cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

O que diferencia um top laner de um mid laner(e vice versa)?

Resolvido
Highlighted
Arauto

O que diferencia um top laner de um mid laner(e vice versa)?

Eu faço essa pergunta porque canso de ver gente que, ao meu ver, é main mid, e, ao cair top, picka seu champion(e vice versa) favorito mesmo assim e continua a jogar o jogo como se nada tivesse acontecido.
E não, eu não tou falando de vlad, galio, swain...
Yasuo top, Zed top, riven mid, ziggs top, Jarvan IV mid foram alguns casos que vi recentemente em minhas partidas.

Eu não julgo, de fato, até vi alguns desses ganharem as partidas, mas isso botou em questão o que eu sempre considerei a diferença entre a mid lane e a top lane, que ao meu ver, tinha a ver com a capacidade de roam, capacidade de duelar, mobilidade, late vs early game pressure, etc...

Alguém pode me explicar esses eventos, o porque de darem certo(é meu ELO baixo?), e o porque de ser algo tão comum que nem chega a ser questionado, ao comparar-se com, por exemplo, pickar Ezreal Jungle(que antes de aparecer no meta definitivamente galera recebia xingamento) ou Poppy/Miss Fortune Suporte(na pequena duração em que isso era algo legitimo)

1 SOLUÇÃO ACEITA

Soluções aceitas
Tropa

Re: O que diferencia um top laner de um mid laner(e vice versa)?

A mecânica diferencia.
Top é muitas vezes mais isolado, saber trocar bem é muito importante, e um erro pode levar à um snowball absurdo do adversário. O top tem como objetivo apenas o Arauto (que está bem fraco comparado com os dragões), o que faz o Jungler adversário geralmente trabalhar no mid/bot. Sabendo disso, seu potencial de objetivos é o TP, que geralmente é usado bot para garantir kills/dragão. No late game muitas vezes seu foco é o split push, para forçar mais torres, ou uma rotação para sua lane, facilitando outros objetivos para o time, além de ser capaz de se juntar a luta caso os inimigos forcem uma luta. Quanto a meta, o top é bem diverso, possuindo principalmente tanks (Maokai, Ornn) e Bruisers (Camille, Darius, Kled...), mas ainda tem espaço para personagens de burst (RIven, Yasuo), assassinos (Zed, Talon), e magos (Vlad, Rumble).

O mid ainda possui muitas trocas, mas não é o foco como o top. Mas seu plano de jogo é mais versátil, onde seu foco pode ser na lane, assegurando kills, dando roaming, ajudando as outras lanes e garantindo objetivos, ou um híbrido. O mid é, depois do jungler, quem dita o progresso do jogo no early e early mid game. O foco do mid geralmente é dar dano, seja com carries (Viktor, Veigar) ou Assassinos (Ahri, Zed)

Isso, claro, no papel. Na soloq é bagunça(Quanto menor o elo, pior), geralmente os times não são pensados e sinergia do time é baixa, abrindo espaço para coisas que não deveriam acontecer e dar certo, como adcs no top, suportes de dano, junglers sem clear bom...

Ver Resposta em Destaque no post original

7 RESPOSTAS
Highlighted
Arauto

na vdd da certo, pq o cara sabe jogar no 1x1

exemplo : yasuo vs orianna no mid

10min dps o yasuo da roaming e troca 1x1 com uma riven

eh como se fosse q era yasuo vs riven mid

nada mais é do q adiantar o 1x1... sei la, n sei explicar, espero q tenha entendido '-'
Highlighted
Arauto

@Niklaus16 escreveu:
na vdd da certo, pq o cara sabe jogar no 1x1

exemplo : yasuo vs orianna no mid

10min dps o yasuo da roaming e troca 1x1 com uma riven

eh como se fosse q era yasuo vs riven mid

nada mais é do q adiantar o 1x1... sei la, n sei explicar, espero q tenha entendido '-'

Eu não entendi nada, na verdade. Tou falando do grande escopo do jogo e da composição de equipe, não de casos de 1x1. Se for considerar 1x1, vayne top é o melhor boneco do jogo.

Highlighted
Aronguejo

Isso acontece pq normalmente os personagens tem poke, boa capacidade pro 1x1 e especialmente boa noção com o campeão. Isso eu digo no caso do top/mid
O que diferencia os dois é que o top, fica muito distante do bot, que é onde normalmente os jg começam por causa do leash, e ai que ta o problema: a maioria dos champs que são do "top" pelo meta normalmente tem uma vida base maior e por isso não rende muitos ganks. Além disso, os midlaners são normalmente magos e assassinos pra levar o mid mais rapido, já que é a rota mais rápida entre as bases.
Highlighted
Arauto

Até aí eu entendo, eu não sou um jogador novato, eu tou ligado no que os jogadores costumam considerar 'meta' na mid lane e top lane...

