cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Sugestões e discussão sobre balanceamento

Sugestões e discussão sobre balanceamento

Olá pessoal, tudo bem? Fiz este tópico para discutirmos de forma saudável e inteligente o que gostariamos que fosse ajustado em cada campeão que realmente está fora da curva do que é balanceado. Vi que muitas pessoas estão discutindo no tópico oficial do Rioter Aylinn, mas quis dedicar este tópico ao que cada um pensa. Sabemos que nenhuma sugestão dada neste tópico será avaliada pela Riot, pois sinceramente? Acho eles bem cansados, e não dão muita bola para o fórum dos outros servidores que não seja o fórum NA. Mas não custa conversarmos sobre a atual situação de balanceamento de campeões.

Vou citar em ordem alfabética o que eu gostaria que fosse mudado em cada campeão que eu julgar necessitar de alguma mudança. Comentem e discutam as ideias, proponham também, fiquem a vontade para contrariar, mas não citem o ELO dos outros e não ofendam ninguém. Isso é feio, a julgar que cada um pensa de um jeito a respeito de um campeão ou buff/nerf recente.

Aatrox: igualar o dano do primeiro e do segundo Q, mas aumentar mais o dano do terceiro ataque (no mesmo estilo do Q do Mordekaiser); remover o dano de ataque adicional do E, pois qual o sentido de um dash daqueles te dar mais dano (visto que a própria ultimate do campeão concede mais dano de ataque e a passiva dá um bônus no ataque básico)?

Ahri: ela é roubada, mas depende muito de acertar o E em alguém para efetivar uma troca. O problema dela está no early-game. Acho que ela podia dar dano adicional nas tropas, só para conseguir farmar melhor. Talvez 50% de dano bônus de ida e volta?

Akali: colocar um CD na passiva, ao invés de dar reset quando ela usar em algum campeão; transferir a recém removida cura do Q para a passiva, visto que a passiva não daria mais reset, dando um sustain bom na lane. Diminuir a área de ação da neblina do W; diminuir o tempo que a neblina fica ativa antes de entrar em CD (neste caso seria mais fácil remover os segundos adicionais dados quando ela entra e sai da neblina); remover a velocidade de movimento adicional dentro da neblina; por fim poderiam devolver a capacidade de ficar indetectável dentro do raio de ação das torres, pois com estes três ajustes citados, não seria necessário destruir mais a campeã, né?

Azir: eu gostaria de sugestões para o Azir, pois não jogo com ele e como é um campeão quase que esquecido, não entendo como fazê-lo voltar para o jogo sem deixar ele muito forte, visto que é raro jogar contra um Azir.

Blitzcrank: seria um buff no caso. Gostaria de ver o passivo da ultimate dele priorizando tropas com pouca vida, executando-as e dando o ouro do abate para o aliado mais próximo.

Brand: no mid o Brand nunca foi um problema, mas quando mudaram sua posição, ele ficou muito forte. Talvez diminuir o range do W seria uma ótima ideia, pois a pressão não seria 100% garantida em todas as partidas.

Darius: talvez vocês não concordem comigo, pois poucas pessoas reclamam do Darius, mas gostaria de alguns ajustes nele. Se isso for matar o campeão, comentem aqui, posso mudar de ideia. Acho interessante diminuir a velocidade de ataque por nível que o campeão ganha, pois é muito fácil acumular 5 marcas da passiva, pelo menos no meu ver, mas não diminuir drásticamente, pois isso realmente quebraria o Darius.

Ezreal: remover a recuperação de CD das habilidades quando acertar campeões com o Q; aumentar muito o CD do E (talvez 50s), pois é praticamente um flash imbutido, só que com range menor, porém diminuir em 1s o CD do E para cada Q que você acertar em algum inimigo. Talvez achem exagero da minha parte, mas ele é um campeão hiper seguro, nisso podemos concordar.

Fizz: diminuir o hitbox da ultimate quando lançada. É só um peixinho, por que grudar tão fácil nos alvos? Também acharia legal remover a invulnerabilidade do E, mas de modo parcial, sendo que no primeiro salto o Fizz continuaria vulnerável, mas no segundo ele entraria em estado invulnerável. Refazer a passiva dele seria uma boa, visto que ignora uma quantidade fixa de dano de ataque e isso se torna inútil no late-game. Porém, seria melhor manter a parte da passiva que diz respeito a ignorar colisão com unidades, pois como ele é um peixe, ele deve nadar livremente e com leveza, correto? Talvez colocar o efeito passivo do W na passiva principal seria melhor, ou ele poderia escalar AP para ignorar o dano dos inimigos no geral, tanto de habilidades, quanto de ataques básicos, de modo que não seja muito roubado e desbalanceado (estilo W do Amumu, mas no caso dele ignora dano físico vindo de todas as origens com base na armadura adicional).

