cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Patch Notes 9.24 - Por quê?

Patch Notes 9.24 - Por quê?

Senhores, muito boa tarde.

Estava eu navegando por essa internet de meu Deus quando me deparei, no Reddit, com os apontamentos já constantes no Ambiente Público de Testes (PBE) ou em vias de entrar. O Patch 9.24 trará, supostamente, inúmeras mudanças, muitos nerfs e alguns buffs. Para além do lançamento do Aphelios (aliás, dei like, o campeão ficou muito top), a Riot insiste nas modificações que têm a tendência de eliminar determinados campeões da SoloQ, ao passo que o Competitivo não sofre nenhuma modificação com essas alterações. Gostaria de trazer à discussão alguns pontos do Patch Notes 9.24, justamente pra que possamos discutir. Não vou abordar extensamente tudo porque se tornaria maçante, mas vou tocar nos pontos que são objeto de reclamação há meses e que são fatalmente desconsiderados.

Mudanças previstas, sem alteração de poder: essas alterações são semelhantes a minireworks, ao contrário da Diana, que se tornará um campeão totalmente novo. Mas outros campeões sofreram alterações, como Garen, Rammus e Malzahar.

Novas skins: o Patch 9.24 trará a linha Sugar Rush, com Braum, Evelynn, Ziggs e Zilean. Aphelios será lançado com com a skin Classic e a skin Nightbringer, que também será uma nova skin da Soraka, do Lee Sin (com edição de prestígio) e do Vladimir. Teremos o Swain Hextec, disponível por 10 gemas, e a linha Dawnbringer, com Karma, Soraka Nidalee.

Alterações estruturais: obviamente, a runa Conqueror está sendo nerfada (ranged healing: 12% > 8%), além de outras alterações relativas a stacks. Provavelmente, essa alteração se dá por abuso da runa pelos atiradores (como Ezreal, Sivir e Miss Fortune), mas, aparentemente, esse é um recurso do jogo que jamais será balanceado suficientemente. Entra patch e sai patch e a runa sofre alterações insatisfatórias.

OS NERFS

Deus do céu. Lá vamos nós de novo.

Akali

- Redução do ataque bônus do Q de 33% > 25%; remoção do hitbox do Q atrás da Akali.

- Não sei exatamente o impacto disso porque não jogo com a campeã. Mas, mais uma vez, a Akali está sendo nerfada. Campeão lançado por uma equipe de desenvolvimento que é incapaz de notar sua força nos testes e no PBE. Deve ser o vigésimo nerf que ela sofre.

Garen

- Número de giros (E) modificado de 7+1 por 25% de ataque > 7+1 por 20% de ataque; aumento de dano por level reduzido de 8.2 > 6.6;

- Não vi necessidade de realizar as alterações, porque o Garen já deixou de ser dominante outra vez.

Kassadin

- Cooldown do Q passou de 9 > 11/10.5/10/9.5/9s, de acordo com o nível. A restauração de mana do W decresceu de 4/5/6/7/8% > 4/4.5/5/5.5/6% por nível.

- Também não sei o que dizer. O Kassadin é um boneco forte, mas de early game fraco. A ver no que isso vai impactar.

Ryze

- Redução do dano do Q de 80/105/130/155/180 > 65/90/115/140/165;

- O Ryze é o exemplo clássico da falibilidade da equipe de balanceamento da Riot. Esse campeão foi alterado incontáveis vezes desde que comecei a jogar. Foi criado com uma mecânica aparentemente difícil de se aprender, foi simplificado e, desde então, seu poder jamais encontrou o equilíbrio correto e necessário. Não tenho o que dizer. Quando o pessoal está se acostumando com o Ryze, a Riot faz um rework bizarro no campeão. A tendência é que ele desapareça do Competitivo em breve.

Senna

Senta que lá vem mudança! Eu já tinha avisado antes.

