cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Porque não buffar os fracos?!

Highlighted
Tropa

Porque não buffar os fracos?!

Reclamar de balanceamento é fácil e eu não sou nenhum profissional na área de balanceamento para dar pitaco, mas eu fico com uma pulga atrás da orelha quando penso em balanceamento:

"Porque não buffar os fracos?!"

Parece uma pergunta meio tosca e óbvia, mas no fundo ela tem um pouco de cabimento já que é muito mais fácil nerfar o forte do que buffar o fraco.

Sempre queremos buffar o main ou nerfar o counter, mas quando pensamos em um balanceamento justo (principalmente num jogo do porte do LOL) não podemos buscar agradar ninguém, mas sim garantir que as partidas não sejam desbalanceadas. Tendo isso na cabeça, o primeiro pensamento que vem é o seguinte "Oras, pra ficar balanceado vamos nerfar quem domina!". Mas pra mim isso não é o certo.

Quando você nerfa um forte você está deixando o jogo mais balaceado, óbvio, mas acaba deixando o persongem menos jogável, isso causa uma diminuição na taxa de escolha do campeão. Mas se você buffar (de forma saudável) um campeão fraquinho, a sua taxa de escolha aumenta e a variedade de picks em partidas também!

Nerfar o forte é certo, mas devemos buscar novos picks para as partidas, por isso devemos buffar (mais vezes) os fracos!

É só minha opinião isso ok? Eu super respeito o trabalho dos Rioters em questão a balanceamento, por isso esse post é apenas uma sugestão.

Sejam gentis nos comentários!

8 RESPOSTAS
Lenda

Re: Porque não buffar os fracos?!

Concordo, a maioria dos patchs da Riot são nerfs e mais nerfs, e um buffzinho aki e ali.
Tropa

A rito, sempre tenta deixar o jogo 100% balanceado, mas sempre quando nerfa alguma coisa aparece outra coisa forte.

Exemplo disso é no mid

A riot nerfou os assassinos, os magos de controle dominaram.

A riot nerfou os itens de magos, os suportes AP de utilidade dominaram no mid.

A riot nerfou os suportes ap no mid, os magos tanque dominam.

A riot nerfa os magos mais tanques, os assassinos voltam.

Acaba virando um ciclo sem fim.

O motivo de não buffar os fracos deve ser porque eles já nerfam os fortes e deixam o meta ressurgir

Por que se buffar os fracos, vão se tornar fortes, e os fortes se tornarão fracos
dorime
"Right now, I'm in a state of mind
I wanna be in, like, all the time
Ain't got no tears left to cry"
Aronguejo

Entendo seu ponto de vista. Lendo as notas de atualização sempre parece que existem poucos buffs comparado com o a quantidade de nerfs. Acredito que essa impressão seja causa principalmente porque a maior parte dos buffs vem de uma forma sutil e quase imperceptível para jogadores que não dedicam muito tempo ao jogo. O que acontece é que os nerfs são, normalmente, uma forma de corrigir algo que ficou muito forte, então são mudanças diretas nos campeões. Já os buffs vem na forma de uma mudança mais geral, normalmente em mecânicas do jogo. Para ficar mais fácil de entender eu vou dar alguns exemplos. Os nerfs vem como uma mudança no campeão, como os nerfs na Irelia, Akali, Aatrox, por exemplo, o que torna muito mais fácil de entende-los. Já os buffs vem com atualizações mais grandes, normalmente de balanceamento. Alguns exemplos são os itens de crítico, que foi um buff nos atiradores de crítico, ou as barricadas, que favoreceram campeões agressivos nas rotas e com potencial no inicio do jogo. O principal ponto é que se você só bufar os fracos o dano de todos fica muito grande e o jogo vira um caos. Esse tipo de buff só deve ser usado quando um campeão está mal por si só.
Moderador

Porque eventualmente isso gera uma situação de powercreep onde os Campeões precisam vir cada vez mais OPs pra não ficarem obsoletos, tipo o que aconteceu com Akali e Irelia.
Aronguejo

buguei kkkkkkkkkkkkkk

Normalmente é pq o champ de fato não está fraco.
Eu entendo o que quer dizer, muitas vezes a gente olha um champ tipo, sei lá, Mordekaiser por exemplo.

"Ah, ele é esquecido, ngm joga. Obvio que é fraco, pq ngm buffa ele?"

Normalmente, esses champs "fracos", na verdade são normais/bem balanceados, mas simplesmente não aparecem por não serem populares. Isso nos dá a impressão que são fracos.
Mordekaiser apesar de ser bem impopular, possui uma gama de mains fieis, que inclusive possuem uma win-rate absurdamente alta em high-elo.

O que aparece muito, são champs populares, ou God-Tier. Mas não ser OP, não significa ser fraco, esse é o ponto.
Então, eu sei que temos a impressão que muitos champs são fracos e deixados de lado pela Riot, mas na real que boa parte das vezes, eles simplesmente são normais, e não fracos de verdade.
Tropa

Eu super entendo a idéia de que buffs nem sempre são diretos e que existem campeões que estão balanceados e ninguém joga porque simplesmente não é popular, mas é meio psicológico o balanceamento às vezes, como por exemplo:
"Ah ele recebeu um buff, vou voltar a jogar com ele"

E tipo, eu não digo dar buff em tudo, mas ter uma visibilidade nos patch notes faz com que o campeão seja levemente mais escolhido. Runas e itens mudam todo o meta e todos os campeões, mas é legalzinho ver aquele personagem ganhando um pouco de holofote no fim do post do patch notes!