cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Pensamentos sobre atualizações na DIANA - 10/2019

Highlighted
Tropa

Pensamentos sobre atualizações na DIANA - 10/2019

Primeiramente, se eu postei esse tópico no lugar errado, me disgurpem e peço por gentileza que algum moderador mova-o para a sessão correta. Obrigado.
Segundamente, Takeshi!

Eu terminei uma partida há algumas horas e a RITO pediu para eu responder uma pesquisa. No final da pesquisa tinha a oportunidade de falar sobre um campeão que, ao nosso ver, precisaria de uma atualização. Três horas depois eu terminei a pesquisa e apesar de não participar mais do fórum como há 5~6 anos atrás e nem acreditar que algo que seja dito pra RITO BR chegue aos game designers, eu acredito que possa dar algum tipo de discussão.
E quem sabe na melhor das hipóteses, algo dito aqui, seja traduzido por alguém, acabe chegando num reddit, ou mesmo rioter gringo...

Pois bem...

O QUE VOCÊ ACHA QUE DEVERIA MUDAR NUMA POSSÍVEL ATUALIZAÇÃO DA MELHOR PERSONAGEM DIANA?

O problema da Diana é que ela é um campeão projetado para 2012. Em 7 anos, as mecânicas de jogo, itemização, o que a Diana fazia em geral, etc., foram totalmente alteradas. Hoje a palavra que melhor descreve ela é obsoleta.

Tudo que ela faz, alguém faz melhor. Se for observar as questões de estatísticas dentro de jogo, os atributos dela são ruins comparativamente. Além de não a definirem:

- ela é mago(?) , sem atributos de mago;

- melee, com atributos mais próximos de  ranged(?);

- é assassina (?) mas, a menos que esteja em snowball, qualquer assassino do jogo hoje oferece mais medo ao adversário (até mesmo o pyke que foi projetado pra ser suporte). E todo assassino no jogo possui, de certo modo, uma mecânica de sobrevivência, normalmente mobilidade, desengage, shield... Mas o que a diana tem hoje para isso é facilmente contornado. "O escudo da Diana é problemático" foi o que vocês disseram. Tem DEZENAS de coisas no jogo que são realmente abusivas (magia crítica, crítico em area, i.e.) ou ridiculamente escalonáveis, e vocês julgam normal... A pseudo defesa da diana, ainda mais combinada os atributos dela e itemização que existe no lol para ela, não a torna nem de perto problemática comparada a muita coisa existente no lol de 2019.

Além disso, coisas como as runas e items, tornam ela pior que outros campeões para a mesma função. Ela era um pusher concebida numa época onde não existia Tiamat; hoje existe. Runas como conquistador complementam a IRELIA (por exemplo) a ponto de fazê-la melhor que a Diana para qualquer função e rota; exceto talvez jungler, mas isso definitivamente não é uma comparação relevante, pois uma diana jungler funcionando necessita de uma apatia grotesca do time adversário, ou seja, qualquer coisa funcionaria.

Ela é o tipo de campeão "Alto-Risco/Baixa-Recompensa".

O que eu penso:

1) Ela precisa de uma identidade mecânica/de gameplay. Não precisa ser algo inovador, mas ela precisa ser clara. Se você conversar com 100 jogadores de diana você vai ver que não há uma unanimidade, mas não é porque ela faz várias funções de maneira realmente boa, mas pelo contrário, a falta de identidade faz com que ela seja proposta para várias coisas que ela seria ok, apenas para tentar se encaixar.

2) Se continuarem as mesmas skills:

a) Ela precisa de um REDIMENSIONAMENTO de ATRIBUTOS tantos BÁSICOS quanto nas HABILIDADES.

b) o E dela é interessante pro conceito inicial que havia da Diana "bruiser", que devido ao resto do kit e da proposta, não era um hard hard hard cc, deixava a Diana "vulnerável" em algumas situações de duelo e permitia Quebras de Canalização (oi, kat!), então era nice. Só que, enquanto tinha o STUN, Akali fazia tudo que a Diana fazia, MUUUUITO melhor, com mais opções de game play, mais burst, mais dano em luta estendida...

Então, hoje em dia, não existe mais essa Diana Bruiser, então o E, na forma que é hoje é uma bosta. Você NÃO VAI buildar ela para pular no time adversário, juntar todo mundo e usar zhonya. NÃO MAIS, NÃO ESSE ZHONYA (Comento mais disso depois). Para a Diana Assassin, é meio que "foda-se" esse E, por que essa lentidão do E, não podia ser aplicado em alvo único quando o R atingisse?

c) Sobre a ultimate: Como eu disse atrás, seria mais interessante o R dela aplicar lentidão em alvo único também. Por que o que o R da diana faz? É um dash, double dash, point-click de 800 de range com dano baixo e escalonamento mediano (60% do AP) pros dias atuais.