- Passiva: HP por nível de 85 > 75; possibilidade de obtenção de alma pela morte de um minion de 5,55% > 1,67%; clones não mais deixam almas para trás quando morrem (v.g., clone do Shaco ou da Le Blanc); aliados não matam mais almas quando estão buffados pelo Q da Senna;

- Nerfs no Q: bônus de AD 50% > 40%; dano de ataque (50/80/110/140/170 (+50% bônus de AD) > 40/70/100/130/160 (+40% bônus de AD);

- Nerfs no W: redução do tempo de duração do enraizamento - 1.45/1.65/1.85/2.05/2.25s > 1.25/1.5/1.75/2/2.25s;

- Alterações no R: bônus adicional de AP de 40% > 50% (buff); escudo contra dano AP de 50% > 40% (nerf).

- As alterações na Senna são muito oportunas, no meu ponto de vista, por causa de sua força irreal até agora. Porém, parece-me que a tendência é balanceá-la durante a fase de rotas, especialmente no começo do jogo, onde ela estava extremamente forte e fora da curva. Essas mudanças tendem a torná-la um suporte mais balanceado no início do jogo. Parece-me muito oportuno.

OS BUFFS

Amumu

- Cooldown do Q reduzido de 12/11/10/9/8 > 10/9.5/9/8.5/8

- Sem opinião. Pode deixar o campeão mais forte na SoloQ. Pro Competitivo, irrelevante.

- Bônus do escudo (E) aumentado de 70/95/120/145/170 > 80/110/140/170/200

- Será nerfada novamente em breve. Essa alteração só aconteceu porque há skin nova da Karma no PBE, conforme falamos anteriormente. A tendência é que não permaneça assim.

Rammus

- HP por nível de 86 > 95; cooldown do E alterado de 12 > 12/11.5/11/10.5/10

- A alteração parece somente modernizar o campeão. Não tenho opinião favorável nem contrária, mas esse tatu é muito chato na mão de quem sabe jogar.

Sivir

- Dano base AD aumentado de 61 > 63;

- Alteração natural. A Sivir tem potencial pra ser muito dominante, especialmente na SoloQ (gosto muito, tenho m7 com ela e é muito difícil de freá-la quando snowballada). Essa alteração parece pretender equilibrar seus stats no início do jogo pra fazer frente a atiradores poderosos de early game (como Miss Fortune, Caitlyn e Xayah).

YUUMI - O PONTO FORA DA CURVA

- Passiva: escudo aumentado de 50/300 para 50/390; sua passiva agora restaura mana (de 50/160);

- Q: mana aumentada de 75/80/85/90/95/100 > 85/90/95/100/105/110 (buff); dano AP reduzido de 45% > 30% (nerf); dano AP aumentado de 50/85/120/155/190/225 + 60% > 50/95/140/185/230/275 + 40% (buff); duração do projétil reduzido de 3s > 2s;

- W: força adaptativa aumentada de 5/7/9/11/13 > 12/14/16/18/20; percentual de força adaptativa aumentada de 4/7/10/13/16% > 12/14/16/18/20%; efeitos imobilizadores sobre Yuumi impedem que ela entre em algum aliado por 5s (nerfzaçoooooo); Yuumi não acompanha mais os aliados que fazem uso de Teleport (nerfzaçozaçozaçoo); serão necessários 2s canalizando pra que a habilidade seja utilizada (nerfizissilississíssimo);

- E: não possui mais cargas; cooldown de 12/11/10/9/8s; custo de mana de 30/40/50/60/70 > 100/115/130/145/160; duração de 2s > 3s (buff); vleocidade de movimento de 25% > 15% (nerf); cura AP de 10% > 30% (buff); cura mínima de 30/40/50/60/70 > 70/110/150/190/230 (buff); agora concede velocidade de ataque de 25/30/35/40/45% (buff);

Cara, bizarro. Ninguém consegue encontrar o equilíbrio da Yuumi. Esse campeão se tornou uma imensa dor de cabeça para a Riot desde o seu lançamento, o que também era uma tragédia anunciada. No Competitivo, é pick ou ban. Na SoloQ (ao menos no Brasil), ninguém sabe jogar com ela (a não ser se ela estiver no time adversário). Entendo que as alterações positivas são infinitamente inferiores às alterações negativas. A Yuumi será um problema por um longo período de tempo ainda.

