cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Vamos conversar sobre esse meta louco?

Resolvido
Acadêmico de Piltover

Vamos conversar sobre esse meta louco?

Oi, galera! Eu sou o Ken Harusame e a pedido da Riot vim aqui responder algumas perguntas de vocês e ajudar a esclarecer, com a minha visão e a visão de uma galera do competitivo, algumas coisas que estão acontecendo na nossa querida SoloQ:

1 - O que está acontecendo no meta? Porque tem um monte de boneco louco na minha bot lane.
2 - Ainda dá pra jogar de ADC normal ou eu preciso aprender a jogar com bonecos que nunca joguei antes?
3 - Isso vai ter fim ou vai continuar pra sempre assim?

Já deixo claro, não vim aqui para defender a Riot ou falar em nome deles, até porque eu não tô achando interessante para os meus PDL's jogar ranqueadas nesse patch, vim aqui passar a minha visão mesmo e ajudar a tirar as dúvidas de vocês!

Vou começar a responder as perguntas daqui do fórum as 14h, na minha live na twitch vou apenas comentar sobre o assunto e explicar um pouco mais, por isso não se preocupe, você não precisa ir lá se não quiser, vou responder todas que eu puder, independente de a pessoa que perguntou estar na live ou não.

PS: Se você não gosta de mim ou do meu trabalho, tudo bem, você tem todo o direito, só por favor, não venha aqui xingar ou falar besteira, vamos tornar esse um post construtivo para ajudar todo mundo!

Se quiser conhecer mais do meu trampo (se seguir, humilde):
Youtube: https://www.youtube.com/kenharusame
Twitch: https://www.twitch.tv/kenharusame1/

Tags (1)
1 SOLUÇÃO ACEITA

Soluções aceitas
Acadêmico de Piltover

Re: Vamos conversar sobre esse meta louco?

Não vou conseguir responder todos, infelizmente mas muito obrigado a todos que vieram! Irei fazer um apanhado das coisas que achei mais importante e tentar responder e sanar essas dúvidas com esse post aqui:

1 - O que está acontecendo no meta? Porque tem um monte de boneco louco na minha bot lane?

Com o nerf dos atiradores que aconteceu no patch 8.11 (vida, armadura, resistência mágica e dano de muitos foi nerfado) mais o nerf nos itens de critico, fez com que acontecesse o que chamamos de meta shift, quando algo que está forte abruptamente é trocado por outro que estava fraco, a lógica, caso não mudassem os campeões da rota inferior, é que agora entraríamos em um meta de ADC utility (campeões com controle de grupo) ou on hit (campeões com builds baseadas em dano ao contato), só que os ADC's ficaram tão fracos que se viu a oportunidade de trazer alguns campeões para a rota inferior, tudo isso começou com 3.

Campeões com grande mobilidade, dano e com bastante poder para duelar nos níveis baixos com esses ADC's nerfados em vida e defesas.

Com a chegada desses novos campeões e com a falta de possibilidade dos ADC's revidarem, mais campeões desceram para a rota inferior, assim vimos a chegada de Colossos e Tanks:

entre outros campeões, o grande ponto é que esses campeões conseguem duelar e bater de frente de forma MUITO mais eficiente que os ADC's, mas eles sofrem contra os ADC's, o que acabou fazendo surgir de novo, alguns ADC's.

, entre outros, os ADC's que estão viáveis são os baseados em picos de poder de um item, os itens são    e chuva de canivete, esse último para apenas alguns poucos campeões, como Xayah, por exemplo.

O grande ponto é que os ADC's com o seu alcance conseguem kitar (não caitar, assim é errado) esses campeões sem mobilidade.

Os ap's que surgem na rota inferior tem a mesma vantagem contra os colossos/tank e também vencem dos ADC's mas sofrem do mesmo mal contra campeões de mobilidade citados acima.

O grande campeão da rota inferior é o  ele vence todas essas opções, kita os tanks, duela bem contra os de mobilidade, vence em sustain e burst os ADC's. Claro que ele ainda possui seus counters, mas está com 100% de ban/pick em todas as regiões do mundo.

2 - Isso vai ter fim ou vai continuar pra sempre assim?

No próximo patch já teremos mais buffs para os ADC's pois houve um patch de emergência hoje mesmo que deu uma amenizada. 

3 - Quais suportes dá para jogar?

O meta está girando em torno de suportes mais tanks, como Alistar, Shen, Rakan (que não chega a ser tank, mas supre a mesma função), Pyke (que é tank, mesmo não conseguindo buildar vida) e campeões que anulam ou inibem suas entradas como Soraka, Morgana.