E é isso. SEM RESET, INTERRUPTABLE, movimentação via deslocamento de hitbox, ou seja, super simples de counterar e gera vários "bugs" de interação. (Eu mesmo já reportei alguns, mas nunca tive retorno pelos tickets que eu mandei, foi onde eu entendi que vocês cagam pro boneco.) SÉRIO! "Ahhhh, é um gapcloser..." =.=

O Q do NAUTILUS no nível 9 TEM MAIS DANO, MAIS RANGE, ESCALONA MELHOR E TEM MENOR CDR QUE A ===ULTIMATE=== DA DIANA NO 16. E AMBOS SÃO DIVERS!!!

O range da ult do yasuo tem quase o dobro da range de ativação, é por translocação de hitbox dá dano em area e aplica CC... Eu posso ficar a noite toda dando comparações de como outras skills e mecânicas de jogo tornam a Diana obsoleta.

Eu jogo com a Diana desde o primeiro dia dela no servidor. Eu entendia todos os nerfs e alterações que eram feitas nela, porque eram justificáveis =NAQUELA ÉPOCA=. Eu não quero que ela seja overpower nem must pick. MAS O LOL MUDOU DEMAIS! A mecânica dela precisa ser reescrita.

Eu não desgosto da ult dela, nem desgosto dos combos.

A idéia dela ser um "raio de luz lunar" ou ser tão veloz quanto um, na ultimate eu gosto, acho legal, icônico.

Maaaaaas ou esse "dash" se torna uma translocação, ou muda a forma como ele interage com outras skills (azir? bug?)...

Espada da Lua de Prata poderia reduzir algum CD do Q ou do R. Acertar o R em usuários iluminados sempre resetasse, não só 1x, [podendo dar -virtuais- infinitos R enquanto os usuários estivessem com moonlight (só dura 3 segundos mesmo), isso seria incrível].

Possibilidades não faltam para fazer algo bacana com essa temática lunar. Eu imagino como seria incrível sempre que acertasse um crescent strike o inimigo enxergasse a tela mais escura como quando Paranoia é ativado (mas sem perder visão de mapa nem nada)  e enxergasse tudo que está sob Moonlight brilhando (pelo tempo que durasse o moonlight). Quando acertasse o R e consumisse esse moonlight, o alvo ficasse iluminado "somente pela luz da lua", perdendo a visão do mapa, igual o paranoia por 1 s, talvez. É o tipo de mudança que  eu não vejo mudar em NADA o gameplay, só mesmo o efeito visual seria bem bacana, talvez deixasse o jogo mais pesado (o que é ruim).

O que poderia afetar mesmo seria se esse consumo do moonlight pelo lunar rush, iluminasse e causasse uma espécie de cegueira por algum segundo.  Poderia até não ser tão OP quanto cegueira, sei lá, isso foi só um insight que veio escrevendo sobre isso.

O fato é: é característico da Diana moonlight, lunar rush e o moonsilver blade - assim como o shadow dash e o stand united era no shen. O que eu penso é como poderiam interagir mais/melhor essas skills e elas em si serem mais coerentes com o LOL de 2k19. Outra sugestão seria um aumento no range de ativação da ultimate em inimigos iluminados/ com moonlight.

d) O escudo..... Talvez a idéia da cegueira aqui seja interessante. "Inimigos iluminados pelo moonlight que acertarem o escudo da diana sofrerão - algum debuff/ cegueira /lentidao - por x segundo(s)"

Isso daria uma capacidade de sobrevivência maior. Advinda da onde? Da lua! A escolhida da lua, a protegida pela lua. Eu amo a ideia dos poderes dela serem lunares ou advindos da lua, exatamente o contra-ponto da leona. Uma abençoada pelo Sol outra pela Lua.

3) BRUISER?

Ainda na deixa das sugestões para o R e skills, o efeito iluminado ou moonlight poderia ser na PRÓPRIA DIANA, aumentando movspeed/ aspd/ resistencias / reduzindo % de dano recebido, por alguns segundos, talvez como se fosse uma "fúria", um pós-choque, não sei. Mas ela iluminada pela moonlight em alguns momentos, seria legal, chamativo, o que seria bacana se ela voltasse às origens bruisers. Ainda no moonlight original, talvez após consumir o efeito no combo Q+R, ela "absorvesse" essa energia lunar (como na lore) que tinha sido direcionada ao alvo, e desse pra ela um buff de movspeed (como aquela runa azul da terceira coluna/ou como ocorre na kat)  ou um aumento de alguns segundos de resistência, ou aspd, não sei.

