cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Primeiras Impressões - Yuumi

Moderador

Primeiras Impressões - Yuumi

Fala galera, to começando aqui um post das minhas primeiras impressões da Yuumi e do pouco que eu consegui aprender dela nesses poucos dias que joguei no PBE.

FUNÇÃO E ESTRATÉGIA DE JOGO

Yuumi não tem muito segredo, ela é bem direta na sua proposta, um suporte encantador que tem a capacidade de poder passear rapidamente pela luta enquanto gruda nos seus aliados. O W dela é a de longe a sua habilidade mais única dela e o alicerce de todo o seu kit, inclusive é o que mais a destaca dentre todos os suportes. Uma das maiories fraquezas de todo suporte encantador é eles serem muito frágeis e não terem tantos meios de se defenderem quando focados, e um time bem coordenado consegue bastante vantagem jogando ao redor dessa fraqueza, porém com Yuumi essa fraqueza é quase inexistente porque sempre que ela estiver meio mal posicionada ela ainda pode pular no aliado e ficar invulnerável. A passiva dela eu achei muito bem pensada nesse aspecto porque é justamente um mecanismo pra impedir que ela fique invulnerável nos aliados dela o jogo inteiro forçando ela a ter leves períodos de alta vulnerabilidade para conseguir repor um pouco da sua mana (o que é bem relevante na rota porque ela gasta bastante mana) e conseguir o seu escudo que é uma das suas principais habilidades de proteção.

Mas na minha opinião um dos pontos mais positivos dela é a ultimate que é bem similar a da Sona porém com um controle de grupo mais atrasado e leve mas com maior potencial de iniciação e controle de luta graças ao tamanho extra, as várias ondas liberadas ao longo do tempo e a possibilidade de se movimentar livremente durante a canalização. Isso pra mim demonstra que ela apesar de não ser muito intuitivo, ela provavelmente terá melhor sinergia e mais possibilidades para impactar o jogo se ela andar com a linha de frente já que assim ela acaba tendo mais oportunidades para encaixar boas ultimates no time inimigo, além de estar com um aliado com mais segurança de que não vai morrer cedo e largar ela ao vento. A mobilidade dela com o W é outro ponto muito bacana de se ressaltar porque adiciona a ela um poder de controle de lutas em equipe um pouco maior já que ela pode se locomover de uma fronte a outra em pouco tempo e assim impactar na batlha toda e não não apenas na linha de trás.

Em comparação a todos os outros suportes, ela tem atributos básicos e até mesmo valor base de cura/dano bem inferior comparado a outros suportes, o que de certa forma é um meio de equilibrar com o fato de que ela tem bem mais segurança por conta da invulnerabilidade e avanços do W e por conta do fácil acesso em que ela tem a quantidade extras de AP por conta do kit dela ser mais permissivo a uma itemização com mais AP (vi até gente trocando bota por itens de AP extra) e por conta do dano adptativo compartilhado do W. Inclusive esse dano adaptativo é outro fator bem subestimado nela por conta de ser uma força invisível, mas durante o meio e final das partidas era bem comum você conceder cerca de 60 de dano adaptativo extra pro seu aliado (você basicamente vira um item extra pro seu atirador em conjunto com o Turíbulo Ardente) e receber valores tão grandes quanto dos seus aliados, é bem comum você receber cerca de 80-100 AP extra já que a maioria das itemizações de magos ficam com cerca de 500 de AP lá pelo terceiro ou quarto item.

ITEMIZAÇÃO

Por mais que ela tenha uma mecânica bem diferenciada nos itens ela é bem similar aos outros suportes encantadores no quesito itemização com uma leve diferença de que ela tem um pouco mais sinergia com AP bruto do que o normal por conta dela compartilhar esse poder com os aliados dela.

Suporte Padrão

image.png

O básico dela é finalizar o item de suporte (eu gostei do Olho dos Observadores porque acho que ela tem uma sinergia muito boa com AP mas começar de Moeada Antiga também pode ser bom) e ir para Graal porque enquanto ela fica no aliado ela acaba conseguindo acumular bastante dano confiável com a ultimate e o Q teleguiado pra depois aprimorar as curas. Redenção é meio que padrão pra maioria dos suportes e combinado com a passiva do Graal aumentam pra caramba o AP dela e dão bastante regeneração de mana que é algo que ela valoriza bastante, e Turíbulo é quase que essencial dependendo de quem for o seu atirador.

