cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Uma reflexão do estado do Shaco, listagem dos bugs, e um apelo.

Aronguejo

Uma reflexão do estado do Shaco, listagem dos bugs, e um apelo.

Então, amigos, após o rework do Shaco, que o fez perder muitas características positivas, como por exemplo ser um campeão eclético no tocante a builds, ser mais divertido de ser jogado e também mais "saudável" de se jogar contra. Mesmo estando desde o seu rework, em um estado fraco, com exceção de uma atualização, onde ele ficou realmente viável, e logo depois nerfado, Shaco não para de receber nerfs diretos e indiretos. Como Mono Shaco há cerca de 4 anos, e participante ativo no Reddit do "ShacoMains", resolvi fazer um dossier com todos os problemas que Shaco possui no momento.
Antes de começar, gostaria de deixar claro que eu e a maioria esmagadora de mains Shaco espalhados pelo mundo, no momento, só queremos o REVERT do mesmo.
Para ficar mais claro e coeso para você que está lendo, vou organizar tudo em ordem cronológica, começando pelo seu rework, quando Shaco perdeu a sua identidade de ser um campeão early game - Até hoje tem gente que me pinga achando que tenho que ganhar early- Recebeu um nerf absurdo do tempo de duração do "Q", e teve o Dano da faca reduzido para incríveis 5 de dano. Sim, 5 de dano. vou escrever novamente pra não acharem que é erro de digitação: 5 (CINCO). Sem contar, que era enterrado ali, o Shaco AP.
E então, começou o choro de todos os lados, os MonoShacos que odiaram esse rework (Se eu que sempre joguei majoritariamente de Shaco AD, odiei, imaginem aqueles pobres coitados que faziam Shaco AP... ), e o resto da comunidade, que perdeu qualquer counterplay contra o boneco Late Game. (quando forte, o que é difícil fazer, levando em consideração, que no early, Shaco apanha até pra uma Soraka. Inclusive é nostálgico lembrar que antes todos temiam os invades early do Boneco, e hoje, todos o invadem, pois sabem o zero a esquerda que o mesmo tornou-se)
Não satisfeita após deixar Shaco agonizando, a Riot decidiu retirar o Dano que o "Q" adicionava no primeiro AA seguinte. Mudou o "E" para dano físico ( meus pesâmes a você que jogava de Shaco AP), e reduziu o tempo qual o "Q" dava damage após seu efeito invísivel acabar - O que é horrível, tendo em vista que dura 1 segundo no nível 1 - .
Shaco, que desde o rework, é completamente dependente de um item (saudades Shaco antigo, a primeira vez que peguei Diamante, eu jogava de Shaco bruiser... rs) , e se não o fizer, fica completamente obsoleto no jogo. Viu a Drakthar ser nerfada (engraçado lembrar que na época, o Medler fez um post dizendo que compensaria os assassinos que usavam Drkthar, e não listou Shaco como um dos que receberia, o mesmo, ainda disse que Shaco estava "muito forte"). Foi quando, após muito spam, o Rioter Repertoir ( que tem meu respeito e de toda nossa comunidade), chegou no Reddit e quis nos ouvir. Após aquilo, Shaco recebeu de volta o dano do "Q" que outrora possuia. Mas só durou uma atualização, pois, por pressão da própria Riot - nunca tinha visto um vídeo de Patch Notes, onde o apresentador diz que existe um buff nesnecessário em determinado campeão - e logo, foi nerfado. Nem quero entrar no mérito que o chefão do balanceamento do jogo, Medller, é Ouro V e main Adcarry, a posição que mais odeia Shaco, ainda mais em elos baixos, como o dele, visto que não sabem jogar contra. E que o "WINRATE DO SHACO É MUITO ALTO, TEM QUE NERFAR" é um argumento completamente fraco, já que quem é um campeão de nicho, quem joga, sabe usar. E hoje nem o Winrate é alto.Resultado de imagem para shaco nerfs

Após o nerf da Drakthar, Shaco ficou dependente de suas duas runas, Eletrocutar e Colheita sombria. Quando cerca de dois meses atrás, as duas foram nerfadas, e diminuiram juntamente com meu elo, que nesse tempo saí do Diamante 2 para um Hardstuck no Diamante 4. (Mas Shaco está forte sim, ontem um me stompou no Prata 4)
Agora, teremos mais um nerf, Com a Jungle iniciando com 30 segundos de jogo, Shaco, que já havia perdido um pouco do poder do start inicial desde o rework, quando as boxes foram nerfadas, agora vai ter que fazer a jungle com 1 box.
É completamente triste ver o estado que Shaco chegou, um campeão que realmente amo, inclusive, me fez ser apaixonado pela figura do Bobo da Corte e, que infelizmente só não tatuo por motivos óbvios.
Após esses 2 anos resumidos acima, agora listo todos os bugs que o campeão possui, a maioria desde o rework, e que a Riot nunca fez questão de consertar. E desde já agradeço aqui aos Shacos de todo o mundo, que me ajudaram a listar os bugs no Reddit, especialmente ao The Fake Shaco, que tem o Nick "Kisata" no Reddit.
1 - Caixas sendo stunadas, quando foram feitas para não serem.

