cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Primeiras Impressões - Sett

Moderador

Primeiras Impressões - Sett

Fala galera, to começando aqui um post das minhas primeiras impressões do Sett e do pouco que eu consegui aprender dele nessa uma semana que joguei no PBE.

FUNÇÃO E ESTRATÉGIA DE JOGO

Sett está vindo pro jogo pra acrescentar mais uma opção pra um estilo de jogo que muitos jogadores adoram, o famoso toplaner lutador colosso, aqueles Campeões com lane phase forte que adoram tirar 1v1 com outros Campeões corpo a corpo e que ao mesmo tempo que consegue aguentar muito dano, também consegue causar muito dano. Ele troca mobilidade e acesso a backline por muito dano em quem estiver no seu alcance e status base muito fortes assim como a maioria dos colossos, mas a diferença dele pra maioria dos Colossos que já temos no jogo é que mesmo não conseguindo chegar nos carregadores bem posicionados, ele ainda consegue brigar com a linha de frente e usar os tanques inimigos a seu favor pra trazer dano pra linha de trás. Pessoalmente eu senti ele meio que uma mistura de Trundle e Darius, um colosso com que só atua melee mesmo e com um Controle de Grupo pra trazer os inimigos pra ele, mas que consegue brigar bem com a linha de frente e geralmente atua como um neutralizador de Campeões parrudos nas lutas em equipe.

Estrategicamente eu acho que o ponto que vai diferenciar Sett dos outros Colossos e dar a ele um espaço em meio aos 150 Campeões do jogo é fato de que ele é um Colosso que consegue "devolver" todo o burst direcionado pra ele e como ele consegue usar a frotline inimiga a seu favor para ganhar mais impacto nas lutas em equipe, o que meio que faz ele ser dos poucos Colossos que consegue ser muito bom tanto em jogar nas rotas laterais quanto nas lutas em equipe. Como a grande maioria já deve imaginar o W dele é a principal habilidade dele e saber usar do jeito certo e na hora certa consegue definir uma luta, o que torna ele muito bom pra executar dives usando o dano da torre pra potencializar o dano do seu W que vai "furar" a linha de frente e chegar na linha de trás, mas também contra times de burst, o que me faz acreditar que talvez ele seja bom no meta atual já que as lutas estão menos focadas em DPS e temos Campeões de várias rotas focados em explodir alguém. A Ultimate também é um diferencial muito bacana que é o que ajuda ele a lidar bem com os times de DPS (que geralmente são as situações em que ele tem mais dificuldade), mas no geral essa situação ideal de pegar um tanque nos carregadores inimigos não é tão comum assim, na maioria das situações você dó vai querer usar a ultimate só pra complementar no dano, finalizar um alvo ou pra grudar em um alvo mesmo.

Pessoalmente eu acho que ele vai ser um Campeão muito popular apesar de não muito focado em jogadas extravagantes justamente por ser um Campeão MUITO simples e super fácil de aprender. De verdade, acho que ele é um dos Campeões mais fáceis que a Riot lançou recentemente, e não é nem que ele não tem mecânicas pra dominar e potencial de outplay (porque isso ele tem também), mas por conta de que tudo nele é simples, direto e intuitivo, inclusive a parte mais impactante do kit dele (saber a hora certa de usar o W) tem um efeito visual de super sayajin só pra mostrar "olha, essa é a hora certa de usar o W". Fora isso ele tem uma personalidade bem carismática, uma aparência bem atraente e uma temática que atrai muita gente, a de um jovem e ousado chefão da máfia de origem humilde que trilhou o seu caminho pro sucesso na humildade e resolve todos os seus problemas na mão. Sim, essa parte é bem evidente no kit dele e você sente muito que você é super poderoso e que vai lidar com qualquer situação numa trocação de porrada franca, tanto pelo fato de que ele usa muitos ataques básicos quanto pelas habilidades dele serem todas golpes de luta basicões, nada de artes marciais bem coreagrafadas ou poderzinho mágico. Sobre a situação dele no competitivo eu acho que a presença dele vai ser bem dependente de metas favorávies a ele e match-ups bons no top, enquanto que em soloq eu acho que ele sempre vai ser popular e eventualmente pode acabar sendo bem problemático por conta da quantidade de dano verdadeiro que ele consegue causar mesmo fazendo só itens de defesa, mas pessoalmente eu acho que tudo isso consegue ser resolvido com alguns ajustes nos números, principalmente no CD do W e escalonamento de AD no Q.

