cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Vamos falar sobre os Tanks

Lenda

Vamos falar sobre os Tanks

Hoje trarei uma análise explicando o pq dos Tanks estarem tão desfavorecidos nesse meta. Os dados utilizados serão do https://br.op.gg/champion/statistics que atualmente é o melhor, mais confiável e bem atualizado site de estatísticas do LOL. (Lembrando que as estatísticas são apenas dos elos Platina+ em jogos ranqueados da Coréia, que é competitivamente a região mais forte do LOL no mundo).

Primeiramente vamos analisar a classificação dos campeões do TOP:

Sem tanks no TOP 10

Ainda sem campeões "Tanks" propriamente dito, já q o Garen é um colosso q constroi um Cutelo e dps parte pra tank.

Aki finalmente aparece o TK e a Poppy como os primeiros tanks no tier 4.

E agora nas últimas posições é que aparecem alguns tanks como Sion, Maokai, Cho'Gath.

Alguns Fatores que devem ser levados em consideração para o atual estado dos campeões Tanks: primeiramente um meta voltado para Lutadores do Top que tem seu poder muito amplificado pela runa do "Conquistador" descrição a seguir (Resumindo muito dano adaptativo, cura e dano verdadeiro, muita coisa em uma runa só).

Vamos unir isso ao fato de q no meta atual temos um sistema de barricadas, mas pq isso é relevante? Simples, se vc escolher um tank contra um desses poderosos lutadores q usam conquistador no TOP, vc irá tomar muita pressão na lane, se seu jungle n ajudar vc vai ficar acuado na torre, perdendo em farm até o ponto de ter q ir base e gastar seu TP pra voltar para a lane. Mas qual a coisa q um Tank mais quer? Juntar-se com o seu time para lutas, dando engage, sendo a frontline do seu time, se vc for fazer isso, oq vai acontecer? O Top laner inimigo vai destruir suas barricadas e ganhar 160 de gold a cada uma, lembrando q são 4, se ele pegar apenas duas na sua saída da Rota, ele já está com 320 de gold na sua frente fora q ele pode pegar o first break pela primeira torre derrubada da partida, ele ainda ficará com o farm maior e tbm com XP maior, criando um snowball sem volta.

Outro fator crítico é um meta voltado para o aronguejo, se vc não vai ter pressão no top vc consequentemente pode atrapalhar os planos do seu jungle de contestar o aronguejo, o Top inimigo estará um uma posição muito mais favorável pois ele terá a pressão de lane, então ele juntamente com o jg inimigo podem descer e fechar e matar seu jg ou invadir seu jg, infernizando a vida dele q vai ficar mais atrás, como se n bastasse a maioria dos jg atuais são jgs com early/mid game forte, q juntamente com o top laner inimigo terão mais kill pressure e uma chance muito maior de ganhar o 2v2.

A ultima mudança pelo menos fez com q o aronguejo nascesse mais tarde aos 3:15, dando um pouco mais de alivio e permitindo q alguns jg tanks apareçam como o Rammus e a Sejuani, mas são raras as exceções como essas que foram citadas. O pós-choque foi modificado para escalar mais com resistências e o item da jg de tank foi buffado há uns patches atrás facilitando o clear wave da jg, as mudanças trouxeram grandes melhorias a esses dois, mas como foi dito antes eles são exceções.

Combine tudo isso ao fato dos dois AD Carrys mais poderosos do meta serem Kai'Sa e Vayne q são personagens anti-tanks, sendo q essa última inclusive é escolhida no TOP ocasionalmente como lane bullying, então temos um meta totalmente desfavorável para tanks no top.

A Riot tenta buffar timidamente os tanks a cada patch, como o buff de 5 de dano no Q do Maokai (Riot?), um buff leve no E do Shen, uma redução de CD no Q do Cho'Gath, buffs no Orrn, mas ainda assim eles são inviáveis se comparados ao poderio ofensivo dos top laners atuais. Então pq eu escolheria a utilidade de um Ornn, se eu posso ter uma Riven, Renekton, Hecarim, Jax, Darius q além de tankar vão dar muito dano e ter pressão em boa parte do jogo todo? Além do mais eles ainda podem fazer Split, e não são ruins nas lutas (o que seria o ponto forte dos tanks).

