cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Usando 100%- Jogando de Garen ao Máximo! (Atualizado)

Highlighted

Usando 100%- Jogando de Garen ao Máximo! (Atualizado)

Antes de tudo, gostaria de agradecer de coração ao pessoal que elogiou e apoiou meu Guia de Garen que fiz a quase um Ano atrás! Vocês são demais!

Decidi aqui repostar o mesmo guia que fiz daquela vez, pois ele ainda está bem completo, porém com algumas mudanças baseadas em novas coisas que aprendi e com mudanças que houveram no jogo e no champ.

Agradeço desde já o apoio que me dão aqui no fórum, e me deixa incrivelmente feliz toda vez que recebo um comentario agradecendo e mostrando que eu fui util e ajudei em algo.
Segue agora o guia atualizado de 100% do Garen!

Eae Pessoal!

Sou conhecido como Gemada de Taric, main Garen à 4 anos com 620K de maestria e obviamente com minha orgulhosa M7 ,e eu decidi vir aqui hoje fazer um guia para ensinar qualquer um a jogar com Garen utilizado o MAXIMO do personagem e arrebentar na sua top!
Se você é um iniciante no jogo, e curtiu jogar de Garen devido a sua simplicidade, então já prepara um lanche e aproveite para ler este guia! Pois se é pra começar a jogar, vamos começar jogando bem!
Espero que gostem!

SOBRE O CHAMPION:
Garen Crownguard é um Tank/Lutador, que se encaixa na sub-classe denominada Colossos. Essa classe inclui os campeões mais brutamontes e durões de League, aqueles que podem absorver e devolver grandes quantidades de Dano, em troca de serem lerdos e pesados.
Garen não é diferente! Ele é um otimo tank natural graças ao seu W (entrarei em detalhes mais a frente) e possui um dano base muito bom com uma otima escala para o late-game, e apesar de não ter muita utilidade no geral, é um otimo anti-carry, podendo neutralizar facilmente alvos especificos caso tenha a janela de oportunidade para isso.

Skills:

• Passiva: Perceverança

Garen, ao ficar fora de combate por um certo tempo, ganha regeneração de HP extra. 
    Garen regenera 0.8%/1.6% de vida por segundo ao ficar sem receber dano (minions não desativam a passiva) por 9/4 segundos. O aumento de vida é dobradocaso Garen tenha menos que 25%/50% do seu HP maximo.

A partir do nivel 11, monstros não-épicos (montros da jg) não desativam a skill.
    (Os valores X/Y significam os valores da Skill antes e depois do nivel 11, onde ela é aprimorada)

Comentario: Essa skil permite que Garen fique na lane por mais tempo que a maioria dos adversarios. Jogando safe o suficiente, você não precisará que voltar base por um bom tempo, portanto, não irá perder tanta EXP e Gold quando o laner Adversario, criando situações em que possui vantagem de Nivel sobre o inimigo.
    Em lanes contra poke, se ficar debaixo da torre longe da range do inimigo, é o suficiente para que ela devolva boa quantia de seu HP sem precisar ir base e perder XP para oponente.

Após o nivel 11, o unico momento que você terá que ir base é para comprar itens. Devido ao seu kit não usar mana, e sua passiva possuir uma regen absurda após melhorada, seu sustain irá permitir que fique em campo com mais frequencia que outros champions do game.
    Em conjunto de  , que é um item que fará com frequencia, mesmo com menos de 20% de seu HP, 15 segundos é mais que o suficiente para ter sua barra de vida completamente restaurada.
    Em certas ocasiões, onde você possuir um  você pode passar até mesmo de 500 de Regen de vida por segundo!
  •  Q: Acerto Decisivo
    Garen Remove todos os efeitos de lentidão que o afetam, ganhando um bonus de velocidade de movimento e fazendo com que seu proximo golpe cause dano extra igual à 30 / 55 / 80 / 105 / 130 (+ 140% AD) e silencie o alvo por 1.5 segundos.

