cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Tenho futuro no mid?

Resolvido
Highlighted
Arauto

Tenho futuro no mid?

Num post anterior eu fiz um "desabafo" de monochampion, e me disseram que Bot Lane é o pior lugar pra ser mono.

E olha, num elo como Platina(que tem fama de ser tóxico) to começando a levar isso a sério. Mas não quero largar a minha mono então vou direto ao assunto:

 

Enfim, eu sempre gostei de fazer Xayah mid, como um off meta para me divertir. Mas aproveitando a ocasião, tô cogitando a idéia de levar isso adiante nas Ranqueadas, já que normalmente eu só faço isso em normal game.

 

Me considero um jogador mecânicamente razoável.

Meu ponto fraco é o Roaming. Independente do pick, eu simplesmente não sei dar Roaming direito, daí a maioria das vezes me ferro XD. Mas na lane consigo oprimir meu adversário até um certo ponto e realizar boas trocas.

Em relação a Build, consigo ser bastante versátil e não meço esforços pra me adaptar a cada situação. Então não é difícil me ver fazendo itemizações fora do meta em algumas partidas:

 

Resumindo: Meu forte sempre foi a lane e a trocação, mas o meu fraco é distribuir tal vantagem, então quem poder me ensinar a fazer isso melhor, eu agradeço de coração S2.

 

Joguei algumas partidas ranqueadas e tive um desempenho "aceitável". Devo dizer que me senti bem mais á vontade no mid do que no bot. Desde então tô pensando em só jogar na bot lane junto com alguém de confiança. E além disso eu tenho um desejo ardente de ser mecanicamente bom, mas na bot lane as vezes é difícil saber quem está jogando bem, se é o suporte ou o ADC, então decidi por minha habilidade a prova.

Minhas estatísticas de Xayah Mid. (Normal e Ranqueadas)

 

Sobre a pool no mid para caso Xayah seja banida ou pickada, ela se resume a:

Ahri, Yasuo @O Ultimo Samurai ,Talon e Zed. Ou seja, só campeões beem banidos, mas pretendo adicionar o Ez á ela no futuro. No caso do Yasuo, eu simplesmente não ouso pickar ele em Ranqueadas, porquê né? Yasuo open XD. (apesar de eu conseguir fazer partidas decentes com ele).

 

Por questões de análise, deixei umas jogadas minhas para vocês avaliarem se tenho futuro nessa lane, acredito que não são grande coisa "digna de montage", mas sintam-se livres para dar sugestões, afinal o meu intuito aqui é me aprimorar. (Algumas jogadas foram em rankeds, outras em normal game)

 

 

 

 

 

1 SOLUÇÃO ACEITA

Soluções aceitas

Re: Tenho futuro no mid?

Então maninho, potencial vc tem, inclusive, te incentivo a levar essa Xayah mid adiante. Sou um amante do off-meta, eu queria muito ter trazido Kayn vermelho pro top com conquistador, porém o rework do Morde saiu e eu desanimei jogar com ele.

 

Eu já fui main mid, e embora esteja completamente desabituado com as matchups hj em dia,posso e de bom grado lhe darei algumas dicas.

 

Se vc quiser realmente se tornar um bom midlaner, e se destacar nas partidas, então vc vai precisar trabalhar em cima desse seu ponto fraco que é o roaming. Saber distribuir vantagem para o time, é fundamental quando se joga jg e mid. Mas como diria Jack o Estripador, vamos por partes.

 

Pressão de lane, posicionamento e visão de mapa: Eu acredito que a Xayah tem um bom potencial pra ser um lane bully sobretudo contra os melees, e isso implica que ao aplicar pressão vc tbm vai estar pushando a lane, e sendo uma Xayah vc n vai ter escape pra fugir de ganks. Muitas matchu-ups na mid-lane vc tem que tomar cuidado pra não morrer muito, pois muitos campeões, principalmente os assassinos, tem um snowball muito forte, e por mais que vc aplique muita pressão na rota, tomar gank e morrer 2 vezes pra um  é mais que o suficiente pra cagar a rota inteira e potencialmente o Fizz destruir o jogo.

 

1 ponto importante que vale frisar aqui. Dar spot no jg inimigo no mapa. Se seu time tem informação da posição atual do jg inimigo, seu time vai aproveitar essa informação, e agressivar na side lane contrária a side em que o jg inimigo se encontra, e recuar na side contrária. Porém isso n funciona na mid-lane, simplesmente pq o mid, é em 100% do tempo uma opção de gank. O que vc deve fazer então, é wardar um lado, e se posicionar pro lado em que vc wardou. Ou se posicionar pro lado em que seu jg ta, assim se vc for gankado, será mais fácil correr pro teu jg.