Situacionais

Apesar de no geral o Graal ser melhor, dependendo da situação o Cadinho pode ser essencial pra poder ajudar o aliado a sair de correntes de controle de grupo, Solari apesar de ser melhor em Tanques complementa a capacidade dela de proteger os aliados instantaneamente que não é tão boa então em certos casos pode ser muito bom também. Como ela é muito frágil, a tarefa de sair pra controlar visão pode ser muito complicada se você não tiver um aliado resistente pra te proteger, então Sombras Gêmeas ajuda bem a evitar alguns pick-offs. Juramento do Cavaleiro e Mejai são alguns itens que eu vi alguns jogadores usando em jogos onde dá pra você abusar da capacidade dela de receber pouco dano nas lutas para conseguir tirar o potencial desses itens sem ter que enfrentar muitos dos riscos que eles propões.

image.png

Sinergia com a Linha de Frente

Outro conjunto de itens mas bem mais situacionais, pessoalmente eu acredito que ela tem bem mais sinergia com aliados mais resistentes que não precisam de tanta proteção e que dificilmente vão morrer e deixar ela voando sozinha pra ser abatida ao mesmo tempo que oferecem mais potencial pra ela acertar boas ultimates. Shurelya e Glória Integra oferecem tem status que podem beneficiar bem ela caso você esteja menos focado em dar escudos e curas e podem dar para a sua linha de frente a possibilidade de não precisar fazer esses itens e se focar em ir atrás de status melhores para as lutas enquanto que o potencial de engajamento fica com você. Zeke enquanto estiver conectada a um lutador significa dar a ele ambas as passivas do item sempre que você usar ultimate, que geralmente já vai ter um uso melhor em alvos prioritários. E por fim, apesar de não serem muito eficientes por conta do preço, ainda é uma possibilidade comprar os itens que concedem auras por basicamente poderem funcionat como uma aura para aquele aliado, não é muito bom mas pode ser que te ajude quando precisar grudar naquele Garen feedado do ARAM...

image.png

RUNAS

Runas assim como os itens também são bem o padrão para os suportes genéricos, só algumas escolhas específicas que podem brilhar um pouco mais nela.

Encantador Padrão

Basicamente todo mundo conseguiu notar que a semelhança com a Aery meio que sugeria uma certa sinergia com a runa, que de fato aumenta um pouco a capacidade dela de proteger já que usar o W nos seus aliados concede o escudinho da Aery. As outras opções também são o mesmo padrão da maioria dos encantadores, os únicos pontinhos que eu achei que ela pode se destacar é que ela tem a opção de pegar Foco Absoluto para ganhar mais AP e consequentemente compartilhar mais dano adptativo com os aliados, já que quase nunca ela vai estar com menos de 70% da vida a não ser que já esteja pra morrer. Nas secundárias dá pra pegar Inspiração também, mas eu acabo sempre optando por um pouco mais de resistência com a Determinação pra dificlutar mais a possibilidade de ela morrer ou perder muita vida quando for sair pra ativar a passiva.

image.png

Tô AFK, joga aí

Achei um pouco inferior a Aery, mas ainda é uma opção interessante pra caso você esteja queirendo um pouco mais de ajudar pra lidar com all-in da botlane inimiga. já que enquanto você estiver conectado com o seu aliado, você sempre vai estar com o Guardião preparado para ser ativado imediatamente quando iniciar uma troca. No fim você acaba perdendo um pouco de potencial por conta de o Guardião ser facil de ativar em momentos ruins, mas é um pouco mais de proteção e se você realmente quiser seguir a ideia de ficar AFK e só desligar a cabeça na botlane e deixar o Campeão jogando sozinho, é uma opção.

image.png

MECÂNICAS E COMBOS

Eu sempre uso esse espaço pra mandar algumas dicas e combos que eu achei interessantes, mas no caso da Yuumi ela não tem muito isso, parece que a ideia foi justamente fazer um Campeão mais fácil de se jogar mecanicamente porém com uma complexidade maior em relação ao momento certo e em quem usar as suas habilidades. O mais próximo que eu encontrei de mecânicas e combos dela foi:

• E para reposicionar a Ultimate: Como ela pode se mover livremente e conjurar o E durante a ultimate, você pode usar os seus aliados pra se reposicionar com ela e poder usar o enraizamento em vários alvos distantes um do outro na luta.

