cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Uma sugestão de Buff no Rakan

Uma sugestão de Buff no Rakan

Resumo pra quem tá com preguiça: Rakan não é o suporte mais fraco (a la fiddlesticks) tá desbalanceado para o lado fraco. Proponho alterações para o Q (Aumentar cura e tirar a palhaçada de cura que aumenta com nível do personagem), para o W (Colocar uma marca para quem sofre efeito de knock-up do W para que ela seja "estourada" com o autoataque do rakan dando dano extra), para o E (adicionar um escudo para o Rakan quando ele se prender a aliados) e para o R ( TALVEZ (devido ao risco de ficar muito forte, esse buff talvez não deva ser aplicado) buffar o dano do R e aplicar um efeito de resistência à redução de velocidade de movimento).  

é um campeão difícil de balancear. É como pensar numa leblanc na versão suporte, se você der dano demais ele deixa de ser suporte e vira um mid com o tanto de dashes e utilidade que ele tem. A maior parte dos suportes não tem esse recurso de poder pular parede até 3 vezes quando bem entender.

E claro, quando eu falo que ele está fraco, podem vir contra-argumentações (e bem fundamentadas aliás) de que ele foi um dos suportes mais pickados no mundial (E no cblol, e na LCS e tudo mais). Mas ele não foi pickado per se, mas sim por causa da sua interação com a Xayah (Tanto que, na minha opinião, o fato da G2 ter banido Rakan ao invés de Xayah na final foi o motivo de terem perdido o 3º jogo).

Estamos falando de um campeão que ganha 2 habilidades e um aprimoramento a mais só por estar com um outro campeão. Dos 23 picks dele no mundial, apenas 1 foi com lucian, 1 com Yasuo e 3 com Kai'Sa. Em torno de 78% dos picks foram com Xayah. E lembrando que alguns picks tiveram Xayah no outro time, portanto poderiam ter pegado ele apenas para evitar o combo no outro time (Caso do Lucian - Derrota e Caso do Yasuo - Vitória que estavam contra uma Xayah) 

O E dele aumentado gera uma segurança muito maior para um campeão squishy, o W da Xayah aumenta muito o DPS do rakan e ainda por cima, se for bem calculado, ganham uma rota de escape muito rápida com a passiva dos amantes. Ou seja, não é o rakan que é forte. É o combo que os torna forte e é justamente esse meu argumento para falar: O Passarinho está fraco.

O que eu quero propor aqui não é aumentar o dano dele nem nada do tipo, mas tornar suas habilidades mais recompensadoras.

Antes de tudo: Tirar o buff do W da Xayah. É um buff completamente injusto para o Rakan que faz o nível 1 deles ser completamente desbalanceado.

Q: É uma habilidade com baixo dano, baixa cura e difícil de acertar. Qual o ponto de sequer usar isso se não pra procar o item de suporte? Não há necessidade alguma. "Ah, mas tem o W junto para facilitar o acerto". Rakan é squishy, qualquer cc de enraizamento ou stun é capaz de parar o avanço dele, o Q bate em minion e a cura é ridícula de fraca. Além disso, o gasto de mana no early game impossibilita qualquer troca com essa habilidade.

Qual é minha sugestão: AUMENTA A PORCARIA DA CURA. Não precisa aumentar o dano da troca ou diminuir o gasto de mana, só torna esse campeão suporte em um campeão suporte DE VERDADE. Taric, Soraka, Yuumi, até a Kayle dão cura apenas clicando em cima de alguém, alistar nem sequer precisa clicar e a cura deles é incrivelmente superior à do Rakan.

Não precisa ser um gênio pra perceber isso, só olha a cura de uma Yuumi no nível 5 de aprimoramento, ou o cooldown da cura da soraka. Estamos falando de uma habilidade cara, com baixo dano, que precisa acertar para curar e que ainda por cima escalona com AP e nível do personagem. Resumindo: Tanto faz eu deixar ela no nível 1 ou 5, eu só vou curar de verdade se eu deixar meu personagem squishy mais squishy ainda.

Precisamos pensar em custo-benefício. Se é uma habilidade que tem alto custo e condicionais para conseguir extrair 100% dela, o mais justo é que tenha uma recompensa grande ao acertá-la. 

W: Essa habilidade é a que eu maximizo primeiro por questão de engage e disengage. Provavelmente é a habilidade mais útil dele. A única alteração que eu faria é colocar uma espécie de "marca" parecido com a marca da Leona naqueles que são atingidos por essa habilidade e que ela fosse estourada com o autoataque (Ou talvez uma interação com o Q).

E: É uma habilidade difícil de balancear. Ela é mais aquela habilidade de "anti-poke" do que um salva-vidas contra uma ult da Syndra ou do Veigar. Como eu falei, Rakan é um campeão Squishy e para ele proteger aliados que estão contra dano em área (exemplo: Jinx) é simplesmente muito custoso. É outra habilidade com benefício baixo e custo alto. Eu aconselharia adicionar um escudo para ele e para o aliado. Eu acho que buffar o escudo que ele concede seria um tanto quanto tóxico para o jogo, então apenas adicionar um escudo ao Rakan vai fornecer um pouco de sobrevivência pra ele.

R: Não há muito o que mudar nessa habilidade. É um CC forte, com um dano relativamente baixo até mesmo quando se faz Rakan AP. Eu tenho duas mudanças, mas eu acho que elas são meio tendenciosas pelas minhas experiências e talvez deixariam ele forte demais.

Colocarei de qualquer jeito: Buffar o dano e aplicar um efeito semelhante ao Highlander do Master Yi de ser imune à redução de velocidade.