cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Sabe por que quase ninguém gosta de sup?

Aronguejo

Sabe por que quase ninguém gosta de sup?

Sabe também por que a maioria do server é main Yasuo?

Pode parecer meio non-sense, mas essas duas perguntas tem quase a mesma resposta.

Jogar de suporte é cansativo, wardar, roamar, salvar o adc, wardar, salvar o adc, roamar, xingar o adc pois trocou 2x1 quando você foi wardar, pokear com suas skills quase sem scale. Basicamente você é o que menos da dano no time, e consequentemente a role se torna chata, pois, seu cérebro recebe pouquíssimos estímulos.

Já o Yasuo, você recebe estímulos cerebrais e tempo todo, você imagina em quem vai dar E+Q flash, quando vai ser a hora que a ashe vai ultar e você vai precisar tascar o W e estragar o jogo dela, ou até mesmo pra quem você vai feedar, se é pra Riven que te desce um pau e mesmo assim você troca dano com ela, ou o lee sin que tá te campando. Por isso a maioria do servidor joga com ele, mesmo sabendo que ele é um câncer. você até mesmo ganha estímulos enquanto farma, por causa do E.

O que lhe torna main é o champion que mais lhe dá estímulos cerebrais, sabe aquela sensação boa quando você acerta o Q da nidalee? ou quando faz aquele combo perfeito de Riven?

É por causa disso que poucos jogam de sup.

Sabe como resolver isso? tornar a role sup mais atrativa.

Você já viu a riot lançar um champion que da dano e ao mesmo tempo cura seu time? um suporte que tem o papel de ADC ou mago ao mesmo tempo? ou um ADC que tem o papel de suporte também, essa ideia é louca, mas dá certo, não citarei nomes, mas alguns jogos da blizzard e da hi-rez dão certo.

----- Lembre-se que você é mortal -----
15 RESPOSTAS
Aronguejo

Re: Sabe por que quase ninguém gosta de sup?

O problema de jogar de suporte é que tem que pensar =D

Ninguém gosta de fazer isso
Arauto

Mano, ser suporte não tem nada a ver com "estímulos cerebrais", é porque a lane esta sucateada.

Antigamente a riot posibilitiou que todos como um time pudessem wardar colocando as trinkets e as wards em sí, mas entenda que agora não existem mais "wards" para serem compradas por todos. As wards agora são apenas de uso exclusivo do Suporte, já que o item que da ward é melhor e só basicamente funciona pra ele, e baseando-se nisso creio que a lane ficou sucateada pois o suporte faz o trabalho de um time inteiro, assim tornando o suporte não uma lane ruim mas uma lane que exige muito esforço já que ele warda, cuida do adc, ajuda outras lanes e faz trocas como qualquer outra lane no jogo.

Não era uma lane ruim, eu começei no LoL jogando de suporte, mas depois de tantas mudanças migrei para o Top, pois a lane exige muito de apenas uma parte do time.

E como voce justifica o fato de ter mono suporte e ter gente que AMA a função? Em todo jogo online suporte é a função menos popular, a maioria das pessoas não querem ter deveres ou responsabilidades em um jogo. E ser suporte significa depender do time, e em elo baixo depender de alguém é pdlcídio. Pega um cara main assassino e compara, tudo que ele sabe é sair atrás de kill pelo mapa que nem louco, e isso é muito mais atrativo e é por isso que só jogo de assassino lul
Aronguejo

Sobe de Elo e vc vai ver que faltam MUITO mais ADCs do que suporte.
Aronguejo

@Torturo com Amor@  escreveu:
E como voce justifica o fato de ter mono suporte e ter gente que AMA a função? Em todo jogo online suporte é a função menos popular, a maioria das pessoas não querem ter deveres ou responsabilidades em um jogo. E ser suporte significa depender do time, e em elo baixo depender de alguém é pdlcídio. Pega um cara main assassino e compara, tudo que ele sabe é sair atrás de kill pelo mapa que nem louco, e isso é muito mais atrativo e é por isso que só jogo de assassino lul

É como eu disse, existem poucos suportes que são mains pois são poucos que recebem esses estímulos. O povo gosta mais de assassino pois é mais frenético.