Eu não vou negar que eu a preferiria mais lutadora/bruiser/diver que assassina. Eu me lembro que quando ela chegou diziam sobre ela ser um mage bruiser, um concept mais ou menos assim... E os atributos dela justificavam isso porque tinha a questão da itemização junto. Eu lembro que muitas vezes você mesmo como mage iniciava uma luta no melhor estilo kamikaze pro followup do seu time acontecer e você só saia da luta quando ela acabasse.

A Diana sempre só entrou: usava zhonya, e ou seu time ganhava total ou parcialmente a luta ou você morria com eles no processo. E isso a fazia diferente dos demais assassinos do jogo. Por isso que eu nunca gostei do caminho que a Diana foi obrigada a tomar nos últimos anos. Porque até mesmo tentando essa função, temos o EKKO que faz bem melhor essa mesma ideia de diver/iniciador com MAIS DANO EM AREA, MAIS SINGLE TARGET, HARD CC, E VIRTUAL INFINITA SOBREVIVÊNCIA em relação à Diana.

Claro que tudo isso está vinculado ao problema da identificação que vocês precisam dar ao campeão. Ela não precisa ser ÚNICA. Até porque o que a faz única - eu vou listar abaixo - não é a mecânica e não importa se ela vai ser tank, assassin, bruiser, jungler, mid, top... O que a define é a lore, é a personalidade, é o visual. Não é a mecânica, nunca foi. MAS existe uma necessidade dela se encaixar em algum lugar, para que vocês mesmo da RIOT não empurrem ela pro limbo novamente quando alterarem runas e itens ao longo do tempo.

4) ITEMIZAÇÃO.  Ou melhor, a dificuldade em conseguir uma boa sinergia com itens. Talvez muitos não notem, mas com o passar dos anos os itens tem tido um peso muito maior sobre o jogo. E a DIANA não vem sendo privilegiada pelas alterações nos itens. No princípio Zhonya/Abyssal eram itens bons overall e na Diana eram deveras interessantes. Se eu não me engano, desde 2014 ou 15, as mudanças nesses itens principalmente prejudicaram e muito a vida dela. A Rito mexia nos itens para não corrigir alguns bonecos problemáticos e a Diana tomava a bala perdida. Ou haviam buffs em massa, para compensar uma modificação nos itens para magos, e a Diana não recebia qualquer compensação. E assim, é comum que se fica bom nela fica muito melhor em outro champion mago (principalmente), ou se for bom, você tem que abrir mão de outra coisa melhor. Nem o nashor que tem uma sinergia insana com a Diana chega a ser tão bom, porque o boneco tem tantas vulnerabilidades que não compensa, por vezes.

5) Numa futura atualização da Diana, SYLVIA SALUSTTI PRECISA SER A DUBLADORA. Nenhuma voz feminina encaixaria no espírito que a personagem carrega e transmite sem paracer uma velha. Não que seja ruim a dublagem que temos hoje, mas se for pra mudar, que seja pra melhor. Se mantiver, ok.

O QUE VOCÊ ACHA QUE NÃO DEVERIA MUDAR NUMA POSSÍVEL ATUALIZAÇÃO DA MELHOR PERSONAGEM DIANA?

Façam o que quiserem MAS ...

NÃO MUDEM A LORE DELA! TUDO MENOS A LORE! E...

NÃO FODAM COM O VISUAL DELA!!! NÃO MUDEM A LORE DELA! TUDO MENOS A LORE! E...

NÃO FODAM COM O VISUAL DELA!!! NÃO MUDEM A LORE DELA! TUDO MENOS A LORE! E...

NÃO FODAM COM O VISUAL DELA!!!

Duas das coisas que me fez passar todos esses anos sofrendo na mão de vocês e me apegar a esse jogo foram isso: o INCRÍVEL TRABALHO que o IRONSTYLUS (#saudadesMicalatéia) e os envolvidos fizeram para conceber a deusa lunar e todo o resto envolvendo à sua LORE (apesar que eu prefiria a versão antiga, sem a velha), PERSONALIDADE, ela em si.

ISSO ESTÁ (quase) PERFEITO!!!

Podia ter uma armadura mais "armadura" mesmo, like a cavaleiros dos zodiaco talvez, MAS MELHOR NÃO MEXER PRA NÃO ESTRAGAR. (sylvia salustti deveria ser a dubladora da Diana)

A Diana é isso: uma GUERREIRA DE ARMADURA, "PATINHO FEIO", QUESTIONADORA, ESCOLHIDA DA LUA! Mudar isso é  peidar na farofa!

- MOONSILVER BLADE, MOONLIGHT, CRESCENT STRIKE* E LUNAR RUSH.

O LUNAR RUSH eu vejo como a PERSONIFICAÇÃO DO ÍMPETO DA DIANA.