 

Boas wards que vc pode colocar, é perto do campo das galinhas, de modo que de visão das galinhas e daquela entradinha da jg, a bush do rio, wardar atrás dessa bush quando se está contra um Zac tbm é interessante, pq geralmente ele seta gank dessa parte do mid, caso vc esteja tomando pressão e/ou jogando contra um campeão que da muito roaming, aka qualquer assassino, dropar uma ward no meio da lane tbm é importante, assim vc terá informação pra qual lado do mapa ele foi na hora de dar MIA. A pink não tem segredo, vc coloca na bush no meio do rio, ou se estiver no time vermelho, coloca na bush detrás dessa. Não é uma ward tão boa quanto essa da bush no meio do rio, a visão que ela dá é mais limitada, porém é uma ward defensiva, mais difícil de detectarem. Nessa imagem vc pode observar melhor.

 

Resultado de imagem para mid wards mapa

 

PS : As wards 6 e 10 são obsoletas na minha opinião, já que vc pode wardar de modo tanto que de visão do campo sendo feito, quanto que de visão da entrada.

 

Lembrando que vc não tem como wardar tudo isso, e vc vai procurar wardar 1 lado e se posicionar pra esse lado. Vc pode wardar deep na jg tbm, como o red ou o blue, mas tenha pelo menos uma das duas bushs do mid wardadas pra vc poder se posicionar.

 

O posicionamento tbm pode variar muito se seu time estiver ganhando ou perdendo, e vc vai ter que adaptar o seu estilo de jogo para mais ofensivo ou defensivo. Nunca se esqueça tbm de olhar o mapa. Pode te ajudar pacas a dar tracking no jg inimigo.

 

Agora que falei de wards e posicionamento, vamos falar sobre como aplicar pressão de forma correta no mid.

 

Controle de wave e comportamento em lane: Bom, tem guias por ai que ensinam sobre controle de wave, o Rakin fez um guia bem prático inclusive, então vou só dar dicas de quando vc deve freezar, avançar ou resetar a wave.

 

Como vc é uma Xayah, vc deve ter pressão em cima de bastante matchup nos levels iniciais, então abuse disso.

 

Pegar lvl 2 primeiro é muito importante, porém não fica dando muito AA na primeira wave, tenta só bater o suficiente pra vc poder pegar lvl 2 no primeiro minion da segunda wave, se o cara nem se aproximar dos minions pra pegar, de só last hit e zoneie o cara. Digo pra não pushar muito nas primeiras waves, pq se vc faz isso a wave fica setada muito perto da torre do seu adversário, te deixando muito vulnerável a gank, o ideal é manter a wave no meio da lane, ( o ideal msm seria manter a wave freezada perto da sua torre, mas n vai dar pra fazer isso jogando agressivo).

 

Se vc estiver sem flash, NUNCA jogue agressivo, a menos que vc tenha visão do jg inimigo e vc saiba que ele n pode gankar o mid.

 

Ah, eu falei muito do jg, mas mantenha sempre um olho aberto pra botlane, é bem comum o suporte dar roaming pro mid, principalmente se for Thresh, Alistar, leona etc...Se for jogar agressivo, tbm veja se tem informação do suporte (Ward do rio é importantíssima pra isso) , se ele tiver MIA, a sua jogada vai ser um risco.

 

O que fazer quando vc pega uma kil em cima do seu mid? Bom, vc vai ter basicamente duas opções dependendo da situação. Se a wave estiver freezada em um ponto conveniente, ou pushando na direção da sua torre, vc vai simplesmente dar B e voltar o mais rápido possível pra lane, assim vc ainda vai manter a pressão de ter a wave perto da sua torre.

 

Agora se a wave tiver pushando em direção a torre inimiga, vc deve pushar o mais rápido possível e dar B, pra fazer os minions morrerem na torre e a wave resetar. Se vc não fizer isso, a wave vai ficar simplesmente horrível pra vc quando voltar pra lane, e a vantagem da kill que vc pegou n vai servir de muito...

 

Se o jg inimigo estiver morto ou vc ver ele aparecer em outra lane, se tiver pressão na lane vc pode simplesmente avançar pra torre dele e colocar pressão em baixo da torre. muitas campeões da mid-lane, tem dificuldade de farmar em baixo da torre, Anivia que o diga, então só de fazer isso vc já vai abrir vantagem de CS, ou até msm pegar uma kill. É complicado de focar em farmar e ao msm tempo lidar com um cara de pokeando em baixo da torre. Só fique de olho no suporte, a ward no rio nesse caso faz maravilhas. Vc tbm vai precisar avançar a lane sempre que for dar roaming, dar roaming sem avançar a lane é burrice, mas isso eu explico mais pra frente.

