cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

[Sugestão] Uma solução pro maior estresse e frustração de todos no ARAM

Re: [Sugestão] Uma solução pro maior estresse e frustração de todos no ARAM

O problema é que o ARAM não é tão aleatório assim  como pensam, os campeões sao pegos pelo sistema com uma finalidade, o sistema formula comps q seja o mais 50/50 possivel (que tenha chance de vitoria dos 2 lados igualmente) mas q acaba ficando sem sentido na maioria das vezes pq o pessoal fica rodando champs e desconfigurando a comp (por isso q tem vezes q o pessoal perde o game sem nem conseguir reagir por exemplo). O sistema sempre formula  uma comp de poke vs uma comp de tf, ou uma comp de peel vs uma comp cheio de assassinos por exemplo, se alguém quitasse  e vc mantesse o champ o sistema nao ia conseguir formular uma comp e aí seria uma roleta russa a partida Smiley Sad. por isso n gosto muito de ARAM Ç_Ç

Isso é de menos o que deveria voltar é o sistema de ban, toda partida tem veigar,blitz e ziggs no time inimigo pra desbalancear a partida
"As emoções humanas podem ser mais voláteis até do que a magia mais poderosa."
~ Ahri
Tropa

Problema maior q esse é o pessoal q entra no modo aram, só para zombar e prejudicar quem joga pra ganhar. Oque eu mais vejo é o pessoal fazer pouco do modo, só pq n recebem recompensas como Promoção de ELO. Frase mais decepcionante e desagradável no aram, "CARA ISSO É ARAM, N É PARTIDAS RANQUEADA N".
Aronguejo

@Baby DoIl  escreveu:
Já eu acho que os dados deviam se renovar a cada partida, não interessa se você usou 2 dados nessa partida, na próxima você teria 2 dados de novo e não teria que ser obrigado a jogar com um campeão que você não sabe / não joga / não gosta só pra juntar mais dados de novo e poder usar

Isso também, mas a questão da sugestão que dei foi mais focada em quando vc consegue tirar algum campeão que você gosta MUITO de jogar e queria MUITO tirar ele no ARAM pois sempre se diverte com ele, aí alguém vai e quita.
A chance de vc tirar ele de novo é menos de 1%, é uma em 144, agora com a Qiyana vai ser 1 em 145, dá aproximadamente 0,7%.

A ideia é que resete os dados, ou do jeito que é o jogo atualmente em que vc recebe todos os dados que rolou de volta, ou como vc falou esteja sempre com 2 dados ao começo de uma nova seleção de campeões do ARAM, mas que mantenha o campeão que tava na sala anterior que alguém quitou.

Se era um campeão que vc n exatamente gostava, mas não tinha nenhum opção dentre os campeões que tinham sido rolados pelo time que vc queria e vc já tinha rolado todos os seus dados tb e não tinha tirado ninguém melhor, vc vai ter os dados de novo pra rolar e o seu time tb vai rolar os dados abilitando mais campeões pra vc escolher dentre os descartados, então pra vc não é problema nenhum ter mantido esse campeão que vc quer descartar de uma sala pra outra quando alguém quita, mas pra quem estava com um campeão que gosta e queria jogar, o ato de manter esse campeão é inestimável.

Eu pessoalmente já tenho mais de 2 mil partidas de ARAM jogadas e sinceramente, quando alguém quita da sala e eu tava com um champ que gostava é definitivamente a coisa mais odiosa que eu já senti nesse jogo.
Mais raiva do que quando alguém trolla, mais frustrante que uma pessoa ficar AFK no aram, mais ódio do que um feeder intencional, pois a chance de tirar ele de novo é ínfima e eu não posso nem saber, nem reportar a pessoa que quitou e ela nunca vai saber quanta raiva e frustração me causou.

É uma mudança mínima mas significa muito e eu perguntei isso pra inumeros conhecidos que jogam LoL sendo vários jogadores ávidos de ARAM também e todos concordam que perder um champ que queria por alguém quitar sempre foi uma das coisas que mais lhe irritou também e isso é ainda pior no caso de uma partida de ARURF que mesmo não sendo o URF original, ainda é um dos modos alternativos mais esperados todo ano e o qual eu pessoalmente acho que já passa da hora da Riot torna-lo um modo alternativo permanente o ano inteiro e possivelmente até considerar um cenário competitivo experimental pra ele.

Aronguejo

@Banana is Life  escreveu:
A ideia é boa mas acho difícil a Riot consegui implementar ela, principalmente agora

Não é exatamente dificil.
Acho até que tenha a possibilidade de uma única pessoa sozinha ser capaz de conseguir programar isso em menos de 24h pra testar.