https://www.youtube.com/watch?v=V5tENx282TU&feature=youtu.be
2 - Caixas sendo hitadas enquanto invisíveis
https://www.youtube.com/watch?v=hdUhPULqyrs&feature=youtu.be
3 - Caixas contra uma mera planta da Zyra. Parece piada. Não é.
https://www.youtube.com/watch?v=46vAJz0vNZE&feature=youtu.be
4 - Caixa INVÍSIVEL stunando o Shaco com o Q do Bardo. ( visão dos dois times)
https://youtu.be/PgzZm9h5c7w           https://youtu.be/x4djR5l-Kjw
5- Caixas focando minions ( poderia por um milhão de vídeos aqui) supostamente, elas priorizam campeões que Shaco está em combate, e segundamente, minions.
https://www.youtube.com/watch?v=awx2AjKGUF8&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=L5Gs3U9SKPg
6 - Ekko consegue hitar o Shaco mesmo durante o fear
https://www.youtube.com/watch?v=TEim5G1q6Wo&feature=youtu.be
Bugs abaixo não possuem vídeos, estarão listados.
7- Torre foca o Shaco verdadeiro quase sempre, mesmo quando você acerta o timing do AA da torre.
8 - Não é possível hitar inibidores e o Nexus com o clone apertando R+ click, e sim Alt+ click, o que é extremamente irritante.
9- o Clone não recebe e nem ativa a nova Colheita com seus AA
10- O Clone não proca o dano da Statick, e nehum outro item de Zelo, também não proca Guinsoo e Canivete.
11- Nem o Shaco ativa o dano da canivete, e está assim desde que o item foi lançado, e mesmo assim aparece como "itens recomendados"
12- O dano do clone não aparece nos status do game.
13- Cancelar um Ataque básico enquanto invísivel cancela a invisibilidade ( ESSE É UM DOS BUGS MAIS CHATOS, extremamente broxante)
14 - Pyke reseta sua ultimate no CLONE do Shaco

Listo aqui também alguns vídeos do Pink Ward falando sobre Nerfs e Bugs:

https://www.youtube.com/watch?v=Vlb0SuORX8g

https://www.youtube.com/watch?v=VpYnrusBzZI

Bem, Riot, não quero Buffs, não quero skins novas (mesmo sem receber há um bom tempo), e sabendo que vocês não querem nem gostam de fazer skins pro Shaco, visto que não dá dinheiro pra vocês. Não quero um rework câncer como o da Akali, Irelia e Aatrox. Tudo que quero é o revert, ou pelo menos, que consertem os inúmeros bugs do boneco. EU nunca quis que Shaco fosse um campeão que aparecesse no competitivo, que fosse a estrela do jogo, que recebesse 1 skin por ano. EU gosto de ser o campeão troll, porque eu sei jogar com o Boneco, e um Shaco bem jogado é a coisa mais impressionante que existe. Só quero que Shaco volte a ser aquilo que sempre foi, um boneco engraçado, visto como fraco, troll, mas que recompense quem se propõe a aprender. Juntando minhas contas, tenho cerca de 2 MILHÕES E 300 MIL pontos de MAESTRIA, sou um dos players com mais maestria com ele, na lista do Reddit, o primeiro brasileiro, terminei a season 8 como TOP 3 SHACO BR. Por favor, Riot, é um apelo que eu, em nome de todos os VERDADEIROS monoshacos faço, olhem pra nós, também somos consumidores de seus produtos. Por favor.

Imagem relacionada

79 RESPOSTAS
Tropa

Re: Uma reflexão do estado do Shaco, listagem dos bugs, e um apelo.

Falou tudo, mas acho que não vão te ouvir, eles querem é lançar skin pra lux e janna KKKKKKKKKKK

Espero que leiam isso.
Aronguejo

Como main Shaco eu estava justamente refletindo sobre ele por esses dias. Houve um tempo na S7 onde o boneco era forte com tudo. Qualquer build servia ao boneco (AD, AP, ATKSPEED, BRUISER), cada uma com uma mecânica diferente de ser aplicada. Hoje, praticamente nada serve.

De outro lado, o shaco está na classe dos assassinos. Vamos fazer algumas comparações.

