cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

[PQC] Pergunte Qualquer Coisa - Coach

Aronguejo

[PQC] Pergunte Qualquer Coisa - Coach

Fala, galera, eu sou o Heye, sou Coach e criador do Escola de Invocadores, site com mais de 70 artigos sobre como subir de elo em temas variados. Nos últimos dias eu postei vários textos por aqui, mas a ideia hoje é outra. Dessa vez eu quero bater um papo com vocês, ok?

Vamos lá!

Em meados de 2017, quando criei o Escola de Invocadores, ele tinha a intenção de ser apenas um local para eu escrever sobre LoL, passando um pouco de conhecimento para jogadores leigos. Mas, claro, não tive nenhuma pretensão de que virasse algo grande ou relevante e, por várias vezes, o site ficou parado.

Acontece que, sempre, todas as vezes que eu tive contato com vocês, a resposta foi muito positiva e há alguns meses eu tive uma surpresa. Conversando com alguns jogadores do mestre/challenger que eu estava contratando e até mesmo alguns aspirantes a staff (coach e analista), descobri que muitos tinham usado o site e tudo que tem lá como base para treinar, evoluir e chegar aonde estão hoje.

Isso, para mim, foi uma grande surpresa e um grande presente também, o que me fez querer levar esse projeto para frente e começar a tentar tocar a minha vida cada vez mais na direção dele. Por conta disso, de uns tempos para cá eu comecei a dar mais ouvidos a algumas ideias e hoje, finalmente, posso dizer que vamos lançar o canal do Escola de Invocadores.

*A ideia é que seja um conteúdo explicativo, simples e direto, com vídeos curtos. Não muito além de 5 ~ 6 minutos e sempre com algo relevante, mas sem que seja massante ouvir. 

Eu sei que tem muitos canais e muitos youtubers que já fazem isso, mas vou me esforçar para fazer algo único e com conteúdo de qualidade para vocês.

Sendo assim, esse post é para isso. Eu quero convidar vocês a se inscreverem no canal e dizerem, em primeira mão, que tipo de conteúdo nós vamos ter por lá. Então...

É só clicar nesse botão vermelho aqui embaixo e se inscrever lá no canal! 

(Holy, esse botão saiu um tanto maior do que eu esperava)

Agora, sobre o conteúdo, como vamos fazer isso? Pega a ideia.

Vocês com certeza já devem ter visto um PQC. A ideia é simples, vocês perguntam qualquer coisa que der na telha nos comentários e eu vou respondendo. Assim, vou ter uma noção do que é mais interessante para vocês no momento e vou começar a criar e organizar conteúdos.

Então, pergunte o que você quer saber sobre LoL. Pode ser qualquer coisa! Como controlar waves, como gankar, como vencer a Jungle, como jogar com campeão A ou B, não importa, pode perguntar. E lembre-se, deixa um GG no post e, se a dúvida do amiguinho for interessante, deixa um GG no comentário dele também, assim eu vou saber exatamente por quais assuntos começar, afinal, vai ser o que interessa mais a vocês.

Enfim, galera, eu agredeço muito a todo o carinho e todos os elogios que vocês deram todas as vezes que eu trouxe um conteúdo aqui, assim como todo o incentivo. Minha forma de agradecer vai ser continuar fazendo o melhor possível para trazer um conteúdo de qualidade!

Muito Obrigado!

Deixem as suas perguntas, um abraço e até a próxima!

Heye

Conheça o Escola de Invocadores!!!