 

Sempre que seu mid n estiver na lane, avança. Sempre avance a lane se o mid inimigo n estiver na lane. Se o cara ta dando roaming, e vc freeza a lane, vai dar tempo dele matar sua botlane e voltar pro mid sem perder nada de farm e XP. Só tome cuidado pra n cair em nenhuma trap, tipo o jg e o mid esperando vc pushar a lane pra te pegarem, also visão é muito importante né.

 

Se vc estiver perdendo a lane, vc vai querer jogar safe. Vai ter que abrir mão de farm, até msm a catapa, se for um risco de vc morrer na lane. Quando tiver a oportunidade, freeza a lane perto da sua torre, pelo menos vai poder farmar safe. E sempre pinga MIA se teu mid sumir, pq se a wave fica ruim assim pro cara e ele tem vantagem, muito provavelmente vai querer dar roaming, fica esperto com isso.

 

Roaming: Eu sinceramente acho que vc não precisa se preocupar tanto com isso se vai jogar de Xayah mid, mas como eu disse, se vc quer dominar na mid-lane terá que aprender a dar roaming. Por mais que Xayah não seja um campeão com mobilidade absurda pra dar roaming, roaming se baseia em oportunidade. E como vc as aproveita, então vc pode dar roaming com qualquer coisa. Todo mundo que ta lendo isso aqui já morreu pra uma Janna te gankando mid, então...

 

Mas vamos lá, o básico do básico sobre dar roaming, vc sempre irá avançar a lane antes de dar roaming. Sempre. Colocando os minions do cara na torre, primeiramente, vc alivia pressão pro seu time e coloca pressão no time inimigo, simplesmente pq o mid inimigo n tem como não sair perdendo independente da decisão que ele tomar. Se ele decidir te acompanhar no roaming, ele vai perder farm e XP na torre. Se ele resolver ficar e farmar, simplesmente vc pode gankar e pegar uma kill no mapa e ajudar seu time, e ele simplesmente não pode farmar e acompanhar vc no roaming pq ele n é o flash. Se ele tentar fazer isso, ele vai chegar atrasado pra ajudar o time dele, mas tome cuidado, ele pode pegar resto, ai vai depender de vc e seu time tbm saber recuar e não da overextended na jogada.

 

Bom, e quando eu devo dar roaming? Bem isso depende muito. Não tem uma resposta certa, vc vai ter que analisar o jogo, ver como está e priorizar, vale mais a pena eu colocar pressão na rota ou dar roaming? Isso envolve muito coisa pra se analisar, entre elas, pico de poder, se vc estiver contra um Vladimir no mid, vc n vai querer deixar o jogo se estender muito, distribuir vantagem pro seu time é uma boa forma de vc acabar o jogo cedo. Melhor que chegar late game e o Vlad dar IK na backline do seu time solo.

 

Outra coisa que vc tem que analisar na hora de dar roaming. A lane que eu vou gankar, tem bastante potencial de kill? Procure sempre gankar lanes em que seja fácil vc ou seu aliado pegarem kill. E isso não inclui apenas gankar lanes em que o oponente não tenham escape, mas tbm que seus aliados tenham bom follow up. Se vc ta de Xayah, como eu ja mencionei, vc n vai ter um gank forte. Então se vc for dar roaming vc vai depende muito da rota em que vc esteja gankando de engage pra vc poder bater e dar snare com as penas. 

 

O que adianta eu tentar gankar uma botlane de  que n tem nenhum escape, se minha botlane é  ? É uma lane em que vc só vai pegar kill se os caras estiverem muito avançado, ou divando seu bot. Ashe e Vel'koz é uma lane que que tem bastante pressão em cima de EZ e Janna, então muito provavelmente eles vão jogar de forma agressivo. Se seu JG for uma  , ela tem um engage muito forte, seria legal vc gankar junto com ela, porém gankar solo o potencial de kill é muito baixo.

 

Outra situação, a matchup da toplane é um  inimigo contra um  . Darius é relativamente fácil de se gankar, pq ele sempre joga agressivo, ainda mais numa matchup contra Maokai, fora o Maokai ter bom follow-up em ganks, mas tenha em mente q se vc for gankar um Darius, em hipotese alguma deixe kill pro Maokai. Simplesmente pq é um Maokai, ele estar 5/0 ou 0/5 não vai mudar nada na matchup dele contra o darius nem em como ela vai ser impactante na partida, pq é um Maokai...

