cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Os melhores campeões do patch 9.17

Highlighted
Lenda

Os melhores campeões do patch 9.17

Como de costume, na semana seguinte ao patch novo (para estabilizar as estatísticas), eu lhes trago os melhores campeões do patch 9.17 em cada lane de acordo com o site https://br.op.gg/champion/statistics que leva em conta apenas o servidor Coreano em partidas ranqueadas dos elos platina para cima.

Sem mais delongas vamos para a análise:

TOP LANERS: 

Nesse patch farei apenas dos 4 primeiros por lane, para não ficar tão grande e cansativo, seguindo o exemplo do "É tetra" do Djoko.

1º  Aatrox: Você sabia q o Aatrox é o campeão mais escolhido do competitivo no ano? Ele está presente em 85% das partidas do competitivo, isso nos dá uma noção do quão impactante é esse champ, ele tbm é o TOP 1 na SOLOQ na top lane há vários patches, o suposto "Nerf" no seu Reviver na verdade foi um buff nos outros status que importavam em sua ultimate, como a cura e velocidade de movimento, Aatrox é um monstro que coloca muita pressão na lane, tem uma build muito favorável do meta com a runa do Conquistador mais a itemização com Cutelo Negro+Dança da Morte, ele brilha tbm em lutas em equipe, onde consegue sair resetando e destruindo os carrys inimigos sem piedade. Há nerfs programados nele no PBE, será o fim da supremacia do Aatrox?

https://gol.gg/champion/list/season-S9/split-Summer/tournament-ALL/patch-ALL/role-ALL/league-ALL/

2º  Pantheon: Após o seu rework os números dele caíram muito, talvez pela curva de aprendizado necessária até as pessoas se acostumarem e aprenderem a jogar com ele, mas o fato é que ele estava muito fraco, então a Riot deu um empurrãozinho:

Isso foi mais do que o suficiente para a taxa de vitórias dele dispar e acabar se tornando o segundo melhor campeão do Top. Em suas estatísticas na soloq ele tbm está sendo consideravelmente bastante jogado na Jungle e no MID, mas é no TOP q ele brilha, abusando de seu early game forte com potencial de trocas favoráveis, impondo muita pressão, há tbm a questão do Ultimate q pode impactar no restante do mapa e tornar um 1x1 num 2x1 a qualquer momento, é muito bom como follow-up para o seu jungle invadir, mas ele possui as mesmas fraquezas do Pantheon antigo, quanto mais o jogo se estender, menos impactante ele vai ser. 

3º  KledEle sempre foi um campeão bastante forte nas mãos dos Mains, quem nunca tomou um outplay do Kled retornando para o seu "cavalinho" na hora certa? O que acontecia é q ele não era muito jogado e com isso acabava passando despercebido, mas então a Riot decidiu dar um grande buff nele:

Agora o Q dele reduz a cura do inimigo em 60%, isso é muito impactante fazendo ele ser um excelente counter pick sem a necessidade de se comprar um "Chamado do Carrasco" que reduz apenas a cura do adversário em 40% e ainda custa 800 de gold. Fora isso, é um campeão muito forte com boas trocas na lane, consegue criar jogadas pelo mapa com sua ultimate e como foi dito antes consegue dar muitos outplays inesperados nos inimigos que ainda não são tão acostumados a jogar contra um Kled.

4º  Darius: Este sempre foi um campeão dominante no TOP por conta de sua pressão de lane e a Riot acabou buffando ele no decorrer de alguns patchs. É um campeão que possui trocas muito brutas graças a sua passiva q causa sangramento, causa muito dano e tem sustain por conta do seu Q, além claro de uma penetração de armadura alta na sua passiva no E, sua fraqueza fica por conta da falta da mobilidade, facilmente caitável, mas nem isso tira o título de terror do TOP do Darius, além claro de ele conseguir fazer a limpa nas lutas se executar sua Ultimate da forma certa e conseguir os resets.

JUNGLERS:  

1º  Elise: A elise é considerada a Rainha da JG na soloq Coreana, embora ela seja pouco jogada no Brasil, é uma campeã extremamente forte no early game, consegue executar ganks impecáveis, e ainda consegue dar dive em um inimigo e sair viva facilmente por conta do seu rapel, ela é mecanicamente difícil de se jogar e precisa impactar o early game para fazer valer a sua escolha.

