cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Sugestão de balanceamento - Yasuo

Highlighted
Aronguejo

Sugestão de balanceamento - Yasuo

Oi pessoal, quero compartilhar umas ideias que me vem na cabeça enquanto ao Yasuo.

Como vocês sabem, o Yasuo é um verdadeiro câncer. Tanto que quando está open é muito provável que seja escolhido, mesmo que o jogador não tenha vindo com a intenção de jogar com o campeão. Com o passar dos anos, ele tem se fortalecido muito - de forma indireta - por conta de uma porrada de mudanças com relação a itens e runas, porém, quando foi lançado era muito fraco no quesito defesa, tanto que podia ser considerado de fato um Mid Laner sendo que hoje é uma escolha muito mais saudável no top, dado que jogar contra isso no mid é tempestuoso e ele não é mais tão papel como antigamente. Mas os anos passam e alguns ficam para trás e outros avançam, como é o caso dele.

Com muitas itemizações possíveis, ele se torna um campeão extremamente quebrado e quando está feedado dificilmente perde a partida e tem uma capacidade alta de carregar o jogo sozinho. Sedenta, Dançarina, Malmortius, Malho, todos estes itens surgiram como resposta às suas fraquezes e ele se tornou praticamente invencível utilizando-os. Além do mais, as runas também beneficiam muito ele, como por exemplo Conquistador, Triunfo, Cura Excessiva, etc.

O objetivo é mostrar minha visão sobre como balancear ele. Sei que demorei até chegar até aqui, mas quero que entendam o porque destes nerfs:

Estilo do Errante (passiva): a passiva continua dobrando o acerto crítico, mas o escudo seria removido. Em troca, a barra do escudo serviria como um carregador de um tornado grande e mais danoso que o do Q, que seria preenchida da mesma forma que o escudo é preenchido atualmente. Este tornado poderá ser utilizado no Q e depois de determinado tempo disponível é desativado, assim como o Q fortificado do Vladimir.

Observação: o jogo dispõe de muitos itens que fornecem escudos, por isso optei pela remoção da segunda passiva.

Tempestade de Aço (Q): Yasuo deixa de acumular cargas para utilizar o tornado, que foi realocado para a passiva. Porém, para cada Q utilizado, o tempo de recarga da habilidade é reduzido em um tempo fixo até um limite de cargas (similar ao Q do Hecarim).

Parede de Vento (W): a parede quebra quando é atingida pela primeira skillshot, mas continua bloqueando ataques básicos até o término do efeito.

Espada Ágil (E): não sei se esse nerf é necessário, mas pode ser julgado o tempo de recarga fixo, ao invés de reduzí-lo conforme a habilidade é maximizada, mas não sei se essa mudança seria viável ou não.

Último Suspiro (R): a habilidade continua igual, porém a penetração de armadura através dos críticos seria removida e em troca Yasuo receberia mais velocidade de ataque ou bônus de dano de ataque, dependendo do que vocês julgarem melhor.

O objetivo destes nerfs é enfraquecê-lo de modo que ele não se sinta mais poderoso o bastante para atacar você quando quiser e voltar seguro. Além de balanceá-lo de acordo com a temporada atual, estes nerfs disponibilizam melhor contra-ataque também. É isso pessoal, comentem o que acharem.

29 RESPOSTAS
Highlighted
Tropa

Re: Sugestão de balanceamento - Yasuo

Mano eu concordo de mais, a ítemizacao dele é muito ridículo, conta aí amigo passiva+ barreira+ a dançarina fantasmas que são 260 de shild Smiley Happy, Yasuo não leva 1 nerf a riot nerfou ele uma vez ano passado só por causa que buffou os críticos, não é justo ele ter barreira, shild da passiva, da dançarina fantasmas o crítico dobrar não concordo tem que nerfa
Highlighted

Nerfa mas não destrói o kit de um campeão né amigo?
''Eu tenho um presente mágico pra você, lá vai!'' - Zoe -
Highlighted
Tropa

Mano tu fica no fórum tentando ser o único certo e o correto, eu vou te falar uma coisa amigo: eu não concordo com uma palavra do que você diz mas eu defenderei até a morte o seu direito de dize-las.
Highlighted