 

Se seu aliado for uma  em contrapartida, deixar kill pra ela não é uma má ideia. Se o Darius n conseguir ganhar a lane da Fiora, ele vira -1 na partida, decai muito rápido, e no mid-late game o time inimigo vai ter que lidar com uma Fiora imparável no split. Então tem que saber pensar nisso tbm. Eu pegaria a kill de qualquer jeito, Darius é free-kill em gank.

 

Não de roaming pra ajudar lane q já ta perdida. Sério. Se o Darius já ta 5/0 e seu top 0/4, deixa o menino se virar la. O mais provável de gankar um cara feedado desse jeito é morrer vcs dois no gank. Ganhe o jogo botando pressão em outra parte do mapa.

 

Eu devo acompanhar o mid inimigo no roaming? Isso depende muito.

 

Se o mid coloca a wave na minha torre, a menos que seja uma fight importante, como fight pelo drago por exemplo, eu não givo a wave pra acompanhar não. Sua obrigação é pingar MIA.

 

Se não for essa situação, então vc deve se perguntar. Eu ganho o 1v1 dele? Isso n necessariamente significa, "estou tomando pressão na lane, ou estou um pouco atrás então eu n ganho o 1v1 dele" 

Se vc n ganha o duelo do mid inimigo, ou em caso pior, se o mid inimigo for um assassino. Vc jamais deve acompanhar ele. Simplesmente pq ele pode esperar vc num ponto cego do mapa e te matar quando vc se aproximar. Se eu to de Orianna, eu nunca acompanho um Talon no roaming. Isso é regra. Se vc tem essas condições desfavoráveis no game, vc não acompanha o cara. Msm que Xayah possa ter muita pressão na lane contra muitos assassinos, se for pega no meio do rio, o mais certo é vc morrer.

 

Então o que vc faz? vc pusha a wave pra torre dele. Simples assim. Pushar wave e fazer o cara perder farm é a forma mais simples de punir, e não deixa de ser efetivo. Só toma cuidado como eu falei pra não cair em trap. Tem midlaner tarado q faz fake roaming e fica te  esperando pushar a wave só pa te matar (eu fazia muito isso).

 

O seu mid apareceu no top ou no bot? força a torre dele, da dano, tenta pegar barricada. Vc pode pega muito mais vantagem ficando free farm no mid e pegando barricada do que o cara perdendo xp e farm pra pega duas killzinhas.

 

Aproveitando o gancho, nunca perca a oportunidade pra bater na torre. A T1 do mid é o objetivo mais importante do early game. Simplesmente pq vc abre todo o mapa quando vc destrói ela. Quando se perde a T1 do mid, andar na própria JG se torna algo arriscado, e isso abre espaço pro inimigo wardar mais ofensivo e acelerar ainda mais o jogo. Pode ver nas suas próprias partidas em que vc perde. Muitas delas o seu time perdeu a T1 do mid primeiro, senão a maioria desses jogos.

 

Por fim, jamais tente competir em roaming com campeões como  . Por mais que vc ganhe pressão de lane e pushe a lane, eles podem chegar pra fightar em um instante com  a ult, e isso pode dar muito ruim. É aquela velha história, muita gente não sabe jogar na botlane quando se tem um no time inimigo, pq nunca contam com a ult dele poder virar trocas.

 

As melhores janelas que vc pode aproveitar contra esses campeões, é quando estão mortos, ou do outro lado do mapa.

 

Em questão de itemização eu n tenho nada pra falar, vc msm já falou ser flexível e isso é ótimo. Então pra encerrar.

 

Spells: Quando se joga no mid, vc tem que ter essa msm mentalidade pra escolher spell, como tu tem pra buildar, pq JG praticamente n varia spell, flash e smite se vc for um Shaco ignite e smite. Top quase sempre TP e flash. As vezes ignite. Bot o Adc vai de barreira ou heal fora o flash, e o sup de ignite ou exaust e flash, se for yuumi, ignite e exaust.

 

Só que no mid, vc vai precisar sempre estar de olho no time inimigo e ver qual melhor opção de spell além do flash. Como vc vai jogar de Xayah mid, vc vai querer usar spell defensiva pra poder se defender nas lutas. No mid, se vc estiver contra algo q vc tem certeza que vai de ignite, opte barreira ao invés de heal. Se vc tem certeza que o cara não vai de ignite, um  por exemplo, opte por heal. TP eu acho viável, se vc acha que vai ser campado, poder voltar pra lane na hora vai aliviar muito a sua barra. Exaust é muito útil contra  particularmente. E cleanse muitas vezes vc vai precisar. Quando eu opto por cleanse, normalmente eu pego mais pelo jg inimigo do que pelo laner. Contra  é bastante útil, já que ele tem um taunt point and click, se ele flashar em vc, tu n vai ter muita chance de reação, e nessa situação o cleanse é a diferença entre a vida e a morte. 