2º  Nunu: Esse é um caso no mínimo curioso, Nunu tem o maior win rate do jogo, alô Riot? O motivo disso talvez seja de um bug q faz com q ele fique invisível q ainda não foi corrigido, mas fora isso ele é um campeão de escudo de carne, tanka demais e tem muita utilidade para o seu time, controla os objetivos de forma impecável, podendo inclusive jogar roubando buffs como Blue e Red do adversário, não tem dificuldade de fazer sua jg, ótimo clear wave e sustain, faz drag sozinho no começo do jogo oq pode ser um diferencial para seu time. Não houveram mudanças recentes que fizessem ele subir tanto nesse patch, se alguém tiver alguma explicação, por favor deixar nos comentários.

3º  Dr. Mundo: A Riot comete alguns bizarrices, a desse patch foi deixar o Dr. Mundo um jungle não só viável, como extremamente dominante, mas como isso aconteceu? Sequência de buffs seguidos em vários patchs:

Ele já havia recebido buffs anteriormente em outros patchs, aumentando o dano do seu Cutelo (Q), entre outras melhorias, mas dps de tanto buffar, chega um ponto q ele explode, mas nesse meta onde existe a runa do Conquistador q dá dano verdadeiro e onde há campeões lutadores muito dominantes no TOP, o Dr. Mundo mesmo com tantos buffs não conseguia lidar bem contra eles, sendo muito pressionado, acabou q na Jungle ele tem espaço livre pra farmar e crescer e ser aquele tank incoveniente q nunca morre.

4º  Karthus: Foi um campeão q apareceu até com uma certa dominância na JG em termos competitivos, recebeu nerfs q fizeram ele se afastar um pouco do cenário profissional, mas continua um pick muito forte para a soloq. Seu clear wave da jg é um dos melhores do jogo graças ao dano isolado do seu Q, é um campeão q é onipresente no mapa a partir do lv 6 consegue mudar os rumos das lutas, tudo graças ao seu ultimate global, consegue snowballar pegando muitas kills e assistências sem necessariamente estar perto, isso é uma vantagem enorme para o time. A Runa da Colheita Sombria em conjunto com runas q reduzem o tempo de recarga do seu ultimate parece q foram feitas exclusivamente para ele, e o melhor de tudo, ele é um campeão q escala muito no jogo, quanto mais tempo passar mais itens e mais level ele tiver, o dano vai ser muito maior, é um campeão extremamente útil até morto nas lutas, onde os inimigos acabam não prestando atenção e tomando muito dano graças a passiva do Karthus.

MID LANERS:

1º  Fizz: Dominância de Assassinos no top 4 da soloq, muito por conta do efeito snowball q eles causam, impactando muito no jogo, e o Fizz é o melhor deles no momento, e isso tem explicação, ele recebeu um buff enorme:

Pode não parecer muito, mas isso deu muita resistência adicional ao Fizz que já era um assassino forte, o que fez ele ficar mais dominante ainda em soloq, é um campeão q apesar do começo de jogo fraco, ao pegar lv 6 ele vira qualquer match-up ao acertar sua ULT, ele tem muito escape graças ao seu E, e consegue farmar tranquilamente graças ao seu W, um Assassino completo que agora quanto mais AP faz, mais reduz o dano q ele toma.

2º  Talon: Um dos campeões mais irritantes de se lidar em soloq é o Talon, por causa do seu potencial enorme de rotacionar pelo mapa pulando as paredes e auxiliando o seu time, irritando a equipe adversária q na maioria das vezes vai ficar em desvantagem numérica já q um bom Talon sempre irá chegar antes e não há como acompanhá-lo de forma consistente. 

3º  Yasuo: Ele está de volta entre os campeões mais fortes do mid, é um campeão mecanicamente difícil de se jogar, mas que tem um KIT muito poderoso, sua passiva faz ele dobrar a quantidade de crítico, bastando fazer apenas 2 itens para ele chegar aos 100% de crítico, tem uma pressão de lane boa surfando nos minions trocando com o adversário e retornando, tem um escudo q para praticamente tudo no jogo se utilizado no momento certo, isso é um diferencial nas lutas, e tem uma ultimate q é fácil de ativar principalmente se seu time possuir algum campeão q levanta o inimigo, campeão muito completo, mas q no seu time vai ficar 0/todos e no outro time vai carregar.