Comentario: Essa skill é extremamente importante para Garen, já que é seu unico "Gap-Close" fora o Flash, ou seja, seu unico meio de chegar nos seus inimigos mais eficientemente. Você vai usar essa skill com frequencia para Farmar, trocar e escapar de Ganks durante o Early game.

Essa skill reseta o Auto-atack timer de Garen, fazendo com que vc possa dar AA+Q+AA para dar uma troca rapida e forte com o inimigo, e farmar rapidamente 2 minions que estejam low HP.
    Acerto Decisivo conta como um ataque basico, portanto, sera anulada por Blind, Dodge e Passiva do Pantheon.
    Guarde ela para fugir de ganks ou engages depois que sei inimigo utilizar algum tipo de slow que ele possuir.

• W: CoragemPassivamente, Garen ganha Armadura e Resisntencia Magica farmando unidades, até um maximo de 30 de Armor e MR.
    Ao ativar, Garen ganha 60% de tenacidade e 60% de resistencia à dano pelos primeiros 0.75 segundos, e em seguida recebe 30% de dano reduzido pelo resto da duração. Duração total de 2/3/4/5/6 segundos.

Comentario: Essa skill que torna Garen tão resistente.
    Você chegara aos 30 de Armor e MR quando estiver com 120 de farm.
    Ter um timing bom com está skill, pode ser decisivo para sair Vivo de um Dive ou não, ter controle sobre quando usa-la vai permitir que vc tanque quantidades absurdas de dano e ganha trocas decisivas na Top.
    Se usar ela presters a tomar um hard-cc como stun ou snare, você pode literalmente anular o CC graças ao buff de tenacidade do W. Em Conjunto com Botas de Mercurio e alguns talentos, nem irá sentir CC acertando você!

• E: Spin To W... quero dizer... JulgamentoGaren gira furiosamente muito motivado, dando 14 / 18 / 22 / 26 / 30 (+ 36 / 37 / 38 / 39 / 40% AD) de dano em área a cada giro por 3 segundos.
    Garen começa com 5 giros, e Ganha 1 giro a cada 3 niveis (4/7/10/13/16), tendo o maximo de 10 giros.
    Garen causa 33% de dano extra em alvos isolados.
    Garen Ignora colisão de unidades enquanto gira.
    Inimigos atingidos por 4 Giros têm sua armadura reduzida em 25%
    Julgamento pode ter chance de acerto critico, dando 50% de dano bonus.
    Julgamento pode ser Reativado para ser cancelado mais cedo, diminuindo o CD baseado no Tempo restante de skill.
    Stuns/Snares/Supression e outros controles de grupo NÃO podem cancelar julgamento, somente o própio Garen.

Comentario: Como podem ver, essa habilidade possui varios pequenos detalhes, que se bem dominados, podem fazer muita diferença para você na lane.
    Dominar cada detalhe é essencial para que você domine o champ e use-o em seu 100%, e acredite, cada detalhe faz diferença.
    Essa skill tem um dano fraco no early game (antes de pegar o 6/7 giro), portanto, abuse da redução de armadura, e procure trocar isoladamente.
    Vou ensinar a fazer trocas com Garen logo logo.

• R: Justiça DemacianaPassiva: O Inimigo com mais kills recentes se torna Vilão. Ataques basicos e Giros de Julgamento dão 1% da Vida maxima do alvo como Dano Verdadeiro
    Ativa: Garen apela à força de Demacia para executar um alvo. Fazendo com que uma Fuking espada dourada gigante caia sobre a cabeça do Inimigo, dando 175/350/520 de dano base + 28.6/33.3/40% da vida perdida do alvo como Dano Magico. Aplica dano Verdadeiro ao Vilão.

Comentario:
     Para mim, a melhor skill de execução do Jogo inteiro, podendo eliminar a maioria de campeões com vida baixa, sendo tanks ou não. (Tanks normalmente quando são Vilões)
    Possui um Cooldown Relativamente baixo, já que sua build vai ter na maioria das vezes 30/40% de CDR.
    Essa skill não pode ser parada por nada nesse mundo, fora a morte do Garen ou a do propio alvo. (Zhoneas e Invisibilidade cancelam somente a animação, mas Garen pode Usa-la de novo logo em seguida)
    Com o tempo, se vc jogar bastante de Garen, vai saber decorado o quanto de Vida cada alvo precisa para que essa skill mate ele, é questão de pratica!
    PS: Se vc tentar fleshar dessa skill, além de morrer do mesmo jeito, vai causar dano psicológico no inimigo, por ele saber que usou Flash atoa.