 

É isso, espero ter ajudado. Talvez tenha esquecido de algo, mas tenho ctz de que se vc ler tudo vai encontrar dicas úteis.

 

Forte abraço

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

7 RESPOSTAS

Re: Tenho futuro no mid?

Existem 3 coisas que aprendi jogando.
1- Faça SEU antes do jogo dos outros.
2- Se nao sabe distribuir vantagem e nem sabe jogar na JG fica na lane e pressiona o maximo que puder.
3- Nao importa o champ e a build se funciona ta valendo 👍
3.1- Bana o champ que mais te ferra OU que mais ferra seu time 😕

''Me mostre á sua força, lute pela sua vida ao contrário ápenas morra..."

Dragão

Re: Tenho futuro no mid?

Problema sempre foi o jungler, aquele jungler nosso era péssimo, devia ter reportado ele, tava passando fome demais.
E sim, tu manja no mid.
SAUDADES DO QUE NÃO VIVEMOS MEU TWISTED TREELINE!!!!
Dragão

Re: Tenho futuro no mid?

A pergunta é, sera que todos nos temos um futuro?
Brincadeiras a parte, sim, basta saber farmar e tomar cuidado com ganks, use wards e se possível de uns roaming, ajude seu jg e tente fazer pressão na rota.

"Alguma vez você já escutou o chamado?"

Re: Tenho futuro no mid?

Então maninho, potencial vc tem, inclusive, te incentivo a levar essa Xayah mid adiante. Sou um amante do off-meta, eu queria muito ter trazido Kayn vermelho pro top com conquistador, porém o rework do Morde saiu e eu desanimei jogar com ele.

 

Eu já fui main mid, e embora esteja completamente desabituado com as matchups hj em dia,posso e de bom grado lhe darei algumas dicas.

 

Se vc quiser realmente se tornar um bom midlaner, e se destacar nas partidas, então vc vai precisar trabalhar em cima desse seu ponto fraco que é o roaming. Saber distribuir vantagem para o time, é fundamental quando se joga jg e mid. Mas como diria Jack o Estripador, vamos por partes.

 

Pressão de lane, posicionamento e visão de mapa: Eu acredito que a Xayah tem um bom potencial pra ser um lane bully sobretudo contra os melees, e isso implica que ao aplicar pressão vc tbm vai estar pushando a lane, e sendo uma Xayah vc n vai ter escape pra fugir de ganks. Muitas matchu-ups na mid-lane vc tem que tomar cuidado pra não morrer muito, pois muitos campeões, principalmente os assassinos, tem um snowball muito forte, e por mais que vc aplique muita pressão na rota, tomar gank e morrer 2 vezes pra um  é mais que o suficiente pra cagar a rota inteira e potencialmente o Fizz destruir o jogo.

 

1 ponto importante que vale frisar aqui. Dar spot no jg inimigo no mapa. Se seu time tem informação da posição atual do jg inimigo, seu time vai aproveitar essa informação, e agressivar na side lane contrária a side em que o jg inimigo se encontra, e recuar na side contrária. Porém isso n funciona na mid-lane, simplesmente pq o mid, é em 100% do tempo uma opção de gank. O que vc deve fazer então, é wardar um lado, e se posicionar pro lado em que vc wardou. Ou se posicionar pro lado em que seu jg ta, assim se vc for gankado, será mais fácil correr pro teu jg.

 

Boas wards que vc pode colocar, é perto do campo das galinhas, de modo que de visão das galinhas e daquela entradinha da jg, a bush do rio, wardar atrás dessa bush quando se está contra um Zac tbm é interessante, pq geralmente ele seta gank dessa parte do mid, caso vc esteja tomando pressão e/ou jogando contra um campeão que da muito roaming, aka qualquer assassino, dropar uma ward no meio da lane tbm é importante, assim vc terá informação pra qual lado do mapa ele foi na hora de dar MIA. A pink não tem segredo, vc coloca na bush no meio do rio, ou se estiver no time vermelho, coloca na bush detrás dessa. Não é uma ward tão boa quanto essa da bush no meio do rio, a visão que ela dá é mais limitada, porém é uma ward defensiva, mais difícil de detectarem. Nessa imagem vc pode observar melhor.

 

Resultado de imagem para mid wards mapa

 

PS : As wards 6 e 10 são obsoletas na minha opinião, já que vc pode wardar de modo tanto que de visão do campo sendo feito, quanto que de visão da entrada.

