cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Precisamos mesmo de MMR individual por desempenho.

Precisamos mesmo de MMR individual por desempenho.

Heroes of The Storm vai lançar MMR individual por desempenho dentro das partidas também. O MMR ainda é baseado em Vitória x Derrota, porém agora dependendo do desempenho dentro da partida o ganho e perda de PDL será melhor calibrado.
 Um jogador que fez 1/15/3, não participou, não fez objetivos e etc, vai perder mais PDL que um jogador que fez 8/8/8 e ficou ativo durante a partida; em uma derrota por exemplo.
A Riot deveria aproveitar para aprimorar essa ideia ao mesmo tempo. Pois os convido para analisar agora uma partida que eu tive:

Tive uma derrota, mas meu KDA por exemplo foi extremamente mais alto que do meu time.

Tive o segundo maior KDA da partida toda, só perdendo para o Jarvan inimigo.
E tive a maior % de participação entre os 10 jogadores. Além de wardar constantemente o mapa e etc.
 (Obs: Isso não é sobre mim, este é somente um exemplo meu que estou utilizando para expressar circunstâncias especiais e graves onde desempenhos dentro da partida variam extremamente entre os membros do time.)

O sistema deveria levar em consideração o desempenho individual e fazer eu perder tipo 5 PDL, enquanto a Riven e a Diana perder uns 40 PDL. Acho que isso iria calibrar muito mais o jogo por tempo.
 Mas a pontuação deveria levar em consideração:
 1. Dano causado a objetivos e participação nos objetivos, estar próximo de destruições de torres/dragons/barons ou cansar dano também. (para suportes e tanks não ficar muito atrás nesse quesito)
 2. Cura/CC/Mitigação de tank.

3. KDA

4. % de participação nas teamfights.
 5. Controle de visão, colocar e destruir wards.
 6. Farm.
 7. Muitos outros fatores a serem pensados. 

Quem conhece o site hotslog e ver o match history por lá, vai ver que o site faz um cálculo incrível de desempenho individual por partida. Criando um referencial para cada categoria dentro de CADA partida.
 Ou seja, se um jogador tirou 100% em dano, esse será o referencial usado para os outros 9 jogadores, que terão a % calculada baseada nesse referencial.
 Ez fez 100% de dano? Causando 50k de dano por exemplo.
 Se a Xayah inimiga causou 30k, então ela ganha 60% da pontuação do Ez nessa categoria específica. É assim que funciona no site hotslog. E assim que a Blizzard vai aprimorar e implementar no jogo, espero.
 Tendo várias categorias, como tem no hotslog, se uma pessoa focar em apenas uma como ter bom farm e KDA, ela tirará pontos baixos em outras categorias como participação e dano a campeões, e sua média terá um pontuação normal. Então os jogadores mais ativos e completos terão chances de ter uma pontuação boa.

No LOL deveria funcionar da mesma maneira, esse sistema de derrota/vitória já é antiquado. E a pontuação deveria ser calibrada também por desempenho individual na partida.

Aqui como é no Hotslog, como vocês podem ver o time inimigo e time aliado tem posições de jogadores bem diferentes. A % de pontuação que cada um recebeu foi diferente. E por fim lá em baixo na imagem eu coloquei o mouse para mostrar as categorias e como o último jogador foi:

Fonte de informação mais profunda sobre o novo sistema de HotS: 
 http://us.battle.net/heroes/pt/blog/21179036/pareamento-com-base-no-desempenho-17-11-2017

119 RESPOSTAS

Re: Precisamos mesmo de MMR individual por desempenho.

Não concordo com o sistema, aqui estão os motivos:

1 - Falta de informação:

Os "stats" são a única coisa que podemos analisar e são exatamente o que você colocou ai, farm, dano causado, cura participação etc etc. 

Porém, será que o stats contam a história toda do jogo?

Ironicamente esse sistema já ESTÁ IMPLEMENTADO pela Riot, e são as NOTAS que você ganha no final da partida, que consideram EXATAMENTE todos esses pontos que você falou.