Espero que tenha ajudado a entender um pouco mais de como estão as coisas, qualquer dúvida extra me mandem no meu twitter.

http://twitter.com/kenharusame

372 RESPOSTAS

@Ken Nhãnhãnhá Ken Harusame!!!!!!!!!!!

Que fórum pequeno.......

Barão

Tem um post bombando sobre o assunto, sugiro você ir pegar as dúvidas e questionamentos lá.

Tópico: https://forum.br.leagueoflegends.com/t5/Mecânicas-de-Jogo/Entenda-porque-o-novo-meta-sem-meta-salvou...
Tropa

Ken, tá todo mundo falando sobre os ADC (ou bot laners), mas qual o papel dos Suportes nesse meta?
Aronguejo

O que falar desse Patch?
Em minha humilde opinião, nunca achei o lol tão divertido e engraçado.
Sair desse meta padrão de morrer para um Ad, que te da 3 hits enquanto "caita" pra frente é sensacional.
Estou jogando os jogos agora em "preencher" cada jogo, uma surpresa diferente.
Barão

Ken, usar campeões AP baseados em Attack Speed, como o Azir e o TF são Viáveis na bot lane?
Tropa

Porque ninguém fala da Quinn como atirador viável, sendo que ela ta tendo um bom ponto de poder fazendo chuva de canivetes como primeiro item e sendo historicamente boa contra lutadores e tanques?
Arauto

Porque essas mudanças drásticas não são feitas na pre temporada ? E porque tantas atualizações em tao pouco tempo, visto que isso afeta muito jogadores que não podem jogar por um grande período de tempo, ou seja, não tem tempo para se acostumar com as atualizações.
Barão

@Halozy Mas ela é uma atiradora viável, só não era na botlane por causa de seu range curto de AutoAttack. A vantagem dela agora é que ela pode punir bastante alguns melee metidos a adc. Só que ela é um champ que depende de itens de dano crítico na composição de sua build, então fica afetada pelo nerf nos itens. Não sei se ela fica muito boa com build de letalidade, dano bruto mesclado com CDR.

Ken a riot já afirmou que pretende continuar com essa diversidade na bot lane mas que pretende deixar os ADCs viáveis de novo. Você acredita que os ADCs poderão voltar a ser prioridade como carries no bot ou os campeões melee vieram para dominar de vez e o ADCs irão aparecer cada vez menos? Eu sinceramente acho um **cogumelo do teemo** esse novo meta e olha que eu nem jogo de ADC (jogo de sup e jg). Espero que os ADCs voltem a ser prioridade no bot.

Ei ken, você que em vez da riot apagar os adcs do jogo ela deveria é buffar seus atributos para que a classe pode-se ser lane, assim eles não precisariam de um suporte babá e a diversificação na bot aconteça ja que o adc vai poder em outra lane solo.
Tropa

Na minha opinião mudou muito o Lol que a galera conhecia, o lance de sempre ter um Atirador na bot lane e agora nesse meta mudou as coisas. Estou achando esse meta bem chato com isso.
Tropa

Boa tarde Ken, você não acha que o grande problema com esse meta começou justamente quando voltou o competitivo? Parece que a comunidade tomou as dores dos pro player e muitos começaram a reclamar. Digo isso por que diversos adcs estão bons no meta (kai'sa, lucian e kog). Eu gosto dessa diversidade na bot line e isso só começou a gerar tanto problema quando vieram a reclamação dos profissionais. E para finalizar a consequência disso e justamente que uma galera influenciada começou a pegar campeões que não tem conhecimento nenhum e jogar na bot line apenas por que jogador X disse que não se pode jogar de atirador nesse meta.
Tropa

oi ken queria perguntar: por que isso esta acontecendo qual foi o nerf que fez eles ficarem tao desvalorizados? e por que no meu elo (prata) ainda so vejo adc comuns

Feliz de te ver por aqui Ken <3
Eu não vi muita gente comentando sobre os itens novos que chegaram junto da att dos adc, quais champions tão combinando melhor com a colhedora/chuva de canivete, por exemplo?
Tava pensando se valeria alguns campeões como a Irelia fazer a colhedora também.

Fazer duo mid de smite e seu master yi ficar com 300 de farm em 22 minutos, pronto gg izi

Tropa

@Ken Nhãnhãnhá@  escreveu:

Oi, galera! Eu sou o Ken Harusame e a pedido da Riot vim aqui responder algumas perguntas de vocês e ajudar a esclarecer, com a minha visão e a visão de uma galera do competitivo, algumas coisas que estão acontecendo na nossa querida SoloQ:

1 - O que está acontecendo no meta? Porque tem um monte de boneco louco na minha bot lane.
2 - Ainda dá pra jogar de ADC normal ou eu preciso aprender a jogar com bonecos que nunca joguei antes?
3 - Isso vai ter fim ou vai continuar pra sempre assim?