 

Lembrando que vc não tem como wardar tudo isso, e vc vai procurar wardar 1 lado e se posicionar pra esse lado. Vc pode wardar deep na jg tbm, como o red ou o blue, mas tenha pelo menos uma das duas bushs do mid wardadas pra vc poder se posicionar.

 

O posicionamento tbm pode variar muito se seu time estiver ganhando ou perdendo, e vc vai ter que adaptar o seu estilo de jogo para mais ofensivo ou defensivo. Nunca se esqueça tbm de olhar o mapa. Pode te ajudar pacas a dar tracking no jg inimigo.

 

Agora que falei de wards e posicionamento, vamos falar sobre como aplicar pressão de forma correta no mid.

 

Controle de wave e comportamento em lane: Bom, tem guias por ai que ensinam sobre controle de wave, o Rakin fez um guia bem prático inclusive, então vou só dar dicas de quando vc deve freezar, avançar ou resetar a wave.

 

Como vc é uma Xayah, vc deve ter pressão em cima de bastante matchup nos levels iniciais, então abuse disso.

 

Pegar lvl 2 primeiro é muito importante, porém não fica dando muito AA na primeira wave, tenta só bater o suficiente pra vc poder pegar lvl 2 no primeiro minion da segunda wave, se o cara nem se aproximar dos minions pra pegar, de só last hit e zoneie o cara. Digo pra não pushar muito nas primeiras waves, pq se vc faz isso a wave fica setada muito perto da torre do seu adversário, te deixando muito vulnerável a gank, o ideal é manter a wave no meio da lane, ( o ideal msm seria manter a wave freezada perto da sua torre, mas n vai dar pra fazer isso jogando agressivo).

 

Se vc estiver sem flash, NUNCA jogue agressivo, a menos que vc tenha visão do jg inimigo e vc saiba que ele n pode gankar o mid.

 

Ah, eu falei muito do jg, mas mantenha sempre um olho aberto pra botlane, é bem comum o suporte dar roaming pro mid, principalmente se for Thresh, Alistar, leona etc...Se for jogar agressivo, tbm veja se tem informação do suporte (Ward do rio é importantíssima pra isso) , se ele tiver MIA, a sua jogada vai ser um risco.

 

O que fazer quando vc pega uma kil em cima do seu mid? Bom, vc vai ter basicamente duas opções dependendo da situação. Se a wave estiver freezada em um ponto conveniente, ou pushando na direção da sua torre, vc vai simplesmente dar B e voltar o mais rápido possível pra lane, assim vc ainda vai manter a pressão de ter a wave perto da sua torre.

 

Agora se a wave tiver pushando em direção a torre inimiga, vc deve pushar o mais rápido possível e dar B, pra fazer os minions morrerem na torre e a wave resetar. Se vc não fizer isso, a wave vai ficar simplesmente horrível pra vc quando voltar pra lane, e a vantagem da kill que vc pegou n vai servir de muito...

 

Se o jg inimigo estiver morto ou vc ver ele aparecer em outra lane, se tiver pressão na lane vc pode simplesmente avançar pra torre dele e colocar pressão em baixo da torre. muitas campeões da mid-lane, tem dificuldade de farmar em baixo da torre, Anivia que o diga, então só de fazer isso vc já vai abrir vantagem de CS, ou até msm pegar uma kill. É complicado de focar em farmar e ao msm tempo lidar com um cara de pokeando em baixo da torre. Só fique de olho no suporte, a ward no rio nesse caso faz maravilhas. Vc tbm vai precisar avançar a lane sempre que for dar roaming, dar roaming sem avançar a lane é burrice, mas isso eu explico mais pra frente.

 

Sempre que seu mid n estiver na lane, avança. Sempre avance a lane se o mid inimigo n estiver na lane. Se o cara ta dando roaming, e vc freeza a lane, vai dar tempo dele matar sua botlane e voltar pro mid sem perder nada de farm e XP. Só tome cuidado pra n cair em nenhuma trap, tipo o jg e o mid esperando vc pushar a lane pra te pegarem, also visão é muito importante né.

 

Se vc estiver perdendo a lane, vc vai querer jogar safe. Vai ter que abrir mão de farm, até msm a catapa, se for um risco de vc morrer na lane. Quando tiver a oportunidade, freeza a lane perto da sua torre, pelo menos vai poder farmar safe. E sempre pinga MIA se teu mid sumir, pq se a wave fica ruim assim pro cara e ele tem vantagem, muito provavelmente vai querer dar roaming, fica esperto com isso.