2 - Apenas KDA:

Com esse sistema de MMR, aquele ADC que matou 4 na lane e está farmando todas as rotas, vai se RECUSAR a juntar com o time que está fraco e perdendo e vai ser considerado o "GOD" e vai ganhar MMR por ter tido uma performance individual boa, mesmo se recusando a jogar com o time.

3 - Snowball:

Outro problema, é o fato de que apenas um "juíz" vendo a partida poderia julgar de fato o que foi justo, status são pouco, uma prova disso é: Estou eu jogando de irelia top versus uma riven, meu jungler que é mais fraco que o jungler adversário força um 2v2 nós dois morremos, Riven da um snowball eu não consigo mais voltar pro jogo tomando diversos dives e perdendo muito MMR, basicamente sou punido por que meu KDA + farm + participações vai ser "C".

4 - Afks e desistência:

Assim que o cara pega um bom KDA e farm ele iria simplesmente jogar SUPER SAFE preocupado com o score final no jogo ao invés de dar todo o sangue pro time.

5 - Isso já foi discutido:

Pois é, já vi essa discussão antes em outros lugares e a opinião é bem dividida e acredito que se a riot lançasse hoje uma enquete perguntando se os jogadores acham o sistema de NOTAS justo, a opinião seria bem dividida, a Riot está testando esse sistema faz tempo e não acredito que vai ser implementado no MMR tão cedo.

TLDR: Os status não são suficientes para analisar uma partida. Desempenho individual leva à um jogo mais individual do que já é.

Lol é um jogo de time, se um jogador 16/0 não conseguiu ganhar é simplesmente porque ele não conseguiu espalhar os recursos pro resto do time e aproveitar sua vantagem (e não adianta culpar o time se você 16/0 não consegui "carregar" é porque esse é seu elo mesmo).
Quanto ao sistema eu concordo totalmente com o MetalCrawler seria muito dificil de avaliar corretamente, além de que mesmo se você fosse bom individualmente e perdesse menos pdl o que aconteceria com seu mmr? e como você ia ganhar um jogo em que é preciso do resto do time se cada um focar em ficar com o que precisa para ser bem avaliado pelo sistema?
Tropa

Eu só acho chato quando você joga nitidamente melhor do que seu time e perde uns -15 pdl por isso, não deveria ser tanto assim. 

O quanto de pdl você perde e ganha é baseado no seu mmr, se você for um bom jogar individualmente e que saiba aproveitar disso usando para o resto do time e da maneira correta você vai ganhar mais e ter um mmr maior, assim perdendo menos e ganhando mais pdl. Então sua habilidade individual é levada em conta se você a utilizar corretamente.

@EffectRain escreveu:
Lol é um jogo de time, se um jogador 16/0 não conseguiu ganhar é simplesmente porque ele não conseguiu espalhar os recursos pro resto do time e aproveitar sua vantagem (e não adianta culpar o time se você 16/0 não consegui "carregar" é porque esse é seu elo mesmo).
Quanto ao sistema eu concordo totalmente com o MetalCrawler seria muito dificil de avaliar corretamente, além de que mesmo se você fosse bom individualmente e perdesse menos pdl o que aconteceria com seu mmr? e como você ia ganhar um jogo em que é preciso do resto do time se cada um focar em ficar com o que precisa para ser bem avaliado pelo sistema?

Será mesmo que esse jogador 16/0 tem a responsabilidade de carregar um jogo? Se ele está 16/0 por que o resto do time não aproveitou todo esse tempo de inimigos mortos para levar a partida mais próxima do Nexus?
 Eu não acho que a responsabilidade cabe a um jogador devido seu score. Claro que ele tem sim certa responsabilidade, como todos têm. Mas você não pode atribuir o fato de que ele tem essa responsabilidade.
 Ele é apenas 1/10 da partida, e não estou falando só de KDA, vai que ele levou torres, fez dragons e etc, e daí mesmo assim perdeu. Enquanto o time dele tava 0/8 ou 3/12 e etc...
 Daí você acha justo que ele realmente perca o mesmo PDL que um cara 0/8? Mesmo estando 16/0?
 Eu acho que não, acho que ele deveria perder PDL sim nessa partida, mas não tanto quanto os outros.