A forma curva do crescent strike é único no jogo. Também não alteraria essa skillshot na sua forma.

Ter o efeito da LUZ da LUA e um efeito associado à sua espada que é única também são duas coisas que ajudam a manter a identidade visual dela e vinculá-la à mecânica.

=============================================================

Enfim, sei que não parece muita coisa.

Houve um tempo, quando eu era menino novo, nunca tinha batido uma bola, comido um c..arneiro, que eu acreditava em balanceamento. Não é uma questão sobre ganhar ou perder.

Hoje eu só quero mesmo é poder jogar com o boneco que eu gosto, sem ter que me frustrar demais porque o boneco é inviável mesmo. Quem joga de Voli, sabe como é. Ou você está na frente ou seu jogo acabou. (Eu não usei o Voli na pesquisa porque o rework dele está no forno) #O_URSO_DE_ARMADURA_AGORA_NÃO_TEM_MAIS #TRISTEZA_DEFINE

Os campeões novos de certa forma podem "perder", mas os mais antigos - aqueles que nunca tiveram uma atualização ou modificação pra reviabilizar - sofrem da "síndrome do espanque ou seja espancado". E não tem a menor graça jogar algo assim.

Só queria mesmo deixar registrado e como eu disse no começo, vai que alguma coisa chegue aos ouvidos de alguém que possa fazer algo. Eu só sei ter idéias mesmo.

P.S.: IronStylus foi o melhor Visual Desginer que a Rito já teve. #saudades
P.S.2: Tou esperando desde 2012 uma skin da diana com uma outra armadura...  Não com roupinha de gatuno de RPG ou enrolada em lençóis (aliás, esse pessoal de visual da rito tem uma TARA COM LENÇÓIS pqp) Viva o pinkmoney neh?

Em nome de Shisui, um dia a DIANA PROJETO vem e sem ser azul ou verde.... EU TENHO FÉ NO SENHOR UCHIHA SHISUI!

23 RESPOSTAS
Tropa

Re: Pensamentos sobre atualizações na DIANA - 10/2019

gostei do tópico=, gostaria de jogar mais vezes com ela, mas como vc mesmo disse tem melhores na função.

Comecei a jogar de Diana essa semana, tenho apenas uma partida, que eu consegui um bom desempenho, contra um Zed. O primeiro ponto a se destacar é que a campeã não tem uma skill que a permita fugir, ela por exemplo, quando toma um gank tem que sair andando em direção a torre que nem a maioria dos magos, porem ela não é uma maga, ai vc para e olha pra akali, 4 dashs e uma fumaça pra usar pra se defender, chega e a ser injusto de se comparar as duas campeãs de mesmas funções.
Aronguejo

Nossa eu ameu o seu topico,tenho maestria boa com ela e adoro o champ desde que comecei a jogar lol, adorava ela por ser burst/bruiser, mas como voce explicou diana n tem identidade e é obsoleta no game hoje, dada toda a evolução....

Se reworkaram mantenham a lore e visual, tenho fé que com o novo atirador do monte Targon, eles deem atenção a ela e até um possivel Rework

Nem lê nem lerei. Diana é um bonecão. O dano desse campeão é um absurdo de quebrado. Fácil de jogar não tem praticamente mecanica alguma. Só tem um ponto negativo, antes do 6 é inútil. E depois continua tendo dificuldades para sair de jogadas.
♪ "...nem sempre ganhando, nem sempre perdendo, mas aprendendo a jogar..." ♪
Arauto

Quando eu jogo com ela eu sinto como se eu tivesse com uma bateria, o combo entra e a energia acaba. ainda mais se tu tiver algo que pare o reset tipo miasma, super-adesivo ou até presença inabalável.
Arauto

Essa analise foi incrível, ótimo texto e argumentos.
Você definitivamente conhece bem essa campeã.

#LÊISSORITO
Tropa

Eu gosto da Diana, comprei assim que lançou. Na época era forte, mas depois de tantas mudanças em itens, campeões, e nerfs, ela foi ficando muito para trás. Hoje não vejo ela sendo uma boa escolha em nenhuma ocasião, há melhores lutadores, melhores spliters, e melhores assassinos, embora ela não seja classificada como assassina. Um ekko por exemplo parece ser uma diana melhorada. E, ainda há o fator de acertar o Q para poder ultar, além de várias habilidades que param a ult dela. Realmente é um pick muito arriscado. Eu gostaria que ela mantivesse o aspecto de duelista ap, adoro fazer um nashor e splitar com ela, mas a falta de mobilidade dela permite o time inimigo punir muito ela quando se está na side.

