cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Porque Lux não é suporte.

Re: Porque Lux não é suporte.

se ela não fosse suporte ela não era a mais pickada (enquando a janna "free elo" era a menos pickada) pra fazer isso quando teve o modo das guardiãs estelares, simplesmente dava dano em area e shield + turibulo pra todos

Blz cara, eu vou te explicar meu ponto de pq Lux pode ser supp. Pq isso é um jogo, e vc pode usar o champion que quiser na lane que quiser, e não pode obrigar outra pessoa a jogar com determinado champion só pq ele é melhor naquela lane. Não tem oq discutir, se o cara quer fazer Lux supp, seja pq ele gosta da temática dela, pq ache divertido jogar com ela ou o que for, quem está jogando é ele, e se ele jogar mal e afundar o time, fazer o que, bola pra frente. Não entendo essa mania de as pessoas reclamarem de usar tal champion em tal role.

Fora que as suas comparações são ridículas. Pegar uma skill dela e escolher uma skill aleatória de algum champion que faça algo parecido não é comparar, é querer forçar seu pensamento tornando a situação favorável para vc.

"Que deleite de agonia vamos inflingir?"
Arauto

@eh mole kkk sdds da Annie sup com Talisma e Gloria Integra, era impossivel um adc ou mid laner n ser burstado por ela.

*center>
Arauto

Lux suporte é um campeão com um mid game horrível e uma lane phase porca com um poke medíocre.

O campeão precisa farmar e fechar seus itens pra resolver seu problema de mana, para ai sim, fazer dano. Só porque nego ficou feedado/jogou bem com o boneco não quer dizer que ele seja um bom pick.

E buildar utility vai ser pior ainda, vi uma Lux supp utility do Loop no CBloiro que parecia piada de mau gosto.

Aronguejo

Sou main lux e n consigo entender o pq dessa gente ficar com essa palhaçada de que "Lux é suporte", "Lux não é suporte", velho, se vc joga com o campeão e dá certo, você não atrapalha ninguém, porquê não jogar? Não entendo esse povo... Sim, o Shield dela é uma merda, e tem campeões melhores pra fazer a função de suporte como Sona, Karma, Lulu, Nami, e outros, mas não é porquê tem uns melhores que ela não vai funcionar, comigo mesmo, sempre que eu vejo um Jhin no meu time, eu pego Lux e sempre dá certo pois é muita pressão os dois juntos. Eu mesmo já vi Yasuo ADC, Teemo Suporte, Miss Fortune MID, Soraka MID, Janna e Lulu no mid e deram certo.
Coisa de bronze ficar se implicando com os outros só porque vc acha que vai dar ruim...

O que a galera nao entende é que Lux sup é igual Zyra e Brand sups, nao foram feitos pra proteger e nao sao pegos pela quantidade de utilidade que tem, e sim pra botar pressao na lane, pra levar mais rapido ou ganhar a rota com kills e afins. Obvio, como todo caso, tem que ser estudado antes, nao adianta pegar sup AP contra comp de sustain, ou afins. Se for bem pensado, pode jogar de lux sup a vontade(desde que acerte as skills) 

Eu acho que cada um joga com oq quiser, eu jogo de lux supp, jungle, adc. Onde quiser eu vou com ela, quem é vc pra dizer onde devo jogar e com qual champ?
Aronguejo

Vou dar minha opinião de o por que lux não ser considerada suporte,

ps : ninguém está te impedindo de usar, tu pode usar até yasuo sup, mas o boneco não é feito pra isso, e outro ponto, não é pq funcionou uma vez na sua soloq que é bom, a gente ja viu soraka dando pentakill em low elo.

Existem tipos de suportes e a lux se encaixa nos suportes AP, logo se você quiser um suporte tank ou e peel ela não está em questão.

Entre os suportes AP, temos Brand, Zyra, Karma e Morgana.
Ps: só coloquei os mais usados.

Brand é uma opção por ter um ótimo poke no early, e escalar por nivel, logo ele n precisa fazer tanto item AP pra dar dano, além do dano ser em area e CONTINUO, a idéia é que as kills fiquem no ADC.

pq no ADC ? pq ele é o melhor boneco pra escalar ofensivamente com itens, logo é melhor ter uma Vayne 20/0 no late game do que um Brand.

Zyra é uma opção por estar meio que fora de meta, ela não se dá muito bem no mid e achou um espaço no bot (assim como brand), dano continuo, tf forte, escala por nivel, mesma coisa do brand...