Kayn assassino das sombras (azul) - Tem alta mobilidade. É possível explorar a fog muito bem com o E, tem sustain, chega de lugares inesperados e tem um dano ABSURDO. Tem uma limpeza da selva excelente. É fraco no 1v1 no early, mas depois de transformar consegue fazer 1v9 nas duas formas. O mais importante, ele consegue fazer o que a RIOT diz não querer que o shaco faça: one-shote e gankar lvl 2, nem que seja pra tirar um F ou dar uma vantagem na lane. Consegue invadir e dar counterjg, pois tem um escape sensacional no E. Além disso, ele consegue entrar na luta e sair, pois sua ult lhe permite dar um dash em alguma direção quando ele sai do inimigo, ficando inalvejável durante esse período. Então temos um assassino que vai, mata, e volta.

Zed - alta mobilidade com a manipulação das sombras. Consegue chegar no meio da backline inimiga, mata um alvo frágil e depois transloca para uma das sombras mais bem localizadas. Conseguir ir, matar o inimigo, e voltar.

Fizz - Se combar, consegue matar um alvo frágil ou até mais de um e sair com o "E", ficando inalvejável. Dano absurdo.

Akali - Boneco que mais se tem reclamado ultimamente. Inalvejável até por torre.

Ahri (mago de controle ou assassino?) - Consegue chegar e sai pro conta da quantidade de dash que possui na ult. Mobilidade absurda, principalmente depois do buff na ult.

Talon - consegue chegar, bustar e só precisa estar próximo a uma parede para sair.

Rengar – é um campeão difícil de masterizar a mecânica da ferocidade. Mas, se dominado, é um campeão praticamente imune a CC.

LeBlanc – A fala do shaco "no meu próximo truque eu vou fazer você desaparecer" deveria ser da LB.

Agora voltamos ao shaco e vamos dizer em que pé está o boneco.

Shaco é um campeão assassino. Seu objetivo é conseguir chegar e matar um alvo frágil.

Porém, o shaco não está tendo dano suficiente para isso sem que tenha snowbalado muito no jogo.
Shaco era um campeão early game que tinha seu power spike lvl 2, com evy e a box. Isso foi retirado há um bom tempo, quando nerfaram de 3 para 1 segundo o tempo do envy no lvl 1.

A justificativa para isso era que o shaco estava destruindo as rotas com seu gank lvl 2. Porém, em algumas dessas atulizações, a RIOT fez algumas alterações nesses sistema querendo evitar que os abates sofridos no início da rota afetassem de tal maneira o jogo. Mudaram o shaco pelo seu impacto no jogo, mudaram o jogo e não retornaram com o shaco.

Para poder bustar alguém, está sendo necessário utilizar a ult, ou seja, usar o clone em uma luta 2v1. Porém o shaco está tão fraco, que se é alguém que está habituado a jogar contra, ele foca o verdadeiro (da pra saber pelo local onde o clone nasce, se o shaco não estiver invisível quando ultar) e o mata quase instantaneamente.

Pela falta de dano, o shaco se tornou um campeão com uma mecânica totalmente difícil para se jogar, pois ele depende de muitos truques para ser efetivo. Usar as caixas com criatividade, usar o clone com criatividade. Além disso, os invades early game do shaco são muito arriscados, pois o boneco é muito frágil e se usar o envy para ir, ele não tem como sair.

A ultimate do shaco tem uma mecânica de cancelar um ataque, uma skill, caso utilizada no tempo certo. Mas se você a usa para poder duelar e causar dano, então você perde essa mecânica defesa.

Comparado com os outros assassinos, que tem UM DANO ABSURDAMENTE ALTO, FICAM INALVEJÁVEIS E TEM ESCAPE, o shaco fica totalmente à mercê do time inimigo. Se ele for e não conseguir abatar o alvo, ele não tem o que fazer a não ser morrer.

Por fim, vamos comparar o shaco com outros dois campeões semelhantes: Kha'zix e Twitch.

Twitch é um hypercarry que vem sendo o que o shaco foi no passado. Pelo alto tempo de invisibilidade do "Q" é um boneco que, na selva, o objetivo e pressionar as rotas com ganks no early game. Sua maior fraqueza é ser um campeão frágil e suscetível de counterjg. Mas, por ser um hypercarry, se tiver um early bom, o jogo pode acabar antes dos 10 minutos. Além disso, é um campeão ranged.

Kha é um assassino cruel no 1v1 se o inimigo estiver isolado. Ele não tem a invisibilidade antes dos 6, mas após o 6 é um campeão absurdamente forte se bem jogado. Seu ponto forte? DANO ABSURDO EM ALVO ISOLADO. Tem escape? Se upar o E, ele pode abater o alvo e sair com o salto.