Yasuo tem um scale de HP porco entao o shield existe para isso ao contrário do que voce disse Yasuo MID e mais "efetivo" que o TOP porem la ele e menos "campado" ou seja pode escalonar tranquilamente, essa alteracao do E e um nerf FU$#DO remover o cdr por nivel/alvo e um tiro no pe do champ, a mobilidade dele e MUITO limitada a alvos externos, em uma tf no Rio/Barão voce so tem 6 alvos em potencial para usar o E e fazer isso na cara deles com alguem de la com CC e suicidio...
Sobre o W isso perderia a essencia do champ, sei que e frustrante usar a ult e ele bloquear com um skill "normal" mas se formos seguir essa logica tem que tirar o Blackshield, o trapasseiro do fizz a poca do Vlad o E do Pantheon o E do Braum...
Esse bagulho do Q perder CD seria disser que a skill nao escala mais com Atackspeed e sim com CDR?(eu entendi a parte do Q do Heca masme refiro ao CD base da skill)
Sobre o R bem Yasuo nao builda penetracao EXCETO quando faz o Lembrete Mortal... entao tirar essa penetracao passiva e um nerf no champ.
Se formos olhar o principal problema do champ pelo oque seu post deixa entender seja a "Defesa" dele tanto de item quanto de habilidades, bem se voce percebeu League deu MUITAS ferramentas de cura no Jogo ate champs sem cura no kit conseguem se manter el lutas longas, LB,Garen,Yasuo,Jax,Zed,Kaisa isso e resultado das runas e items(no caso dos citados a runas oferecem cura).
A melhor maneira de nerfa ele sem matar o champ e nerfando runas...
E nao ele caso contrario deveriam nerfa tambem a Kaisa ou Aphelios por terem kits BEEEM mais completos...

''Me mostre á sua força, lute pela sua vida ao contrário ápenas morra..."

Highlighted
Arauto

Cara eu não acredito que tem gente reclamando de Yasuo no fórum... campeão morto, que mais ajuda a perder que ganhar, eu não sei o que esse povo vê de tão doentio em Yasuo... um boneco que se cair contra uma Leona ele nem clica... em resumo, vocês que não sabem jogar contra o campeão e fica falando abobrinha... eu quando caio contra um, lanço minha Leona, Naut ou Thresh e mais parece que tem menos um do outro lado, do que esse tal "Cancêr" dos quais eu só vejo reclamar o pessoal do Prata/Gold... mas muito me adimira um platina ter a coragem de vim aqui reclamar disso OMEGALUL

Highlighted
Aronguejo

Eu também reclamava de Yasuo, pode ter certeza, até cogitei sim fazer posts no fórum sobre ele. Mas jogar contra Yasuo é mais fácil do que oq você pensa. Existem runas, existem spells como a barreira ou exaust que quebra totalmente o Yasuo, ainda mais o exaust com um gank do seu jungler. Sim, devo concordar que Yasuo é cancer contra alguns campeões, mas todo campeão nesse jogo tem uma fraqueza e sim passa por dificuldade no jogo, a coisa é: aprender a jogar e dominar seu campeão, e saber respeitar o pico de força naquele momento. Provavelmente você sempre quer trocar com ele com um campeão super porco pra trocar naquele momento. Eu sou main Viktor e uma Lux level 6 se acerta um Q ela me tira basicamente toda a vida me forçando a ir base por conta desse combo, ainda mais com a ult com um cooldown super baixo. Mas não estou aqui reclamando, é simplesmente como eu disse, simplesmente saiba respeitar o momento na lane, você por exemplo não vai pegar uma Yuumi e sair trocando com um Zed. Seus nerfs mataria o campeão, se o Yasuo carrega e é tão forte assim é pq você ou outro jogador fez com que ele ficasse forte assim como qualquer campeão carrega e se torna super forte e imparável caso fique forte.

Estilo do Errante: remover o escudo do Yasuo é uma alternativa totalmente inviável, o campeão não teria o que fazer e apanharia pra quase tudo, sim parece difícil bater em um Yasuo, mas pode ter certeza que sem aquele escudo ele não é nada, é explodido por qualquer coisa.

Tempestade de aço: o ajuste do furacão pra passiva da forma que foi falada é totalmente inviável assim como a passiva, o Yasuo perderia muito tempo pra carregar esse furacão, o que tornaria ainda mais difícil o seu jogo contra qualquer coisa e ainda sem o escudo disponível para tentar SOBREVIVER na lane.