Aronguejo

@ManDic@  escreveu:

Mano, ser suporte não tem nada a ver com "estímulos cerebrais", é porque a lane esta sucateada.

Antigamente a riot posibilitiou que todos como um time pudessem wardar colocando as trinkets e as wards em sí, mas entenda que agora não existem mais "wards" para serem compradas por todos. As wards agora são apenas de uso exclusivo do Suporte, já que o item que da ward é melhor e só basicamente funciona pra ele, e baseando-se nisso creio que a lane ficou sucateada pois o suporte faz o trabalho de um time inteiro, assim tornando o suporte não uma lane ruim mas uma lane que exige muito esforço já que ele warda, cuida do adc, ajuda outras lanes e faz trocas como qualquer outra lane no jogo.

Não era uma lane ruim, eu começei no LoL jogando de suporte, mas depois de tantas mudanças migrei para o Top, pois a lane exige muito de apenas uma parte do time.

O fato dela estar sucateada diminui a vontade de jogar, que corresponde a falta de estímulo, por isso poucos jogam e gostam realmente.

Aronguejo

Muitos tópicos sobre isso já apareceram no fórum, inclusive a própria Riot, no começo do ano passado, lançou um artigo dizendo que reconhecem que Suporte é a role menos atrativa e pediam opiniões, embora eu não tenha visto o que fizeram com as respostas.

Eu já fiz algumas várias sugestões e expliquei boa parte dos problemas em alguns tópicos, mas a Riot parece ouvir a "voz da maioria" e muitas vezes a voz da maioria não consegue entender a profundidade dos problemas.

O LoL tem alguns sistemas que punem os jogadores de suporte de serem mais participativos no jogo, como por exemplo:
1) Se o suporte for jogar habilidades nas waves para ajudar a puxar mais rápido, se fizer em um momento ruim ou se estiver forte demais, ele vai "roubar" o dinheiro do seu companheiro que precisa de ouro para ficar mais forte e causar dano;

2) Muito da força dos personagens está nos itens e os itens se compra com o outro que consegue principalmente matando alguma coisa (tropas, heróis adversários). Como os suportes não devem fazer isso para não "roubar" ouro dos colegas, eles ficam com menos ouro. Com menos ouro, eles compram menos itens. Com menos itens eles tem menos atributos. Ou seja, ficam mais fracos para fazer o que devem fazer. Suportes tem mais ou menos uns 75% do ouro do resto do time. Talvez nem pareça muito, mas se os colegas do time tiverem em média uns 12 mil de ouro (final de partida), isso quer dizer que o suporte terá cerca de 9 mil. Se for um bom suporte, ele vai comprar muitas wards de detecção, então já virtualmente ele tem uns 750 (seriam 10 pinks) a 1050 (seriam 14 pinks) à menos de ouro mais ou menos nesse momento. Isso daria ai pouco cerca de 8 mil de ouro. Comparando esses dois valores, os personagens do resto do time tem 12 mil enquanto o suporte tem 8 mil, a diferença é maior ainda. 4 mil de ouro em itens é MUITA coisa. É muito atributo, seja ele vida, armadura, resistência mágica ou poder de habilidade. Essa diferença é no final do jogo, mas ela vai se construindo durante a partida, então, mesmo com 1 ou 2 mil à menos de ouro, já faz uma boa diferença. É menos capacidade de aguentar dano, é menos capacidade de curar ou até mesmo menos capacidade de causar dano e colaborar destruindo os objetivos (considerando que as criaturas lendárias e as torres não sofrem nem efeito do controle de grupo, que costuma ser o forte dos suportes);
Aronguejo

