cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Visões de Balanceamento - 24/01/2020

Moderador

Visões de Balanceamento - 24/01/2020

Fala, galera!                                                                                                                                            Tópico original

Oi, pessoal! Aqui é o Riot Scruffy, e vou assumir quinzenalmente o Blog do Desenvolvedor - Considerações de mecânica de jogo. Como Designer Chefe de Mecânica de Jogo, eu administro as equipes de design que trabalham com Campeões, balanceamento, itens, mapa de SR, runas, gerenciamento de partidas e ranqueadas. Meu plano é trazer para vocês algumas atualizações e prévias de projetos futuros e falar mais sobre os objetivos e raciocínio por trás do trabalho que realizamos. Tudo que adicionamos, alteramos e removemos do LoL é feito por uma razão e esperamos que nosso trabalho melhore o jogo a cada Atualização

qIrVRrg

Atualização na estratégia de balanceamentocações deste ano

Isso não será novidade para muitos de vocês, mas achei que seria bom fazer uma rápida atualização da nossa estratégia de balanceamento. Como League of Legends pode ser jogado por pessoas de diferentes níveis de habilidade, é como se fosse um jogo completamente diferente quando pensamos em quais estratégias e Campeões estão fortes ou fracos. Por isso, é impossível ter todos os 148 Campeões balanceados em todos os níveis de jogabilidade.

Nossa abordagem consiste em dividir o jogo em 4 níveis de habilidade nos quais consideramosque o balanceamento é consideravelmente diferente:

• Normal (Ferro - Ouro)
  • Habilidoso (Platina - Mestre)
  • Elite (Grão-Mestre - Desafiante)
  • Profissional

E garantir que todo Campeão:

• Seja viável em pelo menos um nível de habilidade.
  • Não fique poderoso demais em nenhum dos níveis de habilidade.

O principal raciocínio por trás disso é que achamos que um Campeão poderoso demais pode suprimir completamente a viabilidade e a riqueza de um meta de jogo. Por isso, queremos proteger os jogadores de todos os níveis desse estado de jogo desequilibrado.

qIrVRrg
Acompanhamento da selva

Já se passou tempo o bastante para vermos os resultados das mudanças da selva na pré-temporada, e observamos que alguns objetivos foram alcançados e outros não.

• Pequenos enfraquecimentos - o ouro e a EXP da selva estão enfraquecidos e parecem estar prejudicando demais a coleta e os caçadores de fim de jogo.
  • Os trajetos estão mais balanceados - esse objetivo certamente foi alcançado. Apesar denem todos os trajetos estarem perfeitamente balanceados entre si, estamos mais próximos disso hoje do que na Temporada 9.
  • Menos emboscadas e mais coleta no início de jogo - esse objetivo não foi alcançado, já que estamos vendo aproximadamente a mesma quantidade de emboscadas que vimos na Temporada 9.

O plano - pretendemos fortalecer levemente a EXP na selva e incentivar mais a coleta do que as emboscadas.

• Faremos isso aumentando a EXP por minuto na selva dos 4 aos 18 minutos de partida e a espalharemos por acampamentos menos focados que frequentemente são ignorados por caçadores especializados em emboscadas.
  • Voltaremos com a penalidade de coleta de tropas para enfraquecer estratégias de afunilamento (que são raras, mas extremamente poderosas).

qIrVRrg
Retrospectiva do lançamento do Sett

Agora que o Chefe já foi lançado faz duas semanas, queria compartilhar como achamos que a mecânica de jogo dele se saiu. Ainda não sabemos ao certo os resultados de alguns dos efeitos de longo prazo em seu kit, mas gostaria de dividir minhas primeiras impressões.

• Baixa complexidade - Sett é uma ótima demonstração de como, mesmo em 2020, designs simples podem ser tanto satisfatórios quanto habilidosos. Queremos fazer muito mais disso no futuro, assim poderemos focar em "qualidade é melhor que quantidade" nos nossos kits de Campeões.
  • Único, mas não inovador - Sett traz algumas novas ideias emocionantes para o jogo (como refletir dano e usar o tanque inimigo como dano) e definitivamente cumpre seu objetivo como um colosso da rota superior, mas não redefiniu o conceito do que um Campeão no LoL pode ser.
  • Balanceamento - a taxa de vitória do Sett aumentou ao longo das duas primeiras semanas de jogo, aparentando ser um Campeão viável no topo e na selva. Possivelmente, ele precisará de enfraquecimentos leves no futuro, mas ainda não está poderoso demais por enquanto.
  • Fraquezas claras - outro sucesso digno de ser mencionado é que, apesar de Sett ser poderoso, ele providencia aos inimigos claras oportunidades de contrajogadas

qIrVRrg
Balanceamentos da Atualização 10.3:

Akali - Muitos de vocês já viram as mudanças dela no PBE. A Assassina Renegada está dominando tanto o cenário profissional quanto o nível elite de jogo, mas não está nem perto de ser tão poderosa quanto é nos níveis normal e habilidoso. Com isso em mente, estamos tentando reduzir o controle dela sobre quando lutar, já que esse é o principal motivo pelo qual ela é uma escolha tão forte nos níveis de jogo mais altos. A vantagem disso é que, se essas mudanças mecânicas fizerem dela uma Campeã com mais contrajogadas nos altos níveis de jogo, podemos até providenciar fortalecimentos mais convencionais para permitir que ela seja viável no jogo regular. Depois de testar as mudanças iniciais, realizamos algumas alterações:

• Não prosseguiremos com a mecânica que fazia CG revelá-la durante a furtividade do W,já que isso tornava a experiência incerta e confusa, trazendo inconsistência para as regras de furtividade.
  • Não prosseguiremos com a redução na velocidade do R2, já que sua movimentação ficou bastante prejudicada.●Manteremos o R1 como alvejável, já que reduz efetivamente suas ferramentas de fuga e seu potencial de alcance absurdo.
  • Estamos explorando algumas outras alternativas, como aumento do custo da Energia no Q em níveis iniciais para reduzir sua troca na rota e seu poder de investida

Fortalecimentos na Yuumi - As alterações da Yuumi na Atualização 9.24 deixaram nossa Gatinha Mágica com novas fraquezas, então daremos a ela um fortalecimento decente. A táticaque estamos explorando agora é fortalecer a subida de nível do Q, para que maximizá-lo seja uma estratégia viável (permitindo que ela tenha um estilo de jogo ativo, substituindo a estratégia de maximizar o E).

Aphelios - Adicionamos um alcance máximo para as marcas de Crescendum. Queremos mantê-lo como um efeito de cutucada de longo alcance, mas trazê-lo a um patamar de mecânicas semelhantes, como é o caso de Caitlyn e Xerath. Sinceramente, um alcance que cruza o mapa não é uma mecânica de jogo interativa ou interessante, por isso vamos removê-la.

Senna - Queremos deslocar um pouco do poder da Senna Atiradora para a Senna Suporte. Isso provavelmente significa que ajustaremos as almas libertas quando você abate uma tropa equando seu aliado o faz.

Essas são apenas algumas das alterações que chegam na 10.3, mas traremos mais informações sobre a Atualização completa na semana que vem.

Valeu por jogar, galera! Estou animado para fazer mais publicações como essa sobre nosso processo de criação e linha de pensamento. Sintam-se à vontade para fazer perguntas ou pedidos de tópicos futuros nos comentários.

Scruffy

13 RESPOSTAS

Re: Visões de Balanceamento - 24/01/2020

Aumentar o cd do Q ou a duracao do E da senna seria otimo ja...
Btw sett foi realmente um champ legal e simples em essência

''Me mostre á sua força, lute pela sua vida ao contrário ápenas morra..."

Lenda

Senna quando foi lançada rapidamente alcançou o posto de melhor sup do jogo nas estatísticas do br.op.gg, ai deram nerf e ela ficou ainda forte, porém mais equilibrada, aparecendo como 5ª melhor suporte do jogo e 3ª melhor ADC do jogo.

Aphelios, em poucas semanas se tornou o melhor ADC do jogo, finalmente está recebendo nerfs e agora parece q vai estabilizar, estava OP demais.

Sett, mal saiu e já esta como 2º melhor campeão do top, em breve receberá nerfs. Em resumo a Riot lança propositalmente nas maioria das vezes os campeões novos bem fortes, isso não é muito saudável pro jogo.

Akali: Akali é Akali, todo nerf pra ela é pouco XD

Dragão

Sempre lançam os novos champs fortes, mas achei Sett balanceado. Pouca mobilidade.

"Alguma vez você já escutou o chamado?"
Lenda

@1LICH1  escreveu:
Sempre lançam os novos champs fortes, mas achei Sett balanceado. Pouca mobilidade.