18 RESPOSTAS

Re: [PQC] Pergunte Qualquer Coisa - Coach

To querendo virar mono Evelynn pra sair do Gold alguma dicas de dominar a jg com ela? ela é uma campeã com um bom potencial e quase nunca é banida (no low elo)

Bem, eu jogo de suporte desde quando comecei a jogar LoL, atualmente eu tou no Gold 5, acabei de subir só jogando de suporte

Isso não acontece com frequência, mas a questão é a seguinte: minha rotação com o ADC e TOP é extremamente torta, dependendo da partida eu fico colado no bot sozinho ou dou um gank na hora errada. Quando dou peel, foco na pessoa errada. Em algumas partidas me sinto como se soubesse mesmo jogar e consigo em algumas vezes carregar, mas em outras eu sinto como se não mercesse o elo que eu tenho

Quando eu devo realmente sair do meu bot e ir para o MID gankar? E quando eu devo OU NÃO ajudar o meu jungler? Meu ADC rotacionou e trocou com o TOP, eu sigo ele ou fico com o mid pegando experiência?
Aronguejo

@O Grande Lagarto

Fala brother, muito obrigado pelo comentário! Vamos conversar um pouco sobre a Eve. Ela é um campeão muito forte e tem um burst absurdo, mas precisa desesperadamente pegar nível 6 e, até lá, evitar trocas com o outro jungle.

Uma dica que eu te dou é tentar jogar no contrapé do outro jungle até chegar ao nível 6, sempre trocando o lado da jungle que ele está e, com inteligência, saber quando invadir. Depois disso você começa a gankar mais, tentando sempre chegar por trás e tendo calma para só dar o bote no momento certo. Evite começar a troca quando alguma wave estiver chegando na lane.

Se fizer tudo certinho, vai conseguir ficar forte, mas não pode deixar o jogo se estender muito, porque ela cai de rendimento conforme o tempo passa. Seu melhor momento de jogo deve ser por volta dos 20 ~ 25mins de partida e é quando você precisa começar a encaminhar a sua vitória.

Com tudo isso, tenho certeza que ser resultados vão ser ótimos!

@Blitz Gostosa

Muito obrigado pelo comentário, man!

Você quer saber sobre rotações e roaming, certo? Vamos lá!

Recentemente eu escrevi um texto sobre suportes, pode clicar aqui para conferir, ele pode te ajudar. Além disso, vamos começar falando sobre a hora de sair da lane.

Muitas coisas impactam o momento que você vai em direção a outras rotas, mas eu vou tentar citar dois aqui que são bons.

1º - Quando você dá recall antes do bot inimigo, é um bom momento para você gankar ou rota. Vá para a base, compre itens e wards e faça um gank. Depois, volte para a sua lane. O ideal é apenas não demorar muito, porque assim você evita que o seu ADC perca muito recurso por estar sozinho.

2º - Lane avançada e pouca pressão de kill por parte do inimigo. Se a sua lane estiver avançada e o time inimigo não tiver pressão de kill, ou seja, capacidade de matar o seu adc (Blitz, Thresh, etc), você pode sair, entrar na jungle do time inimigo, colocar wards e até gankar o mid. Apenas avise a ele que vai sair e diga para ficar recuado. 

PS: Tome cuidado com a falta de spells. Deixar seu adc sozinho sem ter nenhum feitiço de invocador talvez não seja boa ideia.

Sobre a rotação para o top.

A ideia de rotacionar para o top é levar a torre do top e não apenas ficar farmando. Se fosse apenas para farmar, poderiam continuar no bot, então sim, você deve acompanhar e, se possível, não só você como também seu jungle e quem sabe seu mid posteriormente.

Nosso ponto aqui é o que você precisa fazer antes de ir para lá. Se a torre caiu, idealmente você já tem o item de visão fechado, mas se não tiver, sem problemas. O que você vai fazer é voltar, comprar o máximo de detectoras possível e enquanto seu adc avança a lane, você entra na jungle do time inimigo (sempre com cuidado e atenção), tirando visão e colocando a sua.

Bons pontos de ward:

Depois disso, você volta para a lane ou pode tentar um dive no top laner inimigo chegando por trás da torre, fica a seu critério. Independente disso, a ideia principal é levar a torre. Depois voltar base e repetir o mesmo processo no mid e assim por diante. Sempre bom aproveitar espaços para fazer dragão e arauto.

Fim

@Blitz Gostosa e @O Grande Lagarto muito obrigado pelos comentários, man! Um abraço!