Malzahar: o W mudou de nome, com a exclusão do item "Portal de Zzrot" do jogo.

Fonte: https://www.pcgamesn.com/league-of-legends/league-of-legends-patch-924 (usem por sua conta e risco).

Sei lá, não sei o que dizer de adicional. Deixem suas opiniões por aí.

15 RESPOSTAS

Re: Patch Notes 9.24 - Por quê?

Nada de Buff na taliyah, powercreep ta comendo solto contra ela, oque a riot está pensando?

A única mudança q eu não entendi foi o quão pequeno é o nerf da senna de resto achei justo.
O nerf da senna é grande, mas é incontestável que ela é o boneco mais forte do jogo, quem nega é quem nunca jogou contra uma boa senna ou é ruim com a campeã, os nerfs não vao tirar ela do pódio...
Tropa

Diana não é um campeão completamente novo, só mudou o R novo é o E antigo, continua puxando pro centro, só que da dano, e o novo E é o R antigo, só que, obviamente, vai dar muito menos dano, continua resetando se usado após o Q e escala menos com o ap, a passiva agora não restaura mais mana, só vai ajudar ela nas matchups ranged, akali tem mais é que tomar nerf mesmo, toma nerf atrás de nerf e continua forte em soloQ e competitivo, era pra a riot desabilitar esse boneco até decidir o que fazer de definitivo (reverter nem seria tao ruim, visto que a akali antiga era forte, mas como a diana antes do mini rework, só tinha pressão depois do level 6, pq antes ela não conseguia chegar em vc, e não dava tanto dano sem item), o nerf no ryze foi justo mesmo, tava muito forte nos elos mais altos, apanha o jogo todo mas depois mata 3 num E Q (visto que agora o E se espalha instantaneamente, ficou muito roubado), kassadin levou nerfs pq foi buffado um tempo atrás, então pra não deixar ele muito safe a riot tinha q nerfar mesmo, garen pode não ta aparecendo tanto de novo mas com ctz ta quebrado, eu com **bleep**o e dente fulgor solei um renekton de cutelo e tiamat, lógica, em? E sobre a senna não tem nem oq falar, o boneco tava mt forte mesmo

Nem acredito que meu tatu foi buffado, buff leve, porem eficaz, taunt com 12 segundos de CD realmente era chato.
Tadinho dos main AD que ignoram o fato de ter um Rammus no jogo e não fazem Bandana kkkk

É, rapaziada. Tem coisa boa no patch mas, no geral, minha visão é de que ele se presta a corrigir outros equívocos cometidos pela Riot.
Highlighted
Tropa

Nerf na akali acabk com ela ela ja nao peita qualquer campeao agora que ela nak vai peita mesmo
Aronguejo

Nada de buff no Aatrox ;-;

Garen mereceu o nerf, pois havia se beneficiado absurdamente com o novo Conquer, e suas builds de AS tavam acima da curva com isso.

Akali ta no ponto que qualquer coisa os cara já reclamam, não pelo peso do nerf, mas só por ter sido nerfada. Mano,95% dos jogadores NEM VÃO SER impactados pelo nerf, visto que é focado em high-elo e ProPlay, e os cara tão reclamando pq?
Akali apesar de ser um rework fenomenal Tematicamente (Se bem que todo rework pra mim, ficou fantastico nesse quesito), acabou se mostrando terrivel em gameplay, devido ao Skill-Ceeling do champ ser tão alto, que precisa de 1001 nerfs pra tornar ele equilibrado. E sinceramente, se ela ta tomando nerf ainda, não é pq está fraca...

