cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Vamos falar sobre a Lissandra

Lenda

Vamos falar sobre a Lissandra

Hoje vamos analisar a situação da Lissandra

Bem para quem não sabe, a Lissandra teve um período de muita dominância principalmente se tratando de competitivo, era um pick muito contestado nos campeonatos profissionais. Na soloq era uma campeã razoavelmente escolhida, e que tinha taxas de vitórias normais.

Então por causa da síndrome de competitivo a Riot começou a nerfar ela loucamente, mas o principal problema dela sempre foi na interação com a Runa Pós-Choque, que deixava ela muito tank quando procava um controle de grupo, e assim ganhava diversas trocas com os adversários.

Esse é o estado atual da Lissandra:

Apenas 47% de taxa de vitória, posição número 47 de 51 campeões do mid, e sua taxa escolhas caiu bastante, e agora é bem baixa.

Veja Abaixo como ela estava desdo Patch 8.20 até o Patch 9.6 

A taxa de vitória e escolhas caíram drasticamente.

Mas os motivos para isso ter acontecido são simples, primeiro veio um nerf pesado no seu Q, que acabou praticamente com a Lane Phase dela:

Outra coisa que contribuiu bastante para seu enfraquecimento foi o nerf indireto que ela sofreu, graças ao nerf no Lacre Negro, pode parecer irrisório 5 de AP, mas o nerf mesmo foi no custo valor de revenda:

E para fechar com chave de ouro veio o nerf no Pós-Choque, que era o problema principal desde o príncipio para os magos:

Para nerfar a Lissandra, bastavam eles terem nerfado o Pós-Choque antes, agora ela ficou muito fraca e a runa tbm foi nerfada. O Buff compensatório foi praticamente inútil visto q ela não saiu das últimas posições do mid por causa disso:

Então o que eu venho pedir aki é mais carinho com os campeões q são usados no competitivo, não estraguem eles por conta disso, o balanceamento tem q ser feito para a maioria dos jogadores e não para uma minoria. A Lissandra é só o exemplo atual, mas o Ryze outro campeão competitivamente forte, sofre da mesma forma, e muitos outros. Se os Magos estavam ficando fortes por conta do Pós-Choque, pq não nerfar somente a Runa? Tiveram q acabar com a Lissandra para depois mexer no problema principal.

Então o mínimo que posso pedir aqui é a reversão do nerf no Q dela, já ajudaria bastante, e não tornaria ela OP, deixaria ela jogável para quem gosta muito dela como eu. Você concorda com tudo isso? Deixe nos comentários. Agradeço a atenção.

Deixarei aqui um tópico muito legal de como jogar de Lissandra, caso tenha interesse. Foi feito por um amigo que ficou bem chateado com os enfraquecimentos nela @ProfDumbledore:

https://forum.br.leagueoflegends.com/t5/Mec%C3%A2nicas-de-Jogo/Guia-g%C3%A9lido-Como-jogar-de-Lissan...

33 RESPOSTAS
Aronguejo

Re: Vamos falar sobre a Lissandra

A Riot faz tantas coisas questionáveis com seus campeões que são populares no competitivo que chega a ser algo engraçado eles falarem que não usam o mesmo como parâmetro para Buffs e Nerfs.

Akali e Aatrox são outros casos que sempre irei lembrar, porque mesmo que os campeões estejam com Win Rates terríveis, eles ainda são nerfados pois ainda são relevantes no competitivo.

Não me surpreenderia se visse mais um Nerf na Akali depois do desempenho do TheShy e do Rookie no MSI.

O caso que já citei uma vez da Akali (Que os OTPs estão se dando bem com ela nos elos altos) não se aplica aqui com a Lissandra, vários Mains desistiram dela e passaram a jogar com outros campeões.

Um dos poucos que ainda vejo jogar com ela é o "Elsa of Garendel" do NA.

Em grego: καιρός, "o momento oportuno", "certo" ou "supremo".
Lenda

Verdade, curioso q o Aatrox agora virou o TOP 1 na top laner, o win rate disparou dps das mudanças, acho q ele vai se tornar problemático de novo, e jaja vem nerfs.

QUE COISA MARAVILHOSA <3

Ela precisa voltar mesmo, até Ahri e LeBlanc que eu achava ser matchups fáceis agora estão com uma dominância muito grande sobre ela. Ela realmente não consegue mais segurar as lanes, mesmo com Desmaterializador, ela simplesmente não tem como pegar prioridade na lane mais, o que dificulta MUITO os roamings. Além disso, matchups que já eram difíceis como Sylas, ainda estão fortes com pós-choque, piorando ainda mais a situação dela. Bem triste mesmo, eu que sou main já não jogo mais com ela há algum tempo.

