cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Um Guia Iluminado - Leona, A Alvorada Radiante

Resolvido
Highlighted
Arauto

Um Guia Iluminado - Leona, A Alvorada Radiante

A Leona é uma guerreira sagrada de Solari, agraciada com poder e conhecimento das eras mais antigas do mundo, que defende o Monte Targon com sua Lâmina Zênite e a Proteção da Aurora. 

 

"Se quiser brilhar igual a um sol, antes precisa queimar igual a ele."

~ Leona

 

 

Prós:

  1. Tanque
  2. Muito CC
  3. Bom engage
  4. Capacidade de Roaming

Contras:

  1. Falta de Escape

 

 

 

Habilidades:

 

Passiva: Luz do Sol

 As habilidades que causam dano afligem os inimigos com Luz do Sol por 1,5 segundos. Quando Campeões aliados causam dano a estes inimigos, a Luz do Sol é consumida para causar Dano Mágico adicional.

 

Habilidade Q: Proteção da Aurora

Leona usa seu escudo para fazer seu próximo ataque básico, causando Dano Mágico adicional e atordoando o alvo.

Seu próximo ataque básico causa 10/35/60/85/110 (+30% de Poder de Habilidade) de Dano Mágico adicional e atordoa o alvo por 1s.

IMPORTANTE: O uso dessa habilidade reseta seu auto ataque e conta como um hit, muito útil na hora de destruir as wards inimigas que ficavam com uma barra de vida.

 

Habilidade W: Eclipse

 Leona ergue seu escudo para receber Armadura e Resistência Mágica. Quando a duração chegar ao fim, caso haja inimigos próximos, ela causará Dano Mágico a eles e prolongará a duração do efeito.

 

Habilidade E: Lâmina Zênite

Leona projeta uma imagem solar da sua espada, causando Dano Mágico a todos os inimigos em uma fila. Quando a imagem some, o último campeão inimigo a ser acertado fica imobilizado por um curto período e Leona o ataca.

 

Habilidade R: Labareda Solar Leona invoca um feixe de energia solar, causando dano a inimigos na área. Inimigos no centro da área serão atordoados, enquanto inimigos próximos à extremidade sofrem redução de velocidade. Em seguida, a espada de Leona é carregada com o poder do Sol, causando Dano Mágico adicional por alguns ataques.

 

Sinergias:

No early game a vai bem com Campeões que conseguem liberar todo seu arsenal ou dar dano massivo em poucos segundos. A medida que o jogo evolui, ela passa a suportar jogadas prolongadas e dar um suporte ainda maior para o time. 

 

Seu papel como iniciadora tem uma sinergia excelente com campeões que conseguem continuar o controle de grupo enquanto suas magias estão em CD e permite que os aliados responsáveis pelo dano executem sua tarefa. Alguns exemplos são:

: Depois de acertar o E ou o R, fica fácil do Amumu entrar, isolar uma área maior ainda e segurar uma parte do dano.

 

Esses outros campeões seguem o mesmo princípio, de que a partir da iniciação podem distribuir dano com todo seu potencial: 

 

sempre foi uma parceira incrível. Sua ultimate torna o engage muito mais seguro e seu dano em área maximiza o potencial dos itens como Convergência de Zeke e Juramento do Cavaleiro.

 

No começo do jogo, a sinergia com a  é excelente. A passiva da Jinx junto com a capacidade de engage no nível 2 da Leona provavelmente leva a uma kill e o outro campeão inimigo voltando pra base. Essa vantagem deve escalonar durante a partida e facilitar muito a vitória.

 

Ela é boa contra:

: O W é a ferramenta de engage dele, mas isso normalmente o deixa vulnerável a todo seu combo. Então normalmente ele levará muito dano antes de conseguir sair com o E e a capacidade de luta fica bem restrita.

 

: O puxão do Nautilus te leva até ele, tornando fácil a execução do seu combo e deixando seu E livre para enraizar o ADC inimigo e mudar de alvo. Além disso, a resistência da Leona no combate de poucos segundos faz com que ele gaste suas magias dando um dano pequeno quando comparado a todo o potencial.