Basta fazer uma memória que salve que campeão a pessoa tá e se esvazie no instante que a partida começa a carregar.
Caso alguém quite da sala antes da partida começar, a memória vai permanecer salva.
Ao formar uma nova sala, o sistema vai checar se duas pessoas tem o mesmo campeão salvo na memória, o que significaria que são vindas de duas salas diferentes, e colocando essas 2 pessoas em salas diferentes.

Se duas salas diferentes tiveram um campeão quitado cada, isso significa que tem pelo menos 18 pessoas na fila, dá pra colocar um numa sala já fechada com 10 e os outros numa sala com 8 faltando 2 pessoas.
Ao iniciar a seleção de campeões, antes de rolar o primeiro campeão, o sistema vai conferir se o jogador tem algúm campeão salvo na memória, se tiver, vai manter esse campeão, se não tiver, vai rolar o campeão aleatório normalmente. E acaba aqui.

Não é nada exatamente complexo pelo conhecimento básico de programação que eu tenho.

Definitivamente pode ser mais complexo do que eu imagino uma vez que não conheço o código base do jogo, mas tenho certeza que uma pequena equipe num espaço de tempo relativamente curto conseguiria implementar isso sem muitos problemas.

Aronguejo

@iAkagami  escreveu:
Acredito que isso daria mt trabalho pq teria que alterar a programação e tudo mais, iria gastar um bom tempo para fazer isso que falou e não valeria tão a pena para a Riot, mas acredito que eles poderia fazer os dados renovarem mais rápido.

Como falei na resposta aqui logo em cima dessas, acredito que não seria algo tão complexo de programar não, dá uma olhada.
E que nem a "Baby Doll" falou e eu concordei na resposta 2 acima dessa, também concordo que toda santa seleção de campeões de modos aleatórios as pessoas deveriam sempre começar com 2 dados, independente de quantos rolou nas últimas partidas ou não.

Aronguejo

@Alyssa Barden  escreveu:

O problema é que o ARAM não é tão aleatório assim  como pensam, os campeões sao pegos pelo sistema com uma finalidade, o sistema formula comps q seja o mais 50/50 possivel (que tenha chance de vitoria dos 2 lados igualmente) mas q acaba ficando sem sentido na maioria das vezes pq o pessoal fica rodando champs e desconfigurando a comp (por isso q tem vezes q o pessoal perde o game sem nem conseguir reagir por exemplo). O sistema sempre formula  uma comp de poke vs uma comp de tf, ou uma comp de peel vs uma comp cheio de assassinos por exemplo, se alguém quitasse  e vc mantesse o champ o sistema nao ia conseguir formular uma comp e aí seria uma roleta russa a partida Smiley Sad. por isso n gosto muito de ARAM Ç_Ç

Dependendo de como o sistema for programado, se a memória for checada antes até de iniciar a seleção de campeões, o sistema pode levar em consideração esses campeões vindos da memória em consideração ou até quem sabe tentar manter o time de 5 pessoas completo vindos da mesma sala, ou seja, o time que não teve ninguém quitando, reformulando apenas o segundo time mas devolvendo todos para 2 dados disponíveis para rolar.

Aronguejo

@Furlán  escreveu:
Problema maior q esse é o pessoal q entra no modo aram, só para zombar e prejudicar quem joga pra ganhar. Oque eu mais vejo é o pessoal fazer pouco do modo, só pq n recebem recompensas como Promoção de ELO. Frase mais decepcionante e desagradável no aram, "CARA ISSO É ARAM, N É PARTIDAS RANQUEADA N".

SIM, Isso definitivamente dá mt raiva, mas acho ainda mais frustrante qnd perco um champ que queria por alguém ter quitado.
Eu costumo jogar praticamente só ARAM, com mais de 2500 partidas jogadas e um bocado mais de 50% de vitórias mas não sei dizer qnts % a mais acima de 50 (gostaria de poder conferir isso em algúm lugar).

Acredito que se a Riot tornasse possível conseguir os fragmentos de maestria 6 e 7 assim como em Summoner's Rift, normal e ranqueado, no Howling Abyss, ARAM, e talvez fizessem um modo ARAM competitivo, como eles já mencionaram ter o interesse em fazer um dia, no passado, isso se resolveria pois as pessoas levariam o ARAM ao menos um pouco mais a sério ou pelo menos tentariam com um pouco mais de vontade.