Tropa

Olá
As vezes eu fico em dúvida se eu devo ou não freezar a lane. Quais são os momentos mais oportunos para se fazer isso?
Aronguejo

@Kelwem

Opa, muito obrigado pelo comentário!

A ideia de freezar a lane está associada, principalmente, a duas coisas. Ou você quer negar recursos ao seu inimigo, ou você não pode (ou não é bom) manter a lane avançada.

1º - Negar recursos

Digamos que você seja tenha vantagem na troca contra o seu inimigo, como foi o caso do Jensen contra o Brucer no mundial do ano passado. Você vai freezar, se posicionar à frente da wave e, sempre que seu inimigo chegar perto para tentar farmar, você põe pressão nele, meio que dizendo "se você vier aqui, eu te mato.". Esse é o primeiro ponto.

Pode dar uma olhada no vídeo, talvez seja interessante.

O Jensei aplicou a técnica perfeitamente nesse jogo.

2º - Não poder ou querer avançar

Bom, esse aqui é mais complexo, mas vou tentar dar uma resumida. Você precisa prestar atenção ao fato de você vencer ou não a troca. Se você vence o 1x1 ou 2x2, pode avançar, se não, freeza recuado. Próximo ponto é o posicionamento do Jungle. Se você não sabe onde o jungle do time inimigo está, é uma péssima forçar trocas dessa maneira. Foi até um dos tópicos que eu falei no texto de ontem. Pode clicar aqui para conferir, se quiser. Por fim, existe a possibilidade de você querer freezar para facilitar um gank ou coisa do gênero.

A última possibilidade é você começar um freeze para stackar a wave. Nesse caso você começa freezando, deixa ela acumular e depois controla para chegar na torre com uma grande quantidade de minions. Se tudo for feito certo, é possível levar a torre com facilidade no tempo que você ganha.

Acho que, de forma geral, é isso. Vantagem nas trocas, posicionamento dos jungles, ganks específicos ou stackar wave.

Agora, como tomar a decisão de freezar ou avançar? Avançar normalmente é melhor, então a sua preferência deve ser essa, mas sempre tome cuidado com aqueles pontos, ok?

Um abraço!

Dragão

Me da sua opinião a cerca da página principal de Runas para o 

Você acha que Pressione o Ataque funciona bem nele?

Atualmente muitos jogadores usa a Runa da Bota ou Colhedor para o Graves, uma deixa ele melhor no Kiting e a outra é Dano Puro. Até a Season Anterior os Graves usavam Eletrocutar já que ele não estacava fervor bem, essa runa me parece ser uma versão melhorada do fervor que só precisa de três ataques, é o padrão da maioria dos atiradores e de longe é uma runa que da bastante dano em quem faz ataque continuo como o Graves e demais campeões de ataque básico. 

O que você acha Heye?

Aronguejo

@ShZi

Hey, man, obrigado pelo comentário!

Vamos falar um pouco sobre este Graves.

A grande realidade é que não existe nenhuma runa perfeita para ele. Ele é um campeão AD de Burst com um dano contínuo até certo ponto, então não há nada que funcione tão perfeitamente. Então, ao menos na minha opinião, o que acaba ficando melhor é a colheita sombria.

Por que?

Bem, vamos lá. Antigamente ele usava o Thunder Lord porque era a melhor runa para burst. Com as novas runas, muita coisa mudou e até ele se encontrar foi complicado. O Eletrocute até era uma opção viável antes, mas depois de receber nerfs se tornou uma runa mais voltada para trocas periódicas na Lane Phase e não burst, como é o caso do Graves.

Mas então, por que não o Pressione o ataque? Porque o pressione o Ataque é uma runa para trocas um pouco mais longas. Você precisa de tempo, para fazer com que ela ative e o Graves não quer isso, ele quer tacar tudo de uma vez e pegar a kill instantaneamente. Sendo assim, a Colheita Sombria se sai a melhor opção, já que ele é um jungle power farm. Dentro de pouco tempo ela já está stackada e pronto, você consegue burstar seus inimigo facilmente.