 

Outros campeões que passam pela mesma situação: , Pyke e  (com ressalvas).

O Thresh tem duas ressalvas, ele dificilmente usará o puxão para ir até a Leona ou o adc quando ela estiver próxima e seu (E)sfolar corta o avanço da Leona na utilização da lâmina zênite. 

 

Quanto aos ADC's, ela tem uma taxa de vitória grande contra  e Kai'Sa.

O Ez e a Kalista, tem muita mobilidade, mas até crescerem no jogo dão dano com o tempo e até lá a quantidade de CC da Leona é suficiente para atrapalhar bem o desenvolvimento. 

 

O Jhin tem pouca mobilidade e se for pego com pouca munição provavelmente não terá dano para executar ninguém. O CC da  mais o tempo de recarga para recarregar a sua arma diminuem bem seu potencial na fase de rotas.

 

A Kai'Sa demora um pouco a crescer e todo o kit da Leona prejudica o acúmulo dos hits necessários para o seu burst.

 

Suportes que diminuem seu brilho:

 

Esses campeões diminuem a eficiência do seu ponto chave, que é o CC, e fazem ela gastar seu kit em vão muitas vezes.

 

A Morgana usa o escudo negro e te obriga a mudar de alvo, o ultimate dela também prejudica a aproximação já que ele vai diminuir sua capacidade de fuga.

 

A Janna pode cortar o avanço do E com o tornado e te afastar da luta com o ultimate.

 

O Zilean consegue posicionar as duas bombas e prolongar a luta além do que você deseja.

 

ADC's que escurecem sua presença:

 

A Ashe é um ADC que torna todas suas trocas All-ins. A capacidade dela de dificultar sua movimentação torna quase impossível uma saida do combate.

 

A Vayne corta seu engage, com o dardo ou com o rolamento. Diminuindo seu potencial.

 

Runas:

 

A Leona é um campeão agressivo, com muito crowd control (cc) e com alta resistência em combates curtos graças ao seu W. A escolha das runas é basicamente para o papel de suporte, mas ela também é um bom campeão contra assassinos (Spoiler).

 

A escolha primária das runas normalmente segue um desses casos:

 

Pós-Choque: Por ser um campeão de muito cc, essa runa é sensacional nela e permite um engage mais seguro durante seu jogo. No combo com o W ela recebe muita armadura adicional e dá o dano de duas explosões, uma com 2,5s (Pós-Choque) e uma com 3s (W). 

 

Demolir: Por ser um campeão tanque, essa runa ajuda muito na destruição de torres. Hoje, com as barricadas, isso facilita a destruição no começo do jogo e é possível garantir uma vantagem inicial.

 

Fonte de Vida: Com 3 magias do seu kit sendo cc, essa runa pode salvar seu adc no começo do jogo. Uma troca nos níveis baixos dificilmente dura mais de 5s. Com a Leona, seu foco é forçar lutas, explodir o escudo e recuar por alguns segundos. O escudo explode em 3s, então no início do jogo essa runa vai dar uma vantagem na troca para seu adc.

 

Osso revestido: Assim como o Pós-Choque, essa runa também aumenta a resistência durante o engage. Como um campeão de aproximação e iniciação essa resistência faz muita diferença no kit dela. 

 

Ventos Revigorantes: Caso seja uma lane de muito poke, essa runa pode ser mais interessante que a Ossos Revestidos.

 

Inabalável: Essa runa é excelente para o engage e para o desengage. Ela facilita a sua aproximação ou mudança de alvo depois de um Flash + E, ou flash + Q, quando os inimigos também tem habilidades com cc. Além de que em um combo normal em que você está sem  os feitiços de invocador ela facilita a sua saída da luta e aumenta sua chance de sobrevivência.

 

Runa Secundária:

 

Nessa segunda árvore você pode ver qual será sua prioridade, sustain, começar a dar roaming mais rápido ou priorizar seus CC's.