Irelia: ao invés de a passiva dar dano mágico, pode dar dano verdadeiro; escalar o bloqueio de dano com base no tipo de dano que a Irelia está construindo na build (para bloquear mais dano físico, ela precisa buildar DdA; para bloquear dano mágico, ela precisa buildar PdH); devolver a capacidade de desarmar campeões na parede da ultimate, sem que o paredão reduza a velocidade de movimento de quem passar. Gente, infelizmente a Irelia tem um kit forte, por isso não adianta matar a campeã, ela sempre vai dar um jeito de estar presente no meta e no top damage da partida.

Ivern: talvez o problema do Ivern seja o fato de ele ser quase que exclusivamente um suporte, e ter um suporte na selva não atrai os jogadores, pois geralmente quem joga na selva gosta de dano e tanque. Não sei o que mudar nele, mas eu acho que esse é o motivo de ele ser bem esquecido.

Jax: diminuir o dano do passivo da ultimate e ao invés de dar armadura e resistência mágica adicional conforme DdA e PdH ele pode escalar com armadura e resistência mágica adicionais, ou ganhar o bônus numa quantia fixa, sem escalar com nada; diminuir a velocidade de ataque que ele ganha por nível.

Kassadin: devolver o silence para o Q dele e roubar uma quantia da mana do campeão inimigo quanto ele acertar o W (mas é pra roubar mesmo, remover parte da mana dele em benefício próprio, pois não é pra ele ser um anti-mago como a Riot disse?).

LeBlanc: melhorar o clear-wave da campeã aumentando o dano do W e RW nas tropas em 40%. Diminuir a o limite da ligação da corrente (nem Flash quebra isso).

Lux: talvez ela esteja balanceada, mas seria legal dar uma utilidade a mais para o W dela. Seria interessante que o W desse slow nos inimigos dos quais ele passasse e speed para os aliados que entrarem no alcance da habilidade (é que sei lá, acho a mecânica do W dela meio esquisita, só um complemento mesmo). Se a luz está a favor dela e dos aliados, por que não?

Master Yi: atribuir uma quantia fixa de dano verdadeiro ao E, sem escalar com dano de ataque, pois todo mundo sabe que é fácil demais estourar um tanque de Yi, né? Diminuir a redução de dano em 20%, ou seja, ele bloquearia 50% de dano, ao invés de 70% no último nível da habilidade.

Mordekaiser: apesar de anunciado o rework  algumas mudanças tornariam ele balanceado. Acho que inverter a passiva com a ultimate seria interessante e mais saudável. Quando ele matar um campeão, o espectro do campeão fica submisso por 30s, depois desaparece (aumentando o tempo conforme o Mordekaiser subir de nível). Além disso ele pode acumular espectros, mas para cada espectro acumulado o dano deles seria reduzido e caso ele conseguisse matar 5 campeões, cada espectro daria 20% de dano com seus ataques básicos, só pra não ficar absurdamente desbalanceado. A ultimate funcionaria assim: ela teria um passivo (vampirismo mágico), já o ativo seria a concessão de escudos (quando ativada ele converte parte do dano causado em escudos, mecânica parecida com a antiga ultimate do Ryze). Com o passivo da ultimate a cura do W seria removida, para balancear o campeão.

Nasusreverter o buff que deram nas atualizações passadas.

Nocturne: seria bom que todo mundo tivesse brecha para reagir ao dano avassalador. Talvez diminuir o limite das correntes seria bom, pois nem Flash escapa disso também (eu acho).

Pantheon: colocar um CD na passiva, ao invés de ele ganhar um escudo a cada 4 habilidades ou ataques básicos, além de remover o escudo bônus que ele recebe quando salta em alguém, pois esses escudos são muito roubados e quase sempre presentes.

Rek'Saiconceder velocidade de ataque nos 3 hits do Q seria uma boa; aumentar o dano do Emergir.

Renekton: não sei como balancear ele, mas seria bom dar um jeito na capacidade dele de lutar sozinho contra vários oponentes porque isso é um absurdo.

Rengarseria mais legal poder bloquear o dano do salto com algum dash ou Flash, assim como dá pra bloquear o Q do Fizz e a ultimate da Rek'sai; diminuir a cura ridícula do W dele, pois é muito roubado e reverte muitas jogadas que deveriam ser bem sucedidas contra um Rengar desavisado. Uma vez eu estava de LeBlanc e dei um burst que deixou o Rengar com 100 de vida, ele usou o W e curou 1700, no fim eu morri por causa disso...