Já deixo claro, não vim aqui para defender a Riot ou falar em nome deles, até porque eu não tô achando interessante para os meus PDL's jogar ranqueadas nesse patch, vim aqui passar a minha visão mesmo e ajudar a tirar as dúvidas de vocês!

Vou começar a responder as perguntas daqui do fórum as 14h, na minha live na twitch vou apenas comentar sobre o assunto e explicar um pouco mais, por isso não se preocupe, você não precisa ir lá se não quiser, vou responder todas que eu puder, independente de a pessoa que perguntou estar na live ou não.

PS: Se você não gosta de mim ou do meu trabalho, tudo bem, você tem todo o direito, só por favor, não venha aqui xingar ou falar besteira, vamos tornar esse um post construtivo para ajudar todo mundo!

Se quiser conhecer mais do meu trampo (se seguir, humilde):
Youtube: https://www.youtube.com/kenharusame
Twitch: https://www.twitch.tv/kenharusame1/

Creio q o principal problema dos recentes metas são 

A falta de rotatividade de campeõs , cara o lol tem  mais de 110 escolhas, mas ultimamente  é quem pega o campeão que foi mais buffado no momento que ganha a partida, pq vc quer ganhar a rankeada . 

e quem gosta de jogar com campeão tank não pode, pq demora muito pra desenvolver , não consegue farma a jg , pq toma inved toda hora .

vc nao pode jogar com os outros adc, pq se nao chega uma xaya , kai'sa, ou um lucian e te pipocan lvl 2 

o suport q deveria  proteger nao consegue pq foi nerfado ate o  talo, não contente de nerfa  as barreiras, nerfa os itens, isso tudo é só exemplos. 

sem falar dos magos que eu acho q foi o pior, o cara  derrete o tanke .  não tem item q de conta do dano do cara , é quase um IK .  pq vcs acham q só tem mago na bot lane .....  

A riot quer só buffar e nerfa os campeões , não quer responsabilidade de nos apresentar algo novo e inovador. 

vcs ja se perguntaram pq nãoo temos mais itens, nao tem variedade de itens na loja, são sempre os mesmos , não da pra combar biuld e itens, ou tentar  ajudaro o time . 

se vc é suport  tank - o q vc faz solari, redenção, juramento, cadinho  faz o item de suport inicial,  só, vc nao varia itens , não tem como. 

suport ap  - calice convergencia, redenção , tirubilu ardente ( o q da velocidade de atak.) , banshe  

jg tank - ai complica pq vc tem q pensar, quer fazer def magica ou def. fisica, pq o zed te come de baixo da torre, o lee tbm, o  khaz ate um tempo atras nao tinha como sobreviver se ele acerta o combo, a irelia , fiora

ai vc quer tankar a tf nao pode, pq é muito dano e pouca defesa . 

vcs tão percebendo que não temos variação, não é dinamico o lol. então é melhor vc pegar dois ap na bot lane e ganhar, vc vai ter  muito dano , e ainda vai peitar o jg inimigo quando ele vier contestar.  Enquanto o outro lado nao vai ter nada pra proteger . 

Na minha opinião a riot quer inovar nas games plays , mas nao da opções para isso. 

qual seria a logica, se vai deixar os ad e os magos tão forte, crie item q combinado com as HABILIDADES OU ESTATUS dos campeõs possibilite um confronto a altura . Mas o q temos é  isso aí,  confusão total e estresse . 

Aronguejo

Pq a Riot lançou um sup assassino, e em contrapartida super nerfou os adc, e agora os suportes de peel, uma vez que, se o time inimigo fica muito forte, os escudos em aliados não resolve muita coisa e facilita a vida dos inimigos que estão fortes? Minhas duas classes preferidas.

Eu odiei esse novo meta , é muito legal a criatividade e as duplas de campeões q da para fazer na lane do bot sim , mas a riot praticamente ferrou com pessoas que dedicaram anos da vida delas tentando aprender com um campeão(eu sou uma dessas) , eu jogo so de MF,Jinx e Lux acho mt divertido jogar com essas 3 campeões ,mas n tenho mais diversão em jogar de mf pq sou obrigada a fazer letalidade, jinx esta morta e é muito dificil carregar de lux se o bot feeda e etc ,isso n é choro so que esse jogo deixou de ser divertido e virou algo totalmente frustrante de ser jogado.
Sorry pelo meu portugues ruim mas acho q deu para me entender ;-;