cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Rebalanceamento geral baseado em Tiers - ARAM

Tropa

Rebalanceamento geral baseado em Tiers - ARAM

Fui apresentado ao League em 2013, não me lembro como comecei a jogar ARAM, mas já foram 3400+ partidas no modo. Como podem perceber sou um verdadeiro fã das eternas lutas na ponte, por isso, gostaria de compartilhar uma ideia que tenho discutido com amigos há um bom tempo. Trata-se de um rebalanceamento nos times no ARAM, no entanto, não se trata de uma mudança nos campeões, e sim, nas formações das equipes.

O que é ARAM?

Se você caiu de paraquedas ontem em League e não sabe o que é ARAM, irei dar um breve resumo: Todos aleatórios, todos no meio. ARAM (All random all mid) é um modo de jogo 5x5 onde as equipes se enfrentam em Howling Abyss (Ponte das Batalhas Sangrentas, é um nome definitivamente mais legal). Seus principais diferenciais em relação à Summoners Rift são que em Howling Abyss existe apenas um único caminho até o Nexus inimigo e não há a possibilidade de escolher seu personagem já que ele é selecionado aleatoriamente.

Aleatoriedade

É exatamente isso o que torna o ARAM tão divertido (e por vezes irritante). Atualmente, existem 141 campeões disponíveis no jogo. Por isso, a chance do você sair com aquele campeão que vai te fazer feedar destruir a partida é de 1/141 (0,7%, aproximadamente, caso você tenha todos os campeões). Ou seja, sua partida irá depender MUITO da sua sorte (e do seu time), como também da sorte dos seus adversários.

Isso torna o ARAM uma verdadeira loteria. Quem nunca se estressou muito em uma partida de ARAM porque o seu time era:

e o inimigo: 

Aquele momento que deveria ser de diversão acaba se tornando um momento de estresse. Por tanto, venho sugerir uma modificação na forma como os times são montados.

Rebalanceamento de equipes

Em Summoners Rift é normal ouvirmos a palavra metagame. Basicamente, o meta é a estratégia utilizada em uma partida. No Rift temos 1 Top, 1 Mid, 2 Bot e 1 Jungle, a cada atualização o meta pode ser alterado de acordo com as modificações no jogo, o que torna League dinâmico (mas com suas limitações).

Já em Howling Abyss, o meta não existe, pois todos os campeões são aleatórios, e cada jogo é um jogo diferente. Esse é um dos diferenciais do modo.

No entanto, existem campeões capazes de decidir o jogo sozinho. Em OP.GG (selecionando a opção ARAM e Howling Abyss), podemos encontrar os campeões com o maior Win Rate do modo. Com essa informação, conseguimos montar um Tier List com os campeões. Exemplo:

Rank S (KR Tier) 

Rank A (Forte)

Rank B (Acima da média)

Rank C (Na média)

Rank D (Abaixo da média)

Rank E (Fraco)

Rank F (NA Tier)

Desse modo poderíamos montar o time da seguinte maneira:

1 jogador aleatório ficaria com 1 campeão Tier S aleatório;

1 jogador aleatório ficaria com 1 campeão Tier A/B aleatório;

1 jogador aleatório ficaria com 1 campeão Tier C aleatório;

1 jogador aleatório ficaria com 1 campeão Tier D/E aleatório;

1 jogador aleatório ficaria com 1 campeão Tier F aleatório.

*Esses números poderiam ser alterados de acordo com a Riot, mas sempre mantendo a proporção nos dois times, afim de evitar desbalanceamentos.

Fazendo isso encontramos um possível balanceamento no ARAM, os Tiers poderiam ser atualizados semanalmente de acordo com o Win Rate dos campeões, procurando sempre manter o equilíbrio.

Problemas desse sistema

Bem, como todo sistema, esse possui algumas falhas que eu ainda não tenho certeza como contornar, conto com a ajuda de vocês.

•         Para esse sistema funcionar perfeitamente, supõe-se que todos os jogadores possuem todos os 141 campeões de League, o que sabemos que está longe de acontecer. Como fazer se um jogador possuir apenas campeões Tier S, A e B?

Bem, uma das possíveis soluções seria criar uma Free Week exclusiva para o ARAM, da mesma maneira que existe atualmente. No entanto, ao invés ser dividida entre Atirador/Mago/Assasino/Tanque/Suporte, seria dividida entre os Tiers S/A/B/C/D/E/F.