Meu amigo, hora nenhuma eu disse que é responsabilidade do jogador 16/0, só disse que se ele fosse mais consciente e distribuisse sua vantagem para o resto do time corretamente ele teria uma chance de ganhar bem maior.
E cara quanto a pegar dragons, torres e etc, isso não da pra te avaliar, porque você pode fazer isso tudo, mas você fez no momento correto? pensa na seguinte situação as vezes seu time ta lutando ou segurando uma torre, precisando da sua ajuda e você se aproveitou dessa oportunidade para ir pegar drag ou levar uma torre ao inves de ajudar seu time e nessa "luta" seu time perdeu, morreu todo mundo, e apesar de vc pegar o drag ou levar a torre o time inimigo deu gg. Seu drag custou o jogo, mas nesse sistema você seria avaliado bem e perderia menos pdl. (isso se tornaria mais e mais comum com o sistema proposto).
E sim cara eu acho justo, como eu disse a quantia que você perde ou ganha de pdl depende do seu mmr e seu mmr depende de você.

Arauto

Impossível criar um sistema que consiga mensurar até que ponto jogar de certa forma é a melhor forma, resumindo porque não quero fazer uma wall of text: Em vários momentos é melhor jogar de forma subpar pra tornar seu time mais consistente, ou seja, você faz algo que atrapalha seu time em teoria mas funciona porque algo está "errado"

Sem contar que presumindo que você tenha um desempenho melhor do que os outros presentes na partida você vai subir, pode demorar um pouco mas é impossível sempre se destacar/ter mais impacto e não subir por consequência...

Isso só funciona em HotS porque o jogo é mais simples.
Dragão

Acho inviável, em pouco tempo achariam uma maneira de manipular esse sistema no lol, principalmente na flex

eae mystara como q se ta

Arauto

seria bom,mas ao msm tempo seria ruim, a n ser que seja em uma fila especifica

@Fel Lord Johnny escreveu:
eae mystara como q se ta
vamo parar de postar merda? 

1. Está tudo bem comigo. E com você? ^^

2. Você não precisa ser agressivo ou ofender. Afinal esse sistema é algo debatido faz anos e ele sempre deve ser debatido, ainda mais qunado outras empresas e jogos começam a implementar ele.
 Esse e outros tipos de humilhações públicas que fazem as pessoas terem medo de criarem tópicos e conversarem nos fóruns.

Arauto

Eu concordo com o que foi citado acima pelo autor do tópico,eu jogo a 3 pra 4 meses,peguei elo Platina finalmente,e posso dizer a vocês que a minha caminhada teria sido incrivelmente mais rápida(58% ),se esse sistema de KDA funcionasse,e o placar de Ward´s,visão,contrele de visão,assitências,e todo o resto,funcionasse CORRETAMENTE,estando 100% presente no MMR.

Eu estou na hora de hoje (3:01 da madrugada/horário de Pernambuco),142 a 132 W X L ,na rankeada SOLO ,e posso dizer a vocês que eu sofre MUITO para pegar o elo platina por conta disso...

Perdi as  vezes que eu poderia ter "VOCÊ FOI PERDOADO DA DERROTA +8 PDL". 

Eu acredito que das 132 derrotas,eu só mereci umas 40... e olhe lá ....   Se o sistema INDIVIDUAL funcionasse SERIA A PERFEIÇÃO.

Eu acho também que quem vota CONTRA,é ruim,e merece o total desprezo. Por quê vocês imaginaram se o KDA começa a funcionar 100%???

A quantidade de noob´s que são ouro/platina/diamante,que vão voltar pro PRATA/BRONZE??? 

Seria uma mudança drástica,porém,o jogo seria 100.000% melhor para quem É BOM DE VERDADE,e quem gosta de um jogo de alto-nível...

Eu falo por mim,que eu não consigo aprender com os meus aliados... tudo que eu aprendi ,foi comigo MESMO,e meus INIMIGOS... Por quê meu time é inútil,sempre foi e sempre será inútil. 

