cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

O problema da top lane

O problema da top lane

A top lane sempre foi a lane mais diversificada do jogo. Campeões lutadores, tanques e até mesmo alguns atiradores apareciam na top lane. O grande atrativo? as possibilidades de jogo. É uma role que te oferecia várias opções para vários estilos de jogo. Tudo começou com o nerf no teleport, antigamente caia após 2s se não me engano, era algo que beneficiava sua visão de jogo ali naquele momento e sua pressão na lane, após isso, o teleport virou apenas uma ferramenta para voltar pra lane ou garantir objetivos. Certo, mudanças são necessárias, né? A nivel competitivo isso é ótimo, mas como exatamente, 90% das pessoas que jogam league of legends (Elos mais baixos) vão usufruir disso? espera ver teleports coordenados no prata? Pronto, teleport virou uma ferramenta de garantia de exp ou de splitpush.
Vem a "grande" atualização de colosso, que massa, agora eu não posso mais splitar porque tem um campeão com 10.000 de vida, cheio de armadura a qual o único counterplay inteiro do jogo é uma fiora cheia de lifesteal e cutelo, tudo bem, mudanças são necessárias.
Pronto, a top lane se tornou um mar de tanques completamente doentio, mas pelo menos, aquele que administrar melhor a lane pode pedir a ajuda do jungler e garantir um abate, né? Não, vamos buffar todos os itens tank do jogo e nerfar todos os itens de assassino, vamos nerfar todos os junglers tank playmaker e todos os lutadores que fazem a jungle. Ótimo, o que temos agora? Temos uma sejuani, um rammus e um zac, ótimo, vou pegar uma elise e forçar o early game. O quê? porque eu estou com lee sin/elise e essa sejuani com um item da jg está me solando? ah, tudo bem, vamos jogar de tank então. Ótimo, voltando para a top lane... O Maokai super tank está numa trocação emocionante com o Sion super tank, o maokai, esperto como és, controlou a wave e deixou o Sion puxar, e então chega a Sejuani e... Bom, não acontece nada, porque ninguém tem dano pra matar o Sion, covaaaaaaaaaaaaardes, proclama o Sion, que sai correndo.
Tudo bem, é 2018 e vamos fazer mudanças significativas no jogo! Vamos mudar as runas! Hmmmm deixa eu ver, deixa eu colocar as principais runas do jogo viáveis apenas para adcarrys e tanques, acho que o resto não importa muito. A primeira vista, o jogo parece balanceado, o mid laner que controlar melhor o mapa consegue dar roaming e controlar melhor o mapa, fazer rotações na bot lane, vamos ver o que está acontecendo no top... Ah sim, agora os top laners tem 3 runas para se regenerarem loucamente enquanto trocam, ninguém mais morre, ninguém tem potencial ativo de criar jogadas, o top laner agora depende de uma janela muito precisa criada pelo mid laner ou pelo jungler para que ele possa criar algo, ou seja, uma postura totalmente passiva dentro de jogo com um campeão lerdo, com mecanicas ultrapassadas e que, de fato, não divertem a maioria. Com que propriedade digo isso? quantos amigos top laner de vocês desistiram do top? sou o unico que coloca autofill e caio no top? O ponto de tudo isso é: A riot não se preocupa mais com as filas ranqueadas, o competitivo é tudo. Pra competitivo isso é ótimo, favorece o jogo de equipe e etc, mas sabemos que a soloqueue funciona de maneira totalmente diferente, talvez algumas pessoas achem divertido ficar apanhando o jogo inteiro sem matar ou morrer, sem ter papel ativo dentro de jogo, assistir o jogo sendo decidido bot side e cruzar os dedos pra sua bot lane e seu jg ser bom ou seu mid stompar a lane, porque ganhando ou perdendo, seu campeão é totalmente ignorável e inútil, apenas um saco de vida caitável que tem pouco potencial de split e que carece de mecânicas novas.
O que aconteceu com a diversão e a diversidade do top? a lane em que até soraka podia carregar um jogo se transformou nisso.

12 RESPOSTAS

Re: O problema da top lane

Bom eu li tudo e não entendi muita coisa mais acredito que eu consegui ver um pouco do seu ponto de vista.