Acho que é isso, mano! Valeu pela pergunta e um abraço!

Faça uma Aula no Escola de Invocadores!

Tropa

Eu tô no platina lutando pra sair pro diamante, mas me deparo com elohell quase sempre, de que maneira eu vou me aperfeiçoar pra ficar melhor? Eu sinto falta de algo que me faça ver onde eu estou errando de maneira mais prática, mas não encontro essa opção em nenhum lugar que não seja pagando a coach, poderia me dar umas dicas?

riot oq tenh oq fazer pra vcs póder me da 1 essencia laranja pra eu poder habilitar uma skin do ekko :?
Aronguejo

@Hellberus

Opa, Brother, valeu o comentário!

Então, mano, é um pouco complicado dizer assim, porque saber onde está errando é essencial. Existem algumas coisas que você pode fazer para isso, vou tentar te mostrar.

O primeiro passo, acima de tudo, vai ser buscar conhecimento. Se você não sabe o que está errando é porque não tem conhecimento de jogo o suficiente e isso está te travando, então começar a ler mais textos de estratégia, vídeos e assistir replays de proplayers pode ajudar.

O segundo ponto, que é tão importante quanto, é assistir seus próprios replays da maneira correta. Eu não vou me extender demais nesse assunto porque tenho dois textos sobre publicados, então dá uma conferida que deve sanar as suas dúvidas:

A Importância de Assistir Replays

A Maneira Correta de Assistir Replays

Esse é, sem dúvidas, um tema importante. Você deve assistir seus próprios replays sempre procurando seus erros. Faça isso e busque conhecimento que, com certeza, vai encontrar coisas que poderia ter feito melhor.

Abraço, man!

Faça uma Aula no Escola de Invocadores!

riot falta apenas uma essencia laranja ninguem ae pode me dar 1 ?
Tropa

Oie!

Entao, sobre o Jhin, qual a melhor runa? Tem videos com a Colheira Sombria que parece OP, mas nao tanto no early. Temos o Agilidade nos Pes que levou nerf, mas aquela velocidade ainda é bem vinda, temos cometa, para poke, o que da velocidade por 3 hits... Mas qual a que tem mais impacto, e ainda no Jhin, itemizacao. Eu lembro de aureos tempos o Jhin com letalidade, até ser nerfada, e agora com a Chuva de Canivete que é um bom primeiro item mas nao para uma full build (Por causa do  nerf que ele vai ter no late game na % do critico). Ai fica a pergunta, letalidade para um pouco de mobilidade (Youmu) e combina com Drakthar e Colheita? Fazer critico como antigamente? Comprar o chuva de canivete pra vender no final? Agradeco a atencao. (Estou no trabalho, na Argentina, por isso falta de assentuacao e etc (ping de 32ms Smiley Tongue))

"Cada bala é um pedaço da minha alma, cada disparo é um pedaço meu."

Reembolsos

Queria saber que mes ou que ano ira voltar os reembolsos ?

@O Grande Lagarto 

@O Grande Lagarto  escreveu:
To querendo virar mono Evelynn pra sair do Gold alguma dicas de dominar a jg com ela? ela é uma campeã com um bom potencial e quase nunca é banida (no low elo)

Amigão, seguinte, primeiramente vou te dizer o óbvio, evelynn é um jungler que precisa rushar 6 o mais rápido possível, e qual é a melhor forma de se fazer isso? Sim, Full Clear.

Te sugiro a rotação, RED--> PEDRAS-->G ALINHAS--> LOBOS -->ARONGUEIJO-->BLUE--->SAPO, e no caminho só ganke alguém se realmente for um gank muito fácil, não force muito.

Ela tem um clear bom desde o começo sinceramente, mas é preciso aprender a limpar com ela, depois de se fazer o red te recomendo a ir direto pras pedras e smitar a grande, e nas pedras não fique caitando com o espinho, fique parado batendo nelas, é melhor.