Shaco teve seu spike levado para o lvl 5, com o envy lvl 3 ao menos. Porém, falta dano. O Ignite ajuda no início, mas você sacrifica um spell de fuga para ser agressivo e tentar snowbalar o jogo. É um boneco facilmente caitável, se o inimigo tiver F e conseguir sair de perto, pois ele não tem gapclose e apassiva de slow só é eficiente para quando o alvo tenta fugir a todo custo e mesmo assim nem sempre é eficiente, pois sem o Q o shaco não tem mobilidade.

Ou seja, o Shaco teve nerfs direto e indireto (itens e alterações globais do jogo). O jogo ficou mais aceleado e o boneco que era early game teve seu spike adiado para o pré-mid game, onde é difícil de encontrar espaço. Não tem sustain, apesar de conseguir manter a vida na sela devivo à box. Chega e não tem escape. Não tem dano pra dar one-shot se não estiver MUITO na frente. Mesmo 10/0, se cometer UM pequeno erro, pode ser solado por quase qualquer campeão lutador 0/10.

Se estão dizendo por aí que enterraram o Yorick com o recente nerf que deram nele, na cova que ele foi enterrado o shaco já está fazendo aniversário.

não tenho tanto tempo de mono Shaco, comecei na Season 6, peguei ele em uma boa faze, adorei o campeão e jogo até hoje, só quem joga com ele sabe as varias deficiencias que ele tem, ele é um campeão onde se você for invadido e for morto ao menos duas vezes, pode quitar, pois seu jogo acabou, o campeão perdeu muito seu potencial, não só pelos nerfs diretos, mas também em todo seu conjunto de item e Runas, lamentavel, Skin eu nem espero porque já vai fazer 4 anos que ele não ganha uma !

Pyke não rezeta a ult no clone do shaco... Isso foi corrigido a um tempinho cara.... Foi corrigido varias coisas na ult do pyke.... Ele ficava rezetando na ult do trynda, na ult dos Kindred... Rezetava até em G.A, Clone da LB.... Soq tudo isso ja foi corrigido...

PQP falou tudo

Concordo em tudo! O Campeão está muito fraco, ja teve nerf direto, nerf nos assassinos, nerf na drakthar. Não sou mono, mas tenho o campeão como main. Infelizmente esta esquecido tanto na questão de balanceamento quanto na questão de skin visto que a última dele foi em 2015.
RIP Shaco...

faltou dizer q tem 0.25 s para dar o proximo hit com dano adicional q é tipo dar Q e sair do Inv *Dar Q apenas para bater no cara ...
Tropa

Oq a riot tá fazendo vei, acabaram com o champ
Tropa

up
Arauto

Agr entendi pq de um tempo pro cá, senti que Shaco tava inutil nos games kkkk que triste. Mas ele ta na lista de reworks.

http://leagueoflegends.wikia.com/wiki/Champion_updates

Aronguejo

https://u.gg/lol/tier-list/?role=jungle

SHACO É ATUALEMENTE O CHAMP COM MAIOR TAXA DE VITORIA NA JG!
PARECE QUE PRA SER BOM DE SHACO TEM NÃO PODE SER MONO SHACO.
CHORA MENOS QUE TÁ FEIO!
Aronguejo

Parei de ler no item 14 pois eu sei que é mentira.

SERIO QUE TU TA FALANDO DO ELO DOS RIOTERS? MANO. MDS. QUE TARA EM ELO. É INVEJA?
Dragão

Essa fan skin, condiz perfeita.

"Alguma vez você já escutou o chamado?

Eu não tinha noção que saco possuía tantos bugs eu jogava de shaco mas depois que ele tomou nerf atrás de nerf sendo direto ou indireto eu fiquei desanimado e parei mas eu me divertia muito jogando de shaco adoraria que ele voltasse a ser oq era
Aronguejo

Acho que você não entendeu, to exatamente criticando um cara com elo baixo mandar no balanceamento do jogo, visto que o mesmo tem pouca noção.

Tropa

Concordo, eles poderiam ter um equipe que além de entender da mecanica no jogo entendesse de como funciona, uns que realmente estão em high elo...

Highlighted
Aronguejo

Falou tudo, nem vi tópicos sobre o shaco, mas na minha main tirei ele da lista de champ p ranqued pq achei muito sem dano no early game.(Main shaco)
Realmente, ele so da dano quando fica forte, quando fica forte é quase imortal, mas caso contrario, sua única vantagem é a invisibilidade, pois até p limpar wave tem que fazer tiamat se n se fode, ou seja, já é dependente de um item....
Hj jogo de eve, jax e xin....