A é uma das campeãs mais populares no League (9.23), tem em torno de 280K jogos com um pick rate relativamente alta na SoloQ. Concordo que todos os reworks da Riot nesse ano foram impecáveis, exceto por um detalhe, justamente a parte do balanceamento... Logo no PBE já deveriam ter dado um nerf bem severo nela do que ficar nerfando ela aos poucos num processo tão demorado como foi feito até agora. Foram tirando lentamente a essência que colocaram no campeão quando o refizeram, como o Stun da ultimate, inibir a visualização dentro da Smoke em baixo de torres inimigas, entre outros... de certa forma acho que sim, foi preciso retirar algumas coisas nela que a deixava muito broken, porém não acho justo nerfarem ela novamente deixando tão fraca com um win rate já muito baixo (+/- 46.8% - 32/34)

De ontem pra hoje, o que vocês acharam?

Tive contato com uma bot lane particularmente nociva, um duo entre Morgana e Zoe. Antes disso, tinha enfrentado Caitlyn e Cassiopeia (esta de suporte, com build de gelinho). Cada uma das duas foi insuportável.

Pensei em comprar o Aphelios, mas tá por quase 8k em essência. A Senna foi lançada em 10/11 (salvo engano), e já custa 6,3k.

De ontem pra hoje a  teve uma queda drástica no winrate, claramente ela foi muito prejudicada com o nerf e agora só funciona como um champ situacional em casos muito específicos. Com apenas 1 dia após a atualização, o winrate dela já está dos 46.8% para 45.85% e continua caindo bem rápido, a taxa de pick rate caiu 2% e foi classificada como a 2° pior campeã no mid e 134° no geral (lembrando que no jogo temos 146 campeões sem contar o Sett e Aphelios), a taxa de jogos com ela continua aumentando por conta do pessoal que está testando, mas a gente só pode saber se ela vai parar de ser pickada depois de uma semana ou +.

Bot lane de gelinho com mago vem sendo normal aparecer já que é broken. O que mais costuma aparecer são  . Acho viável pra quem quer subir de elo rápido em qualquer elo.

Os campeões logo que são lançados custam 7.8K EA, mas depois de 1 semana o preço cai para 6.3K EA

Sim, sei que o gelinho na bot lane é comum, mas nunca tinha visto a Cassiopeia nessa posição. Tenso.

Sobre a Akali... cara, eu sei que tem um cara específico na Riot que usa alguma coisa e cria campeões a seguir. Salvo engano, ele é o criador da Akali, do Aatrox e do próprio Aphelios. Note como os campeões que ele cria são impossíveis de balancear. Ou a Riot mata pra extrair a prioridade do competitivo, ou a Riot altera o kit. Acho que o Ryze também é dele.

Cara achei esse nerf na akali ridiculo nao notei diferença mas sei oq esta causando ao champ tomatra q mudem dnv

@Real Caffrey  escreveu:
Sim, sei que o gelinho na bot lane é comum, mas nunca tinha visto a Cassiopeia nessa posição. Tenso.

Sobre a Akali... cara, eu sei que tem um cara específico na Riot que usa alguma coisa e cria campeões a seguir. Salvo engano, ele é o criador da Akali, do Aatrox e do próprio Aphelios. Note como os campeões que ele cria são impossíveis de balancear. Ou a Riot mata pra extrair a prioridade do competitivo, ou a Riot altera o kit. Acho que o Ryze também é dele.

Azir é um campeão exatamente assim, qualquer buff ele já fica ridiculamente forte e se der um leve nerf ele já é esquecido. Não sou de jogar muito com esses campeões mas é muito triste saber q eles são assim complicados para balancear

Inclusive, a recomendação para os jogadores é de que esses campeões passíveis de alterações substanciais em todo santo patch - Akali, Aatrox, Ryze, Azir - não sejam prioridade na ordem de quem quer masterizar determinados bonecos. Existem patches que promovem verdadeiros reworks nos campeões. Chega a ser medonho.