Calçados mágicos: Economizar 300 de gold, você pode voltar para base e fazer a sua mobility direto depois dos 10min. E com a Leona, provavelmente você terá suas botas antes dos 10min.

 

Entrega de Biscoitos: Mana. Em um combo no nível 3 ela gasta 165 dos 361 de mana que tem. Ou seja, esses biscoitos são uma parte importante do sustain dela na lane. Além disso, dão aumento permanente na mana, só tem vantangens.

 

Velocidade de Aproximação: Se seu adc não tem mobilidade no começo do jogo e o bot inimigo tem, essa runa pode ajudar. Ela aumenta suas chances de conseguir acertar as duas explosões (Pós-Choque e W), facilita na hora de conseguir dar aquele segundo stun e conseguir a kill e ainda ajuda na hora de correr até o jg inimigo que tá quase no seu adc e acertar o Q. 

 

Perspicácia Cósmica: Bom, redução de tempo de recarga em tudo. Essa runa torna incrível a velocidade da Leona em estunar, enraizar, explodir e recomeçar o processo.

 

Menções Honrosas:

 

 

Spoiler

Leona x Assassinos. (Mid ou Top)

Como já disse, as runas de Determinação tornam a Leona um oponente muito resistente em combates rápidos. Então, a mudança da segunda árvore é bem interessante.

 

Presença de espírito: Como o combate dela é baseado em não deixar o oponente atacar ou se movimentar, em uma luta ela gasta muita mana e seu ultimate. Essa runa resolve uma parte desse problema, recuperação de mana, que pode levar a mais uma kill para o seu time ou a fuga de uma situação de risco.

 

Lenda: Tenacidade: Quanto maior a Tenacidade, maior sua resistência a habilidades e itens que tem cc. Ou seja, mais tenacidade, mais fácil de você exercer O SEU CC. E convenhamos, é difícil ganhar dela nessa competição.


Com a Leona no Mid ou Top, seu foco será imobilizar o inimigo. Itens excelentes para ela são Força da Trindade 
Força da Trindade: Te dá redução de tempo de recarga (RTR), vida, mana, velocidade de ataque e movimento. Ela é um kit completo que caiu do seu para a Leona. Além disso, a passiva dela é sensacional: 
Passivo ÚNICO - Fúria: Ataques básicos concedem 20 de Velocidade de Movimento por 2 segundos. Abates concedem 60 de Velocidade de Movimento. Esse efeito de Velocidade de Movimento é cortado pela metade em campeões de ataque à distância.
Passivo ÚNICO - Lâmina Arcana: Após usar uma habilidade, o próximo ataque básico causa Dano Físico igual a 200% do Dano de Ataque base ao contato (1.5 s de Tempo de Recarga).

Outro item é esse:
Lâmina da Fúria de Guinsoo: Num primeiro momento parece bobo, até você ler todos os ativos únicos:
Passivo: Ataques básicos causam 15 de Dano Mágico ao contato.
Passivo ÚNICO - Último Sussurro: Recebe 6 (+0.5 por nível de Campeão)% de Penetração de Armadura.
Passivo ÚNICO - Dissolver: Recebe 6 (+0.5 por nível de Campeão)% de Penetração Mágica.
Passivo ÚNICO: Ataques básicos concedem +8% de Velocidade de Ataque por 5s (acumula-se até 6 vezes). Com o máximo de acúmulos, recebe Fúria de Guinsoo.

Penetração de Armadura, Penetração Mágica, dano adicional ao contato e por ser corpo a corpo ainda tem um bônus: Ao alcançar metade dos acúmulos, o próximo ataque de Campeões corpo a corpo completará os acúmulos de Lâmina da Fúria.

Os outros itens são situacionais, Malho congelado, Manopla Glacial, Botas da Mobilidade ou de RTR.

Itemização:

 

A Leona normalmente é usada como suporte, seus itens chave são: 

Convergência de Zeke: aumenta ainda mais a utilidade do seu ultimate em uma TF, gera mais CC e tem o dano mágico adicional que é dado pelo campeão vinculado.