Entretanto, isso não resolveria o problema, pois supondo que um jogador possui 14 campeões tier S, A e B, juntamente dessa Free Week ele ficaria com um total de 28 campeões disponíveis. Ou seja, ainda teria mais de 50% de chance de cair com um campeão Tier S, A e B

Todavia, esse problema já existe atualmente, pois existem jogadores com contas ARAM que são feitas apenas para o ARAM, contendo os melhores campeões do modo.

• E quando um jogador utilizar o dado afim de conseguir outro campeão? 

Bem esse é outro problema complicado, uma opção seria fazer com que o próximo campeão selecionado fosse do mesmo Tier do campeão anterior, ou seja, se me foi aleatoriamente selecionado um campeão Tier D, mesmo que eu utilize o dado, o próximo campeão seria um Tier D.

Ou poderíamos deixar o dado como já funciona atualmente, o próximo campeão seria completamente aleatório, podendo vir qualquer Tier, porém o problema de desbalanceamento continuaria acontecendo, mas com menos frequência.

Deixo aqui a minha sugestão, quero muito um feedback da comunidade, principalmente daqueles que, assim como eu, são fãs do modo. 

Vamos debater os problemas e tentar encontrar soluções. 

17 RESPOSTAS

Re: Rebalanceamento geral baseado em Tiers - ARAM

Bem interessante sua proposta, além do mais que depois da mudança que a Riot fez em que se pode escolher qualquer campeão que um aliado tinha após o uso do dado, sinto que as partidas estão ainda mais desbalanceadas que antes, agora o pessoal joga menos de tank(com exceção dos roubados) e dá para montar comp's mais roubadas de forma fácil, o que tira parte da aleatoridade do ARAM.

Up!
Aronguejo

Uma revisão na aleatoriedade seria de suma importância, pois é super comum vir em 5 partidas seguidas pelo menos 3,4, 5 ou mais campeões iguais... Tenho uma gama enorme de campeões e já joguei por diversas vezes 3x seguidas com o mesmo campeão. Beleza, tem a free week, porém não é justo repetir tantos campeões seguidamente nas partidas.
Barão

Eu também já venho pedindo há tempos para a Riot criar uma fila ranqueada para o ARAM.
Seria algo muito interessante.

Minha idéia é que os times sejam compostos por 1 herói de cada role: 

1 support

1 controll mage ou assassin

1 atirador

1 lutador ou duelista

1 tank

O campeão seria escolhido aleatoriamente.

Engraçado o NA tier ser o pior e o KR o melhor considerando esse mundial
Arauto

Alguém da Riot veja isso urgente, peloamor de Nagacaburos.

Outra coisa que é super ridícula é quando você vê que o time inimigo é um adc tipo a Miss Fortune e +4 tanks (ou até mesmo 5 tanks), porque você já sabe que vai perder de qualquer forma, independente do que você faça.
Aronguejo

Eu ultimamente venho jogando muito ARAM, e discordo. Eu sei que te composições adversarias que te atropelam e não deixam seu time jogar, mas existe escalamento no ARAM e que te permite tentar virar um jogo, eu cheguei a conclusão que depende muito do individual dos jogadores. Hoje mesmo perdi uma partida que poderia ter sido bem mais fácil se 3 dos companheiros de equipes não fossem tão ruins.
A questão da aleatoriedade pessoalmente não me incomoda, são poucos campões que eu posso dizer que eu sou um cone com eles. Em relação ao "meta", eu digo que tudo que tem muito cc, poke e dano em área é extremamente roubado, e personagens com boa iniciação também ajudam muito. Sempre levar um Incendiar, Exaustão e Curar.
♪ "...nem sempre ganhando, nem sempre perdendo, mas aprendendo a jogar..." ♪
Tropa

É uma ideia legal, ajudaria no balanceamnto das equipes

Outra coisa que poderia mudar é conseguir emblema de maestria pra quem tira S-, S ou S+ no Aram.
Nos últimos meses so jogo Aram, pela possibilidade de jogar com outros campeoes que vc normalmente nao jogaria em SR, ja tenho maestria 5 com vários campeões e ja tirei S com eles, mas por causa de ser Aram nunca vou conseguir tirar maestria 6 ou 7
Arauto

Sinceramente, esse é o meu modo de jogo mais jogado e não existe necessidade de algo como o que foi proposto. Com raras exceções de campeões com passivas/mecanicas inúteis no modo a graça está em cair com qualquer coisa, desde algo que vai atropelar quanto ser atropelado. Já teve vezes que peguei dois times com composições e mecanicas excelentes, e a partida se arrastou por 40 minutos com ambos os nexus abertos, assim como peguei partidas que acabaram em 8 minutos.