ela é uma mergulhadora AP (lembrando que no lançamento ela foi feita pra ser JG), só que Xin, Noc e Vi fazem o que ela faz mais eficientemente

Aronguejo

Na minha opinião(opinião de um ex-main Diana) Diana é o pior herói que existe no jogo em um cenário onde os players sabem oq ela faz. O único motivo para pickar Diana é a capacidade de dar 100-0 praticamente sem nenhum delay, oq não se ve em nenhum assassino hoje em dia com exceção do Rengar, qualquer outro uso pra Diana ela é ofuscada por outro campeão, e essa qualidade por si só não torna ela boa. Os números da Diana são mal projetados, a ideia dela era ser um bruiser, porém ela acaba sendo usada como um campeão puramente de burst, já que ela tem 330% AP ratio num combo inteiro, o que torna o burst dela completamente imbecil uma vez que voce fecha rabadon e isso é extremamente contra interativo e nada saudável pro game.

Por um outro lado, em dano base a Diana perde para a maioria dos assassinos, e isso se deve aos nerfs PESADOS QUE NUNCA FORAM COMPENSADOS em um tempo onde a mobilidade no jogo era mínima, então a Diana tinha muito menos counterplay. Hoje o jogo está bem mais modernizado e ela é praticamente inútil fora da lane, é absurda hoje em dia a ideia de um campeão que não tem NENHUMA habilidade defensiva barrando o W dela que recebeu NERFS PESADOS e nunca foi mais o mesmo, e esse mesmo campeão simplesmente NÃO TEM DANO BASE E A IDEIA É DE UM BRUISER. A identidade bruiser da Diana precisa ser reforçada, ela precisa de um REWORK no E que permita que ela tenha uma habilidade com real utilidade e não algo completamente obsoleto, é basicamente a pior skill do jogo e para mim só serve para procar pós-choque. Assim como a Diana deve voltar a ser um bruiser, ela também deve voltar para a JUNGLE. O kit de habilidades dela é COMPLETAMENTE VOLTADO PARA A JUNGLE: Uma passiva de 3 hits que ajuda no clear, um Q de dano em area que tambem ajuda no clear, um W também com dano em área e que da um escudo para sobreviver melhor a jg, um E que é uma skill ultrapassada mas que servia para ajudar em ganks, um R com a mecanica de reset que também ajuda em ganks.

Tendo isso em mente o que eu quero/faria para a Diana é o seguinte:
- Reduzir o AP ratio da passiva, do Q e do R, da passiva pra 50% estaria bom, o Q para 60% talvez e o R para 40%
- Aumentar o dano base da passiva e do Q, a passiva da diana é uma PIADA early game para um jungler, então o dano deveria ser no minimo dobrado. 70 de dano bonus no Q estaria ótimo.
- Reduzir a range do Q, remover o plenilúnio e aumentar a velocidade: Isso tornaria a Diana menos opressora no mid depois do 6 nos elos baixos, assim os main maguinho não iriam chorar depois desse rework e os psicopatas que abusam ela no low elo iriam ser mais inclinados e parar de abusar ela e migrariam pro Fizz e pro Zed.
-REVERTER O NERF ABSURDO NO SHIELD DO W DE SEASONS ATRÁS > 40 / 55 / 70 / 85 / 100 (+0.3 Ability Power) para 55 / 80 / 105 / 130 / 155 (+0.45 Ability Power) mantendo o stack de shields.
-Reworkar completamente o E, colocando algo que dê a ela a utilidade que todo jungler tem. Colocar algo como um dash skillshot como o R da Akali mas com muito menos range e que stuna o alvo.
-Reduzir o cooldown do R para 15 em todos os níveis e colocar uma passiva que reduz o CD para cada campeão antigido com uma habilidade ou passiva, adicionar um pequeno slow de 35% e colocar efeitos de contato/reset de autoattack na skill.

Dessa maneira ela ficaria viável top e jg, onde um bruiser deve estar. Já que a Diana atualmente é como um bom jogador de futebol(Jungle) lesionado, e que enquanto não se recupera, tenta jogar xadrez(Mid), o que ele faz mal e fica atrás dos outros.

TL;DR: Nerfa os AP ratios dela, buffa o dano base, reworka o E para algo melhor, tira a interação do Q e do R, aumenta o shield do W e faça com que ela volte a ser uma JUNGLER.
Eu falo somente a verdade.

Amei esse tópico. E admiro a preocupação que você tem com essa maravilhosa champ. Espero de verdade que a Diana recebe uma att incrivel, pois ela merece

Kn7 Aronguejo
Aronguejo

Nada oficial ainda, mas eles cogitam a ideia de fazer uma diana adc, para combar com a leona... nada oficial apenas uma cogitação de um tempo atrás.
Omae Wa Mou Shindeiru !
(sempre quis ter uma dessas)
Arauto

Nlnl, mas no início você se pergunta sobre a classe da Diana, ela é uma Lutadora de Investida.