De build é praticamente a mesma sempre, só muda se estiver muito difícil pra você chegar perto dos inimigos.

ITEM DA JG--->BOTA FEITIÇEIRO-->LICH BANE--->RABADON-->VOID--->PRISAO DE FEITIÇOS.

Muda a posição da prisão de feitiços com a do rabadon se estiver enfrentando problemas de gapclose, ah, sempre faça mejae se estiver muito na frente.

E o mais importante da evelynn, seja maroto, ache o tiltadinho do outro time e fique gankando sem parar pela lane!

Lembre-se, não precisa usar a invisibilidade sempre, se esconda em bush também, é útil, mesmo se o inimigo já estiver no circulo que te revela ele não te vê!

Conheça seu dano, mid/late game a evelynn consegue matar alvos squishy sem nem mesmo usar o W, dando 0 tempo de reação pros inimigos, mas isso você só consegue por experiência!

Qualquer dúvida manda aí irmão!

Você ajuda o jungler quando está com pressão na rota, vc ganka mid quando você e seu ADC desencontraram, onde um vai dar B e o outro ta indo pra lane, entende? Não tem porquê ficar sozinho na rota, vá pro mid tentar algo.

Vc inverte com o top buscando levar a torre dele, a botlane tem mais pressão e é mais forte que o top (geralmente), então aonde a botlane vai e onde tem objetivo, não inverta com o seu top com dragão open, vai entregar pros caras!
Highlighted
Aronguejo

Holy, você desenterrou esse post quase 1 ano depois hehe.

Boa tarde, eu tenho uma pergunta. Até um tempo entre a Season 7 e 8, existia um meta de tanks muito forte na top lane (nas outras rotas também, mas a posição classicamente sempre foi mais efetiva na top lane) e picks como Maokai, Sion, Gnar, Cho'gath, Dr. Mundo e Shen eram picks dominantes. Nos dias de hoje é muito dificil esses campeões aparecerem tanto no competitivo quanto na SoloQ a título de consistência, e embora isso inicialmente tenha sido atribuído a nerfs individuais nos campeões, alguns analistas fizeram teorias mais densas, dentre elas, o aumento da capacidade dos lutadores de lidar com tanks (Cutelo Negro sendo um forte item inicial e a runa Conquistador estando especialmente impactante no meta atual), somado à dificuldade de lidar com magos devido à ausência de itens de resistência mágica para tanks que criem picos de poder ainda dentro da fase de rotas. Em que vocês atribuiriam essa dificuldade dos tanks no meta atual e em sua opinião, o que poderia ser feito a respeito?
Aronguejo

@RegisFolks 

Atribuo a todos os motivos que você disse, ao tempo de jogo ter diminuído e à capacidade dos colossos de causar uma quantidade monstruosa de dano e ainda tankar muito. Com isso tudo, os tankers acabaram perdendo um pouco a função.

Para reverter é um pergunta mais complexa, mas acredito que a forma mais interessante de fazer isso seria criando uma nova runa da árvore de Determinação realmente voltada para tankers. Não que as árvores atuais não sejam, mas elas são extremamente situacionais ou acabam sendo muito mais úteis nas mãos de bruisers. Sendo assim, a melhor forma de conseguir reverter essa situação é mexendo naquelas runas para que elas escalem melhor com os tankers e seu estilo de jogo.

Eu não digo para mudar itens porque, normalmente, isso cria uma total dependência da classe a um único item, o que não é a intenção, e outras alterações no jogo para alterar o tempo de partida seria muito radical, além de ir contra o intuito da Riot. Sobre o problema contra os magos, não acho que seja o ponto principal. Tankers crescem muito bem contra magos de brust e assassinos, então isso não é um grande problema.

Essa é uma opinião por alto, man, não parei pra analisar tão a fundo assim, então podem haver muitas outras possibilidades que eu não levei em conta.

Abraço!