cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Vídeo do Double Lift e o “META”

Tropa

Vídeo do Double Lift e o “META”

Eu comecei a jogar LoL em Novembro de 2016 e desde então venho acompanhando as mudanças do jogo, não vou citar nada sobre skins, mecânicas de jogo e etc, vou focar somente no que chamamos de “meta”.

Lembro de que quando eu comecei, eu selecionava um campeão e perguntava: “Esse campeão é o que?” e um amigo respondia: “Quem? Katarina? Katarina é mid”. Eu não me referia a qual Lane aquela campeã jogava, eu queria saber se ela batia de perto ou de longe, se tinha skills em area ou focada, essa coisas.

Quando comecei a me interessar em melhorar, a frase que eu mais ouvia era: “Joga com aquilo que você quer jogar, com o que você se sente confortável, joga com aquilo que você sabe que você vai fazer algo!”. Assim eu faço até hoje.

LoL não foi meu primeiro jogo, eu, mesmo sem saber o porque e como era definido o meta, entendia que era um costume dos jogadores, uma “cultura”, assim como cada jogo tem a sua.

“Mago é no mid”, “Tank é no top”, “Adc é no bot junto com o suporte”, “Lux não é suporte”, “Porque meu suporte é uma Syndra?”. Eu já ouvi tanto coisas desse tipo, mas não me importo, peguei M7 de Syndra e de Lux jogando de suporte, tudo bem que isso não é grande coisa, mas tenho certeza que todo Twitch e Kog’Maw que caiam contra minha Syndra suporte ficavam se mordendo de desgosto ao ver tanta “mecânica”.

O ponto que eu quero chegar é que: no vídeo do Double Lift, ele cita que o meta pode mudar como consequência do tempo, ele diz algo como: Com o tempo, entre tantas coisas iguais, algum jogador criativo inventa a própria maneira de jogar, sendo essa uma maneira diferente que dá certo e é forte pois é algo novo e ninguém está acostumado, não sabendo lidar e acabando em derrota (*cof cof*, MF suporte contra SKT).

Desde que começaram esses “protestos” todos contra os itens de crítico e os Adcs estarem fora do meta e a bot lane estava cheia de magos e tanks eu venho falando e posso AFIRMAR COM TODA CERTEZA: O QUE FEZ OS ADCS SUMIREM FOI PORQUE DESCOBRIRAM QUE MAGOS E TANKS NO BOT SÃO APELÕES DEMAIS!

Desde sempre eu era curioso para saber o que acontecia se eu usasse algum campeão que eu estava acostumado a jogar em uma “Lane que não fosse dele”, nunca concordei com o fato de eu cair de suporte, querer jogar de Syndra e não poder, como assim não posso? Onde está escrito isso? Aqui ta permitindo eu lockar Syndra, não tem nada de errado.

O medo do novo, medo de ser julgado nos impede de inovar até em um jogo, que é pra ser divertido, não faz sentido jogar algo que te deixa chateado ou irritado.

Desde o início jogo principalmente de suporte, adorava fazer Veigar sup, e hoje em dia é comum. O que faz um campeão ser adequado para uma posição não é se ele é mago, tank, atirador, o que importa é seu kit de habilidades e mais importante ainda é como é utilizado. Contra tantos lutadores vindo pra cima e aqueles que não têm como correr sem seu precioso flash apenas desistem e se frustram, o melhor a fazer é colocar uma parede enfeitiçada gigante para podermos lutar direitinho (ele é o Mal, pare de rir).

Eu concordo com o Double Lift, seria interessante termos uma estabilizada no meta e esperar para que aqueles mais criativos se destaquem. Também concordo com buffar o que está fraco para que possa competir com o que está forte, exceto Yasuo, Fizz e Zed, esses tem que nerfar mesmo xD

Eu costumo dizer que os pro players me copiam usando esses picks loucos, eles estão jogando LoL a tanto tempo e agora dizem que eles inventaram um novo meta... MENTIRA, eu tenho certeza que se alguém usasse algum combo de Yasuo e Rakan, Swain e Morgana, Ornn e Sion ANTES da atualização dos itens de crítico, este seria o meta, o argumento de que “os Adcs estão fracos” foi só conhecidência com os novos picks do meta. Não estou dizendo que estão bons, entendo que itemização está cara, mas esse não é o ponto que quero abordar.

E assim como os jogadores, eu espero que a Riot inove nos seus planos de como manter o “balanceamento”, vai ser legal deixar a criatividade definir o nível de um jogador, e não uma cabeçada no teclado.

Esse textinho foi escrito por um Gold V (prata ne? Convenhamos xD), mas eu tenho certeza que muitos entendem o que eu quero dizer e sei que muitos já pickavam essas coisas fora do meta. Espero de coração que tenha lugar para todos no Bot e em qualquer Lane para que cada um possa jogar com o que mais gosta.

Abraços.

2 RESPOSTAS
Dragão

Re: Vídeo do Double Lift e o “META”

não meu amigo, n foi pq magos e tanks são apelões no bot . O nerf nos itens de critico, mais o nerf nos status base da maioria dos atiradores, deixou atiradores INJOGÁVEIS durante mais de 1 mes. O meta não se tornou exatamente pegar tanks ou lutadores no bot, e sim pegar QUALQUER COISA com capacidade de puxar wave e que não fosse atirador.
2 : o fato de você fazer veigar suporte antes do veigar suporte se tornar meta, não significa que você é algum tipo de gênio. É muito complicado criar um pick de uma lane que funcione perfeitamente em outra, sem que um contexto force essa mudança. Se me lembro bem, veigar foi para o suporte antes de um nerf em suas skills, pois ele possuia um dano base altissimo. Agora imagine se por algum acaso o meta do bot em questão se tratasse de atiradores que possuiam um early mais firme, com boa capacidade de puxar wave, e uma mobilidade ok, associado a suportes mais agressivos. Tu acha q veigar vê jogo ? eu n acho n. Obviamente , isso é uma situação hipotética, butt , demonstra que, caso o jeito que o jogo esteja funcionando não favoreça o surgimento de algo, esse troço novo dificilmente dá certo.
3- NÃO , NÃO seria meta . sabe pq ? pq antes da atualização, hyper carrys possuiam um early relativamente seguro, associados a suportes que ou possuiam muito desingage, ou com potencial agressivo . Sabe o q aconteceria se um yasuo antes dessa atualização entrasse no bot numa partida profissional ? a n ser em comps MUITO especificas, ele seria anulado, fim Smiley Very Happy .pq ? pq antes, os status base eram maiores, o spike do critico era mais barato e chegava mais cedo. ADC antes da mudança do crit, pegava BF e zelo e ja tava matando tudo quanto era coisa no bot.
4- entenda uma coisa : o fato de jogadores casuais usarem coisas fora do meta, e por algum acaso esse pick entrar no meta, não, você não criou o meta, você só jogava com coisa aleatória mesmo.
Dragão

Re: Vídeo do Double Lift e o “META”

Um adém: META é definido quando alguma coisa possui consistencia em ALTO nível. Eu sou d5 , se eu descer no bronze e jogar de gp mid, eu consigo voltar pelo menos pra um plat alguma coisa. Isso significa q gp mid é meta ? é tier god ? de jeito nenhum . Vamos supor que você, na soloq do ouro 5, jogasse , sei la , de lee sin top, e conseguisse resultados medianos com isso. Será q se eu pedir pra algum top challenger jogasse na queue dele de lee sin top, jogando toda hora contra outros challengers mono top lane, ele conseguiria bons resultados ? eu acho que não.