Parede de vento: o Yasuo nesse ponto com esse tipo de barreira já seria surrado early game até mesmo por um Xerath. Ele vai lá usa o Q, depois o E e usa o W e pra terminar usa o Q de novo já que o cooldown da barreira não teria chegado a 0 ainda, e contra a variedade de magos que existem no mid, bloquear autoattacks é inútil já que não é fonte nenhuma de dano de magos, para assassinos basicamente a mesma coisa, como uma parede de vento bloquearia um autoattack corpo a corpo? Isso não acontece. O máximo que seria bom é o que ainda acontece hoje, bloquear o inimigo de farmar com a barreira, já que bloqueia auto attacks ranged.

Espada ágil: deixe como está atualmente, o Yasuo precisa dela ao menos para se mover, ter um tempo de recarga mais alto é basicamente o que acontece após ele usar em um inimigo, se espera 6 segundos (se não me engano) para utilizar novamente no mesmo inimigo, o que já é muito caso não haja wave suficiente, assim possibilitando que o Yasuo seja totalmente estraçalhado de dano caso chegue perto. Espada ágil é basicamente a habilidade chave para sobrevivencia e trocas boas com o campeão, assim possibilitando plays e etc. Inviável.

Último suspiro: ao menos dano essa habilidade teria de ter depois de todos esses nerfs e mortes nas outras habilidades. Hoje no League of Legends existem muitos e muitos campeões com controle de grupo, target ou skill shot, e com a mudança na barreira que bloqueia skill shots, ainda seria possível se mover até o Yasuo já que o E dele seria nerfado com cooldown mais alto e o furacão estaria em cooldown com a passiva, e se mover até ele não seria difícil depois disso, pq provavelmente o dano que ele daria em você ainda mais sem o que o torna viável não seria perto do que você daria nele. Então talvez se beneficiar da velocidade de ataque ou bonus de ataque não seria 100% das vezes possível, o que ajudaria a ele a pelo menos conseguir matar alguém depois de todos esses nerfs.

Sua conclusão: Estes nerfs possibilitam QUALQUER contra-ataque contra o Yasuo, a não ser que ele seja inteligente de ao menos carregar o furacão na passiva, o que não seria possível 100% das vezes, já que não é sempre que temos habilidades ao nosso dispor, ainda mais quando se precisa delas em um momento tenso, como em um dive por exemplo.

Mataria o campeão totalmente, a taxa de vitória dele seria pior do que vários campeões nerfadíssimos.
Highlighted

@Änúbis  escreveu:

Cara eu não acredito que tem gente reclamando de Yasuo no fórum... campeão morto, que mais ajuda a perder que ganhar, eu não sei o que esse povo vê de tão doentio em Yasuo... um boneco que se cair contra uma Leona ele nem clica... em resumo, vocês que não sabem jogar contra o campeão e fica falando abobrinha... eu quando caio contra um, lanço minha Leona, Naut ou Thresh e mais parece que tem menos um do outro lado, do que esse tal "Cancêr" dos quais eu só vejo reclamar o pessoal do Prata/Gold... mas muito me adimira um platina ter a coragem de vim aqui reclamar disso OMEGALUL

Como voce disse existem champs que simplesmente o Yasuo nao ganha, mordekaiser, Renekton, Riven(levando en conta que eles tenham mesmo nivel e itens), Akali,Kennen,Leona,Naut,Wukong,Khazix,Vi,Xin zhao e outros, o problema e que a pessoa picka: Lux,Nami,Veigar e depois reclama KKKKKKK

''Me mostre á sua força, lute pela sua vida ao contrário ápenas morra..."

Highlighted
Aronguejo

Se a riot modificar só o W dele, como você disse a primeira skill quebra a barreira seria ótimo
Highlighted
Arauto

@O Ultimo Samurai Psé, isso pra mim é choro de bronze...
Highlighted
Aronguejo

Yasuo já é um champion equilibradíssimo: Você fica muito forte e carrega OU você feeda/não fica forte, fica fraquíssimo e perde o jogo solo.
Highlighted
Arauto

Concordo 100% com você @Änúbis
Ainda vem falar sobre mim...
Carapuça não serviu.
Já lhe falei sobre isso.
Dei até um gg, quem diria né? Falei tanto de farm em cima de pão e agora to dando farm de graça, pra ver que o chapéu não serviu.

Fé com paz.
Fé com Paz
Highlighted
Arauto

@guto1200 KEKW
Highlighted
Arauto

EU TENHO UM NERF MELHOR !!!