Valeu pelo tópico, eu nem ânimo tinha mais pra chamar atenção. Amo você, seu lindo auhsdiusadh ♥
Lenda

Infelizmente esse tópico aki não deu a repercussão q eu queria, por ela não ser tão popular Smiley Sad

Highlighted

Mas já é válido, se não fizerem nada eu vou copiar esse tópico e spammar ele saoidiasohdsoiadhoisajdad
Lenda

kkkkk de boa
Aronguejo

Campeão muito fácil de jogar e muito forte, tem que estar enfraquecida mesmo .
Lenda

Ah mas tipo se formos por essa lógica o Renekton é bem fácil de jogar e ta no TOP 5 dos melhores top laners, o Karthus é fácil de jogar e ta no TOP 5 dos JG, Sejuani a msm coisa. No mid o Malzahar e Ahri tão no top 5 e são fáceis de jogar, Sivir no top 5 dos ADC's e assim por diante. Tipo do jeito q ela está agora, eu daria pelo menos pequenos buffs pra ela ficar decente, ali mediana nas posições 20 a 30 da vida, atualmente ela esta 47 de 51, é tipo muitooooo baixo.
Aronguejo

O problema da lissandra é a quantidade de CC que ela tem, e isso já compensaria as fraquezas dela . Eu não entendi muito os nerfs do pós-choque, poderia me explicar ?

Adendo : Nunca achei o Q da lissandra um problema, por min poderia voltar com um nerfizinho mais básico .

Os campeões que você citou são fortes, mas não os melhores em suas respectivas roles ( nem chegam perto ) . Ter uma winarte/pickrate alta, não quer dizer que o campeão está ultra forte ( a não ser aqueles casos de 54% winrate e pickrates absurdos), as vezes são só campeões que conseguem cumprir o seu papel mesmo que as suas respectivas mecânicas sejam simples .

Lenda

Ah a mudança no pós-choque resumidamente foi que agora ela escala mais com quem faz Armadura, Resistência mágica e Vida, assim sendo quem faz AP/AD se beneficia menos por não escalar mais com isso, mas continua sendo boa no early game para trocas. Tanto q Sylas, Lissandra, entre outros continuam usando, ela foi enfraquecida no mid/late game e no dano tbm.

Sim eu entendo q eles não são TOP 1, mas oq eu quis dizer é q eles estão numa posição muito melhor q a própria Lissandra e são fáceis de jogar.
Aronguejo

Pouco tempo atrás, a Lissandra/Galio eram os melhores campeões do mid; agora eles tão passando um tempo la embaixo da lista , justissimo .

O que mais me intriga é que nenhuma vez sequer nerfaram a passiva nova dela, que era um dos motivos principais dela ser tão boa em tfs no competitivo, enquanto pra soloq ela é uma laner sem passiva
Dragão

@Draicker eu realmente n sou mt fã dela, mas ease nerf no Q ai foi mt. O dobro do cd, igual o nerf do Sylas no 9.7, matou o champ.
Essa parte não pertence a este comentário. Não se sabe ao certo porque ela está aqui, mas não importa.

Não tem justificativa, tinha outras formas de descer ela da lista, nerf na passiva que é um dos pontos mais fortes dela hoje em dia. Ela partiu dos top 10 pro bottom da lista. Nada justifica isso daí, é balanceamento mal feito. Se é que podemos chamar de balanceamento.
Adianta pouco ela ter CC pra usar no late game em TF se ela não tem nem como segurar uma rota até lá sem ficar extremamente atrás.

Uma coisa q nunca vou entender na Riot

Existem milhões de pessoas q jogam esse jogo, mas a Riot prefere balancear o jogo olhando apenas pra 1 dúzia de nego que joga campeonato em fim de semana...
Arauto

Pra mim eles tinham era que reverter o nerf na mana dos magos, acho que isso ajudaria não só ela como a classe toda
Arauto

Sempre vão balancear tanto para o competitivo quanto para a soloq, mas o competitivo tem prioridade por ser a imagem que é passada do jogo é tipo o cartão de visitas. É triste mas fazer oque... vida que segue.

"Alguma vez você já escutou o chamado?"
Aronguejo

Na boa, vocês forçam a barra . Não é simples a lógica de balancear os heros baseados no desempenho deles nas mãos dos melhores players ? O que adianta balancear um heroi baseado na maior parte dos players ( ou seja, a galera do low elo gold pra baixo) ?

Se os herois fossem balanceados de acordo com o desempenho da maioria, teriamos varios campeões quebradíssimos . Isso atrapalha a evolução da gameplay, já que não há necessidade de mecânicas tão apuradas p/ obter sucesso com campeões quebrados .

Tropa

Eu vou dizer o que ninguém tem coragem de falar, mas aceitem: a Riot manipula resultados ... PONTO! O jogo já deixou de ser categorizado como um esporte à partir do momento em que ela "mexe" da mecânica dos champions conforme o competitivo se instala. O balanceamento não tem critério, e eventualmente champions com crescimento absurdo no jogo frequentemente são bufados DO NADA. E sabe de quem é a culpa? Quem dá corda pra o competitivo, e acha que é a mesma coisa que solo queue ... A dona Riot tá vendo um jogador desfocando a imagem da empresa, TOME NERF NAQUILO QUE ELE JOGA, SE VIRE SE REINVENTE ... não lacra ou não fecha com a empresa TOME PUNIÇÃO (VIDE O CASO DO TIME FEMININO COM OS SUPORTES BANIDOS) ... Gente o jogo está tão jogado às traças que não se dão ao trabalho de verificar uma queda de FPS que dá aos 8 min de jogo sem motivo algum, eu não sei porque e como o jogo ainda existe!