A própria Riot classificou ela desta forma, lembro de mais dois personagens dessa classe citados na época, Elise e Vi, não os confunca com assassinos(é um erro comum).

Voltei para Re-editar essa resposta que mais parecia uma pessoa dando um carteirada na outra(essa certamente não é minha intenção, mas as vezes eu sinto que fui um pouco rude).

Anteriormente houveram discussões sobre Classes e Sub-Classes, para definir bem as coisas, mas como faz um tempinho devemos sempre estar recordando:https://br.leagueoflegends.com/pt/news/game-updates/gameplay/blog-do-desenvolvedor-classes-subclasse... 

Logo depois a Riot voltou com e mesmo tema para dar aquela pincelada final, mas até então não tornou a falar sobre:https://br.leagueoflegends.com/pt/news/game-updates/gameplay/dando-outra-olhada-nas-subclasses 

Talvez com as idéias mais frescas seja possível entender por onde seriam as possíveis mudanças de qualidade para Diana, e entender os fatores que colocam ela em um spot que eu não acredito estar ruim, mas que pode ser um incômodo para quem joga com a campeã.

Assim como para outros lutadores voltados para PdH, lhe falta itemização, mas também existe a mesma falta de ferramentas para lidar com personagens voltados para dano mágico.(temos pouca variedade eficiente de resistência mágica;  E itens voltados para dano mágico que não são focados em magos clássicos também são escassos).

Eu sou main Diana, tenho uma paixão pela lua e afins, por isso fico encantado com a temática e com mecânica da campeã. Antigamente jogar de diana era extremamente satisfatório pra mim, mas como você disse, hoje em dia ela está obsoleta.
Eu concordo com absolutamente tudo no post (inclusive amei a ideia da dubladora aaaaaaa, a primeira vez q joguei de diana e escutei essa voz de velha foi uma decepção, mas amo essa dubladora então next) , e queria enfatizar o que você disse sobre a build dela. Eu simplesmente não consigo ter uma satisfação ao comprar um item pra ela, me parece errado, pouco útil, nunca sei por qual começar ou qual vai ser bom. Os itens **padrões** AP (isso foi uma crítica ein Riot rsrsrs) por mais que sejam monótonos, proporcionam satisfação com (quase) todos os magos, enquanto a diana tem um estilo de build bem mais interessante, sem ser monótono, mas não passa credibilidade.
Enfim, acho MUITO necessário uma revisão completa nos itens AP, tanto pra magos (PELO AMOR DE DEUS) quanto pra outros tipos de campeões, no estilo da Diana/Kayle...
Aronguejo

Diana basicamente é na reclassificação nova que a riot disse no post de "novas classes" uma Lutadora de Investida.. similar a Irelia, Camille, Elise.

Porém ela enfrenta mesmas adversidades que sentimos e enfrentandos com Sylas: Não adianta lançar duelistas.. lutadores.. colossos.. AP riot se você não nos dará itemização BRUISER como os ADs possuem.. em pé de igualdade um AD vai ser sempre mais vantajoso.. E o AP ou vai ter de fazer burst pra poder jogar com o boneco e não morrer (exemplo Diana, Elise), ou ter de engolir AD mesmo (ex: Kai'sa, Kogmaw e até Shyvana antes lançarem esta "Shyvana Maga AP" ai que cai no mesmo problema do caso Diana e Elise citados acima.), tudo que é privilégios neste jogo AD tem.

- AD pode ter feridas dolorosas com um item TIER 2 pagando apenas 800 gold enquando um AP só TIER 3 ainda é 3000 de gold na fuça (morellon dar vida? sério riot? kkk quem desenvolveu isso? pf.)
- Assassinos e até Junglers AD podem comprar mobility pagando mais barato (900 gold) e ainda ganhando um roam muito bom, ja Assassinos AP se não comprarem a Sorcerer's Shoes perdem power spike e ainda pagam mais caro por ela (1100 gold)
- AD tem item bruiser (Cutello, Sterak) cutello por sinal péssimamente desenvolvido igual o Morellon novo... item quebra armadura e da status de resistência? sério riot?
- AD tem Sustain... mil e uma formas de lifesteal e sustain.. JA AP? no máximo atualmente Gunblade e ainda vai AD na buildpath dela.
- AD tem um DPS decente.. ~8 atualmente e ainda esta pra vim mais com a reforma na letalidade.
- AD tem várias opções de Penetração.. E AP? kkk flat? contando por cima ~3 atualmente, E AI levanto uma questão.. o Morellon novo ele é forte por mérito dele mesmo? OU pelo monópolio que vivemos se SO TER ele de opção de penetração mágic flat fora a bota?? SE você esta no deserto sem nada via perguntar se a água é mineral ou qualquer uma serve? uhmm

Máximo de AP bruiser que temos.. é o Bastão ultrapassado das Eras.. que muitas vezes é mais um tiro no pé que algo viável (tanto q NEM ryze quer mais fazer isso..), item muito 2012, ultrapassado.. Passou do ponto ja de receber um rw. Não é tirar -100 de gold da recipe de custo dele que vai fazer alguém querer fazer isso riot..

