cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

O que um bom suporte deve fazer?

O que um bom suporte deve fazer?

Me deem dicas do que fazer para me tornar um bom suporte. 

giphy-247f0fec8c89e4fd7.gif
10 RESPOSTAS
Highlighted
Tropa

Re: O que um bom suporte deve fazer?

Cara eu sei te dizer o que um bom suporte NÃO deve fazer:

1) Engaje na hora errada. É cansativo de ver quanto alguns suportes tem pouquíssima visão de jogo e dão engaje numa hora totalmente desfavorável, por exemplo:

A- Muito mais minions adversários do que aliados

B- Quando se está leveis atrás

C- Quando erra uma skill importante, mas mesmo assim se joga em cima pra trocar

etc...

2) Agressividade boba. Quantas vezes não vi suportes, principalmente os suportes AP, tentando dar uma pressão na lane, mas fazendo isso de uma forma muito incompetente, um sup que vai muito a frente do seu ADC e fica quase que isolado tentando pokear os adversários e acaba sempre sendo pego, é importante pra um suporte saber se posicionar, e definitivamente não ficar dando kills pro adversário.

3) Suporte da ONU. Quando o suporte quer ser pacífico e não faz nada na lane, isso é horrível, um sup deve se posicionar do lado ou à frente do seu ADC, tentar colocar pressão, tentar fazer algo, já aconteceu diversas vezes de eu cair com um sup que ficava atrás de mim, recuado até demais, permitindo que eu fosse totalente zoneado mesmo estando na lane 2v2.

4) Suporte farmer. Seu ADC deu recall e tem uma wave legal? O que você faz?

A- Procuro segurar o máximo a wave pro meu ADC voltar e farmar o maior número possível de mínions

B- Se meu ADC ta base o farm é meu

... É impressionante o número de sups que escolheria a alternativa B, não faça isso.

5) Suporte que não dá visão. Você como sup, precisa estar bem ligado na visão do mapa, wardando bem os caminhos pra sua lane e até mesmo podendo ser util pra outras lanes, ficando de olho no mapa e pingando o que achar conveniente. Tem sups que ignoram o item de visão e nem mesmo gastam suas wards, não faça isso.

6) Suporte Turista. Ah, é bom quando você ganha a sua lane e pode deixar teu ADC farmando porque ele já consegue ficar bem 1v2, isso vai deixá-lo com XP a mais do que o ADC inimigo e vc poderá rodar o mapa pra fazer a diferença em outras lanes. Mas muitas vezes essa não é uma opção, a lane ta equilibrada ou difícil e é necesário a presença do sup, porém sempre tem aquele suporte que vai pro mid, não faz nada, deixa seu ADC sendo zoneado perdendo farm e XP, e às vezes até da kill pra outras lanes, esse tipo de sup que não sabe a hora de dar roaming pode comprometer muito o jogo, na sua lane e até em outras.

LdP Aronguejo
Aronguejo

O principal é aguentar o rage do teu adc que acha que você é um escravo dele. Se tu ganhar a rota pra ele o time vai agradecer o adc por ter carregado, se numa tf você proteger o adc, conseguir tirar o mid inimigo da jogada e ajudar no dano, eles vão agradecer o adc, se teu adc foi um sem dedo e a rota inimiga ficar mais forte a culpa vai ser sua por não ter dado vantagem ao adc. Então o principal é você ter muita paciência e saber a hora de mutar geral.

Falando sobre como jogar de suporte, por exemplo, Lulu é um campeão que você pode usar ele tanto defensivamente como ofensivo, as habilidades dela permitem isso, basicamente você tem que saber quando alternar entre os dois estilos ou usar somente um deles, controle de mapa com wards também é muito importante principalmente nos objetivos como dragão e arauto. Prestar atenção nos picks do inimigo e no adc do teu time também ajuda, por exemplo, quando o adc do meu time pega Vayne e no outro time aparece uma Cait, prefiro pegar um suporte com um poke mais forte, Karma por exemplo, pra tentar equilibrar a vantagem inicial que Cait tem.

Aronguejo

olha não sou o professor pra dizer oque é certo de fazer mas geralmente quando eu to de lulu (pq janna eu só feedo) eu costumo ser MUITO agressivo na rota se o jg gankar polimorfe ele e pra dar engage tbm deixar o ADC com escudo na hr das trocas levar logo a primeira torre pra sair wardar o mapa ganhar vantagem essas coisas mas se a sua bunda estiver sendo comida mais do que a senhora humilde do kid bengala fique safe oque as duas ai em cima fazem bem tbm
Ulisses Matiola Todorov

@LdPQuando eu vejo um suporte se lançando no meio do sup e adc inimigo tankando mais de 9 minions, eu nem tento ajudar fico farmando esperando ele morrer nem curar eu gasto não vai adiantar, dai assim que morre sup fala que adc ruim, dai eu vou e escrevo OKAY e muto ele e volto a jogar normalmente.

Nossa, cara, vlw msm pelas dicas. Cometo praticamente todos estes erros que você citou, principalmente o 1, 3 e 4. Vou tentar diminuir o número de erros nas minhas gameplays. Nunca nem tinha parado pra pensar no quanto isso atrapalhava.

GG aí pra tu!!!!

Valeuuu pelas dicas. Sim, é bem verdade essa coisa da falta de reconhecimento nos acertos e o demasiado mau-reconhecimento nos erros. Sobre o rage, eu só muto. Sem ressentimentos!

Brigadão pelas dicas sobre as situações em que devo pegar determinado suporte... E sobre os sups tankers, quando você acha que é oportuno pickar?

A coisa da agressividade excessiva às vezes é mesmo um grande problema, geralmente faço muito isso quando tô de sup tanker. Vou tentar melhorar nesse sentido.

A diferença entre suportes úteis (Thresh, Blitz, Xerath) e inúteis (Janna, Lulu e amiguinhos) é gritante.

Se quer ser um bom suporte, use bons suportes, com impacto decisivo na partida.

Ficar dando escudinho e apertando um ou dois botões de skill target é fácil, mas você sempre vai ficar dependendo do seu time e nunca vai conseguir impactar algo fora do seu escopo. O impacto de um Thresh/Blitz ir mid early é gigantesco, muito maior do que o de uma Janna apertando o botão do escudo 24/7 no ADC.

LdP Aronguejo
Aronguejo

Gosto de usar suporte tank quando tem um ou 2 campeões assassinos no time inimigo, por exemplo, pegaram zed e kha no outro time, ai já penso que um suporte com mais stun e slow  tipo Leona ou Braum é um pick melhor

Cara eu acho que um bom suporte pra iniciantes é Janna. O único suporte com que já tinha jogado era soraka, e isso só pq eu caia sup no AutoFill. Então ganhei Janna Espada Sagrada no baú, então resolvi jogar alguns jogos com Janna. Eu acabei indo muito bem e até to gostando de jogar sup.