cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Visões de Balanceamento - 20/03/2019

Moderador

Visões de Balanceamento - 20/03/2019

Tópico original: Meddler

Fala, galera!

Avisos de sempre 

As postagens publicadas aqui frequentemente contêm discussões sobre trabalhos futuros em desenvolvimento e que não necessariamente entrarão na versão final. A natureza do trabalho sempre pode mudar ou, dependendo do que descobrirmos, os projetos mencionados podem ser adiados ou até cancelados. Saiba sempre que um destes posts for publicado pelo Twitter: https://twitter.com/RiotMeddler 

Preferência de posição

Faz um tempo desde a última vez que falamos sobre alguns dados sobre seleção de posição. Tivemos alguns pedidos para revisitar esse assunto recentemente, então imaginamos que seria um bom tópico para cobrirmos hoje. Muita informação e comentários abaixo, alguns tópicos abrangentes que me vêm à mente:

• A preferência por funções diferentes reflete uma mistura tanto de desejo por estilo de jogo quanto de percepção de poder. Por exemplo, vemos uma mudança significativa na preferência de função se a partida for ranqueada ou não, quando jogadores sentem que uma posição recebeu um enfraquecimento/fortalecimento, temporariamente quando novos Campeões são lançados em uma posição, etc.
  • Preferências variam muito entre diferentes regiões, refletindo diferentes metas e diferentes escolhas para diferentes grupos de jogadores.
  • Similarmente, outra coisa que causa variação pode ser o MMR, supostamente refletindo o meta e interpretações de poder, além de potencialmente refletir o estilo de jogo desejado SE ele estiver relacionado com a habilidade do jogador (o fator menos importante do que vimos)

QGPT_0320_AllRegionsAllMMR.jpg

Bem, começando com tudo junto. As tendências mais notáveis ultimamente são a preferência pela rota inferior aumentando substancialmente depois das mudanças nos itens de crítico e do início da temporada, a preferência por Suporte aumentando com o início da temporada e uma pequena queda na preferência pela rota do meio/selva desde a pré-temporada. A troca de posição notável exibida é a rota inferior subindo para 2º lugar pela primeira vez já faz um tempo e a selva caindo para 4º lugar.

QGPT_0320_AllRegions.jpg

O alto MMR é similar, mas não é idêntico às tendências. Rota superior muito é bem menos popular comparativamente nesse contexto e a selva, apesar de estar por baixo esse ano, ainda está no meio do pacote.

QGPT_0320_BR.jpg

Analisando o Brasil, vemos uma preferência muito forte pela rota do meio, enquanto a preferência pela rota superior é próxima as taxas de todas as regiões com alto MMR.

QGPT_0320_EU.jpg

Essas regiões possuem a mesma alta preferência para a rota do meio, mas uma preferência muito menor do que a maioria para suporte, com as outras três posições atualmente no mesmo lugar. Isso é historicamente representativo, menos a preferência pela rota inferior estar baixa depois das mudanças na meia-temporada do ano passado.

QGPT_0320_KR.jpg

A Coreia não prefere tanto a rota do meio hoje em dia quanto as outras regiões, embora historicamente os jogadores a prefiram. O interesse em Suporte está muito mais próximo das outras posições também.

QGPT_0320_NA.jpg

O ponto mais notório na América do Norte é o grau de desfavorecimento da selva por lá.

QGPT_0320_VN.jpg

Em contraste, o Vietnã possui uma alta preferência pela selva, mesmo depois de uma redução recente, juntamente com um interesse em Suporte. O desejo em escolher a rota inferior também é mais volátil do que em outras regiões, seguindo os mesmos pontos de desvio, mas em maiores graus.

Alguns prováveis alvos na 9.7

• Enfraquecimento na Lissandra, com foco no poder no cenário profissional, principalmente.
  • Avaliação da Morgana, especificamente na rota do meio. Não implementamos nenhum enfraquecimento na 9.6 porque não estávamos certos o suficiente se eram necessários. Planejamos avaliar isso novamente em breve, assim verificaremos se foi uma boa decisão.
  • Um enfraquecimento no Lacre Negro, que no momento está preenchendo tanto o nicho da sustentação segura no início de jogo quanto o nicho do suposto risco de efeito bola de neve. Provável o enfraquecimento incluirá um preço de venda muito menor, assim ele será muito mais uma opção de aposta.
  • Experimentação com o Limite da Razão, com o objetivo de torná-lo um item mais relevante. Estamos divididos se vamos implementar algo, porém podem esperar por mudanças chegando no APT.