Karma é uma boa opção por sua utilidade e dano, consegue ser bem versátil sendo AP ou Peel, pra min um champ sensacional na mão de quem sabe jogar, e consegue fazer tudo bem.

Morgana é uma boa opção pelo seu kit em geral, ela escala muito com AP, mas se vira bem fazendo peel, ela consegue ser counterpick de alguns bonecos da bot lane e o seu shield em algumas situações é praticamente OP, além de ultar pular no meio e deixar teu ADC brilhar, pra min um herói que se usada na situação certa é excelente.

Agora a Lux, escala muito com AP, logo precisa de tais itens para ter um dano satisfatório, por não farmar ela não vai buildar como um mid e terá seu dano prejudicado.

Tem um potencial de kill muito grande, logo roubando kills (o que nenhum ADC deseja, lembre-se do caso, prefere um ADC feedado ou uma LUX no late game ?),

é um boneco early mid game, então quanto mais durar o jogo, mais ela toma out scale do sup inimigo, além de ser quase single target.

é frágil, sem scape e não apresenta um peel forte.

Eses são os principais pontos, uma Lux no mid tem um papel muito bom de canhão de vidro mágico mas como suporte ela não apresenta eficacia como os outros, novamente frisando, isso não te impede de usa-la, mas ela é uma escolha muito pobre em relação ao que temos disponivel.
Tropa

cara a moral é que qualquer coisa é suporte jogar fora no meta nao resulta em puniçao,ja ganhei mais de umas 7 ranqueadas jogando de GANGPLANK suporte e afirmo,contra suporte melee e adc com range baixo é uma otima escolha com klepto,tu escala mais que o adc inimigo as vezes tendo dano e segurando um bom dano relativo,qualquer boneco pode ser usado como suporte,basta tu nao feedar intencionamente jogar fora no meta n resulta em puniçao.
Tropa

A maioria não joga para competitivo e sim porque gosta,quer se divertir....
Já que não é competição cada um joga da maneira que achar melhor,sabendo jogar que mal tem pro time?
Eu acho a lux muito boa sup,cada Champion tem habilidades únicas apesar de se assemelhar um pouco com de outros campeões e a lux fica muito forte se você saber usar.
Acho legal as pessoas que saem do normal e fazem os campeões irem em outras Lanes e mostram que só porque fulano faz de um jeito você não precisa cair na mesmice.
Pra mim lux é o que quiser.
Todos campeões são bons e podem exercer mais de uma função quando a pessoa domina.
Aronguejo

sim é como eu disse cada um joga com o que quiser, o que estamos discutindo é que a lux não pertence a role suporte e que no caso ela é mid laner.

se você vai ou não jogar com ela na bot lane é você quem decide.

Vcs são tão limitados assim? Existem vários tipos de supp, não apenas os que dão algum buff ou heal. Lux se enquadra como spp ofensivo, tem CC, tem um dano consideravelmente alto e ainda de bonus tem shield em area. Achoq vcs deveriam falar de coisas apenas quando realmente entendessem sobre ^^
Aronguejo

Na season atual até no mid ela é fraca. Que dirá como suporte. Nojinho desse champ, além de fraco tem uma dublagem irritante. Não sei porque o pessoal insiste tanto nela. Se pá só pelas skins zzzz

Arauto

Jovem Main lux nem gente é ! imagina quem faz ela suporte.....só mostra mais tiro no próprio pé uahuahea  se não gostaram peninha de vcs main fadinhas....até Maokai é melhor que liuxux suporte xD

Se tocar nesse assunto vai ser obrigado a enfrentar meus textões. Como ficou grande, VOU RESUMIR OS ARGUMENTOS: Morgana, Zyra e Lulu (exemplos) são muito melhores defensivamente e a Lux no máximo empata com elas ofensivamente.

Vocês apenas se limitam a dizer que a Lux "tem cc, tem dano, tem shield", mas não é só isso que faz um suporte.

O primeiro problema da Lux, até mesmo no mid, é parte da essência dela: Campeão 100% skillshot. Isso compromete bastante a capacidade defensiva dela, é um dos poucos campeões que você pode errar até shield. E de que adianta pro seu adc  se vier aquele Zed de youmuu 150% motivado em cima do seu pequeno e frágil Kog'Maw, se você usar tudo na sombra do Zed? "Ah, espera ele sair da ult ou gastar o W pra usar as skills então", até lá o seu frágil Kog'Maw já se explodiu pra farmar. E o Zed é só um exemplo, todos sabemos que vários assassinos são um grande problema tanto pra Lux quanto pros ADCs (afinal é a função deles). Se você não garantir no mínimo acertar o Q pra defender seu adc, ele estará em sérios problemas. Convenhamos, por mais que você seja bom, você vai precisar de Script pra acertá-lo todas as vezes e vai ganhar um Ban de presente da rito. E não é aquele do Nanatsu no Taizai. Ou seja, uma hora o Zed vai pegar.