 

Juramento do Cavaleiro: te deixa mais resistente e aumenta o seu sustain com o campeão vinculado próximo.

 

Medalhão dos Solari de Ferro: Resistência mágica, armadura e um escudo maravilhoso que vai salvar você e seus aliados de muitas situações. Aqui vai um comentário adicional, muitas vezes nós esperamos estar quase morrendo pra usar itens como Solari, Redenção e Zhonya e acabamos não tendo tempo de usá-los. Usar no começo da luta, quando ele vai atingir o maior número de aliados é uma coisa excelente, garante que todos recebam o escudo/cura e torna a luta muito mais segura.

 

Sentinelas detectoras: Visão é fundamental, a Leona é um campeão muito vulnerável quando está sem o seu time e uma movimentação errada vai te fazer gastar flash. Sempre tenha visão dos seus adversários, coloque uma ward antes de entrar nos arbustos e continue viva pra iluminar mais um dia.

 

Escudo Relicário (Resquício do Aspecto): Vida e acúmulo de ouro, deve ser evoluído assim que possível e nem todas as partidas será evoluído até o final. Como diz o Braum "Visão é a chave da vitória", perceba suas prioridades. Se precisar de mais wards, evolua até o fim.

 

Aos campos da justiça!

 

Comece o jogo pegando a ward, comprando escudo relicário e poções de vida. O tempo de recarga da ward começa no momento em que ela é comprada, então isso pode fazer você ter a ward alguns segundos antes do seu inimigo. "Mas são 10s, nem faz tanta diferença."

 

Faz. Nesse começo de jogo, esses segundos de diferença podem inibir o avanço do jg inimigo sobre a sua lane ou impedir um face check fatal em um dos arbustos. Ainda mais quando o suporte inimigo tem algum tipo de grab. (Acho que isso do tempo de recarga da ward já mudou, vou conferir e qualquer coisa tiro do guia.)

 

Normalmente a primeira skill a ser upada é o Q, em seguida o E.

Nesse começo de jogo é muito importante você ajudar seu adc a forçar a lane para alcançar nível 2 antes dos inimigos e dar seu primeiro engage. A chance de forçar flash/heal inimigos é muito grande e isso tudo facilita o próximo engage e uma provável kill. A Leona é um dos campeões mais fortes para esse 2x2 no nível 2. Só tome cuidado pra não prolongar muito, a retirada desse curar/flash já é suficiente para que seu jungle de um gank e vocês consigam o abate um pouco depois.

 

Depois todos seus pontos vão para o W e o ultimate. A primeira skill a ser maximizada é o W, que te dará mais resistência e com menor tempo de recarga.

 

A partir do nível 2, sua missão é zonear, fazer o adc inimigo perder farm e tremer na rota. Em alguns momentos, só um Q já é suficiente para fazer os inimigos recuarem, nem precisa do engage e ele perde 1 ou 2 minions.

 

Quando perceber que seu adc não precisa de você na rota, warde o rio ou as entradas da jg inimiga. Essa visão é sua maior aliada durante o jogo.

 

Aproveite esse momento de wardar e dê roaming, uma participação no mid assim que você pega nível 6 é quase sempre um abate certo. Comunique-se com o jg e o mid quando sair do bot e dê esse gank. Aumente a vantagem do seu time.

 

Não persiga os adversários, muitas vezes no começo do jogo você pode querer jogar um último E para enraizar o inimigo e garantir o abate. Mas esse E te distancia dos aliados e pode te jogar direto no jungle inimigo. Isso faz o abate ir para o lado trocado do placar. Depois de entrar em combate longe dos aliados, a probabilidade de você sair vivo é muito pequena. Lembre-se disso.

 

MID/LATE Game

 

 A Leona é um campeão excelente para dives, o pico de armadura e resistência mágica dura 2,5s e é suficiente para um combo e uma saida rápida. Esses dives seguem essa ordem de skills W -> E -> Q -> R, garantindo o tempo de imobilização para seus aliados fazerem o abate e tanto o W quanto o Pós-Choque explodirem. Maximizando seu dano, conseguindo um abate e logo em seguida um objetivo.