Dito isso, ARAM tem outros problemas bem mais sérios:

• quantidade de jogadores AFK. Já peguei sequencias intermináveis de companheiros de equipe que não conectam ou demoram um ano para conectar. Remake no modo é algo que deveria já ter sido implementado a tempos. Se o problema for medo de jogadores abusarem de alguma forma, façam a penalidade de tempo por remake que estes jogadores recebem ser maior.
  • voce não pode voltar na base e se curar, acho ok essa mecanica, mas poder tomar habilidades na fonte sem a torre virar nos adversários é frustrante. No mínimo poderia haver uma invulnerabilidade após nascer/ até se mover, e uma revisão na clareza de alcance da torre da fonte.
Highlighted

Gostei da proposta, eu como jogardor assíduo do modo ARAM, gostaria de uma mudança nesse sentido. Legal!!!

Outa coisa que tem que considerar é o fator humano/ habilidade do jogador, eu por exemplo nunca perdi um ARAM jogando com o Ivern, mas as minhas partidas com Sona estão bem equilibradas em relação derrota/vitoria.
Alem de que esse tier S poderia ser um ADC com muito dano e todos os outros campeões das Tiers inferiores serem tanks, pois mesmo o sistema considerando o winrate de cada um, ainda sim são um ADC+4 Tanks.
Sem falar de outros fatores como problemas de conexão, se por algum motivo o tier S fica Afk o outro time inegavelmente vai conseguir uma vantagem acima do normal. Enfim, são alguns outros pontos a serem pensados sobre esse sistema, mas o caminho é esse mesmo!
Dragão

sou bem contra a tua proposta, não se enquadra este tipo de tier e situações no aram, o jogo em si, vai ,mas por habilidades e comp do que por campeão, se foppsse assim nunca teria como ganhar se 3 campeões tipo , normalmente tem mais vantagem time com campeões com dano em area, mas não necessariamente , eles vão vencer, aram não é SR, tu acha udyr ruim no aram ? acho ele super forte um stan e o adversario está morto, só basta saber como jogar e se posicionar.
a proposta do aram é " aleatorio' e 5x5 e te virá, pode vim veiagr, lux, teemo, mr está para isto. 

haverá um dia onde pedirão no fórum: farm automático no lol

Barão

@Durnnon O sistema atual é desbalanceado. A proposta é equalizar as chances de vitória para ambas as equipes. Você é contra isto?
Dragão

@Dizzie@  escreveu:
@DurnnonO sistema atual é desbalanceado. A proposta é equalizar as chances de vitória para ambas as equipes. Você é contra isto?

ele não é desbalanceado, só é aleatorio o campeão que você vai pegar, normal isto.
normalmente tenho uam taxa de vitoria de 60% no aram , a graça do jogo é este ser aleatorio, já teve um reork que mudou pouca coisas, mas ficou melhor no geral, tier em aram só iria fazer ele ser saturado como em sr.

haverá um dia onde pedirão no fórum: farm automático no lol

Tropa

@Durnnon@  escreveu:

sou bem contra a tua proposta, não se enquadra este tipo de tier e situações no aram, o jogo em si, vai ,mas por habilidades e comp do que por campeão, se foppsse assim nunca teria como ganhar se 3 campeões tipo , normalmente tem mais vantagem time com campeões com dano em area, mas não necessariamente , eles vão vencer, aram não é SR, tu acha udyr ruim no aram ? acho ele super forte um stan e o adversario está morto, só basta saber como jogar e se posicionar.
a proposta do aram é " aleatorio' e 5x5 e te virá, pode vim veiagr, lux, teemo, mr está para isto. 

Não estou dizendo que X campeão é bom ou ruim, estou apresentando estatísica. Se determinado campeão tem 35% de Win Rate, enquanto existem outros com 70%, é por que existe algo errado.

Tropa

@Rhaast In Peace@  escreveu:
Engraçado o NA tier ser o pior e o KR o melhor considerando esse mundial

Deveria ter trocado as posições Smiley LOL

Barão

@Durnnon Eu tenho uma proposta diferente da do amigo do post. Minha idéia é que cada equipe/jogador receba um herói aleatório porém com roles determinadas. O fator "sorte" ainda está presente. O que você acha?