Agora, vamos comparar essa capacidade defensiva (daqui a pouco falamos da ofensiva, calma) com alguns outros sups: Lulu, Morgana e Zyra. A Lulu é provavelmente a maior dor de cabeça pra vários assassinos, junto da Janna. O Zed motivado por exemplo, vira um bichinho no meio do caminho. E se ainda assim ele se atrever a jogar um X no seu pequeno e frágil Kog'Maw, vai ter que encarar um grande cuspidor do vazio que dá knock up, assim que o Zedão sair do R. Ele não vai conseguir prosseguir com as skills pra ter toda a força da sua ultimate. O Shield dela também é instantaneo, pois o Zedão é um assassino de alvo único com um potêncial de burst gigante que não vai ficar esperando seu bastão tsundere voltar chorando pra você. A Morgana também depende bastante de uma skillshot e, já que a própria Lux se inspirou na Morgana-senpai, ela é provavelmente a mais comparada nesse assunto. Mas ainda assim... o Snare da Lux é mais rápido, mas é mais fino e DEFENSIVAMENTE é pior de encaixar por isso. Fora que há casos de pessoas pegas no LeaveBuster por culpa da Morgana (fonte: Desciclopédia). O Shield eu não preciso nem dizer, né? O dela é um dos melhores do jogo, especialmente para um adc. A ult da Morgana, embora seja comumente lembrando pelo potencial de engage R + Zhonya, também é um ótimo desengage. Não é skillshot, pega em uma boa área, revela campeões invisíveis (alguns problemáticos para os adcs, como Rengar, Talon e Evelynn) e stuna depois de um tempo, o que ainda facilita sua vida pra acertar o Q e fazer o pobre assassino esperar 20 minutos antes de jogar as próximas 5 partidas. Um Zedão seria obrigado a apertar R e sair correndo pra não passar por esse sofrimento. Por último, a Zyra. Ela está aqui justamente por ser um campeão ofensivo, o que seria também a função da Lux Sup. Mas até a Zyra precisa defender o frágil Kog'Maw, certo? Então tem um Zed vindo à todo vapor (e Youmuu, claro) num ser tão indefeso? Basta jogar umas sementes aqui, aguar pra fazê-las crescer um pouco e... R! O próprio tempo que o Zed fica inalvejável pela ult pode ser usado contra ele, já que o R da Zyra também dura um tempo até o Knock Up e, diferente do R da Morgana, não precisa de alvos. Além disso, se ele não trocar de lugar com a Sombra (assim parando o all-in e deixando o indefeso Kamikaze'Maw vivo), aquelas plantinhas ganham fertilizante e complicam bastante a vida dele. Imagina se forem fertilizadas com Rylai então... "Ah, mas você insistiu muito no Zed, tem outros assassinos no jogo", realmente, mas é porque isso aqui já ta bem grande e eu sei que ninguém vai ler, então não tem como comparar todo mundo, mas há outros exemplos que são parados com relativa facilidade pela lulu, zyra e morgana, como Rengar, Talon, Ekko, Kha'Zix...

Acha que acabou? Que nada, falta o principal: Ofensivo.

Tudo bem que a Lux tenha uma dificuldade de proteger o adc, mas e se ela compensar ferrando o adc alheio? Bem, até então, ela usava bastante disso com o E, mas... essa skill tomou um nerfzinho no último patch, ta bem mais lento e mais fácil de desviar por isso. Fica difícil de usar até o Slow da skill até. O Q da Lux também é bom nisso, pois é rápido e pode ajudar pra aqueles CCs em cadeia, como a trap da cait e as mordidinhas da Jinx. Pode ser mais fácil de acertar que o Q da Morgana a longa distância, por exemplo. O R além de pegar uns ADCs que saem com nada de vida e roubar umas kills de vez em quando, pode dar um bom dano na TF se bem encaixado. Tudo ótimo, mas...