 

Roaming: Eu sinceramente acho que vc não precisa se preocupar tanto com isso se vai jogar de Xayah mid, mas como eu disse, se vc quer dominar na mid-lane terá que aprender a dar roaming. Por mais que Xayah não seja um campeão com mobilidade absurda pra dar roaming, roaming se baseia em oportunidade. E como vc as aproveita, então vc pode dar roaming com qualquer coisa. Todo mundo que ta lendo isso aqui já morreu pra uma Janna te gankando mid, então...

 

Mas vamos lá, o básico do básico sobre dar roaming, vc sempre irá avançar a lane antes de dar roaming. Sempre. Colocando os minions do cara na torre, primeiramente, vc alivia pressão pro seu time e coloca pressão no time inimigo, simplesmente pq o mid inimigo n tem como não sair perdendo independente da decisão que ele tomar. Se ele decidir te acompanhar no roaming, ele vai perder farm e XP na torre. Se ele resolver ficar e farmar, simplesmente vc pode gankar e pegar uma kill no mapa e ajudar seu time, e ele simplesmente não pode farmar e acompanhar vc no roaming pq ele n é o flash. Se ele tentar fazer isso, ele vai chegar atrasado pra ajudar o time dele, mas tome cuidado, ele pode pegar resto, ai vai depender de vc e seu time tbm saber recuar e não da overextended na jogada.

 

Bom, e quando eu devo dar roaming? Bem isso depende muito. Não tem uma resposta certa, vc vai ter que analisar o jogo, ver como está e priorizar, vale mais a pena eu colocar pressão na rota ou dar roaming? Isso envolve muito coisa pra se analisar, entre elas, pico de poder, se vc estiver contra um Vladimir no mid, vc n vai querer deixar o jogo se estender muito, distribuir vantagem pro seu time é uma boa forma de vc acabar o jogo cedo. Melhor que chegar late game e o Vlad dar IK na backline do seu time solo.

 

Outra coisa que vc tem que analisar na hora de dar roaming. A lane que eu vou gankar, tem bastante potencial de kill? Procure sempre gankar lanes em que seja fácil vc ou seu aliado pegarem kill. E isso não inclui apenas gankar lanes em que o oponente não tenham escape, mas tbm que seus aliados tenham bom follow up. Se vc ta de Xayah, como eu ja mencionei, vc n vai ter um gank forte. Então se vc for dar roaming vc vai depende muito da rota em que vc esteja gankando de engage pra vc poder bater e dar snare com as penas. 

 

O que adianta eu tentar gankar uma botlane de  que n tem nenhum escape, se minha botlane é  ? É uma lane em que vc só vai pegar kill se os caras estiverem muito avançado, ou divando seu bot. Ashe e Vel'koz é uma lane que que tem bastante pressão em cima de EZ e Janna, então muito provavelmente eles vão jogar de forma agressivo. Se seu JG for uma  , ela tem um engage muito forte, seria legal vc gankar junto com ela, porém gankar solo o potencial de kill é muito baixo.

 

Outra situação, a matchup da toplane é um  inimigo contra um  . Darius é relativamente fácil de se gankar, pq ele sempre joga agressivo, ainda mais numa matchup contra Maokai, fora o Maokai ter bom follow-up em ganks, mas tenha em mente q se vc for gankar um Darius, em hipotese alguma deixe kill pro Maokai. Simplesmente pq é um Maokai, ele estar 5/0 ou 0/5 não vai mudar nada na matchup dele contra o darius nem em como ela vai ser impactante na partida, pq é um Maokai...

 

Se seu aliado for uma  em contrapartida, deixar kill pra ela não é uma má ideia. Se o Darius n conseguir ganhar a lane da Fiora, ele vira -1 na partida, decai muito rápido, e no mid-late game o time inimigo vai ter que lidar com uma Fiora imparável no split. Então tem que saber pensar nisso tbm. Eu pegaria a kill de qualquer jeito, Darius é free-kill em gank.

 

Não de roaming pra ajudar lane q já ta perdida. Sério. Se o Darius já ta 5/0 e seu top 0/4, deixa o menino se virar la. O mais provável de gankar um cara feedado desse jeito é morrer vcs dois no gank. Ganhe o jogo botando pressão em outra parte do mapa.

 

Eu devo acompanhar o mid inimigo no roaming? Isso depende muito.

 

Se o mid coloca a wave na minha torre, a menos que seja uma fight importante, como fight pelo drago por exemplo, eu não givo a wave pra acompanhar não. Sua obrigação é pingar MIA.