É isso meus amigos, tempos de escuridão para quem adora jogar com seus queridos tanks. Então fica aki o meu apelo para a Riot, a função do Tank não está sendo possível atualmente, um tank não conseguem fazer seu papel de tankar, pois na maioria das vezes vai ficar atrás nas partidas e vai acabar derretendo rapidamente nas lutas.

Apenas uma mudança de meta, um nerf no gold ganho das barricadas, um enfraquecimento na runa do conquistador, e mudanças no aronguejo é q podem fazer eles voltarem algum dia a serem pelo menos viáveis, ou cogitar outras coisas como buff na runa "Aperto dos Mortos Vivos" para tentar bater de frente com o conquistador, ou buffs nos itens de tank.

É isso, se vc apoia q os tanks precisam de melhorias, deixem nos comentários, espero q tenham gostado do conteúdo, obrigado por sua atenção. Sei muito bem q já tivemos um meta de tank não tão distante assim, mas oq eu proponho é melhorias para q o tanks tenham ao menos chances de serem impactantes nas partidas sem serem esmagados por completo.

47 RESPOSTAS
Tropa

Re: Vamos falar sobre os Tanks

Pensei q nunca diria isso, mas eu sinto saudades do meta de tanks. Atualmente é simplesmente muito frustrante ver esses campeões de Conqueror dominarem e fazerem 1v9 nas partidas, e a Riot faz vista grossa e não nerfa essa runa pra dar uma chance pros tanques.
Tropa

Acho q os tanks já dominaram por muito tempo, quando eu jogava e era ativo no lol ainda tava naquele meta de tank, era muito chato os bixo era imortal tipo o Cho'Gath e ainda dava muito dano.

riot nao sabe fazer tanque, se o campeão é tanque ele tem que ser apenas tanque e ter algumas utilidades, nao tanque com dano de assassino e utilidade pra caralho no kit, é isso.
Aronguejo

buff nos itens de tanques eu acho mais viável, pois qualquer outro que tentar trocar o kit de itens vai ser prejudicado no dano, para ter mais "tanque" porém a riven por exemplo vai ficar ainda mais forte

Falei isso na thread do patch notes 9.10: conqueror é uma runa muito forte e que tá escalando demais campeões que NÃO deveriam ter tanto potencial assim. Não gosto do modo como ela faz isso e também do meta que ela joga na mão dos players. Virou indiretamente um league of conqueror. Se você não levar, seu adversário vai e ele vai te destruir.
Aronguejo

Só mandou a true, esses dias eu cai autofill e joguei de Poppy contra um Trynda, estavamos ''iguais'' em força , deixei a wave setada no meio da lane puxando pro Cara , e fui dar tp no meu bot pois os mesmos estavam no Trotos, matamos e quando voltei o Trynda ja tinha pegado uma porrada de Barricadas e ficou anos luz a frente de mim, o doente ganhou o jogo sem sair do Top . Esse meta de barricadas é muito tóxico.
Aronguejo

Perfeito, ainda tem o fato do tp depois de sucessivos nerfs ter agora um CD DE 360 SEGUNDOS, ou seja depois de tomar porrada pelos primeiros 10 minutos o tank vai ter uma chance de fazer uma jogada(se não tiver gasto o tp na rota), e depois disso só vai ter tp na metade do jogo.

Nessas horas eu agradeço a Poppy estar Tier 4 e não receber nerfs kkkkkkkkkkk
#PorUmFórumComMaisLiberdadeDeIdéias AVANTE!!!

Adoro jogar de tank, mas acho deprimente eles serem explodidos numa teamfight também. Você toma um dano absurdo sem perceber, quase como se não fosse, de fato, um tank. No mínimo o Conquistador precisa de mais uns nerfs, e os itens de armadura precisam de buffs; Só isso já seria um alívio grande pra quem joga de tank.
Aronguejo

se buffa aperto vai aparecer mais GP ainda tacando bolinha no Q sauhasuhas

slc ja joguei muito de tank e bem tedioso so ficava legal nas tfs, o meta de lutador e o melhor ate agora da top line, e espero q a riot não traga dnv os tanks pq e muito chato so farmar e as trocas na line serem horríveis so com pressão de kill com jg
Highlighted
Aronguejo

@MatiasDark  escreveu:
slc ja joguei muito de tank e bem tedioso so ficava legal nas tfs, o meta de lutador e o melhor ate agora da top line, e espero q a riot não traga dnv os tanks pq e muito chato so farmar e as trocas na line serem horríveis so com pressão de kill com jg

não é trazer de volta aquele meta de tank que se um time pegou outro tem que pegar e tals e aquele inferno (foi mt chato o meta que teve ai agr a pouco) mas é pelomenos dar uma "Oportunidade" a mais saca ?