Top lane virou uma lane muito descartavel aos meus olhos porque as pessoas dão preferencia ao mid e bot e pra você ter uma noção é mais facil o jg inimigo te campar do que seu proprio jg ajudar você, já teve partidas de que o jg só gankou mid e bot porque achava que só eles "carregariam" o time... quando um jg vem gankar um top é pq ta duo com ele fora isso é dificil kkkkkkk (claro isso tudo é meu ponto de vista ao que se refere o top), eu tinha o costume de jogar top mais ultimamente isso não tem sido muito "viável" as runas novas deixou alguns campeões do top muito desbalanceados. Por conta disso as pessoas preferem jogar mid ou bot ...

Claro isso é o meu ponto de vista sobre o top.

Dragão

Não é de hoje que a toplane vem de altos e baixos. Eu gostava muito de ver Maokai, Darius, Kennen, Rumble e Renekton no top, mas a Riot simplesmente tornou todos eles inviáveis ou mais fracos do que a média com essas runa.

Arauto

atualmente top é a lane mais inutil do game, porém em relação x campeão mais forte que y isso acontece em todas as lanes, mas também o cara tem que saber jogar e É POSSIVEL SUBIR DE ELO COM QUALQUER CAMPEÃO! realmente top é uma lane mais dificil de carregar porém voce pode ser de grande ajuda par para o seu time, seja com campeão de dps ou jogando de escravo mesmo, até o cogumelo do teemo é super util tem horas 

Aronguejo

triste :c

Parei de ler em "Vem a "grande" atualização de colosso, que massa, agora eu não posso mais splitar porque tem um campeão com 10.000 de vida, cheio de armadura a qual o único counterplay inteiro do jogo é uma fiora cheia de lifesteal e cutelo".

O que eu mais vejo no Top é Riven, Fiora, Camille.

E TODAS Derretem um Sion com 400 de armor e 5k de live ¬¬

Por favor né cara.
"Noxus não sofre de covardia" Sion.

Exatamente por isso. Resposta ao meta, ambos buildam hidra, cutelo e roubo de vida e com exceção da riven, são excelentes splitpushs, riven sempre teve e sempre vai ter, mas tenta jogar de renekton, irelia e etc

Maokai fraco? Nunca esse demônio dá muito dano , é tank e tem muito CC.

Ue top e uma lane meio esquecida , essa nova runa ta ai pra isso ne .top e lugar de off - tank e tank quer jogar de adc , mago no top tem mais e que se ferrar c:
Tropa

Não entendi bem onde você quer chegar, mas concordo que o balanceamento não é muito favorável pra quem gosta de certos campeões que não são os mais fortes. Se você jogaa muitas rankeadas, não tem muita variedade do que aparece mesmo e acaba ficando bem chato, mas os meus jogos acabam tendo bastante luta ao invés dessa lane parada que você disse.

Eu jogo bastante com alguns campeões tipo shen, akali, sion, gnar, e quase sempre agressivamente, porque é mais divertido, sem se matar, claro. Eu jogaria bastante de nautilus mas ele está um pouco inviável no top nesse momento com essa move speed fudida e o shield bem fraco em relação aos outros campeões.

O fato é que, o que EU acho, na solo Q, campeões lutadores que tankam muito, dão muito dano, e podem ter muita mobilidade, tipo fiora, riven, camille, illaoi, darius são muito mais fortes que tanks em geral, e mais fáceis de jogar.

O melhor mesmo é focar no early e ganhar o mais rápido possível, pois vários campeões do top ficam bem inúteis a partir de algum ponto de jogo.

Camille e Fiora fáceis de jogar...
Riven tank? uhum
Darius muita mobilidade? Certinho
Tropa

Riven derrete tank? não fala besteira

Aronguejo

esse seu texto além de confuso, não da tempo de refletir sobre nada, e sobre a top lane, eles vem patch após patch buffando campeões e runas focadas para lutadores, no momento quando chegou a runa do conquistador os lutadores ficaram bem melhores, e se buffarem mais 1 ou 2 patchs essa classe fica overpower, e isso não é bom porque começa a vir nerf após nerf e no final fica mais fraco do que o ponto de balanceamento anterior.