Sup é sim menos atrativo, pois vc não sai matando todo mundo igual um doido. PORÉM, estímulo cerebral não falta, ele só vem de outra fonte.
Dano para sup, depende da sua build, você pode fazer 2 itens de sup (ward e redenção por exemplo), e os demais voltados para armor e ap Smiley Wink é uma opção e não uma obrigação e é muito mais difícil pois sup só farma quando o adc não está na lane e só pega ouro de assistência, ou seja, ele tem menos acesso ao ouro.
SUP - Proteger o adc, ajudar nas trocas, nos pokes, wardar, dar roaming, atenção no mapa para pingar, se tiver push, stun, etc, acertar a skills, farmar sem pegar farm do adc, rezar p adc não ser uma batata e ficar se matando. E ainda tem os sups de controle de grupo, os tank (um alistar e um braum iniciam um tf my friend), os de dano mágico (brand e zyra que se bobiar tem KDA melhor que o adc) e os assassinos (pyke, que dá roaming e sai pegando assistência e kill pelo mapa).

É uma questão de gosto e paciência. Eu particularmente acho adc infinitamente mais chato e monótono que sup, muito menos estimulante como você diz, primeiro porque dependendo do seu adc você depende muito do sup no early, você só clica no adversário e pronto skills acerta, sem medo, adc sem kill é NADA no jogo, e o jogo com ele se resume em farm, posição e caitar, pronto. Mas é minha opinião, e eu nem sou main sup, sou main mid.
Acho que a comunidade precisa parar de desvalorizar os mains sup, é um posição como qualquer outra, é importante no jogo (senão nem existiria).
E vale ressaltar, para os main sup a role é atrativa, tem pessoas que amam sup (sempre falo, meus irmãos jogam praticamente desde o início do jogo, e são Main sup desde sempre, é incrível ver eles com um Thresh). Eu acho que se você não gosta da lane, não seleciona, e não vem fazer esse tipo de comentário no fórum, compra e aprende uns sups só p caso você caia no autofill tu não acabe com a play do time e seja feliz na role que você gosta.

E, finalmente, já que você citou elem Yasuo é um champ ridículo de tosco, ele é jogado porque você pode estar 0/5, se você fecha um item e tem capacidade suficiente p combinar o Q e o R dele você sai disso fácil, não exige muita habilidade e visão de mapa. Ele não precisa de muito pensamento, limpa wave rápido, tem velocidade de movimento e ataque, shield só por andar. Então comparar um sup com isso é muito **cogumelo do teemo**.

eu só me divirto de suporte jogando de pyke kkk
Aronguejo

Jongando de sup eu só consigo me divertir com heros câncers (Janna, Morgana etc), pra mim jogar de sup é quase equivalente a jogar de Tank, é chato pra caramba e você acaba fazendo a maior parte do trabalho sujo pro time, pra no final o cara que mais matou é que vai receber honra, jogando de sup eu só ganho honra se eu estiver healer, caso contrário eu só vou ficar com os meus baús lacrados, por essas e outras que jogar nas outras posições é ridiculamente mais atrativo e divertido, também nem vamos lembrar daquela época sombria das season mais antigas que jogar de suporte era um castigo que ninguém suportava.
Aronguejo

Eu sou main suporte, recentemente estou jogando de Akali mid, e estou achando muito mais divertido. Suporte não é ruim, mas é enjoativo, quando vou suporte mago, só faço full AP.

Você não está completamente errado, mas jogar de Suporte está longe de ser cansativo, é a role mais simples que menos te pune por errar. Se trocasse cansativo por chato seria um tópico aceitável...

>mas alguns jogos da blizzard e da hi-rez dão certo.