É q ele não dá uma sensação de ser um champion injusto ou irritante de se jogar contra, mas ele já ta em 2º lugar de melhor top do jogo, e mal o champ saiu, significa q ele ta forte mesmo.

Aronguejo

Colocar platina e Mestre no mesmo nível é ridículo;
Talvez separando o balanceamento assim os nerfs pra Kat e Talon cheguem, até porque o do Aurelion já chegou e o problema é o mesmo, não fez sentido essa exclusividade.
Dragão

É, percebi que com o W ele tá tendo muito sustento e força na luta, mas mesmo assim não acho que ele está ridículo de forte, está forte sim e precisa de um ajuste no W mas não tá tão quebrado quanto outros que já estiveram em seus lançamentos, se nerfar o W ele já deve perder bastante poder, sem mobilidade é fácil lidar contra ele, com o W atual ele tem mais força no 2x1 que no 1x1, mas as fraquezas dele são claras de ver e enfrentar. Mas enfim deixemos para ver como fica.

Eu achei o Sett até equilibrado; um pouco acima pelo W mas muito mais perto do jogável do q outros q saíram.
É só flashar o W dele e cabo, ele perde a troca, sempre digito isso pro time mas o povo é burro e n sabe fazer isso, ai é foda tbm.
Eu enfrento ele de boa com qualquer campeão. Tão simples de entender e o pessoal exagera :/
Aronguejo

A única coisa bizarra que eu acho do Sett é que ele pode ficar spammando o W dele e dando muito dano. Deveria ter um cooldown mais alto mesmo. Essa coisa spamma mais que o necessário com um escudo absurdo maior que provavelmente a vida de alguns campeões KKKK.

Aronguejo

Sobre o Sett: a única coisa desbalanceada nele é o DETROIT SMAAAAASH
Aronguejo

O sett de fato não é tão absurdo assim, mas fica muito forte por causa do W dele que dá muito escudo.
Acredito que reduzindo a quantidade de escudo que ele ganha e aumentando um pouco mais a recarga do W dele balancearia mais ele.
Sobre o Aphelios, acredito que ele precise receber mais alguns pequenos nerfs, pois continua muito forte na fase de rotas.
Platina e ouro são praticamente a mesma coisa ashuashuashuas, dizer que platina tá no mesmo nível que diamante/mestre é muita sacanagem ashhasuashu
Acadêmico de Piltover

Sett como todo champ que tá lançando vem forte. esse lance de ele ganhar um Big shield dar dano verdadeiro e dano critico na skill eh muito op, e ainda tem o lance da ULT dele ser bem bugada.
Tropa

Ótimas palavras, embora, eu não tenha visto fortalecimentos para o Kindred.

Pensa em um campeão que eu amo, mas que é todo cagado - existem 3 ou 6 que usam em partidas ranked e dá bom.

Falta repor aquele curar antigo, visto que WW têm um curar mais absurdo gerado atraves de seu Kit - se ele têm, pq tiraram dos kindred?

E precisamos de um balanceamento REAL no Master Yi - nada tá parando esse desgraçado, nem CC. É instaban em 80% das minhas partidas... e nem é feito por mim!

Aronguejo

@kazbonfim  escreveu:

Ótimas palavras, embora, eu não tenha visto fortalecimentos para o Kindred.

Pensa em um campeão que eu amo, mas que é todo cagado - existem 3 ou 6 que usam em partidas ranked e dá bom.

Falta repor aquele curar antigo, visto que WW têm um curar mais absurdo gerado atraves de seu Kit - se ele têm, pq tiraram dos kindred?

E precisamos de um balanceamento REAL no Master Yi - nada tá parando esse desgraçado, nem CC. É instaban em 80% das minhas partidas... e nem é feito por mim!

Acredito que tiraram o curar do kit do Kindred porque deixaria ele bem viável (e forte) como adc (é só olhar o Aphelios, o bixo tem uma arma que dá roubo de vida com tiros limitados por vez e só isso já deixa ele bem forte como adc, imagina se o kindred tivesse essa cura sem "limitações" como as do aphelios?)

A rito não quer que o Kindred vire adc (até onde deu para entender) por isso não colocaram.

Esses junglers atiradores a rito tem medo de mexer e deixar eles OP em outras rotas, porque são campeões que, se fortalecidos de forma errada, podem se encaixar fácil em outras rotas e desnivelar elas.
Sobre o Yi é como o povo sempre fala, Yi é aquele campeão que é forte até um certo elo, mas inexistente no competitivo, a rito só consegue enxergar o competitivo.