• Resetar a passiva para dobrar escudo: O escudo da Yuumi sai somente se ele for quebrado, porém o tempo de recarga começa a contar já a partir do momento em que ela ativa, o que significa que você pode estar com o escudo ativo ao mesmo tempo que tem a passiva disponível, ou seja, você pode começar a luta com um escudo preparado e assim que ele for destruído, sair do seu aliado para ativar a passiva e logo em seguida dar outro escudo, concedendo assim 2 escudos em tempo bem curto.

DICAS PARA JOGAR CONTRA

• Dano explosivo contra os seus aliados: Apesar de ela ser um Campeão bem escorregadio e muito difícil de ser pego no meio do fogo cruzado, ela também não dá tanta proteção instantânea para os carregadores dela porque tanto a ult quanto a passiva dela precisam de um pouco de tempo para ser ativados, portanto Campeões com muito dano explosivo rápido como Evelynn ou Talon podem explodir os aliados dela antes mesmo de ela te tempo de proteger os aliados.

• Abuse da passiva dela para revidar: Yuumi é possivelmente o Campeão mais frágil do jogo, poucos ataques básicos já são o suficiente pra ela quase morrer mas ao mesmo tempo ela precisa sair dos aliados pra poder ativar a passiva dela e recuperar mana e conseguir o escudo, então sempre que ela se expor pra tentar dar um ataque básico, puna ela o máximo possível por isso.

• Controles de Gupo para prevenir o uso do W: Yuumi é absurdamente dependente do W, portanto alguns controles de grupo mais leves como Silênciar ou Grounding são notoriamente bem mais impactantes nela porque a impedem de usar o W, inclusive acho que Soraka é um bom counter dela porque no momento em que ela sai pra atacar e ativar a passiva, a Soraka consegue jogar o E dela que é quase impossível de desviar e a partir daí já é quase uma sentença de morte.

E assim eu encerro minhas Primeiras Impressões, deixem nos comentários o que vocês tem achado da Yuumi, da função dela, do desempenho dela, da itemização, das runas, das mecânicas e de qualquer outra coisa relacionado a jogabilidade dela e o espaço dela no jogo. Até mais o/

34 RESPOSTAS
Dragão

Re: Primeiras Impressões - Yuumi

E os dois principais pontos da Yummi:
Se alguém picka primeiro que o outro = dodge.
Se alguém bane ela = dodge.

Recomendo banir ^^.
SAUDADES DO QUE NÃO VIVEMOS MEU TWISTED TREELINE!!!!
Arauto

Acabei de joga minha primeira com ela e tirei um S *-*

Achei o kit do campeão bem interessante também, gostei da sua dica quanto aos 2 escudos seguidos e não usar bota pra fazer um item a mais.

No meu ponto de vista ele chega forte na sua classe e com várias possibilidades, além de ser bem divertido jogar com ela.
Lenda

Ótima análise meu caro Drill, vale salientar q ao assistir streams de high elo jogando com ela, notei uma fato interessante, não necessariamente ela precisa do Flash, vi vários e vários pro players usando Exaustão e Icendiar nela, pelo fato de ela ser bem safe por conta do W.

Outra coisa q achei interessante foi o wombo combo montado na stream do FLAnalista (analista do Flamengo) , a Yuumi grudava no Sion q ultava e acertava vários alvos, imediatamente os alvos eram levantados e o Yasuo e Yuumi combavam seus ultimates, foi uma aniquilação completa da equipe inimiga. Outro fator interessante é q ela pode grudar num aliado usando TP e se deslocar juntamente com ele.

O FLAnalista classificou ela como "fraca na lane" os valores base dela são bem baixos, e o que separa uma Yuumi boa de uma ruim é como ele mesmo disse "saber o momento certo de ficar grudado", não o tempo todo, pq ai vc deixa praticamente a rota num 1x2 q foi oq aconteceu com ele as vezes, q estava jogando de ADC e acabou morrendo. A Yuumi pode simplesmente se expor um pouquinho mais com cuidado por ser muito papel, e ai grudar num aliado para baitar habilidades, recursos inimigos.

Enfim um suporte interessante, mas creio q amanhã ao checar o br.opgg ela talvez esteja fraca demais com taxa de vitórias lá em baixo, acredito q a Riot vai acabar buffando.