Lulu: Sobre o Q das duas, possívelmente a única vantagem da Lulu é que o dela atravessa os minions pegando uns no caminho, que facilita acertar um ADC que usa a wave pra se proteger (efetivo contra o Blitão, a Morgana e, caso tenha 2 ou mais minions, contra a Lux também) e que ela não precise se expor tanto. Tirando os minions, eu diria que o Q da Lux é melhor por causa do cc (snare x slow) e velocidade. Talvez possamos dizer que está empatado? Continuando: o W da Lulu é um completo desengage quando usado no oponente, mas pode ser usado ofensivamente após o uso do Q pra que seu oponente não tenha como revidar ou usar scapes. No aliado, ele aumenta a velócidade de ataque (benéfico pra praticamente todo adc) e a velocidade de movimento, ajudando demais no kiting se o seu adc não for o Gordox e ajudando campeões que precisam se aproximar, especialmente em ganks (como Kayn ou Gatinho por exemplo. Tem o Rammus, mas o Rammus já faz vruuuuuuum sozinho, então ta "ok"). O E, bem, basta apertar E no inimigo e dar dano, ideal pra pegar uns hits do gume do ladrão arcano. Também ajuda a acertar o Q de um alcance maior com isso e tal. No aliado, além do shield, a Pix te larga e vai ajudar o seu adc a dar uns hit, o que é basicamente a função do adc. Agora, usa W + E no adc que tem... atk speed, move speed, mais dano e ainda tem o shield (buff do turibulo). O R também é principalmente desengage, mas pode ser bem usado combinando com outro CC (como o Q + R do Amumu ou o R do J4).

A Morgana, bem, como eu já disse, o Q dela ser lento dificulta acertos a longa distância, mas ela tem outra opção: o Shield. Sim, o shield protege de dano mágico e CC, apenas uma skill defensiva, mas é justamente por isso que uma morgana tem mais sucesso usando seu E pra se aproximar e atirar um Q à queima-roupa do que uma Lux jogando o bastão tsundere, gritando "This is demaciaaa!" e indo pra cima tentar atirar um Q à queima-roupa, só pra levar um CC na cara e morrer no meio do caminho (não façam isso). O W dela é instantaneo (diferente do E da Lux), o que facilita com os hits do gume do ladrão arcano e pegar uns minions sem querer, foi mal adc. Tirando isso, o E da Lux parece superior, já que ele dá DANO instantaneo (sem contar a passiva), mas o W da Morgana dá a ela um bom sustain (com a passiva), especialmente se encaixado após o Q. O R, como eu já mencionei, tem o R + Zhonya, jogada bem clássica. O Shield também ajuda nesse caso, pois você pode ativá-lo e se jogar no meio da TF até achar um lugar bacana pra brilhar (literalmente k). 

Zyra: Pelamor essa é a função dela, ne? Tem vários benefícios em relação a isso que fico até com pena de comparar. Ela não apenas dá um bom dano com o seu Q e E, ela transfere o seu dano para outros pontos. Não basta ficar batendo na Zyra, se tem 2 metralhadoras batendo em você. Não só isso, elas continuam batendo em você até você dar atenção pra elas me nota senpai e fazer alguma coisa pra reagir. O R é um bom engage se você conseguir manter a galera lá no tempo que ele exige e buffa as plantas. O E é um snare, se você for pego por ele, se prepare pra rajada de Q em 3 plantas + R (normalmente bem sucedido pois não dá pra sair preso no E). Acha pouco? Ela tem um uso do Rylai + Liandry tão bom que deixa qualquer outro exemplo que eu citei aqui com inveja. E só pra comparar, o potencial sozinho do R dela é de longe superior ao do R da Lux numa TF, mesmo se eu desconsiderar o buff nas plantas. Ele é radial (bem melhor que o linear), dá um bom dano e dá o knock up. Ela pode realmente virar TFs com isso. Ah, e ela não precisa de tanto AP quanto a Lux. Só o Rylai + Liandry e um cajado do vazio já torna ela bem problemática.

Bem, acho que é o suficiente. Se tiver lido até aqui, eu não odeio a Lux, ta? Na verdade eu amo ela (no mid).

Highlighted

Re: Re: Re: Um mago (ou melhor ainda, um assassino com uma build barata de penetração mágica ou letalidade) preenchendo a vaga do suporte funciona muito bem na fase de rotas mas o pick geralmente decepciona no mid/late porque deixa a equipe sem proteção e utilidade em lutas de escala maior. A sua retaguarda fica sem proteção efetiva.