ENTRE muitas outras coisas, antes da riot querer fazer TAL champ funcionar ou mexer em tal mecânica do jogo de champ tal.. PRIMEIRAMENTE ela precisa arrumar esta itemização do jogo, pq ela é muito limitada, seletiva e primitiva. Muitos outros mobas atuais nos dão rios de opções de itens de diversos stats e feitos para buildar-mos nos bonecos.. SMITE mesmo é um exemplo.. Penetração Mágica? la tem várias.. Roubo de Vida mágico? também tem!
ETC.. ETC.. ETC..

Diana esta perdida da mesma forma que Sylas ficou.. e ainda meio que esta.. Porém no tal anuncio da riot de reforma da loja parece q só esta interesada em itens dos suportes e assassinos AD com a Letalidade, os Assassinos AP continuam catando as esmolas que os Magos jogam pra eles.. Por que item AP parece que a riot só faz unicamente e Exclusivamente para Mago (em especial Burst Mage, ja que a itemização de Battlemage esta triste e esquecida literalmente no churrasco.), ela esquece que não é só mago que scala com AP parece...
- Atirador AP
- Lutador AP
- Tanque AP
- Assassino AP
(...) Riot se você não vai tratar todos com o mesmo amor, vou dar como exemplo a classe Assassinos ja q eles são bem evidentes AP / AD, pq cria? fizesse então "todos assassinos são AD.", é bem triste isso.. Mesmo para Atiradores... tem muito Atirador com um bom potencial AP e scaling interesantes.. porém acabam por buildar AD ja q eles tem BEM mais privilégios.. Lifesteal.. Nashor's Teeth? ele precisa ser reformulado pra ontem riot :/

QUE atirador "AP" que vai querer fazer AP kkk o Atirador AD la volta com uma GpC (+40 de AD) e o Atirador AP la tentando fechar seu Nashor's Teeth (q eh um item casado*) com seu ferrão? kkk riot? por favor nér.
*Item Casado, é um item que pra tirar total potencial dele você acaba sendo obrigado a depende de outro item, assim precisando de muitas vezes 2 itens para fazer algo que outros campeões (no caso aqui os AD) fariam com 1 item só em questão de desempenho. Ex: Nashor's muitas vezes so compensa se tiver a Quinsoo.. Liandris, para total potencial dela precisa do Rylai. etc etc etc, isso é bem triste.. PQ vc fica "preso" ah uma coisa se buildar tal coisa.

Disse "os riotters" que queriam dar um RW na diana para ela usar mais o AA e menos "Q W R burstei, matei." nér... Porém ela não faz burst "pq quer" e sim pq é obrigada... EX:
..Vou dar um exemplo bem besta aqui mas vai dar pra entender, Diana e Irelia.
- Uma Lutadora AP e uma Lutadora AD, Ok.
VAMOS supor que nos tirasse toso esses privilégios que os Lutadores AD tem de itens bruiser: Sterak, Hydra Titânica, Itens de Sustain.. etc etc etc

OQ aconteceria com a Irelia? Obvio... SE você quizesse jogar de Irelia teria de jogar como uma Assassina, pagava letalidade.. para poder pular dar seu dano logo, matar e sair, afinal você não tem "itens bruiser" logo não ficaria viva tempo o suficiente para vim a dar seu "DPS", entende?

Mesmo caso é a Diana de certa forma, se ela não tem ferramentas para vim a "dar seu DPS" ela é obrigada a jogar e agir como uma assassina. Logo se neste RW que estão querendo fazer nela se não adicionarem itens para tal, só vai ser a pedrada no caixão da coitada.

RIOT nos traga mais itens por favor, lhe imploro.. Quase sempre mesma massa de bolo de build, mesmo itens, nunca tem opções diferentes.. ta maçante, ta chato, ta repetitivo jogar lol.. O Buff la dos dragões elementais podem dar um gás na partida mudando o mapa? Pode.. mas em geral a experiência e opções de jogar com os campeão X ou Y vai ser a mesma coisa repetitiva e opções. Isso é bem triste.