 

Sempre que entrar na selva inimiga, tenha um aliado por perto. Lembre-se da vulnerabilidade que ela tem quando isolada. Quebrar uma ward não é tão importante quanto seu flash, então caso seja perigoso, veja a ward e avise seu time. Não se arrisque sozinha.

 

Essas wards podem ser aproveitadas para baits, comunique-se e se for seguro, faça uma armadilha para os adversários.

 

 Nesse momento do jogo a itemização com Convergência de Zeke, Juramento do Cavaleiro e o Medalhão Solari brilham. O efeito em área que a Leona consegue dar como iniciadora de TF's é capaz de destruir o time adversário, seu ultimate stuna os adversários que estão no centro da Labareda Solar e diminui o movimento dos que estão na parte mais externa, a Convergência de Zeke diminui ainda mais a velocidade de movimento e a Solari da o escudo que garante sua sobrevivência. GG.

 

 Considerações Finais:

 

Ela não é um campeão tão simples de se jogar, a falta de escape torna-a muito vulnerável em situações que o time não está acompanhando e quase sempre um engage errado causa sua morte. Apesar disso, ela é um campeão digno das estrelas, impactante no jogo e muito divertido de se jogar.

 

Espero que esse guia ajude aqueles que querem aprender a jogar com ela e torne seus dias e suas partidas cada vez mais iluminados.

 

Fiz esse guia como uma maneira de organizar tudo que eu aprendi sobre ela e seus prós e contras, me ajudem a melhorar, tragam mais informações e me ensinem ainda mais. Vou agradecer cada comentário e ficar tão feliz como com fico em uma vitória.

 

EDIT: Adicionei uma seção de Match-Ups. Sei que existem muitas outras combinações, mas pra não prolongar mais ainda deixei as mais frequentes.

 

Valeu! <3

Veia - Por onde passa um rio de sangue rico em dióxido de carbono.
1 SOLUÇÃO ACEITA

Soluções aceitas
Arauto

Re: Um Guia Iluminado - Leona, A Alvorada Radiante

Bom galera, acabei de fazer um update no guia e colocar alguns Match-Ups.

Muito obrigado pelos comentários! Smiley Happy
Veia - Por onde passa um rio de sangue rico em dióxido de carbono.
18 RESPOSTAS

Re: Um Guia Iluminado - Leona, A Alvorada Radiante

Otimo Guia xD
Barão

Re: Um Guia Iluminado - Leona, A Alvorada Radiante

Ficou muito bom parabéns. Meu problema com a Leona é q ela só vai, por isso prefiro o Thresh, eu não me mato tanto kkkkk

Arauto

Re: Um Guia Iluminado - Leona, A Alvorada Radiante

Valeu! Smiley Happy

Esse é o problema dela mesmo, se não tiver follow up aparece na base sem entender como. O Thresh tem a lanterna, que pode fazer um aliado chegar rápido (ou fingir que tem um vindo) e mudar a situação.

Em diversão, os dois são legais. Haha

 

Fazer um edit aqui: Meu comentário é com relação ao roaming, na lane nem tem como comparar o grab do Thresh com a lâmina zênite. Um é tipo "Opa, fica esperto não pra ver" e o outro é "This is Sparta!!" e xablau. Essa foi a melhor coisa que veio na cabeça.

Veia - Por onde passa um rio de sangue rico em dióxido de carbono.
Arauto

Re: Um Guia Iluminado - Leona, A Alvorada Radiante

Ficou lindo!

Seria bom colocar os tipos de composição que ela encaixa bem e as que não encaixa. O que fazer quando a comp não é boa pra ela e etc.