BUILD

A Build do Garen é muito dependente da partida. Como um campeão que builda tank, vc terá que analisar o time inimigo e fazer a melhor build possivel para resistencias.

ITEM CORE: 
Sério melhor item de dano para Garen em 97.8% das partidas. Status muito bons para Garen, otimo custo-beneficio, e comba muito bem com a nova passiva do E.

Quando enfrentar times com 1 ou menos tanks (no caso o tank não seja o TopLaner), fazer uma  pode ser muito mais eficiente, já que a passiva do cutelo não será tão efetiva e o seu dano será maior no geral.

Exemplo de Build Lategame:
Cutelo, Couraça, Botas de Mercurio, Armadura de espinhos, Semblante e Sterak (Contra times com mt ranged AD/ ou times full AD, Tabi Ninja tbm é uma otima opção)

Avisos:
1. Contra a maioria dos laners AD/Melee da Top, vc vai querer Rushar . Fica PERFEITO para ele e vai ajudar demais nas trocas.
Como Capa não escala muito bem para o Late-Game, sugiro trocar por um Randuim quando estiver full Build.
2. é otimo quando lhe falta CDR por fazer Yommus, ou quando enfrenta times com somente 1 tipo de dano, onde você irá buildar somente 1 tipo de resistencia e pode usar Warmog para fechar a build.
3. Evite Rushar dano. Garen tem um dano base otimo, e fazer Tank será muito mais eficiente nas trocas.

COMBOS

Bom, o combo do Garen existe 2 variações: Q+E ou E+AA+Q
Esses serão os combos de troca na lane.

Qual a diferença?
A maioria das vezes vc vai enfrentar alvos Melee na Top, então será; melhor utilizar o Segundo Combo.
Você ira grudar no alvo com o Giro, e depois que retirar a armadura, acerte um auto-ataque e resete com o Q, e saia do perigo usando a movespeed enquanto o alvo está silenciado e n pode revidar. Terminar o combo usando seu Q, significa que ele vai estar em silence, e n poder revidar caso vc Ulte.

Você vai manter um poke constante com AA+Q na lane, junto do Talento Aperto dos Mortos Vivos, para diminuir a vida do alvo ao maximo.

O outro combo é pra quando vc está enfrentando um alvo mais dificil de se chegar. Ai vc terá que usar o Q para poder chegar nele.
NÃO USE O Q DE PRIMEIRA! Espere o alvo utilizar seu Slow ou CC, e dps use essa skill para remover o slow e chegar nele.
Lembre-se que sua unica mobilidade é o Q, então se usar ele pra ir pra cima, n vai ter ele para quando precisar voltar, tenha isso em mente.

ENCARANDO A PARTIDA

Você vai procurar começar a partida com o Q. É melhor para farmar e fugir caso as coisas saiam do controle.
Contra laners AD, comece com e 4
Contar AP/Ranged Escudo de e 1

Vc vai upar o seu E e depois seu W.
Para iniciantes, recomendo focar o E, que é mais simples.
Para os mais avançados, eu uso a ordem de up que consiste em upar seu E nos niveis 3/4/7/10/13 (os memos niveis que vc ganha um giro extra) , e nos outros vc upa o Q, e por utimo o W.
A movespeed extra do Q ajuda a vc alcançar e ficar encima de inimgos mais facilmente. Mas essa ordem de Up recomendo para quando souber usar bem o Q e tiver experiencia.

Garen tem um estilo de jogo agressivo, portanto, você VAI TER que trocar com seu laner, para estabelecer dominancia.

E Mantenha sempre a lane wardada para evitar ganks. 

Garen e os arbustos possuem uma relação de dar inveja. Se o seu inimigo for descuidado e você utilizar as bushes constantemente, ira acontecer de seu oponete dar facecheck e acabar tomando um combo completo na cara.