Outro campeão que não poderá ser minimamente viável se não será extremamente injusto...
→Thepgfk←
Moderador

@Draicker  escreveu:
 Outro fator interessante é q ela pode grudar num aliado usando TP e se deslocar juntamente com ele.

Verdade, é outro ponto que eu esqueci de comentar, ela seguir os aliados no TP e habilidades de movimentação global/semi-global faz ela ter bastante sinergia com alguns Campeões que vira e mexe aparecem de volta no meta por conta da presença de mapa tipo Shen e Taliyah. 

Dragão

O W dela pode aprecer poderoso mas ela tem tão pouca vida que faz sentido. simples de jogar e pode rolar uns combos interesantes mas no final ela não protege tanto assim. Mas tem sua utilidade, vc pode pokear e grudar imediatamente em um aliado.

Imagem relacionada

"Alguma vez você já escutou o chamado?"

Tropa

Eu joguei com ela e achei ela bem divertida. Porém coisas que eu percebi é que ela é muito papel mesmo (toma dois tapas do ADC inimigo e some) e que no meio de uma TEam Fight é muito difícil você utilizar a passiva dela certinho (principalmente pelo fato de que sair de um aliado "reseta de modo ruim" o ataque básico, fazendo com que seu próximo ataque seja contado como um segundo e então demorando bastante para acertar o ataque. Sinto que deveria resetar o ataque básico para que isso fosse feito mais fácil.). E outra coisa que eu percebi é que a yuumi é um campeão de snowball. Caso chegue late-game e o time tiver perdido as suas lanes, por mais que você cure você não faz milagres. Porém o contrário (se o seu time vencer a maioria das lanes) você consegue brilhar bastante com ela. Mas o que eu acho mais triste nela em geral é o fato da passiva. Sinto que nos níveis mais altos dela (algo como 13-14) a passiva poderia ter ativada em caso de acerto no Q (que também fica bem mais difícil de acertar no late-game)
"Você tem algum petisco no seu bolso? E agora? E agora?"

Desde que foi lançado está com a taxa de vitoria pior que a do ivern quando entrou neste server, quem picka como suporte é vitoria para a botlane inimiga:

como o Graal funciona nela se ela n tem como mitigar dano estando dentro do aliado? não to conseguindo entender isso
Arauto

Nossa que boneco divertido K K K....

Não enquanto eu estiver vivo ninguém vai jogar com esse Novo Cancer Muhahahha.
#PermaBanYuumi
#BanGatos
Aronguejo

@Sandoval Sensual  escreveu:
como o Graal funciona nela se ela n tem como mitigar dano estando dentro do aliado? não to conseguindo entender isso

Quando vc esta ultado(R), vc pode usar o W e E ( não funciona o Q  durante a ult )
quando vc ta no W pode usar Q para pegar o graal tb

é o pior campeão ja feito, a lane dela não existe ao ponto do adc literalmente ficar 1v2, tem um dano bem baixo onde é mais viável pegar karma, tem um péssimo escudo onde é melhor pegar sona, e uma cura quase igual a do bardo onde é melhor melhor pegar nami, ela é praticamente um pato: faz tudo, e não faz nada certo.
Tropa

Funciona com o Q e o ataque básico. Sem isso ela nem cura.
"Você tem algum petisco no seu bolso? E agora? E agora?"

Eu achei meio ruim line fase ;-; todos os meus testes desde ser mais agressivo até mais defensivo deram ruim ;-;
Rex tremendae majestatis
Qui salvandos salvas gratis
Salve me, fons pietatis
Salve me, fons pietatis

Não achei nenhum suporte que soubesse jogar com ela até agora.Eu to banindo.Joguei 4 partidas ontem e as 4 a Yuumi afundou,em uma delas afundou de um lado e do outro também.

Image and video hosting by TinyPic

Posso mandar a true da true? Que droga de campeã em,da pra deletar que poucos vão sentir falta... Sério que coisa ruim esse suporte delete logo e tire alguns MBs do jogo

as vezes quando você não sabe jogar com um campeão acha que o outro jogador é ruim como você assim você bani o campeão achando que é o melhor para todos mais na verdade você só está fazendo mal a pessoas inocentes tenha respeito.

Primeiramente eu achei um campeão muito bom de e jogar não é questão que ela fica dentro do adc e sim que é um campeão facil de se jogar achei facil por que me lembra minha main a Sona ficou izi para mim e um dos melhores combos é yuumi e twitch.