No mais parabéns! Belo guia!
https://banjomanbold.files.wordpress.com/2012/12/pato_aviao.jpg?w=640

Re: Um Guia Iluminado - Leona, A Alvorada Radiante

@Veia Pra mim  é o MAIOR COUNTER de  ADC é simplismente um SACO jogar contra isso eu NEM CLICO Robot LOL, ADOREI o GUIA e olha que COINCIDÊNCIA ela e um OTIMO suporte para o  ADC afinal ele consegue ABUSAR MUITO da passiva dela alem de "poder PROTEGER" ela de um engage errado com a PAREDE.

''Me mostre á sua força, lute pela sua vida ao contrário ápenas morra...''
Arauto

Re: Um Guia Iluminado - Leona, A Alvorada Radiante

@beinTT, vou fazer um update dele e adiciono isso, valeu!
Veia - Por onde passa um rio de sangue rico em dióxido de carbono.
Arauto

Re: Um Guia Iluminado - Leona, A Alvorada Radiante

O Ultimo Samurai (não consegui te marcar direito), ela contra yasuo é muito divertido. Se usar a parede de vento antes da hora e ela acertar a lâmina zênite ele não mexe mais.

O que falou sobre a sinergia entre eles é bom mesmo, a parede bem usada protege ela do adc ou isola ele do suporte e o engage fica mais safe.

Veia - Por onde passa um rio de sangue rico em dióxido de carbono.
Rioter

Re: Um Guia Iluminado - Leona, A Alvorada Radiante

Adorei o seu guia! Leona é uma das minhas campeãs favoritas (a outra é a Jinx). Na hora da TF ela brilha demais, é muito bom controlar a área da briga toda com ult pra um lado, lâmina pro outro, aquele peel. Muito orbigada pelas dicas!
Arauto

Re: Um Guia Iluminado - Leona, A Alvorada Radiante

Bom galera, acabei de fazer um update no guia e colocar alguns Match-Ups.

Muito obrigado pelos comentários! Smiley Happy
Veia - Por onde passa um rio de sangue rico em dióxido de carbono.

Re: Um Guia Iluminado - Leona, A Alvorada Radiante

Muito bom!
Mais um belo guia para nossa coleção hahaha xD
Minha lane secundária (embora ser mono LB) é suporte, e grande parte das minhas jogadas de Suporte foi de Leona, amo ela.
Arauto

Re: Um Guia Iluminado - Leona, A Alvorada Radiante

Ficou muito bom seu guia, gostei de ler ele, no momento estou pensando se faço um guia também de jax para poder também contribuir com vocês porem não sei se o mesmo já existe aqui no fórum ou se posso fazer um novo com meu jeito de jogar com o campeão e meu ponte de vista, enfim voltando ao assunto do tópico gostei bastante e achei inspirador!
Tropa

Re: Um Guia Iluminado - Leona, A Alvorada Radiante

um guia muito bm feito, parabens
___________________________________________________________
It went from a spark to an open flame
Now destiny's calling out your name
So reply, so reply
And ignite


Re: Um Guia Iluminado - Leona, A Alvorada Radiante

NIIIICE guia mano,valeu mesmo! Leona é o melhor champ desse joguinho <3 meu nick tmb nem entrega,ne? uhsuhasu

Aronguejo

Re: Um Guia Iluminado - Leona, A Alvorada Radiante

Adorei o guia, eu gosto muito de jogar de suporte, a Leona é um dos meus campeões favoritos de suporte. Queria poder tirar as skins lendárias dela na caixinha
Arauto

Re: Um Guia Iluminado - Leona, A Alvorada Radiante

@Dawn Has Arrived, seu nick é muito bom! Hahaha

@Hanashinka, eu dou muita sorte com isso e já tirei várias skins legais. Inclusive a Eclipse Solar.
Veia - Por onde passa um rio de sangue rico em dióxido de carbono.
Aronguejo

Re: Um Guia Iluminado - Leona, A Alvorada Radiante

Oh, uma das primeiras que eu tirei foi a do Spirit Guard Udyr mas nem jogo muito com ele kkkk
Tropa

Re: Um Guia Iluminado - Leona, A Alvorada Radiante

eu gostei ^^