreditamos que o direcionamento agora será bem menos poderoso do que já foi, já que tirar proveito de alguém que não defende sua rota se tornou bem mais vantajoso com o ouro das barricadas das torres. Além disso, acumular tanto CM em uma única pessoa agora também aumenta sua recompensa de neutralização, então focar em abater um Campeão sob direcionamento está bem mais vantajoso.

Mas ainda é possível que essas coisas não sejam o suficiente para manter o direcionamento sob controle sem uma punição mais explícita, mesmo que ele não esteja tão forte como já foi, então estamos trabalhando em uma abordagem reserva nesse momento para caso seja necessário. Uma possível abordagem seria uma versão mais focada do Caçador de Monstros que conseguisse diferenciar melhor jogadores sob direcionamento e jogadores que só estão tendo uma boa partida e pegando algumas tropas nas rotas enquanto protegem uma torre, fazem investida dividida, etc. Teremos mais detalhes sobre isso caso venha a ser necessário, mas queremos ter certeza se o problema realmente voltou ou se simplesmente alguns jogadores querem testar o direcionamento novamente agora que está menos inviável.

Semana que vem

Para semana que vem, teremos algumas considerações sobre as barricadas, atributos e recompensas das torres, e a possibilidade de vermos novamente a estratégia de troca de rota no jogo organizado.  Eu ia cobrir esses tópicos hoje, mas essa postagem já está longa demais!

"Se acha o esperto não é mesmo?"

- Ahri
49 RESPOSTAS
Tropa

Re: Visões de Balanceamento: 30/11

Sinto falta do colhedor dando crítico, era um item core na xayah que precisa de CDR e não tem exatamente algum item que sinergize tanto com ela, eles precisam rever alguns itens com sinergias pra ads também visando em quem prefere um estilo de jogo mais ''caster''
Aronguejo

Eu queria que arrumasse o Karthus pra ser um adc mago, mas que não sofra com essa alterações que estão por vir, o Q dele consome muita mana, já que você tem que farmar no ritmo de uma atirador o Q dele é lento e depende que você posicione de uma forma pra que ele dê o dobro de dano com a passiva em um mínion, seria bom se arrumasse o Q dele pra ser algo semelhante ao Q do Ezreal, bom pra farmar.

Tropa

Eu sinto que facilmente nessa season ouve uma grande queda no número de pessoas que jogam de ADC. A dois ou três anos ,quando se jogava um normal game as cegas, ADC era uma das lanes "pick ou feed", em que o pessoal trollava para jogar. Hoje se você tentar esperar todos escolherem uma lane em pelo menos 60% dos jogos ADC é a que sobra pra você jogar. Acho que SIM são necessárias modificações nos AD Carries para que a lane seja mais atrativa para todos os players, sem medo de ser explodido com um assassino no mid com chances mínimas de resposta, pokeado até a morte pelos suportes AP (que por acaso ficaram muito populares no mesmo período) e apanhando para tanques sem condições de retornar o dano.
Aronguejo

E sei que esse post aqui não tem nada a ver com o que esta sendo dito, mas seria bom se diminuir a quantidade de emblemas pra habilitar a Maestria 7 de 3 pra 2 emblemas, e frustrante essa exigência principalmente quando você quer pegar Maestria com campeões de habilidade chatas como o Karthus, e que exige muito em jogo, tem campeão que é fácil pegar nota S-, S, S+ mas tem outros que não sei porquê é tão complexo pegar uma simples nota. Por favor Riot coloca pra 2.

Highlighted
Tropa

É bom que pelo menos a Riot finalmente se pronunciou de verdade sobre o estado dos ADCs, que ficaram extremamente desfavorecidos depois do patch 8.11, na minha opinião(eu sou main adcarry propriamente desde o fim de 2015, já passei por diversos tipos de metas). Este estado dos adcarrys junto com as tendências de pick que a Riot mencionou no post, na minha opinião fazem o pior estado dos adcarrys que eu já experienciei, chegando á ser mais frustrante até que o meta do começo de 2017 em que Jhin e varus faziam letalidade e ficavam atirando skill shots no mid, aquilo acabou com alguns adcs, mas eventualmente o jogo ficou um tanto mais equilibrado. Na minha visão, a melhor maneira de simplesmente resolver o problema dos ADCs era reverter para o estado que era o 8.10, mas talvez com alguns ajustes para que os atiradores não voltassem á ficar tão fortes quanto eram antes. Pessoalmente gostava bastante de fazer colhedor de essência e a sinergia com crítico e redução de CD que era bem melhor que antes. Sim, chuva de canivete em si é um bom item, mas antes a opção de poder ter um bom pico com dois itens de crítico ou mais sustento de mana e redução de CD com Colhedor de Essência ou Gume e um item de zelo eram rotas de build muito mais saudáveis para a maioria dos campeões que hoje estão em estados preocupantes. Espero que de alguma maneira, os ADCs possam ser estabilizados para a temporada 9.
OBS: podiam reverter o Graves e lembrar que a Kalista existe Smiley Very Happy

Tropa

Kkkkkkkkkk main karthus ADC tem q sofrer, o boneco tá quebrado e vc q q ele seja buffado kkkkkkkkkk ótima piada
Aronguejo

@Minocart@  escreveu:
Kkkkkkkkkk main karthus ADC tem q sofrer, o boneco tá quebrado e vc q q ele seja buffado kkkkkkkkkk ótima piada

Mas eu só estou pedindo alteração no Q dele tipo um mini rework pra que ele fique mais satisfatório pra farmar tanto bot quanto mid e jg. E é chato farmar com o Karthus, o ataque básico dele e muito ruim pra farmar.