Sei que é uma opinião muito forte,porém é a realidade,e realidade essa que eu não quero me cegar a ela... Eu quero APENAS JUSTIÇA,e que as pessoas subam e desçam por que MERECEM.

Na rankeada SOLO-FLEX,TODO O SANTO JOGO,eu pego 3/4 diamantes altos,todo o jogo... Master é raro mais aparece,e até hoje eu não sei a que vieram.... Por quê 98% dos diamantes que jogaram comigo são MUITO RUINS,e eu sempre me perguntava: Tá,como foi que vocês chegaram ai ??? 

Na verdade,essa é a minha maior dúvida.... como pessoas tão ruins sobem de elo,e pessoas tão boas continuam em elos baixos??? 

Bom,acho que jamais terei as respostas,porém eu aprendi uma coisa: Ser competitivo ao extremo,e ao mesmo tempo não ligar em perder,apenas em melhorar.

Talvez chegue o dia que eu terei 98% de win rate desse jeito.... É pra isso que eu estou jogando.

Bom,essas são as minhas opiniões a respeito disso,obrigado. 

The River´s will run red

@iLord Thao escreveu:

Perdi as  vezes que eu poderia ter "VOCÊ FOI PERDOADO DA DERROTA +8 PDL". 

Bom, eu agradeço por você ter concordado com o sistema. Porém só gostaria de corrigir um negócio sobre o sistema que a Blizzard vai lançar para o Heroes.
 Quando você falou: "Você foi perdoado pela derrota +8PDL" não é exatamente como o sistema vai funcionar.
 Ele ainda vai ser baseado em Vitória vs Derrota, na derrota a pessoa sempre vai perder PDL, entretanto dependendo do desempenho ela pode perder menos PDL, ou muito menos.

A Blizzard deu outros argumentos ótimos para como esse sistema é vantajoso. Os dois mais importantes foram:

1. Pessoas que fedam intencionalmente, trollam, ou ficam afk base por birra vão perder muito PDL enquanto o time irá perder menos. Esse sistema vai incentivar muito menos comportamento tóxico. Quem é que vai trollar sabendo que vai perder 3x mais PDL enquanto ameniza a perda dos aliados? É perfeito!

2. Smurfs de high elo sempre vão se destacar muito nas partidas, assim eles tendem a subir muito mais rápido, atrapalhando menos jogos e jogadores.

@MetalCrawler escreveu:

Não concordo com o sistema, aqui estão os motivos:

1 - Falta de informação:

Os "stats" são a única coisa que podemos analisar e são exatamente o que você colocou ai, farm, dano causado, cura participação etc etc. 

Porém, será que o stats contam a história toda do jogo?

Ironicamente esse sistema já ESTÁ IMPLEMENTADO pela Riot, e são as NOTAS que você ganha no final da partida, que consideram EXATAMENTE todos esses pontos que você falou.

2 - Apenas KDA:

Com esse sistema de MMR, aquele ADC que matou 4 na lane e está farmando todas as rotas, vai se RECUSAR a juntar com o time que está fraco e perdendo e vai ser considerado o "GOD" e vai ganhar MMR por ter tido uma performance individual boa, mesmo se recusando a jogar com o time.

3 - Snowball:

Outro problema, é o fato de que apenas um "juíz" vendo a partida poderia julgar de fato o que foi justo, status são pouco, uma prova disso é: Estou eu jogando de irelia top versus uma riven, meu jungler que é mais fraco que o jungler adversário força um 2v2 nós dois morremos, Riven da um snowball eu não consigo mais voltar pro jogo tomando diversos dives e perdendo muito MMR, basicamente sou punido por que meu KDA + farm + participações vai ser "C".

4 - Afks e desistência:

Assim que o cara pega um bom KDA e farm ele iria simplesmente jogar SUPER SAFE preocupado com o score final no jogo ao invés de dar todo o sangue pro time.

5 - Isso já foi discutido:

Pois é, já vi essa discussão antes em outros lugares e a opinião é bem dividida e acredito que se a riot lançasse hoje uma enquete perguntando se os jogadores acham o sistema de NOTAS justo, a opinião seria bem dividida, a Riot está testando esse sistema faz tempo e não acredito que vai ser implementado no MMR tão cedo.