Shaco: ele poderia dar uma risadinha quando estiver se aproximando de você, só pra tu não morrer feito bosta, mas só uma risadinha mesmo, sem nenhum efeito ou aviso, diferente do Rengar e do Pyke.

Sona: muitas vezes a Sona precisa chegar perto do inimigo para acertar um Q + hit. Então, seria bom ela receber buff nos atributos de defesa. Além disso, qualquer engage na Sona mata ela, por isso ela precisa desse buff.

Twitch: da mesma forma que o Shaco, ele também poderia avisar os inimigos quando está chegando. Talvez algumas moscas na tela com efeitos verdes de mal-cheiro (de modo que isso não seja tão perceptível). Quando digo efeitos verdes me refiro a gases, iguais aos presentes na splash do Twitch.

Urgot: diminuir as defesas dele seria uma boa, fora que se diminuissem a velocidade do arpão da ultimate, seria menos tenso perder uma troca e sair dela sem correr o risco de levar um arpão bem na cara do nada.

Vladimir: ele tem muita cura no kit dele. Talvez se removessem a cura da ultimate seria mais balanceado.

Yasuo: remover o escudo passivo, pois já tem muitos itens e runas que podem beneficiar o Yasuo com escudos e se encaixam perfeitamente no campeão; atualizar a parede dele. Como seria essa parede? Simples, ela bloqueia a primeira habilidade e depois disso quebra, mas para ataques básicos ela continuaria bloqueando todos. Como a ultimate dele é muito agressiva e arriscada, ele continuaria a receber o escudo quando ativasse ela. Além disso, seria interessante restringir o conceito de knock up no jogo, pois pra mim um chutão do Lee Sin não levanta ninguém, só empurra, dentre outras coisas...

Zed: o Zed em si é balanceado, mas se você analisar, ele desfruta de muitas regalias. O Eletrocutar tem CD baixissimo, o Drakhtarr oferece muita letalidade, fora os outros itens do tipo. Acho que a única coisa que poderiam mudar no Zed é o CD da ultimate, aumentando ele denovo. Poderiam também reduzir a resistência mágica dele, pois ele precisa ter fraquezas né? Às vezes eu vejo uns Zeds meio bobões que pulam em você e te matam só por terem bastante dano já, erram tudo e acertam pouca coisa, deixando a ultimate te finalizar sem fazer quase nada.

Obrigado para quem leu até o fim, essas são minhas sugestões. Fiquem a vontade para discutir e deem sugestões também!

2 RESPOSTAS

Re: Sugestões e discussão sobre balanceamento

Acho que vou só comentar sobre o Darius e Zed aqui.

Primeiro, acho Darius normal pro que ele faz.
Sim, eu bano ele quando jogo top, pois como sou jogador de Garen, Darius é um cara que me anula completamente em todos os momentos do jogo se ele souber jogar o basico do champ.
Mas querendo ou não, o fato dele counterar meu champ não quer dizer que ele é OP.
Mas que o early dele é super opressor contra melees, é um fato.
Acho que já é dificil o suficiente pegar 5 stacks. Ele demora prapegar pois precisa abusar de reset de AA, e com o combo completo ele pega somente 3, precisando de mais 2 AA's para completar.

O que eu sugeririra, era dar um CD pra passiva dele.
Se o Darius tivesse um intervalo de... sei lá, uns 15 segundos no lvl 1, e diminuisse conforme o jogo avançasse, pra 0 no lvl 18, para que ele pudesse ganhar Fúria Noxiana ao ter 5 stacks, acho que seria uma forma saúdavel de dar uma janela de troca para os adversarios na lane, sem tirar poder bruto do champ e deixando ele normal no late.

Quanto ao Zed, não entendo pq tanta gente reclama dele.
É ridiculamente facil counterar isso, e não digo isso por ser main tank.
Zed é a coisa mais previsivel do mundo. Tipo, sempre que ele ultar em ti, ele vai SEMPRE aparecer no mesmo lugar: Atrás de ti.
É só usar seu CC pra trás e matar ele em seguida pq ele é squishy pra caramba.

Zed é de longe o assassino AD mais facil de se counterar pra ser honesto.

Re: Sugestões e discussão sobre balanceamento

O problema do Ivern é que tudo nele é bom ou ruim, não tem nada que seja excelente, que venha a ser um diferencial e o encaixe em certas composições. Uma forma de ajustá-lo e trazê-lo de volta ao cenário competitivo é diminuindo o tempo de deslocamento do Q e aumentar a resistência/armadura da margarida, deixá-la invulnerável ao smite etc. Há várias formas de melhorar o campeão. Atualmente é um campeão muito fácil de ser counterado e se for ele fica extremamente atrás no jogo sendo assim um peso para o time...