Eu definitivamente tentaria o modo Solo competitivo do ARAM se saísse, uma vez que amo o modo, mas a coisa que mais me irrita desde os primórdios que comecei a jogar nesse modo sempre foi perder um champ que queria MUITO por alguém ter quitado, principalmente quando nem podia pegar os campeões descartados pelos aliados como pode hoje em dia e a pessoa rolava sem perguntar ou recusava o pedido de troca e rolava logo na partida seguinte a vc ter perdido exatamente aquele champ por alguém ter quitado...

Aronguejo

@RebsTheBoy  escreveu:
Isso acaba sendo uma faca de dois gumes, prefiro que fique como está

Poderia elaborar o pq poderia ser uma faca de dois gumes?

Assim, só podem haver 2 situações:

1. A pessoa está com um champ que quer jogar.
  2. A pessoa está com um champ que não quer jogar, em definitivo ou parcialmente.

No caso 1, se alguém quitar, essa pessoa vai manter o mesmo champ que queria pra próxima sala vai estar tranquila, feliz, nem vai rolar.

No caso 2, essa pessoa mais que provavelmente rolou os dados e não queria escolher nenhum dos champs dos descartes dos dados rolados de seus aliados e manteu o champ meio que a contra gosto. Se alguém quitar, ela ainda vai estar com esse champ, mas vai ter seus dados de novo pra rolar e tentar pegar alguém que gosta mais e todos os seus aliados vão ter seus dados tbm, o que torna improvável (não exatamente impossivel, mas improvavel ainda assim) que ninguém além dela venha a rolar o dado também, o que significa que também vai ter mais champs na pilha de descarte pra essa pessoa escolher se mesmo rolando os dados de novo ainda não tirar alguém que queira jogar, e alguém do time dela pode ser que queira jogar exatamente com esse champ que ela trouxe pra próxima sala e não queria.

Não importa como eu olhe, ninguém sai exatamente perdendo, mas uma pessoa que no sistema atual estaria extremamente irritada e frustrada, a pessoa que estava com o champ que queria muito quando alguém da sala quitou, ao invés de estar triste e xingando, vai estar tranquila ou até feliz com o fato de estar com um champ que gosta.

Aronguejo

@Gustavohis  escreveu:
A pessoa que entra em um modo aleatório por essência (all ramdom all mid) é quer escolher o champion está no lugar errado. Só isso. ARAM é lugar que te treina para qualquer team fight.
Quem não gosta de aleatoriedade deveria jogar outros modos ou ser severamente punido quando tentar burlar o sistema randômico quitando.

Vc entendeu bem equivocadamente.

Não é querer escolher e sim não perder um campeão que você gosta e por sorte tirou na aleatoridade que é a base do modo porque alguém quitou, o que é algo extremamente frustrante e a pessoa que quita já recebe uma punição que por sinal é bastante leve, sendo apenas alguns minutos de espera pra poder jogar de novo, enquanto você que perdeu o champ sente uma raiva borbulhante por dentro.

Se eu não gostasse do aspécto randômico da aleatoriade do ARAM, não tinha mais de 2500 partidas de ARAM jogadas, mas ainda considero que alguém quitar quando estou com um champ que verdadeiramente gosto é uma das coisas mais frustrantes que existem no League of Legends como um todo e a imensa maioria dos jogadores que perguntei, principalmente aqueles que preferem jogar ARAM à normal game ou ranqueadas concordam.

Se as pessoas simplesmente não perderem o champ, simplesmente o manterem e sempre tiverem 2 dados pra rolar e todas as partidas de ARAM, independente de quantos dados tenham rolado na última partida, isso já resolve todos os problemas, não atrapalha a vida de ninguém e torna desnecessário sequer mexer na punição de quem quita se isso for considerado supérfluo.

Aronguejo

@Brave Bird  escreveu:
Sempre tem os 2 lados da moeda, imagina vc pegar o champ mais chato que vc acha no jogo, não é um alivio quando quitam?

Se for o caso, vc vai ter os dados pra rolar de novo, então não tá perdendo, sem contar que pra vc ter esse champ na mão, é pq já rolou os dados e não tirou ninguém melhor e não tinha ninguém melhor dentre os campeões descartados no rolar de dados de seus aliados tbm.
E ainda tem que lembrar que na sala seguinte, seus aliados vão ter seus dados de volta também, o que significa possivelmente além dos seus próprios dados, mais campeões pra vc escolher entre os descartados pelo rolar de dados dos seus aliados.

Ninguém sai perdendo por estar com um campeão que não gostava na partida que alguém quitou e levar esse pra próxima.
Sem contar que ainda advogo que as pessoas deveriam ter sempre os 2 dados em toda santa partida de ARAM, independente de quantos dados podem ter rolado na partida anterior.