Não é uma questão tão simples quanto valores de escudos, custos de mana e outras coisas do tipo. Por exemplo, devido a questões como tempo de ativação de habilidades, animações e interações entre campeões, uma Lux suporte pode até gastar o kit inteiro defensivamente mas não conseguirá impedir um Rengar ou LeBlanc de explodir um ADC. Uma Janna só precisa apertar um botão para interromper o combo de qualquer assassino no meio de seu avanço.

Bom, ao menos se ela for boa o bastante para utilizar a Monção com a precisão de frações de segundo que é necessária para tirar o máximo proveito da habilidade. Visto que é uma Janna, na solo queue, provavelmente auto-preenchida porque ninguém é masoquista a ponto de entrar na fila solo como suporte, a possibilidade é bem remota.

@Voroshilov@  escreveu:

Visto que é uma Janna, na solo queue, provavelmente auto-preenchida porque ninguém é masoquista a ponto de entrar na fila solo como suporte, a possibilidade é bem remota.

Concordei contigo até essa parte. Pra isso existem os main sup. Não jogo muito ranked, mas eu costumo me sair melhor nelas de sup

Aronguejo

ai falou besteira, pelo que vejo tem muitos mains suportes hoje em dia, talvez até mais do que jungle

é obvio que lux é suporte vei,sou main e vc tem que fazer item de sup e nao full,faz full ap quando ta contra zyra ou brand pq esses dois fode a tf...Brand é mid mas agr so tem brand sup...mas como eu falei se tem que jogar sup bem e pra falar qualquer champ pode ser sup,bem nao todos, mas tipo O SHEN ERA SO TOP AGR è SO SUP.
Pra vc jogar de lux tem que upar sempre primeiro o Q lvl1 e lvl2 o W,o E so no lvl4.
item pra lux sup:

Se faz esses item vc destroi nas tf pq: O rabadon da mt ap pra lux com zhonyas e turibulo
 a sequençias de upar as habilidades sao:
Q W Q E Q R Q W Q E W R E E W E W R

Aronguejo

O argumento de que "fazem algo melhor do que ela" é válido até certo ponto, porque um personagem tem muitas coisas, explícitas e implícitas em seus kits. Muitas vezes quando pintam no meta que "não usam personagem X porque outro é mais forte", é preciso tomar cuidado. Cada região tem suas próprias preferências de personagens e os jogadores profissionais também tem suas próprias preferências. Não é uma boa ideia assumir que os jogadores competitivos de uma região esgotaram todas as possibilidades disponíveis no jogo.

A Lux pode ser suporte assim como vários magos já saíram do meio e são utilizados como suportes atualmente, como Morgana, Zyra e Brand.

Antes de comparar o kit dela com o dos outros, pense direito no kit dela. É uma conjuradora que tem: 1) controle de grupo (Q e E); 2) causa dano em área (E e R); 3) pode dar escudos múltiplos para o time (W); 4) pode zonear (E); 5) pode ajudar na limpeza das ondas de minions (E e R).

Suportes conjuradores similares são (se não me falha a memória): Morgana, Lulu, Karma e Sona.

A Morgana também tem: controle de grupo, dano em área, escudo para um aliado. A Morgana tem um poder de dar um follow up em um engage que é muito forte, algo que a Lux não faz. Mas a Lux pode causar mais dano e tem mais escudos para o time.
A Lulu também tem: controle de grupo, escudo para um aliado. Ela não tem muito dano, mas consegue proteger melhor os aliados do que a Lux.
A Karma também tem: controle de grupo, dano em área, escudo para os aliados. Comparando com a Lux, a Karma oferece mais suporte para o time, mas tem um controle de grupo pior e menos raio de ação.
A Sona também tem: controle de grupo, escudo para os aliados, e outras capacidades de melhorar o time, mas comparando com a Lux, perde em dano e o controle de grupo é somente no R.

Em outras palavras, a Lux tem sim suas diferenças e pontos fortes comparados com outros suportes semelhantes. Se não reconhecer que ela pode dar escudos e que tem uma capacidade de dano de área decente comparando com outros suportes, vai estar avaliando ela errado.

É uma suporte que pode se beneficiar de Turíbulo Ardente, que pode ficar à uma distância relativamente segura em uma luta e que se beneficia bastante de poder de habilidade. É um dos poucos personagens suportes que, à uma boa distância, podem tentar ajudar a disputar um objetivo neutro (o Bardo tem essa capacidade, a Lux e a Nami), considerando que a Lux é a que tem mais dano entre esses três.