TLDR: Os status não são suficientes para analisar uma partida. Desempenho individual leva à um jogo mais individual do que já é.

Para vários desses aspectos que você citou existem soluções bem evidentes.
 1. A pontuação levaria muito em conta a participação. Por exemplo, se o Ez parar de jogar em time e ficar só farmando, ele vai perder muita pontuação por falta de participação, que pode ser facilmente calculada por (tempo de combate vs inimigos + abates + assistências + dano em objetivos).

2. Vamos supor que top foi campado. Também existe uma forma fácil de contornar isso na pontuação. Criando uma pontuação em cima de quantidade e tempo de combate com inimigos. Mesmo que uma Riven por exemplo começasse a partida 0/3 por que o jg inimigo campou ela, ela poderia ganhar uma pontuação calculando que durante esses ganks ela esteve 1x2 (multiplicando os seguintes scores)assim tempo/dano trocados (também o recebido) x2 para sua pontuação. Assim balanceando a pontuação com as desvantagem que seu KDA poderia ter.
 Ela ganharia uma pontuação de "compensação" pelo camp recebido, enquanto as outras lanes de seu time não receberão, e deveriam estar aproveitando a vantagem de não-receber os ganks.

Tropa

Concordo 100% , nao sei como eles fariam para melhor precisão na avaliação , mas isso seria o mais justo , já cansei , cansei mesmo , de ver uns subindo de elo full carregados , e outros só caindo por dar azar com o time ( n venha me dizer q isso n existe ) ... nunca entendi como pode analisar o Elo de cada um por " vitoria ou derrota " ; já aconteceu de eu ganhar uma afk , entrei na hora do gg e ganhei pdl , super justo né
Aronguejo

Olha....acho que o pessoal que criticou sua sugestão não leu direito ou não entendeu a profundidade do que vc quiz passar.

Atualmente o LoL faz uso de informações estatísticas até para banir jogadores.
Pq não usar para o cálculo do mmr?

Entendo que existe sim informações que podem definir um padrão de comportamento no jogo.
As pessoas criticaram muito a ideia do KDA....mas gente...existe várias outras informações a serem combinadas.
Participação, visão de mapa, objetivos, etc...tudo isso combinado pode sim determinar se um jogador conseguiu ou não fazer uma boa partida.

Acho que minha principal questão sobre esse sistema é: Dada a quantidade de variáveis no jogo, nem sempre um jogador conseguirá fazer uma boa partida. Ele pode ser campado ou pode pegar um counter na lane. Em resumo....um jogador bom pode ser anulado em jogo. Ai te pergunto, ele merece ser punido por causa disso com uma perda maior de pdl?

Essa é a questão.
Highlighted
Aronguejo

@Esperança e Amor realmente concordo que deveria haver alguma solução nessa linha. Não sei se exatamente do jeito que você mencionou e tudo mais, mas num apanhado geral para casos específicos, realmente poderia ter. Eu então que o diga... Faz uns 4 meses mais ou menos que comecei a jogar apenas de e quando masterizei mais do que a média que joga com o champion, meus scores e participações começaram a ficar extremamente alta e mesmo com todo o roamming e presença de mapa que este champ pode ter, ainda assim tive partidas em caso de estar 17/2, sempre manter uma pink no game, fazer vários drakes e arauto solos e ainda assim perder. Isso deixa realmente uma certa frustração no coração quando você vê que vai perder praticamente a mesma quantidade de PdL que o cara que ficou ocioso na partida, deu rage e tal
Aronguejo

Só de ver o Blade (top 10 NA, main Akali) subindo pro Diamante I com 91% de WR e o Apdo subindo pro Diamante IV com 90% eu já não acredito muito nisso de KDA.
Seu tópico realmente não é muito diferente dos vários tópicos de "mas meu time!" que existem aos montes pelo fórum.  

Díficil levar a sério.

Tropa

E além do mais, já tem um sistema parecido aqui no jogo, o de notas, que sinceramente........de vez em sempre deixa a desejar UHDSHUSAHUHUSA