Caso vc seja gankado, aqui vai uma dica de ouro: Guarde o Q para quando tentarem lhe dar slow, e use-o quando ver q eles não terão outra forma de lhe dar slow. E enquanto fugir, GIRE e ande em meio aos minions. Como Garen ignora colisão de unidades, os outros terão trabalho em lhe dar chase em meio a uma MinionWave enquanto vc passa direto.

No Mid-Game, procure dar um pouco de Roaming, para ajudar o JG e seu Midlaner. Com seu Q vc não vai demorar em crusar o mapa para isso.

Late-game é a temporada de caça ao vilão.
Vilões são alvos "Faceis" para Garen depois que vc chega em cima deles. Vc consegue eliminar eles num piscar de olhos caso estejam isolados e com 80% do HP. Flash+Q+E+R é normalmente o suficiente.

Dicas para as TeamFights:

1. GAREN NÃO STARTA LUTAS!! Você não deve ser o primeiro a entrar na luta. Espere o seu engager começar e acompanhe-o logo em seguida, indo para cima do carry inimigo. Vc só vai startar em 2 ocasões: Quando vc for o unico tank do time e ngm mais puder startar, ou quando o carry inimigo estiver exposto e low HP, assim vc vai chegar mentendo a justiça nele, executando-o e tornando a luta um 4x5.

2. Caso vc n consiga ter a janela para focar o Carry, e seu time precisa de vc junto para frontline, calma, vc ainda será util.
Com um Cutelo negro na build, quando a treta rolar, vc coloca isso [daqui pra tocar](https://www.youtube.com/watch?v=V2XJ9MRRSaA) e sai girando no meio do time inimigo, acertando o maior numero de inimigos que puder.
Com Cutelo e a Passiva do E, vc ira tirar uns 45% da armadura de todos os inimigos em menos de 2 segundos, amplificando MUITO o dano do seu time .

3. O vilão não precisa ser seu alvo 100% das vezes. Afinal de contas, do que adianta focar o Blitz suporte só pq vc vai dar mais dano nele?
Veja quem está dando trabalho e escolha bem seu alvo, ISSO É MUITO IMPORTANTE!!

Caso queira usar como base, aqui estão as runas que eu uso para ele. De longe são as melhores para um estilo de Tank/Dano: https://br.leagueoflegends.com/pt/featured/preseason-update/8400-8437?build=30020046

Eu até poderia me aprofundar mais no champ, mas me extenderia demais, então fica por isso mesmo.
Se quiser dicas como Match-ups ou algo do gênero, pode perguntar que eu vou ler e responder!

32 RESPOSTAS

ra tudo que Re: Usando 100%- Jogando de Garen ao Máximo! (Atualizado)

eu tava pensando nisso hoje de manhã kkkkk, consegui habilitar a m6 com ele por 90 ip e animei em buscar a m7, GG pq sei que o conteudo é bom e mais tarde leio Smiley Very Happy 

Re: ra tudo que Re: Usando 100%- Jogando de Garen ao Máximo! (Atualizado)

Fico grato em saber que se interessou!
Qualquer coisa só perguntar e desde já agradeço o feedback ^^
Aronguejo

Re: Usando 100%- Jogando de Garen ao Máximo! (Atualizado)

Legal, sempre gostei de jogar de Garen, ja tinha visto seu tópico antigo, já sabia quase tudo que você explicou aqui, mas mesmo assim valeu a pena dar outra olhada nesse!!

Fico sempre feliz em ajudar!
Teve mudanças de intens e coisas que aprendi nesses utimos meses, fora o buff no W dele e na passiva.
Então pensei em aproveitar o novo fórum pra alcançar um publico novo e atualizar o que tinha ficado ultrapassado no ultimo guia :v
Aronguejo

Também Gostei muito do conteúdo !! Você comentou meu vídeo com tanto carinho que tive que retribuir !!! Passa no meu canal vc comentou meu vídeo de garen !! Veja se gosta dos outros !! https://www.youtube.com/channel/UCKpyJIQJov2CDhvyz3NmcNw/videos
Barão

Boa mano, gosto muito do Garen, é dos tops que mais jogo, é um monstro no TT 3x3! Seu tuto vai ajudar muita gente.