ITEMIZAÇÃO

Em base ele usa muito da itemização padrão dos outros Lutadores, mas ele tem algumas interações específicas que fazem com que ele possa variar bastante dependendo do jogo. A primeira delas que é a primeira que todo mundo pensa, Força da Trindade amplia muito as capacidades de duelo e splitpush dele por conta do baixo CD do Q dele e Velocidade de Ataque da passiva, mas ao mesmo tempo Cutelo Negro é mais barato e dá mais AD e Vida que também são super bem vidas porque o AD base dele não é muito alto e ele adora Vida extra, além de que ele consegue ativar todos os acúmulos de penetração de armatura bem rápido. E por falar em Vida extra o outro item que também todo mundo pensa na hora quando lê o W dele é na Warmog, e que de fato realmente é muito impactante nele por dar CDR (o status favorito dele já que é a única limitação das habilidades dele), muita regeneração que comba com a passiva dele e uma quantidade exagerada de Vida que nele acaba sendo tão impactante a ponto de aumentar uns 200 de dano/escudo extra no W isso só com status defensivos, inclusive esse é um dos motivos pelo qual tem uma vertente usando ele na selva rushando Titã Ardente e Warmog e maximizando o W transformando ele um escudo de carne que bursta tanques.

Presença nas lutas em equipe, quebrar tanques na porrada

image.png

Fora isso temos outros items que geralmente já ajudam todos os Colossos normalmente como Sterakk que também acrescenta muita Vida Extra pra ele e dá mais um escudo que também escala com vida extra pra dar ainda mais sobrevivência nas lutas em equipes, Hidra Titânica que também dá muita vida extra, uma boa limpeza de tropas além de também aumentar potencial de duelo/burst com mais um reset de atque básico o que junto com a passiva e o Q ajuda ele a acumular efeitos como Conquistador muito rápido. Da parte mais focada em resistência temos Semblante Espiritual que dá CDR e amplia a passiva de regeneração de vida dele e claro o item que salva todos os Colossos lentos demais pra conseguir aplicar um bom flanco, Couraça do Defunto pra dar muita velocidade pra ele consguir entrar bem nas lutas. Uma outra interação super forte que pode acabar sendo abusada no futuro apesar de eu não ter visto muito uso no PBE é a com a Placa Gargolítica que dobra a Vida máxima dela e como o W causa dano verdadeiro, vai acabar não sendo reduzido pelo efeito do item.

Splitpush, duelo, foco nas rotas laterais, trocação de porrada franca

image.png

Essas são algumas sugestões de itens, mas não se esqueça que no caso dele você realmente vai precisar adaptar bastante a itemização de acordo contra o que você está enfrentando.

RUNAS

As runas são bem básicas igual a da maioria dos Lutadores apesar de ele ter muitas opções boas e viáveis pra ele como Conquistador, Aperto dos Mortos Vivos, Pressione o Ataque, Pós-Choque, Ímpeto Gradual... Vai variar muito do que você vai querer pra ele em cada jogo e qual a função que você vai ter que desempenhar em cada partida.

Conquistador

Mais focada em 1v1 e pressão de rota, abusando da Conquistador que ele consegue acumular muito rápido graças a velocidade de ataque extra da sua passiva no segundo ataque e com o reset de ataque do Q, e abusando também de Até a Morte e Triunfo pra gerar o "bait da vida baixa" que comba muito com a passiva de regeneração e dano extra do W. A escolha de inspiração é pra trazer ainda mais pressão nas rotas com o sustento extra dos biscoitos (e mais bait da vida baixa hehe) e Calçados mágicos pra acelerar a itemização, mas que também pode ser facilmente substituído por Perspicácia Cósmica.

image.png

Aperto dos Mortos-Vivos

Essa daqui é um pouco mais focada em ter presença nas lutas acumulando vida na fase de rotas e levar o canhão perfurador de tanques pras lutas. Aperto dos Mortos-Vivos apesar de não ser tão impactate assim nas trocas prolongadas da rota quanto Conquistador, te dá um pouquinho a mais de sustento pra trocas curtas e te ajuda a acumular um pouco mais de vida conforme o jogo progride asssim como Crescimento Excessivo, enquanto que Ventos Revigorantes te ajuda a não sofrer tanto com a falta de mobilidade pra entrar em combate, enquanto que Golpe de Escudo é uma escolha meio óbvia, principalmente quando vai chegando pro final do jogo e o seu W fica com menos de 5 segundos de CD e passa a acrescentar um dano muito alto por conta do duplo escalonamento de Vida. Transcendência te ajuda a não ter que ficar tão dependente de itens de CDR pra atingir o seu pico de poder de 40% de CDR e te deixa livre pra itemizar o que o jogo pedir, enquanto que Manto de Nimbus te ajuda a ter jogadas com Flash e TP mais impactantes e principalmente consegue potencializar muito o seu confronto contra Campeãoes de ataque a distância caso por você opte por ir de Fantasma.

image.png

MECÂNICAS E COMBOS

• AA > AA > Q  > AA > AA > Hidra: Esse é o combo mais básico do Sett é algo que todo mundo que for jogar com ele tem que aprender, principalmente se for jogar usando o Conquistador. O segundo ataque dele sempre é muito mais rápido que o primeiro o que faz com que ele basicamente tenho um reset em todo segundo ataque básico dele, isso em conjunto com o reset do Q faz com que ele consiga aplicar 8 acúmulos do Conquistador em uns 3 segundos, se você acrescentar Hidra Titânica ou o E dele no combo, dá pra conseguir o 5 acúmulos super rápido e sem nem precisar gastar a sua principal habilidade que é o W.