4º  Zed: consistentemente um campeão q sempre aparece entre os melhores do mid, um Assasino completo, que possui muito dano, poke na lane e consegue farmar a distância com seu Q, tem potencial de outplay com suas sombras no W e na ULT e tem uma ultimate q consegue possibilitar ele de entrar assassinar um alvo frágil e sair ileso, potencial de snowball gigantesco, campeão mecanicamente difícil de jogar, mas os Mains causam estrago, seu ponto fraco fica por conta da facilidade de acesso do "Cronômetro" e do "Zhonyas" nas partidas, além claro do "Anjo Guardião", fora q ele tem q se expor muito para causar o dano, é um faca de dois gumes.

AD CARRYS:   

1º  Jinx: Provavelmente é o ADC mais desbalanceado do patch, nem a sua lane phase teoricamente fraca e sua falta de mobilidade tem compensado os pontos fortes, é uma campeã q escala muito no jogo com 2/3 itens e causa um estrago enorme com alto dano em área nas lutas resetando sua passiva e fazendo a limpa, se bem posicionada e protegida tende a brilhar e carregar os jogos. 

2º  Xayah: Diferente da Jinx, a Xayah é uma campeã q tem mecanismos de se proteger como sua ultimate que countera muitos assassinos, ela é bem independente, mas é melhor ainda na lane com os suportes certos q a ajudem a estacar e puxar as penas sendo assim um ótimo CC chain, muitas pessoas não prestam atenção nas penas da Xayah, sendo essa uma vantagem considerável, ela tem um dano muito alto e um power spike relativamente cedo no jogo com 2 itens, é difícil conseguir eliminar uma Xayah q jogue bem, ela é uma escolha dominante e prioritária no competitivo e na soloq.

3º Kai'sa: provavelmente o ADC mais versátil do jogo, consegue fazer inúmeras builds de acordo com a situação e com o jogo, AP/AD, hibrido. Quando ela vai fechando os itens e conseguindo os upgrades de suas habilidades ela vai ficando um monstro, ela assim como a Vayne causa dano baseado em % de vida, tornando ótima em derreter até os mais robustos dos alvos, consegue se auto-proteger se reposicionando com sua ultimate, ou dando follow-up na luta, é um dos poucos adcs q não necessariamente precisa bater em quem dá, ela pode ultar na back line inimiga e explodir um carry frágil se bem jogada, lembrando que Kai'sa tbm está na lista dos campeões mais jogados do competitivo. 

4º  Lucian: no último patch a Riot buffou 3 de AD no Lucian, se vc acha q isso foi irrelevante, está enganado, o potencial do Lucian está justamente no Early game forte, pressão de lane, dano alto e cedo no jogo. E com 3 de AD a mais isso se amplifica, ele é um ADC divertido e forte de se jogar, mas tem q conseguir impactar cedo no jogo, o late game do Lucian é mais fraco do que grande maioria dos ADC's.

SUPPORTS: 

1º  Nautilus: Outro campeão que foi sendo buffado gradualmente com o decorrer dos patchs, até o ponto q ele chegou a ser muito dominante, não só na soloq como no competitivo, o campeão é muito completo por possuir no seu Kit muito controle de grupo, é bastante tank mesmo com poucos itens por conta do seu escudo no W e da runa do pós-choque que é facilmente procada, é tb excelente em dar engages e em lutas em equipe, consegue imobilizar um alvo prioritário na team fight e deixar com que seu time termine o serviço.

2º  Thresh: Provavelmente um dos suportes com um dos Kits mais completos do jogo, apesar de não aparecer tanto no competitivo na história recente, em soloq a história muda, é o campeão mais popular dos suportes por ser muito divertido de se jogar, possui ferramentas para se jogar de forma agressiva ou defensiva e consegue jogar em praticamente qualquer match-up sem dificuldades, a pressão q ele exercer na lane por conta do seu Hook e a facilidade q ele tem em facilitar um gank do seu Jungle graças a lanterna, o tornam um pick prioritário na soloq, é mecanicamente difícil de ser jogar no entanto.