Eu queria saber porque o comportamento descrito no OP é aceitável na SoloQueue quando comparado a levar um ADC na jungle ou uma Sona no mid.

Como se as pessoas em si não vissem muita diferença entre top e mid lane no âmbito de uma partida de Solo Queue, já que os contestamentos de objetivos não são tão intensos como no profissional, ou talvez porque estratégias de split push extremas(yasuo top) são mais viáveis na SoloQ, não sei.. Queria uma análise mais a fundo disso.

Tropa

A mecânica diferencia.
Top é muitas vezes mais isolado, saber trocar bem é muito importante, e um erro pode levar à um snowball absurdo do adversário. O top tem como objetivo apenas o Arauto (que está bem fraco comparado com os dragões), o que faz o Jungler adversário geralmente trabalhar no mid/bot. Sabendo disso, seu potencial de objetivos é o TP, que geralmente é usado bot para garantir kills/dragão. No late game muitas vezes seu foco é o split push, para forçar mais torres, ou uma rotação para sua lane, facilitando outros objetivos para o time, além de ser capaz de se juntar a luta caso os inimigos forcem uma luta. Quanto a meta, o top é bem diverso, possuindo principalmente tanks (Maokai, Ornn) e Bruisers (Camille, Darius, Kled...), mas ainda tem espaço para personagens de burst (RIven, Yasuo), assassinos (Zed, Talon), e magos (Vlad, Rumble).

O mid ainda possui muitas trocas, mas não é o foco como o top. Mas seu plano de jogo é mais versátil, onde seu foco pode ser na lane, assegurando kills, dando roaming, ajudando as outras lanes e garantindo objetivos, ou um híbrido. O mid é, depois do jungler, quem dita o progresso do jogo no early e early mid game. O foco do mid geralmente é dar dano, seja com carries (Viktor, Veigar) ou Assassinos (Ahri, Zed)

Isso, claro, no papel. Na soloq é bagunça(Quanto menor o elo, pior), geralmente os times não são pensados e sinergia do time é baixa, abrindo espaço para coisas que não deveriam acontecer e dar certo, como adcs no top, suportes de dano, junglers sem clear bom...

Ver Resposta em Destaque no post original

Highlighted
Aronguejo

Eu acho que o Top e Mid sao lanes " irmãs ".

Ambas sao lanes solo, o que diferencia, em geral, é sua localização e o formato da lane.

---

Por o mid ser mais curto, saber quando recuar é importante (voce pode recuar facilmente, mas um gank bem dado pode acabar em kill), saber ter trocas rapidas, rotacionar, impor pressao, o melhor momento de ir base (mesmo que vc avance a lane, a wave clear do oponente pode ser muito forte e voce acabar se prejudicando), ter controle de mana e ainda assim cutucar o oponente, etc. 

Por o top ser mais longo, é importante saber ler a wave, saber prolongar bem as trocas e ter trocas curtas, se sair bem de ganks (as vezes voce tem visao do caçador vindo mas é dificil fugir pois a lane é grande e pode-se estar avancado), saber os melhores momentos pra usar tp, impor pressao no adversario sem perder farm, etc.

No mais, as diferenças sao de campeões que aparecem devido ao formato da lane (campeoes frageis mas que dao dano aparecem no mid pois podem ficar, mais facilmente, seguros, e podem abusar de adversarios mais facilmente. Por o top ser mais longo, campeoes que conseguem dar dano ao longo do tempo ou tem boa sustentacao, aparecem mais lá)

Basicamente no top aparecem campeões com dano ao longo do tempo (quem consegue ter dano sustentado) e sustain, enquanto no mid há mais champs com dano explosivo e controle de grupo.

---

Quem joga top lane pode jogar mid lane (e vice-versa), basta entender as diferenças das lanes. 

O top é uma lane beeeeeeeeeem ecletica, pode aparecer de tudo lá, já o mid, por ser mais curto, aparecem campeões que consegue bulinar os outros, mas no geral, acho que o que diferencia mais é o que fazer na lane (como dar roamings ou focar em power farm ou em objetivos, etc)

Highlighted

zed e yasuo top em elos mais altos chega a ser mais comum, pq os jogadores sabem usar bem os campeões, mas tbm depende da match up, vc pegar zed contra um maokai no top n seria algo mt aconselhável, por exemplo. Ziggs top nunca vi, mas acho q seja possível, o problema desses picks do mid no top é q normalmente o time fica pouco tank. Sobre o J4 no mid se fizer full letalidade acho q é "usável".
Mas as funções são diferentes, tops lutadores/assassinos, normalmente vão splitar o jogo todo, no top tem q saber trocar mt bem e saber controlar a wave, já no mid a visão de jogo tem mais importância, já q vc eventualmente vai ter q sair da lane pra ajudar o time.