Aronguejo

@JBoomer  escreveu:
buff nos itens de tanques eu acho mais viável, pois qualquer outro que tentar trocar o kit de itens vai ser prejudicado no dano, para ter mais "tanque" porém a riven por exemplo vai ficar ainda mais forte

Eu faço Veigar Tank Sup e adoraria um buff nos itens de tanque.

Aronguejo

Concordo que o meta atual não está nem um pouco favorável para os tanks, porém, eu me lembro quando eram eles quem dominavam o game, e era simplesmente insuportável jogar contra. Se um tank ficasse feedado, era quase impossível de matar(eu jogo no mid na maioria dos games, e me lembro que eu stompava a minha lane e quando o top do time inimigo descia com menos kills e farm que eu no mid/late game, eu pensava: ja era.. nunca mais morreu... e era justamente o que acontecia).
Na minha opinião, a Riot precisa encontrar um ponto de equilíbrio onde tanto um como o outro tenham as mesmas chances de ficarem fortes. Sou totalmente contra o meta de tanks voltar.
"Explodir Primeiro, Perguntar Depois!"
Aronguejo

Salve, queridão! Excelente o tópico e muito relevantes os argumentos que você levantou. De fato, os tanks têm deixado de aparecer na rota do topo, e a própria final do primeiro split do CBLoL demonstrou essa tendência, já que, no jogo 4, o Tay trouxe uma Kayle ao passo que o Robo trouxe um Sion. Esse match up especificamente tornou inócua a rota pro Flamengo, e a Kayle foi a grande tábula rasa daquela vitória da INTZ.

Porém, gostaria de fazer uma pequena ressalva. A análise que você fez dos campeões que vêm sendo frequentemente pickados na rota do topo considera única e exclusivamente a fase de rotas de cada jogo. Em síntese, a sua insatisfação está voltada pro fato de que o meta tem tornado árdua a missão de escolher um campeão dessa modalidade nessa rota, porque, durante a fase de rotas, ele sofrerá muita pressão. Obviamente, isso impacta na partida no longo prazo, afinal, se você não farmar, não vai buildar adequadamente, ainda que o seu objetivo seja efetivamente o de construir um tank.

Isso aconteceu em uma partida ranqueada minha de ontem, que teve uma match up no topo de Volibear (no meu time) e Riven (no time adversário). A Riven teve um impacto muito maior no jogo no curso do tempo, já que obteve mais abates e causou mais dano. Farmou mais, também.

Porém, ao fim, a diferença de ouro da Riven pro Volibear era de apenas 500, em uma partida que durou aproximadamente 50 minutos. A diferença de farm foi de aproximadamente 190 pra Riven pra 150 do Volibear.

Portanto, eu questiono se no late game há tanta diferença assim. Claro, colhi uma partida por amostragem, que nem de longe será capaz de demonstrar as diferenças efetivamente experimentadas no patch, mas fica pra reflexão. Em que medida essa diferença é tão impactante, especialmente se o top lane, comandando um campeão de troca/lutador não tiver experiência pra lidar com a match up na lane.
Acadêmico de Piltover

eu que amava jogar de maokai Smiley Sad
Tropa

Que continuem mortos! Tanks são champs de baixo nível de habilidade, com itens chatos e sem sinergias interessantes, o tank-meta serviu de lição sobre o que acontece quando você buffa uma classe inteira sem modernizar adequadamente seus kits e itens para o estado atual do jogo.

Acho que o principal problema é esse meta nojento de barricada. É algo simplesmente tosco a capacidade de snowball q se tem no top por causa disso atualmente

Aronguejo

Eu acho isso da barricada legal porque meio que força o time a se unir, já que LoL é um jogo de equipe, não um jogo solo onde todo mundo se junta depois dos 15.