3º  Leona: Ela recebeu um buff no último patch q pode não parecer mas é bem impactante ter o Q a cada 5 segundos ao invez de 6, pois não é a skill q ela upa, ganhou redução de tempo de recarga nisso. Assim como o Nautilus, a Leona é uma campeã voltada para dar muito controle de grupo, dar engage e tankar para o seu time, aliás ela é muito tank por conta do seu W q é a primeira skill a ser maximizada e claro o pós-choque, ela já estava bem forte na soloq e a Riot com esse buff só tornou isso mais evidente, assim como os suportes anteriores, se estiver com um ADC de pressão e early game decente, conseguem impactar e causar muito snowball no jogo, e assim como Nautilus e Thresh a Leona tbm tem um roaming muito forte e consegue imobilizar um alvo prioritário na luta.

4º Pyke: apesar de aparecer "apenas" em 4º o Pyke para min nesse patch é o suporte mais desbalanceado do jogo, começando pelo seu Kit que é muito bom, possui CC no Q e no E, possui camuflagem no W e sustain que faz com q ele fique sempre cheio de vida, e claro o mais forte do seu KIT é sua ultimate, que executa um alvo com pouca vida, isso por si só já é poderoso em uma team fight ele pode limpar tudo, mas o pior não é isso, e nem o fato de o último aliado q tiver batido no alvo tbm ganhar o gold do Abate, mas o pior é q agora além do Pyke receber o Gold da Kill ele ainda pega o gold extra da sua ultimate assim como o seu aliado, isso é muito gold para um "suporte", que faz com q ele tenha mais itens e consiga um snowball gigantesco na partida.

Essa mudança na ultimate é q fez ele ficar extremamente fora da curva.

Conclusão: Na verdade o meu intuito era deixar esse tópico menor com a redução de 5 para 4 campeões por lane, mas acabou que eu analisei e falei mais detalhadamente de muitas coisas, com isso acabei demorando mais de 3 horas pra fazer esse tópico, não sei se terei a mesma disposição para sempre fazer isso, por isso eu lhe peço que dê seu feedback, qual formato lhe agrada mais? O Antigo ou esse atual? Por favor se vc gostou deixe seu GG e seu comentário assim vc me deixa feliz em valorizar o tempo q foi gasto e me incentiva em fazer mais postagens assim, obrigado pela atenção e espero que tenham gostado.

20 RESPOSTAS
Aronguejo

Re: Os melhores campeões do patch 9.17

eh 2 coisas não vou negar, de nautilus eu tou fazendo 1 x 2 no bot e de Fizz o mid é meu e os roaming são melhores que o gank do JG em si ( que geralmente é uma ameba )....
Alias vo te falar, Akali ta broken em rapá, nerfam e nerfam, e ela continua abusiva
Joseph Joestar : " Eu sei o que você vai dizer agora :
FLAMENGO CAMPEÃO 2019 DE LIGA DAS LENDAS KRL "
Tropa

Sempre god Draicker, agora para de gastar seu tempo aki e vem jogar WOW classic com a rapaziada, só falta tu infeliz.

Lenda

@Imhotep91  escreveu:
Sempre god Draicker, agora para de gastar seu tempo aki e vem jogador WOW classic com a rapaziada, só falta tu infeliz.

Ta louco fi, ta querendo q eu acabe com o restinho de vida q ainda me resta? Quer q eu entre no crack? XD

Lenda

@CaféDoPrata  escreveu:
eh 2 coisas não vou negar, de nautilus eu tou fazendo 1 x 2 no bot e de Fizz o mid é meu e os roaming são melhores que o gank do JG em si ( que geralmente é uma ameba )....
Alias vo te falar, Akali ta broken em rapá, nerfam e nerfam, e ela continua abusiva

True, Akali é o champ provavelmente mais broken do patch, só n aparece entre os melhores pq a rapaziada n sabe jogar com ela.

Aronguejo

Acho q vou treina de mundo jg, to Achando interessante isso...
Poh Blitz saiu do tier.... Fazer oq, quem não tem Blitz caça com Naut :T kkk

*Nerfa mais Akali!... Tira a fumacinha q ja mata ela ou reverte ela e volta pra antiga kk*
Lenda

@Lee MyKami  escreveu:
Acho q vou treina de mundo jg, to Achando interessante isso...
Poh Blitz saiu do tier.... Fazer oq, quem não tem Blitz caça com Naut :T kkk

*Nerfa mais Akali!... Tira a fumacinha q ja mata ela ou reverte ela e volta pra antiga kk*

kkkk é pq eu fiz só o top 4 mais detalhado, mas o Blitz ta em 5º, só q ele é tier A apenas.

Aronguejo

@Draicker  escreveu:
kkkk é pq eu fiz só o top 4 mais detalhado, mas o Blitz ta em 5º, só q ele é tier A apenas.