Tão certo que são considerados jogos abaixo da média/extremamente casuais...
→Thepgfk←
Aronguejo

Discordo, acho que vc se refere suportes passivos.
pq nao tem coisa mais gostosa do que vc jogar de blitz thresh e rakan braum (esse último mencionado me sinto um capitão america ouvindo os TRAC TRAC TRAC DOS AA INIMIGOS MDS !)

RAKAN MDS COMO É GOSTOOOOOOSO JOGAR DE RAKAN MENINO É LISO É e pra lá opa E pra ca. e vc vai bailando.

Ai ta lá aquele blitão q da o grab de trivela. invade forever óbvio.

thresh slk quando acerto aquela sentença que OUÇO Aquela faísca ( psix ) nossa... bom demais...
e o fidow sticks? puts adoro ser sup de fidowstick meu... experimente jogar com esses bonecos meu.
Aronguejo

@Mente Maluca@  escreveu:
Você não está completamente errado, mas jogar de Suporte está longe de ser cansativo, é a role mais simples que menos te pune por errar. Se trocasse cansativo por chato seria um tópico aceitável...

>mas alguns jogos da blizzard e da hi-rez dão certo.

Tão certo que são considerados jogos abaixo da média/extremamente casuais...

Suporte é a role mais simples e que menos te pune? Você está completamente enganado. Suportes são as sentinelas do time, portanto, quando você pega maestria 7 de algum suporte recebe o título de "Vigia" por simplesmente ser o responsável pelas wards. Quando você joga de suporte e erra, como, por exemplo, não pôr visões, ou não pegar oráculo para tirar as wards inimigas, você não se pune apenas, você pune o time inteiro. Caso o suporte inimigo saiba jogar e warda a sua jungle toda, você perde easy. Já joguei diversas ranqueadas em que o suporte nem trocava para oráculo, eu wardava a jungle deles toda e o meu time tinha visão de tudo. Talvez seja isso o que muitos não saibam trabalhar: visão de jogo. A visão de jogo te beneficia de várias formas, um principal é a emboscada, saber onde o jungle inimigo está etc. Se você vir os jogos competitivos entenderá perfeitamente o que digo. 

Além disso, o suporte é o responsável por proteger o time, dependendo do seu time, ou dar engage. Sempre é importante dar roaming para garantir mais ouro ao seu time. Dizer que é fácil jogar de suporte é um pouco egoísta, até porque um bom suporte muda a partida.

Aronguejo

Errado.
Vou explicar de uma forma bem simples....

20 amiguinhos juntos.
vao jogar bola.
10 p cada
ai chega o ultimo.
os amiguinhos falam,
o ultimo fica de gandula ou goleiro.

Esse é o sup, dizer que n jogam de sup pq precisa pensar?errado.
Povo quer ser artilheiro.
o neymar.
fazer gol.
pegar kill e dizer, carreguei isso.
E quando nao carrega culpa o sup, simples....
Muitos n admitem ou falam isso pq querem dizer coisas bonitas nessa modinha q vivemos hj....mas a realidade é essa.

Eu jogo de jg,top e sup..mid e adc quando to com vontade de brincar umpouco..

Mas a realidade é essa, se fosse mesmo p precisar pénsar, o mid n seria o mais concorrido, já que toda hr pode ser gankado e  precisa sair da lane p dar roaming, mas o roaming e kill depois do roaming é mais prazeroso do que colocar uma ward, garantir visao e seu time n ver que vc esta carregado a partida, mas sim o matadooooo.

O matado nao pegou kill pq o sup deu visao, matou pq ele é foda, nao matou pq o sup deu redenção, matou pq ele é foda, n matou pq sup garantiu tofda visao da bot side, matou pq ele é o capa da revista veja.

Esses killer do jogo, n ve o sup como prioridade e sim os que pegam kill.

Sup é chato.

Sup é carregado.

Sup é inutil e etc......visao de quem odeia sup.

Mas quando pega um sup full ap ou full tank sem build de sup e morre toda hr(lembra do valor e potencial do sup)kkkkkkkkkkkkk