Estilo do Errante (passiva): Não faz nada

Observação: realmente não faz nada

Tempestade de Aço (Q): Yasuo deixa de fazer algo e não faz nada. se apertar Q mais de 3 vezes ele aremessa sua espada para longe onde os inimigos não estão para não machucar ninguem e em seguida ele não faz nada

Parede de Vento (W):a parede quebra quando ele solta não bloqueando nenhum auto atake e o yasuo corre em direção dos inimigos sem a espada ou se mata na torre.

Espada Ágil (E): So pode surfar em torres inimigas que não tenha minions e o dano das torres nele e triplicad desdo primeiro tiro.

Último Suspiro (R): O yasuo morre toda vez que ele aoertar essa Skill, se apertar mais de 3 vezes toma perma ban na conta e nas smurfs do infeliz.

Acho q assim fica melhor

Highlighted
Aronguejo

Cara, tu tem m7 com quase todos os assassinos ap do jogo e quer nerfar o yassuo? ...
Highlighted

Reclama do Yasuo não fih. Mal to conseguindo da supporte pros cara com ele.
Highlighted
Aronguejo

Pra mim devia tirar isso de dobrar a chance de crítico que deixa ele absurdo já mid game e o escudo não anularia mais o dano da primeira cd pq isso que deixa ele Op, o cara tá com 10 Hp e tomar a ult de uma lux Full build, se o escudo voltar ele sai vivo.
Highlighted
Arauto

Parei de ler no verdadeiro cancer. Ele tá igual a 300 anos amigo. O chamo tem o powerspike dos dois itens mais incríveis que o game tem, entra patch sai patch tem herói pior jax e renek de guinsoo, irelia day one. Agora dizer que o herói precisa de ajustes porque ele é instapick é triste. Talvez se pararem de banir a galera canse dele.
Highlighted
Aronguejo

Boa tarde. Provavelmente você não me conhece, mas eu possuo 800K de Yasuo e quero te dar uma resposta completa (apesar do Último Samurai já ter citado quase todos os pontos).
Não consigo te explicar sobre o que torna ele tão popular, sério. Talvez tenha sido o período dos montage em alta, mas não tenho certeza. Agora, sobre ele ser escolhido mais no top do que no mid eu consigo te explicar.
O Yasuo (por si mesmo) tem uma vida muito baixa, tanto quanto suas resistências base. O escudo dele na mid lane (aonde possui mais campeões ranged) é extremamente fácil de inutilizar, fora que tem mais espaços para ser gankado e não é muito fácil sair de gank com o Yasuo (desde que o JG o faça no momento certo ao invés de forçar o gank, mas mesmo forçado ele ainda tem problemas pra sair). Na top lane, ele tem mais segurança ao menos para farmar (Alguns poucos como eu ainda se arriscam à jogar avançado mesmo ciente dos riscos, mas dá pra você jogar a lane inteira freezando). Claro, ainda temos um problema a citar sobre o Yasuo no Top: Grande parte das matchups são difíceis de saber trocar. Demorei muitas e muitas partidas até ter mais segurança pra jogar no top.
Indo para as skills e sua posição sobre elas (Adianto, eu gostaria de um rebalanceamento nele e depois eu explico o que eu sugeria).

PASSIVA: Cara, tirar esse escudo do Yasuo tornaria ele uma Sona 2 (e eu não estou exagerando) de tão squishy que ele ficaria. Esse escudo, ao mesmo que é útil em certas circunstâncias, ele é quase inútil em lanes contra ranged (sendo o único uso majoritário dele na ult, que é realmente bom e funcional ali). Sua ideia de fazê-lo ganhar o tornado dessa forma é um pouquinho interessante, mas isso eu julgo que quebraria sim o campeão. Ele teria um poke com um alcance considerável sem precisar se expor ou se arriscar para fazê-lo, fora que você disse que seria mais danoso, então seria um campeão com mais potencial de burst (e à distância), o que seria um inferno de lidar.

Q: Achei interessante, porque isso faria o Yasuo não depender de itens de AS em todas as partidas. Mas ainda assim, é algo que eu julgo injusto. A própria animação e cast da skill acelera quanto menos CD ela tem atualmente (e, por mais difícil que seja, o Q do Yasuo é possível de desviar andando enquanto ele não tem AS o suficiente). Isso tornaria ele meio... fora da curva de verdade.