• Usaro E no alcance máximo: Essa é uma dica não muito usual mas que é importante mas que é bom que você saiba pra situações específicas. O E do Sett consegue puxar os alvos dele por uma parede caso seja uma daquelas paredes mais finas, mas não adianta você usar isso colado na parede porque ele só puxa o alvo para o limite da hitbox do Sett, ou seja, se você estiver muito perto da parede não vai ter espaço de sobra ali entre você e o seu alvo pra ele ser puxado pela parede, você precisa estar um pouco distante pra ter esse espaço, o que vai dar quase que o alcance máximo da habilidade.

• Usar a ultimate perto de paredes: Essa dica é muito boa pra quando você quer maximizar o seu burst. Assim como o Q do Kayn, a ultimate do Sett é separada em 2 partes, o avanço e o dano em área. O dano em área só aplicado depois que ele usa o avanço mas é aplicado imediatamente quando o avanço termina, isso significa que se ele usar próximo de uma parede que ele não consegue cruzar com o avanço dele (tipo as paredes da rota ou aquelas mais grossas perto dos buffs por um ângulo impossível), ele vai aplicar a parte do dano em área imediatamente porque não tem como ele dar o pulo, ou seja, a habilidade não vai ter todo aquele delay dele levantando o cara, vai ser só a porradona no chão na hora que você usar sem tempo de conjuração mesmo.

DICAS PARA JOGAR CONTRA

• Desvie da linha central do W: É a dica mais intuitiva pra se jogar contra ele, receber o dano do W como dano físico ao invés de dano verdadeiro reduz o burst que você vai receber dele, e inclusive se o seu Campeão tiver mobilidade pra desviar completamente da área do W (que tem um delay razoavelmente grande) você sai muito na vantagem, por isso eu acredito que duelistas com dash livre como Aatrox, Fiora, Akali, Vayne, conseguem se dar bem na hora de lutar contra ele só por conseguirem desviar do W facilmente.

• Evite lutar muito próximo de tropas e aliados: Outra dica meio óbvia mas queé essencial pra você trocar de forma eficiente contra ele, ficar muito próximo de tropas vai garantir que ele consiga acertar o atordoamento do E. Isso vale mais ainda pra carregadores quando enfrentarem ele em uma luta, ficar muito próximo de outros aliados e da sua linha de frente não só vai facilitar pra ele acertar o atordoamento em você como também vai facilitar pra ele conseguir pegar você de tabela quando ele usar a ultimate em outro aliado.

• Itens anti-ataque: Apesar de ter muito do seu dano e concentrado no W, Sett ainda é muito focado em dar ataques básicos quando não está usando essa habilidade, portanto se você já está conseguindo desviar do W, itens como Tabi Ninja que reduzem o dano dos ataques básicos e Armadura de Espinhos que refletem o dano baseado na quantidade de ataques básicos, reduz a velocidade de ataque e ainda corta a regeneração da passiva, vão praticamente definir o duelo a seu favor.

E assim eu encerro minhas Primeiras Impressões, deixem nos comentários o que vocês tem achado do Sett, da função dele, do desempenho dele, da itemização, das runas, das mecânicas e dos match-ups dele. Até mais o/

Tags (1)
4 RESPOSTAS
Aronguejo

Re: Primeiras Impressões - Sett

Achei ele muito divertido na Lane fase, mas no late game ele cai muito, a falta de mobilidade deixa ele muito fraco contra quem tem dedos, só conseguindo fazer alguma coisa com ajuda do time, mas se não fosse por isso era instawin, acho que não tem nenhum champ que ganhe dele num x1.
Dragão

Aposto que vão nerfar em alguns dias, o dano que ele aplica com o W é bem impactante.

"Alguma vez você já escutou o chamado?"
Aronguejo

topico perfeito mano

Campeão extremamente desbalanceado no early e mid game, muito dano verdadeiro e uma skill relativamente fácil de utilizar (por mim seria a ultimate dele...)
E muito frustrante de jogar contra, até agora não vi uma counterplay descente, nem assistindo ele no competitivo (Vide LEC,LCK e CBLOL).