EU espero de coração que esta tal reforma na "loja" que a riot mencionou e hyparam tanto não seja só isso que estava no post de pre temporada (item de sup, item de letalidade), sério! se for só isso vai ser bem triste e decepicionante. Até pq esta não é a Hemorragia principal do jogo :/

Aronguejo

Sou main Diana desde que ela saiu no jogo, ou seja, há muito tempo. Não acho que precise mudar nada nela. Ela está num bom lugar, porque ela tem uma curva de aprendizado muito alta. Como assim? É fácil jogar de Diana, mas é MUITO difícil extrair todo o potencial dela. Você precisa devorar o campeão para jogar 100%. Consegui isso e não acho que precise de mudança não.

mono diana, e concordo com oq você falou mas acho que você deveria abrir esse topico no reddit pra ter um retorno melhor nessa questão de opinião aqui no fórum é meio meee principalmente no forum br
Tropa

Eu pensei nisso, mas eu não tenho inglês o bastante pra abrir um tópico no reddit :/

Se alguém puder fazer isso...

Pra mim não passa de viagem sua, Diana é um dos assassinos que mais respeito. Eu sei que se eu vacilar e tomar Q ela vai me ultar e eu vou sumir instantaneamente, acho que a Diana está esquecida pela mecânica monotona, obvia, engessada e sem kit para fazer outplays. Mas apesar disso eu nunca ignoro uma Diana, nem jogo com isso tanto e quando eu pego faço o bagaço, tem um dos maiores bursts do game e deleta qualquer um com QR, a shield dela é outra coisa que me faz ter cautela ao enfrentar ela, pois é dificil bursta-la ao mesmo tempo que vc n dura meio segundo pra uma combo dela. Creio que sería interessante um remake para dar para ela mecânicas mais divertidas e que tragam mais outplays, mas sobre vc dizer que ela não é forte foi pura viagem no mundo da lua.

Bom, eu atualmente estou entre top 123-126 Diana Brasil.
Passei a maior parte jogando com vários outros campeões, e sim, virei main-mono chamo(tanto faz)-(fiquei várias vezes top 20-28 khazix e Wukong). E pelo seu ponto de vista, sabendo que ela é um campeão totalmente fácil de ser couterado em elos altos, o rework dela teria que trazer mais benefícios a ela, já que ela tem que se adequar ao novos itens do jogo, não faz nada sem snowball e inclusive quando há hard cc no time inimigo ela NÃO FAZ ABSOLUTAMENTE NADA, NÃO FAZ NADA. Óbvio, tem jogos em que a Diana vai stompar o game, ficar 6/0 na Lane, fechar rabadon First item e ganhar o game, mas contanto que, o Midlane inimigo não saiba jogar e ela receber ajuda e cover do seu jungler, caso contrário, se for campada, perder inúmeros Farms e XP, com certeza qualquer outro Midlane conseguiria ganhar facilmente. O que deixa o campeão fraco em uma situação dessas, é apenas o E mesmo e sem demais mudanças, ela é uma ótima assassina, uma ótima bruiser e jungler, ela pode ser tudo com o kit que ela tem, basta fazer a itemizar corretamente, por exemplo: antes do rework do seu W, eu podia facilmente maximizar ele e startar com na'shor, eu ficava consideravelmente "bruiser" , o ITEM fazia o papel de dar um dano adequado, já que eu estava maximizando meu W, agora, pós rework, sente a necessidade de dano ealy game, e o que dá dano? Isso mesmo o Q, é uma das únicas habilidades que realmente pode-se focar agora para dar dano, ou seja, starta item Burst (rabadon- lich) mata o inimigo em um combo ou morre (falando em uma luta 1v1) caso contrário contra um mage e um hard cc(1v2), ela simplesmente levaria apenas o mais frágil -lulu(caso não tome um polimorf), Janna(caso não coutere o seu combo.etc).
Então, dado esse exemplo, que é real, Diana está ótima assim, a não ser a questão do seu E, que ela feedada, consegue usar e matar facilmente, porém, caso seja stompada (o que é muito fácil disso acontecer) o E dela é totalmente inútil.
Talvez, como você disse, o slow do E passasse pro R, e colocasse um tipo de remoção ou até mesmo penetração magica em seu E, ela ficaria adequada aos itens de agora e sem grandes mudanças.
Enfim, o seu kit é um dos melhores dentro do jogo na minha opinião(sabendo aproveitar, que é no meu caso e de algumas pessoas que conseguem extrair o potencial do campeão.)
Ela tem uma itemizaçao muito forte, estando entre: deixar o campeão forte e fraco, tank e frágil, etc..
Como eu disse, a itemizaçao e maximição deixa o campeão jogável e adequado ao elo, player e diferentes matchups e isso tudo, sem grandes mudanças.

Abraços.