W: A parede dele é uma skill que tenta compensar a fragilidade do campeão, fora que ela é meio estática fora o cooldown longuíssimo. A build mais comum (e, ao meu ver, uma das piores do Yasuo) que consiste em 100% de crítico, Grevas e itens como Sedenta, deixa ele frágil demais. Ele não vai aguentar muito dano bruto e, a maioria dos campeões da mid lane ou fighters da top lane consegue estourar o Yasuo antes que ele possa fazer muita coisa. A parede é bem visível em todas as skins, então você pode tranquilamente baitar a skill e esperar que ela acabe.

E: Você tem 0.5 segundos entre cada cast no tier 1, e até o tier 5 ele gradativamente se torna 0.1. Ter um tempo de recarga fixo deixaria ele mais forte no early e muito mais fraco no late. Não é viável de maneira alguma.

R: Sobre a penetração de armadura removida, eu acho meio injusto. Apesar de, o campeão atualmente depender de crítico (algo que eu vou ir mais a fundo mais pra frente), ele é caracterizado como Lutador Duelista. Ele não tem puramente nenhuma forma de causar dano bruto a qualquer alvo se não for pelos críticos e, ele não conseguiria matar tank se não fosse por isso na ultimate. A maioria dos LD tem algum meio de causar dano na vida máxima, true damage ou algo do tipo, se o Yasuo não tiver essa penetração ele se tornaria ruim. Ao mesmo tempo, essa mudança no R tornaria ele um impiedoso carrasco de atiradores, já que ele com mais AS daria o Q mais rápido e com mais AD ele causaria mais dano e, os atiradores não costuram ter armadura então...

O estado atual do Yasuo é bem... instável eu diria. Nos elos mais baixos (aonde ele reina mais), ele é um verdadeiro monstro. Nos elos mais altos, ele é extremamente fácil de ser punido apesar de ainda ter alguns crânios que conseguem utilizá-lo. Eu julgo que hoje, o dano do Yasuo é mal distribuído e ele se torna realmente dependente de ter o 100% de crítico, inviabilizando builds de dano bruto ou outras itemizações que não giram em torno do crítico. As recentes mudanças na Dançarina tornaram ela quase inviável pra ele, já que você agora escolhe entre Dançarina, Malmortius ou Sterak (e eu escolho quase sempre Sterak). Os únicos itens que se tornam viáveis de fato são a Statikk e a Chuva de Canivete. Só que, chuva de canivete não te dá o AS que você precisa, forçando você a fazer um segundo item com AS, coisa que a Statikk não faz (apesar dela ter perdido um pouco do potencial de dano). Então, você fica preso ao Statikk + Gume (Eu já tentei combinar muitos itens de crítico sem o Gume e ele sempre vai decair ao decorrer da partida, ele é obrigado a fazer Gume em todos os jogos). Fora que, o Q do Yasuo é CANCELADO por qualquer hard CC, então você tem que tomar extremo cuidado ao usar o E pra entrar numa luta ou troca. O campeão precisa se mover se quiser usar o escudo da passiva, então basicamente qualquer hard CC mata o Yasuo independente da fonte dele.
Eu otimizei a build de acordo com a minha experiência e, acabo apelando para rei destruído OU limite da razão de first item (depende da lane e do que eu pretendo fazer no resto do game, mas acabo usando mais Rei) no intuito de ter AS e cura pra aguentar trocas e mais tempo na lane sem precisar trocar e insta recall. Os 2 itens de crítico e, quase toda partida, bota de MR (raramente Tabi). Os dois itens restantes caem em fazem resistências, mas o mais comum é Sterak + Espinhos. E, mesmo nessa build, ele possui as mesmas fraquezas ainda. Nada se altera.

A PARTIR DAQUI É SÓ OPINIÃO. O que eu sugiro ao Yasuo é: Tirar a DEPENDÊNCIA dele do crítico ou ao menos tirar o tiro no pé que ele dá na passiva (Para os que não saibam, os críticos dele causam 10% a menos de dano). Se você tirar a dependência dele no crítico, ele se aproxima mais do fighter e se afasta mais do assassino. Tirar o tiro que ele dá no próprio pé custaria um nerfzinho na ult, como diminuir a penetração que ele recebe e aproximaria ele mais de um assassino, deixando ele melhor na mid lane. Eu trocaria o escudo da passiva por colocá-lo só no cast da ult e fazer com que ele tenha mais HP ao longo dos níveis. Ele seria "mais fácil" de punir na lane e não seria tão frágil a partir do nível 6.
Highlighted

Yasuo já tá balanceadíssimo, só fica realmente forte com quem sabe jogar, se não é 0/10. Change my mind.