Puro preconceito contra as pobres maquinas trabalhadoras da Rota inferior! Corto ele na maldade kk Estamos de olho!
Brincadeira kk

Admiro seu trabalho, passa otimas informações pra galera, continue sempre q possivel, do jeitinho que lhe agradar, pois esta indo bem ^^

Dragão

Não nerfando meu Fizz tá safe, okay Riot?
SAUDADES DO QUE NÃO VIVEMOS MEU TWISTED TREELINE!!!!
Lenda

@ShoyoTEmO  escreveu:
Não nerfando meu Fizz tá safe, okay Riot?

kkkkk nerfa esse disgramado pelo amor de deus, eu vou chorar de tanto q apanho pra fizz XD

Tropa

@Draicker  escreveu:

@Imhotep91  escreveu:
Sempre god Draicker, agora para de gastar seu tempo aki e vem jogador WOW classic com a rapaziada, só falta tu infeliz.

Ta louco fi, ta querendo q eu acabe com o restinho de vida q ainda me resta? Quer q eu entre no crack? XD

Mas tu já ta no crack capeta, só vai mudar o tipo de droga usada XD

Aronguejo

Dependendo de qual for o seu adc o nautilus da mais dano que ele

Tava adorando a combinação de nautilus e jinx, agora sei porque kkkk

Sabe o que eu acho engraçado? Eu fui olhar as estatisticas do competitivo e olha só

Qiyana é bastante presente, tendo feito mais de 200 partidas, um ban rate bem alto, e uma winrate absurda de 61%

Só essa winrate de 61% em cima de mais de 200 jogos mostra o quão desbalanceada essa campeã é. Qiyana é ridícula.

A winrate modesta dela em soloQ se deve a extrema complexidade do kit dela, mas fala sério, eu joguei contra uma hj, e essa campeão é escrota. Aonde a Riot tava com a cabeça em dar stun em area pra ASSASSINO? Fora as outras coisas que o kit dela tem. Mobilidade, Inv, sobrecarregado demais.

Campeão secretamente op. Famoso bonecão.

Lenda

@Cervejas Kaiser  escreveu:

Sabe o que eu acho engraçado? Eu fui olhar as estatisticas do competitivo e olha só

Qiyana é bastante presente, tendo feito mais de 200 partidas, um ban rate bem alto, e uma winrate absurda de 61%

Só essa winrate de 61% em cima de mais de 200 jogos mostra o quão desbalanceada essa campeã é. Qiyana é ridícula.

A winrate modesta dela em soloQ se deve a extrema complexidade do kit dela, mas fala sério, eu joguei contra uma hj, e essa campeão é escrota. Aonde a Riot tava com a cabeça em dar stun em area pra ASSASSINO? Fora as outras coisas que o kit dela tem. Mobilidade, Inv, sobrecarregado demais.

Campeão secretamente op. Famoso bonecão.

Akali é outra tão desbalanceada quanto a Qiyana.

Akali tbm, pra mim ela só fica balanceada quando derem um remake no W dela, aquela skill do jeito que ta é imbalanceavel, e já foi a skill mais op do jogo.

Akali o pessoal fala bastante, é muito forte e frustrante de se jogar contra, campeã do Certainlyt né

A Qiyana por outro lado eu nunca vejo falarem do quão desbalanceada ela é. Alias, ela foi criada pelo Certainlyt tbm?

@Draicker Excelente explicação sobre os campeões e o motivo da força e o impacto que cada um possui e como eles ultilidade. Porém o a maioria dos suportes na maioria sendo campeões sem ultilidade e mais focados em Hard Control e dano, como no Top 10 tendo muitos assim como Pyke, Zyra e Fiddlesticks, o Ivern cresceu drasticamente sua taxa de vitória se tornando um campeão com excelente clear e extremamente predatório a Ganks, e ainda um suporte com uma presença impactante e assim que o caçador inimigo realizar um único Gank é o momento onde ele rouba um lado por inteiro da selva deixando o caçador inimigo cada vez mais atrás
Tropa

Cara eu concordo com tudo que tu disse ai kkk show!
Arauto

Meu medo é ir na cozinha e encontrar uma Aatrox ultado. Pela fé de Pantheon!
Tropa

Ótima analise!
Aronguejo

Ok

Vlw pela dica XD