Nós ainda temos outros trabalhos para a 9.7, porém são projetos que, apesar de estamos confiantes, temos certeza que tomarão mais tempo para falar do que temos disponível agora.

29 RESPOSTAS

Re: Visões de Balanceamento - 20/03/2019

first, vou ler drill e nois

Se existia alguma dúvida, esses dados estão aí pra mostrar que aqueles itens de ADC eram COGUMELO DE TEEMO.
Highlighted

Uma sugestão de um bobo sobre a Lissandra: por que não nerfar a runa Pós-Choque a ponto de que ela se torne viável para campeões mais tanks mas uma opção de alto risco para outras funções. Ex.: Armadura e Resistência mágica escalonam com armadura e resistência mágica base do campeão. Seria uma forma de enfraquecer a lissandra mas não punir tanto assim os tanks/suportes parrudos que desejassem ir com ela ainda.
Noxianos... Eu odeio esses caras!!
Lenda

Sobre o balanceamento para o 9.7

1) A Lissandra não precisa de enfraquecimento, o seu problema está no pós-choque, se conseguirem dar um jeito de ela não conseguir usufruir dele, já estará mais do que balanceada.

2) Eu quase não vejo morganas mid, ela tem um win rate bem alto no entanto, acho q precisa de um ajuste sim.

3) Sim o Lacre tem sido a principal escolha no inicio do jogo, já há muito tempo, precisa ser enfraquecido, é um item muito barato com o custo benefício gigantesco.

4) Eu gosto do atual limite da razão ser um item específico para algumas situações, tomara que não matem ou tornem o item OP com as mudanças.
Aronguejo

A verdade é que poderiam retirar a posição sup deixando só 4 vs 4, teria um equilíbrio melhor ao meu ver. Rotas compartilhadas não funcionam, você deixa o farm e as kills pro adc e se ele cagar tudo você fica sem seu Dano e o inverso também acontece, se o sup não faz nada o adc fica sem defesa, aí fica dificil pra ele ir pra cima. Se ficar 4 vs 4 a diferença na lane vai ser o gank do jg e na hora da Tf o top e o jg vão ter uma atitude mais protetora ao mid e adc, que são os que dão o maior dano, normalmente.
Aronguejo

Não acho necessário um enfraquecimento na Lissandra, só um enfraquecimento no aftershock que ta um inferno pra vários campeões.
"Você fica com o próximo, Val." - Quinn

Parece que e dificil transformar POS-CHOQUE em runa de TANKs puros nao de QUALQUER coisa que de hard-CC =/.

Morgana nao nunca nem vi :V.

Sobre o lacre acredito que seja a interação dele com o tonico de distorção no tempo  e entrega de biscoitos isso da um SUSTAIN ridiculo se estiver de CLEPTO meu amigo tu nao sai da rota tao cedo ser pega so UMA POÇAO de MANA =).

Sobre o Limite da Razao e um item MUITO bom em varios champs de trocas longas como ,,,,,, e outros se for um AJUSTE que REALMENTE ajuste-o da maneira CORRETA bem-vindo senao vai ser TRISTE eu adoro rushar ele contra mid e jg APs =/

''Me mostre á sua força, lute pela sua vida ao contrário ápenas morra..."

@R4fael1991mas a função é SUPORTE, não babá de ADC. Fica-se na bot lane porque o ADC geralmente é a posição que mais depende do suporte(?). Mas é altamente recomendado e altamente eficiente o suporte dar suporte pras outras lanes, como uns ganks no mid junto com o jungler ou fazer uma invasão com o jungler pra pegar informações sobre a selva inimiga.

Se for acabar com uma posição que acabe com Atirador, suporte é uma das mais úteis.

Sobre a lane ser compartilhada, isso resume basicamente o objetivo do League: ser um jogo de equipe, que você depende dos seus outros companheiros de time pra ganhar.

Noxianos... Eu odeio esses caras!!
Arauto

Aproveita e buffa minha dianinha aí que ta horrível competir contra esses campeões que não tem tempo de recarga de verdade, me sinto jogando urf contra irelia, akali, yasuo, etc...
Ajeita o consumo de mana dela, a velocidade de atq base e o cdr das skills dela que eu compro RP ehaueuiaheiuae
For what way u go?

