cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Shaco

Aronguejo

Shaco

Olá, sou um mono Shaco, e gostaria de falar um pouco do campeão.
Há um tempo atrás estava jogando com a build br do shaco(vulgo pimpimenta), usar ghost, etc. Mas isso deixou de funcionar pra mim, dei uma pesquisada, e vi que a maioria do pessoal tava usando Colheita Sombria, e ignite.
Comecei a usar isso, nos primeiros jogos focava invadir, sempre conseguia no mínimo mandar o jungler inimigo base, ou forçar um flash, até mesmo kill. Mas percebi algo, um jogo, que perdi a jg simplesmente por uma Ward no buff inimigo. O jg inimigo esperou o blue ficar com pouca vida, flashou, pegou o buff, e ganhou a troca, já que subiu pro lvl 3, a partir disso, fiquei levando invade, sem ter pressão no mapa, com medo de levar um counter gank, já que não conseguia wardar a jg dele, não conseguia fazer dragão, etc. Obviamente tudo isso poderia ter sido resolvido por eu colocar uma Ward onde o jg inimigo viria.
Algumas outras vezes que invadi, 80% tinha wards na jg inimiga, e nós só trocamos a jg, eu invadia e era invadido no outro lado do mapa, o que não era necessariamente ruim, se outro lado do mapa não fosse algo bom de gankar, como um Ezreal e uma Janna.
A partir daí comecei a ter alguns problemas, vi que invadindo acabaria dependendo de sorte pra ser 100% efetivo, como não haver wards na jg inimiga.
Com o tempo(muitas derrotas), fui me adaptando, como usava ghost, conseguia dar um gank muito bom com 2 pontos no Q, mas com ignite isso não acontecia, comecei a colocar 3 pontos antes de upar o E, (o que não é muito bom se eu não conseguir encaixar bons ganks, já que só vou upar o E no lvl 7).
Comecei a fazer o item da jg verde, apenas pra wardar, sem upar ele pra nada, nem dano, nem attack speed, assim poderia fazer dragões ou o arauto, sem aparecer um **bleep**ing Xin Zhao, quando o dragão está com 1k de vida e eu com 25% da minha.
Assim passei a colocar muitas wards por jogo, atrasa minha build? Sim! Mas vale a pena, pelo menos em grande parte dos jogos, quando laner não levam ganks tendo visão, e eu consigo aproveitar pra fazer objetivos free.
Mas percebi outro problema, não conseguia stackar a Colheita, 27 minutos de jogo, 120 stacks, obviamente tinha algo errado. A questão, é que eu estava me focando em farmar para fazer essa runa efetiva, apenas não tinha me focado, que ela precisava de 75 camps da jg para atingir 150 stacks, que vão te dar muito mais tempo para entrar numa luta e ainda der dano com ela. Ah, você pode pensar "São só 75 camps, em 25 minutos você consegue isso", e não é assim, cada camp valendo 4 de farm, são basicamente 300 de farm, e mesmo que você consiga um farm muito bom(6-8 de farm por minuto, que na jungle é difícil para um caralho), vai conseguir os stacks depois dos 30 minutos.
Então me dei conta, que precisava de ganks, comecei a aproveitar e gankar quando tivesse o minion canhão, que me dá 4 stacks(2 camps), se eu conseguir uma kill, ou até mesmo meu laner, já que só preciso estar perto, nem assistência é necessário, consigo 10 stacks(juntando ao canhão), equivalente à 5 camps na jg, que demoraria uns 3 minutos pra conseguir, peguei em 30 segundos, talvez até metade disso.
Basicamente, mesmo essa runa sendo uma runa de late game, o contrário do Trovão, você precisa gankar até mais, para conseguir stacks, nem que seja do canhão. No meu últimos game, fiquei em gankar laner fáceis(uma Katarina, sendo que tinha uma Syndra, que apesar de se solada, acerta os stuns), e consegui muitas kills, consequentemente stacks, era 14 minutos de jogo e eu tinha 110, com muitas kills e itens, o farm que não conseguia muito no early game, recuperei depois com Statik e Tiamat limpando os camps muito rápido.
Por fim ganhamos, apesar se apesar eu e a Vayne não termos feedado.
Sobre a build, fiz o item da jungle um pouco mais tarde(aos 11 minutos), já que tinha kills e queria fazer mais dano pra continuar o snowball, e só fui vender o item da jungle aos 28 minutos, tendo colocado 35 wards em 35 minutos de jogo.
Percebi também que Statik é extremamente core pra essa runa, já que ajuda a limpar os camps, e dá um burst(se estou feedado ainda puxo um Gume).
Tenho o replay no op.gg, é só acessar meu perfil(http://br.op.gg/summoner/userName=SlaVKs), se você é main, mono ou só quer experimentar shaco, recomendo essa build, só tome cuidado quando souber que o 2x2 inimigo do mid+jungle inimigo é mais forte por exemplo, warde e tenha certeza que o jungle inimigo não está por perto.
É isso, obrigado aos que leram, talvez eu poste mais no futuro. Bye.
6 RESPOSTAS
Dragão

Re: Shaco

Legal, cara. Só tenta organizar melhor o post nas próximas pra facilitar a leitura.
Aronguejo

Até iria fazer isso, mas escrevi em um tempo livre que tive pelo celular mesmo, apesar de que poderia ter feito um pouco melhor
Arauto

Quando tiver tempo dá uma editada leve (paragrafos etc) no mais bom guia.

Aronguejo

Sim, chegar em casa faço isso, tenho um pouco de TOC, tô querendo arrumar isso a muito tempo
Aronguejo

Shaco tinha que volta pra aquele de 2014

Você falou que usava colheita sombria para shaco e voce invadia os cara na verdade Eletrocutar e para quando vai invadir e farma Colheita sombria e quando se vai farma muito e vai ganka pouco (Power Farm) eu te recomendaria Eletrocutar ja que vc vai invadir