Aronguejo

@Liink Sayre  escreveu:
Não é uma boa ideia. Quem quita já sai justamente pra não jogar com algo que não goste e toma a punição por ter saído. Fazer isso e obrigar a jogar com algo que a gente não quer só vai fazer as pessoas fecharem o lol e não abrirem de novo. Ah, e sempre que alguém quita tu recebe os dados de volta, caso tenha girado. Antigamente a gente ganhava poucos dados e era obrigado a jogar com o que vinha, fazer isso ai só fará os players pararem de jogar.

Mas eu falei que a pessoa não precise ter o champ trancado se quitar.

Se ela quitar, na próxima partida o 1º champ que ela vai estar na mão é o que estava quando quitou, fato, mas ela vai ter os dados pra rolar de novo além dos descartes dos aliados pra escolher, e como já falei em outras respostas nessa conversa, também acredito que em todas as partidas de ARAM, todos devem ter 2 dados pra rolar sempre, independente de quantos dados possam ter rolado na partida anterior, se quitaram ou não.

Se ninguém perder o champ por conta da pessoa que quitou e todos tiverem dois dados sempre, nem precisa piorar a punição da pessoa que quitou não. Ficar um tempo sem jogar já é de boa, mas do jeito que está é extremamente frustrante quando vc tá feliz da vida com um champ que conseguiu e alguém quita.

Aronguejo

@SlashRick  escreveu:

Esse problema é bem ruim mesmo... É muito ruim perder aquele Veigar/Ziggs quando a partida não procede. Mas acho que o problema com essa solução é como lidar no caso de ter duas pessoas que teriam o mesmo campeão em times opostos.

Ai você pode responder "Mas é só mudar o matchmaking para evitar que isso ocorra!". A questão é que quanto mais "exceção" a gente coloca no Matchmaking, maiores são as chances de demorar para achar partida e/ou ter partidas com o balanceamento prejudicado. =/

Eu cheguei a mencionar isso numa outra resposta.
Pra ter 2 pessoas com o mesmo champ é necessário que ambos estejam vindo de 2 salas diferentes em que cada uma teve alguém quitando, o que significa que tem 18 pessoas na fila, 10 pra uma sala e 8 pra outra faltando mais 2 jogadores. 
O matchmaking iria colocar um na com 10 e outro na com 8 sem causar nenhum delay severo de verdade no tempo de espera da fila, se possível, tentando manter os 2 times com 5 pessoas em que ninguém quitou formados como estavam, já que mesmo da forma que está agora, com o sistema atual, o mesmo acontece constantemente só que ninguém mantém o champ e o sistema não faz essa consideração, mas ainda assim escolhe 10 jogadores pra uma sala e mantem 8 na fila procurando mais 2 pra completar uma segunda sala e normalmente você cai com o mesmo time de antes.

E se todos tiverem 2 dados no começo de todas as seleções de campeão do ARAM sempre, independente de quantos dados se tenha rolado nas partidas anteriores, mesmo quem estiver com um campeão que não estava satisfeito mesmo após ter rolado tudo e não ter ninguém que quisesse entre os descartes dos aliados também não vai estar saindo perdendo, pois ainda vai poder rolar 2 vezes de novo e ter os descartes dos aliados que decidirem rolar também.

Aronguejo

Porque o modo é aleatório. Simples.
Aronguejo

@vStaz  escreveu:
Porque o modo é aleatório. Simples.

Manter o personagem no caso de alguém quitar não retira a aleatoriedade do modo, mas resolve uma injustiça que nasce a partir dela quando alguém quita da partida, afetando todos os outros 9 jogadores.

A chance de 1 dos 9 ficar extremamente irritado e frustrado pq uma pessoa não quis jogar com personagem X ou teve que sair por qualquer motivo é extremamente alta.

Essa solução não diminui o nível da aleatoriedade uma vez que vai continuar com ninguém escolhendo o campeão, fora os da pilha de descarte. Só remove essa injustiça de perder um bom campeão que se tinha conseguido pelo sistema aleatório, gosta e queria jogar com ele, pra no final acabar sendo forçado a jogar com alguém que não gosta tanto por culpa de outra pessoa que só vai ter que esperar alguns minutinhos esperando pra poder jogar de novo sem nem ter ideia do que ela pode ter te feito sentir naquele momento.

Tropa

Up
Tropa

carry up, senpai!
Aronguejo

Fiz um pequeno edit pra acrescentar ou esclarecer parte das coisas do que ficou conversado nos comentários.