 

Se não for essa situação, então vc deve se perguntar. Eu ganho o 1v1 dele? Isso n necessariamente significa, "estou tomando pressão na lane, ou estou um pouco atrás então eu n ganho o 1v1 dele" 

Se vc n ganha o duelo do mid inimigo, ou em caso pior, se o mid inimigo for um assassino. Vc jamais deve acompanhar ele. Simplesmente pq ele pode esperar vc num ponto cego do mapa e te matar quando vc se aproximar. Se eu to de Orianna, eu nunca acompanho um Talon no roaming. Isso é regra. Se vc tem essas condições desfavoráveis no game, vc não acompanha o cara. Msm que Xayah possa ter muita pressão na lane contra muitos assassinos, se for pega no meio do rio, o mais certo é vc morrer.

 

Então o que vc faz? vc pusha a wave pra torre dele. Simples assim. Pushar wave e fazer o cara perder farm é a forma mais simples de punir, e não deixa de ser efetivo. Só toma cuidado como eu falei pra não cair em trap. Tem midlaner tarado q faz fake roaming e fica te  esperando pushar a wave só pa te matar (eu fazia muito isso).

 

O seu mid apareceu no top ou no bot? força a torre dele, da dano, tenta pegar barricada. Vc pode pega muito mais vantagem ficando free farm no mid e pegando barricada do que o cara perdendo xp e farm pra pega duas killzinhas.

 

Aproveitando o gancho, nunca perca a oportunidade pra bater na torre. A T1 do mid é o objetivo mais importante do early game. Simplesmente pq vc abre todo o mapa quando vc destrói ela. Quando se perde a T1 do mid, andar na própria JG se torna algo arriscado, e isso abre espaço pro inimigo wardar mais ofensivo e acelerar ainda mais o jogo. Pode ver nas suas próprias partidas em que vc perde. Muitas delas o seu time perdeu a T1 do mid primeiro, senão a maioria desses jogos.

 

Por fim, jamais tente competir em roaming com campeões como  . Por mais que vc ganhe pressão de lane e pushe a lane, eles podem chegar pra fightar em um instante com  a ult, e isso pode dar muito ruim. É aquela velha história, muita gente não sabe jogar na botlane quando se tem um no time inimigo, pq nunca contam com a ult dele poder virar trocas.

 

As melhores janelas que vc pode aproveitar contra esses campeões, é quando estão mortos, ou do outro lado do mapa.

 

Em questão de itemização eu n tenho nada pra falar, vc msm já falou ser flexível e isso é ótimo. Então pra encerrar.

 

Spells: Quando se joga no mid, vc tem que ter essa msm mentalidade pra escolher spell, como tu tem pra buildar, pq JG praticamente n varia spell, flash e smite se vc for um Shaco ignite e smite. Top quase sempre TP e flash. As vezes ignite. Bot o Adc vai de barreira ou heal fora o flash, e o sup de ignite ou exaust e flash, se for yuumi, ignite e exaust.

 

Só que no mid, vc vai precisar sempre estar de olho no time inimigo e ver qual melhor opção de spell além do flash. Como vc vai jogar de Xayah mid, vc vai querer usar spell defensiva pra poder se defender nas lutas. No mid, se vc estiver contra algo q vc tem certeza que vai de ignite, opte barreira ao invés de heal. Se vc tem certeza que o cara não vai de ignite, um  por exemplo, opte por heal. TP eu acho viável, se vc acha que vai ser campado, poder voltar pra lane na hora vai aliviar muito a sua barra. Exaust é muito útil contra  particularmente. E cleanse muitas vezes vc vai precisar. Quando eu opto por cleanse, normalmente eu pego mais pelo jg inimigo do que pelo laner. Contra  é bastante útil, já que ele tem um taunt point and click, se ele flashar em vc, tu n vai ter muita chance de reação, e nessa situação o cleanse é a diferença entre a vida e a morte. 

 

É isso, espero ter ajudado. Talvez tenha esquecido de algo, mas tenho ctz de que se vc ler tudo vai encontrar dicas úteis.

 

Forte abraço

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Re: Tenho futuro no mid?

@Cervejas Kaiser Apresentando a NOVA ARTE da GUERRA edição MID-LANE :V

''Me mostre á sua força, lute pela sua vida ao contrário ápenas morra..."

Dragão

Re: Tenho futuro no mid?

Eita pega, te admiro @Cervejas Kaiser, eu NUNCA vou ter paciência pra escrever metade do que você escreveu.
SAUDADES DO QUE NÃO VIVEMOS MEU TWISTED TREELINE!!!!

Re: Tenho futuro no mid?

Confesso que até eu me assustei com o tamanho do textão que ficou hahaha.

 

A vdd é que eu fiquei inspirado por ser uma ideia off-meta, tudo que é off-meta eu acho dahora, essa inspiração é uma sensação sobrenatural de me sentir o próprio Gratis dando dicas.