Acabe o formador e os duos. Fim.
https://twitter.com/wahregesicht

Não sei porque eu tenho a sensação que o Autofill está com seus dados não representados 100% pq oq mais vejo nas partidas é isso.
#PorUmFórumComMaisLiberdadeDeIdéias AVANTE!!!

Tem algum grafico que monstra o tanto de trolls que caem em partida? porque se tivesse acho que estaria assim:

Imagem relacionada

Dragão

@LokaoDaPoppy  escreveu:
Não sei porque eu tenho a sensação que o Autofill está com seus dados não representados 100% pq oq mais vejo nas partidas é isso.

o gráfico representa as escolhas, no caso quem escolhe o auto fill, ou seja, quase ninguem.

https://banjomanbold.files.wordpress.com/2012/12/pato_aviao.jpg?w=640
Aronguejo

@Melhor Ez da rua 

Resume mas não é a realidade, elas se ajudam entre as tfs, mas não querem ninguem interferindo na "area" delas, que seriam as lanes e a jungle(pro jungler). Esperar que as pessoas ajam sem ser egocêntricas, por livre espontânea vontade, só porque o jogo disse pra fazer isso, não é ser muito realista.
Eu não acho que o league vá de verdade algum dia pensar em tirar o suporte ou o adc, como você disse, mas joguei essa pedra no lago. O que eu acho de verdade é que o suporte deveria ter uma independência maior, talvez essa seria a medida mais cabível, e quando digo independência não quero dizer que ele não vá ficar atrelado ao adc, mas que ele pode mais facilmente ser um Carry ou algo muito mais Indispensável, pois o adc, mid, top e jg tem essa possibilidade mais aberta, a verdade é que o time pode precisar do Sup, porem ele precisa muito mais deles.
Obs.: isso tudo que to falando é na visão do solo/duo e flex, equipes formadas é outra realidade.

Dragão

"Enfraquecimento na Lissandra, com foco no poder no cenário profissional, principalmente."
ou seja por causa do competitivo e não da base grande de jogadores que não são profissionais...
Espero que não destruam o limite da razão.

"Alguma vez você já escutou o chamado?"
Tropa

Apesar de todas as minhas constantes oposições aos cálculos de MMR da Riot e, consequentemente, o desbalanceamento das filas ranqueadas, acho que o meu foco nesta resposta será um pouco outro: eventuais nerfs que a Riot esteja planejando aplicar sobre a Morgana .

Na SoloQ, ao menos nos elos mais inferiores, nunca vi alguém pickando a campeã na mid lane. Ela é capaz de vencer algumas trocas no early game, mas o seu potencial de combate na mid lane jamais poderá rivalizar com o de campeões como Lissandra , Ahri , Yasuo , Ziggs , Lux ou Veigar . Ela pode até se equivaler a algum mago mid lane em algum momento do jogo, mas não é tão pickada na posição porque pode parecer verdadeiramente inútil no curso do tempo. Vai enfrentar dificuldades até contra alguns campeões melee como Katarina , Akali  e Irelia .

Como suporte, apesar de ser muito pouco pickada no cenário competitivo, em função da existência de outros suportes mais úteis e/ou relevantes na rota (v.g., Braum , Thresh , Tahm Kench e Galio  [aliás, que folia é essa de todo jogo no competitivo o Galio aparecer como suporte?]). Modificar as habilidades da Morgana, que tão frequentemente é objeto de pick na bot lane como suporte, pode gerar (mais) um (agressivo) desbalanceio nas filas ranqueadas.

Aronguejo

A Lissandra não precisa de enfraquecimento, o seu problema está no pós-choque, se conseguirem dar um jeito de ela não conseguir usufruir dele, já estará mais do que balanceada.
"Há três certezas na vida, honra, morte e ressacas" , "É só a morte, nada sério"

@beinTT Quase ninguém usa autofill? LULz
#PorUmFórumComMaisLiberdadeDeIdéias AVANTE!!!
Aronguejo

meu Deus, eu sou um dos poucos que usam preencher...
o triste é q a maioria das vezes caio suporte, ou adc kkkkkkk