Garen é embaçado demais kkkk

Quer viver para ser lembrado , ou então morrer sumiu (8)

Arauto

Muito bom cara, não jogo muito com o campeão mas foi bom saber de algumas coisas, não sabia da redução de armadura e nem do removedor de slows hehe

@Messier 22 escreveu:

Boa mano, gosto muito do Garen, é dos tops que mais jogo, é um monstro no TT 3x3! Seu tuto vai ajudar muita gente.

Fico feliz em ouvir isso!
As vezes eu jogo um 3x3, e realmente ele se destaca muito por lá!

@Ian Victor escreveu:
Muito bom cara, não jogo muito com o campeão mas foi bom saber de algumas coisas, não sabia da redução de armadura e nem do removedor de slows hehe

E são esses pequenos detalhes que fazem a diferença!

faz um de taric ou darius ae Smiley Very Happy 

@OtalDoDartiVeide escreveu:

faz um de taric ou darius ae Smiley Very Happy 

Eu até faço um de taric um dia, mas Darius não.
Não me considero main e experiente o suficiente de Darius para fazer um post desses.

Dragão

maneiro e tal, mas usar warmoog no garen é zuadaço, pqp, acho um desperdicio, sei la, o cara ja cura pra krl com o semblante no late game, ele tem quase uma warmoog sozinho, nao precisa dela, vc se cura full hp em segundos, usar warmoog pra ficar full hp 2s mais cedo pra mim é desperdicio

@Boobabyy escreveu:

maneiro e tal, mas usar warmoog no garen é zuadaço, pqp, acho um desperdicio, sei la, o cara ja cura pra krl com o semblante no late game, ele tem quase uma warmoog sozinho, nao precisa dela, vc se cura full hp em segundos, usar warmoog pra ficar full hp 2s mais cedo pra mim é desperdicio

Eu uso warmog em casos que eu preciso de HP e CDR.

Normalmente, uso Yommus em vez de cutelo quando enfrento somente Squishies, e com isso me custa 10% de CDR.

Não é raro casos em que Preciso fazer full armor com Yommus, e com isso, fico sem CDR na build devido a falta de itens de Armor+CDR no jogo, então uso warmog para compensar essa falta de CDR.

E também, Warmog serve para os casos onde você está enfrentando times com somente 1 unico tipo de dano e depois de fazer 3 itens de resistencia bruta, você poder compensar com um item que lhe da 800 de HP.

É comum casos de enfrentar times full armor, entçao depois de fazer 3 itensd e armadura, você completar com um de HP bruto fica excelente, ainda mais com a passiva do W do Garen que já lhe concede armadura de graça. ^^

Espero que tenha intendido o por que da warmog!

E obrigado pelo commnet, eu editei a parte de build para esclarescer melhor isso!

Aronguejo

MARe: Usando 100%- Jogando de Garen ao Máximo! (Atualizado)

Graaaaaande Gemada.Honrando os mains Garen. Smiley Very Happy

Como faz pra colocar essa flair linda do nosso demaciano aí?

Re: MARe: Usando 100%- Jogando de Garen ao Máximo! (Atualizado)

@Shodore escreveu:

Graaaaaande Gemada.Honrando os mains Garen. Smiley Very Happy

Como faz pra colocar essa flair linda do nosso demaciano aí?

Ah, a assinatura? Eu mesmofiz ela no photoshop.
O tutorial está aqui. Creditos para a Ana luiza pelo otimo tutorial!
https://forum.br.leagueoflegends.com/t5/Off-Topic/Assinaturas-TUTORIAL-COMPLETO-Agora-sim-xD/m-p/405...

Ótimo post amigão!!

Tropa

otimo guia

eu sou(ou tento ser)main garen e acho ele um otimo toplaner

ate mudei meu nick para Diomacia(um trocadilho com demacia e dio de jojo)

Kono Garen da!
MUDAMUDAMUDAMUDA (gira intensamente)