Dragão

Tó prevendo que vão nerfar a voz mortal e ele vai ficar fraco demais, mais do que ja era... ai mudam o que tava deixando ele forte e ai ele fica mais fraco ainda. Já vi isso acontecer antes, nunca pensei que meu querido vassalich cairia nessa...

"Alguma vez você já escutou o chamado?"
Tropa

Se você pega um ad carry de crítico, você tem que escolher entre ficar vivo ou dar dano. Dá pra fazer uma BT ou uma Death's Dance nos jogos? Até dá, mas você perde dano. Fora que tem jogos que precisamos de QSS, mas até chegar nesse ponto da QSS o jogo já acabou. Por conta do meta não existe front lane, qualquer um chega no adc e mata em 2 hit's e algumas vezes sem direito a counter play (cof cof irelia). Sinto muita falta de conseguir fazer o kite e pelo menos se for pra morrer, levar um comigo, mas a maioria das vezes nem isso é possível. Fora outras mudanças que foram feitas que favorecem muito mais campeões de early game e assassinos (mudança de visão na jungle, enfraquecimento da torre do bot, mais ouro em circulação, dragões mais interessantes, lançamento ou remake de campeões que ignoram front lane) tudo isso afeta a bot lane. E o que torna frustrante jogar na função é que além de você poder escolher apenas entre jhin, silvir, lucian, mf, ez e kai'Sa (se quiser ganhar né, além do resto ser situacional) é que você tem poucos caminhos de build além de ter uma dependência extrema do time. É muito mais divertido jogar suporte. você pega brand com colheita e ganha o jogo sozinho. Stormerazor é um item bom pra ****, mas você ser obrigado a fazer todo santo game pra ser relevante é muito broxante. O jogo está acabando em 18 - 20 minutos adc SEMPRE foi relevante depois dos 25 - 30. Tomar IK de alguém feedado sempre foi algo normal, agora tomar IK pra um cara que tá fraco no jogo é tiração.

"Morte é piedade e eu tenho piedade de sobra"
Aronguejo

Na minha opinião, como suporte, o que eu vejo desde o início do ano é uma queda de pessoas jogando de atiradores. Vejo Heimer, Karthus, Irelia, Yasuo na rota inferior com um suporte, e quando vejo atiradores, costuma ser justamente o que foi dito acima, Jhin, Ezreal, Kai'sa...
Eu acho que existem poucos atiradores no jogo, e eles são muito variados. Sempre teve isso no meta de favorecer "um tipo" de atirador, mas nunca vi os atiradores de crítico tão em baixa.
Agora na minha opinião, como jogadora casual de atirador, eu odiei a mudança nos itens de atiradores. Para mim, esse foi o fim. Eu odeio esse item, o tal do canivete, acho horrível. Compreendo que os atiradores antes da mudança estavam fortes, etc. Mas nunca achei que fossem mudar o Gume... (da mesma forma que eu nunca achei que iriam tirar a minha querida Rubi da Visão, mas ok). Não consigo imaginar em uma possível solução para estes problemas, então eu realmente espero que essas mudanças ditas acima tragam um pouco mais de equilíbrio.
Dragão

Poderiam colocar a Chuva de canivete como ranged only igual runaan, o item era pra atiradores mas tem sinergia melhor com assassinos e champs de burst

Concordo que corki e ashe estão fracos, sivir tambem, a galera esquece de pegar sup tank e/ou tank no top, depois os atiradores reclama que não conseguem sobreviver, mas é meio óbvio, a galera ama jogar pra si mesmo em vez pro time, montando uma comp totalmente desfavorável pro meliante papel(adc e mago).

Haverá um dia em que irão pedir que os atiradores sejam tanks naturais e que ainda tenham muito muito dano.

EU QUERO O DISNERF NA CAPA DE FOGO SOLAR PRA FICAR SATISFEITO, os tank compra esse ítem pra ter clear wave, **cogumelo do teemo**, mas nem isso essa coisa consegue dar direito por culpa do último NERF(se não me engano).

Vocês ainda querem buffar o E da illaoi diminuindo o tempo de recarga, vocês NÃO SABEM BALANCEAR.

Akali e irelia ignora a front lane de um jeito que só Jesus... Zed até vai por ser previsível e ter um timing de reação contra ele aceitável, mas essas duas é do demônio.

Você é louco, cara, lembrando que o Champ é mago e não caçador

Você quer dar IK no tank? E cadê os seus aliados pra ti proteger dos tank? Tank está balanceado, o problema é você e seus amiguinhos de call que não sabe jogar
Aronguejo

Eu sou main suporte, porém, com o fim das rankiadas estou jogando de Akali no Mid, o motivo?. Joguei o ano inteiro como suporte, é natural querer tentar outras rotas agora que começou a pré temporada. Devo dizer que meu ânimo de jogar lol voltou com a minha mudança de rota, jogar na mesma rota o tempo inteiro pode ser incrível tedioso.
Aronguejo

O povo é ruim, não sabe se posicionar e ainda quer carregar o jogo, eu acho que o atirar está ótimo como está.

nerfa o dano dos assassinos e coloquem critico no gume do infinito e deixem a sedenta mais forte resolvido o problema dos ads

Tomara que vcs melhorem muito os adcs, essa temporada foi a que os atiradores mais receberam nerfs, deixando eles muito fracos o que fez que muitas pessoas escolhessem outros campeões como atiradores, como o yasuo. Por mim vcs mandava aquele buff nos adcs, já que eles estão muito fracos, por que não voltar quando os atiradores eram ótimos campeões para acabar com a partida e fracos na defesa, por mim isso melhoraria muito.