cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

O assasinato de um campeão - Tahm Kench - by Riot

Aronguejo

O assasinato de um campeão - Tahm Kench - by Riot

https://www.surrenderat20.net/2019/07/71-pbe-update-demacia-vice-garen-lucian.html#balance

No PBE surgiram mudanças (nerfs) no Tahm Kench, e gostaria de comentar com vocês como este campeão será completamente inutilizável pela Riot a partir da v9.14. Primeiro é importante falar sobre o passado, presente e o futuro do campeão pra deixar mais claro o impacto dele nas partidas.

Passado

Inicialmente o a rota principal do Tahm Kench era suporte, principalmente pelo seu kit e pelo seu potencial de peel para o carry com o (W) devorar. Com essa habilidade ele conseguia counterar várias situações no jogo, por exemplo, em composições com o Alistar geralmente o TK era escolhido para anular o combo do mesmo. Posteriormente ele também começou a ser utilidade na top-lane, na época em que Tanks ainda tinha alguma relevância, ele era escolhido como counterpick geralmente de campeões baseados AD/auto ataque (p.e Tryndamere).

O kit dele em geral ainda nessa época não era lá grandes coisas, mas era divertido de se jogar. Sua ultimate não tinha muita utilidade, o range não era tão alto como atualmente (antes 6000, agora 8500) e ainda poderia ser cancelada apenas com um auto ataque. Nessa época sua principal utilidade era o devorar, somado ao uso do escapes como flash/ghost que auxiliavam no peel.

Em resumo, Tahm Kench era exclusivamente um counter-pick em todas as suas posições, onde sua função principal girava em torno do peel com o devorar (W). Nunca esteve fora da curva e também nunca foi um safe-pick (p.e Braum ou Galio).

Presente

A partir da versão 9.9 ele sofreu algumas mudanças, basicamente sua principal função de peel foi removida, pois ao devorar seus aliados ele fica 95% mais lento e com o efeito de "grounded". Além disso, não é mais possível utilizar o flash ao devorar um aliado. Além disso, sua ultimate que já não era tão útil, teve o alcance mínimo nerfado de 4500 para 2500, o que basicamente inutilizou a ultimate do campeão no nível 6. Essas mudanças fizeram com que ele se tornasse inútil como suporte, na melhor das hipóteses, continuaria sendo pickado como counterpick de situações bem específicas. Com essas mudanças, restou apenas a rota do topo como principal indicação para o campeão. A língua-chicote (Q) teve o alcance e lentidão aumentados. A pele-grossa (E) foi melhorada a regeneração/escudo, o que também ajudou.

O dano da sua passiva foi nerfado de 1,75% (totalizando 6,25%) para 1.5% (totalizando 4,5%). E a sua ultimate continua sendo inútil no nível inicial.

Tahm Kench possui um early game muito forte, tanto no 1v1 quanto no 2v1. No entanto, ele decai muito com o passar do tempo, não tem utilidade para o time como tanque a menos que se torne um pedaço de carne para se jogar nas lutas e morrer. Além disso, apesar de ter um fase de rotas boa e vencer quase tudo no 1x1, não possui bom wave-clear e não consegue exercer bem a função de split-pusher. Ele é extremamente vulnerável a controles de grupo e a campeões ranged com algum tipo de escape.

Resumidamente, é um campeão que tem uma lane muito forte, que consegue duelar com a maioria dos matchups no 1v1, mas que ao passar do tempo deixa de ter impacto na partida.

Futuro

A partir da versão 9.14 todas as habilidades, com exceção da ultimate, serão nerfadas. Além disso, algumas mecânicas relacionadas a sua passiva e skills serão removidas ou alteradas. Vou citar apenas as principais:

1. Sua passiva não dará mais dano adicional às habilidades;

2. Ao utilizar o Q a passiva será resetada, ou seja, para stunar novamente o jogador terá que stackar a passiva 3 vezes novamente. Atualmente (v9.13) apenas o devorar reseta a passiva.

3. O dano da sua passiva não stacka mais e passará de 4.5% para 2.5%;

4. O Q causará menos lentidão;

5. O regogitar (quando vomita o adversário) não irá mais stunar o adversário;

6. O escudo do (W) foi nerfado e o cooldown foi extremamente aumentado;

Apesar dessas mudanças todas, teve uma melhora. O devorar (W) agora pode ser aplicado aos buffs AZUL e VERMELHO.  Isso na prática não terá tanto benefício assim, mas talvez seja. Atualmente (v 9.13), na selva Tahm Kench tem dificuldade com o clear apenas na primeira volta. Após a primeira viagem à base ele já consegue cleanar os campos sem dificuldade. Além disso, com os demais nerfs, ele ainda assim seria inviável na selva.

Resumindo, o campeão será não-oficialmente retirado do jogo, sem possuir rota oficial, sem pontos fortes e sem uma mecânica específica.

Estatísticas

OP.GG: 50% winrate (57º campeão)

Champion.gg:  49% winrate (162º campeão)

U.GG: 51% winrate (35º campeão)

Como se trata de um campeão não muito "popular", não haverá comoção em relação a esse nerf, os adversários irão comemorar e esse "futuro" já é certo.

https://www.reddit.com/r/Tahmkenchmains/comments/c827pm/welp_tahms_ruined/

12 RESPOSTAS
Aronguejo

Re: O assasinato de um campeão - Tahm Kench - by Riot

acho justo ele ser nerfado na top lane pois ele entra na mesma historia do pyke solo laner que n ficou um patch quase e foi nerfado mas sou totalmente contra os nerfs no tk Support o tk foi obrigado a ir para o top pq a riot estragou ele como Support por causa do competitivo ja que ele era um problema mas chega a ser triste isso agora o boneco nem existe mais direito

"Tahm Kench possui um early game muito forte, tanto no 1v1 quanto no 2v1. No entanto, ele decai muito com o passar do tempo, não tem utilidade para o time como tanque a menos que se torne um pedaço de carne para se jogar nas lutas e morrer. Além disso, apesar de ter um fase de rotas boa e vencer quase tudo no 1x1, não possui bom wave-clear e não consegue exercer bem a função de split-pusher. Ele é extremamente vulnerável a controles de grupo e a campeões ranged com algum tipo de escape."
Ele ta sendo nerfado não é pq ele tem um early simplismente muito forte. O nerf ta vindo por causa que nao existe counterplay na laning phase contra o tk se vc é um champ melee, ele vai dar right click em vc se tu for farmar e vai te matar se tu n tiver um scape tipo o E da camille, independente se for um bom tk ou um ruim, o campeao exige quase nada de mecanica e basicamente nega a lane phase do adversário, o que não era pra acontecer no jogo.
Dai vem o "ah mas é so seu jungler gankar ele, ele n tem mobilidade", mas a galera esquece que o tk praticamente faz 2v1, e é apenas o jungler inimigo esperar pra dar countergank que sao 2 kills pra eles.
Dragão

amigo, problema do tk é o competitivo. Tk na soloq é mé , tk competitivo é um jesus.
Aronguejo

@BarrelPlank  escreveu:
amigo, problema do tk é o competitivo. Tk na soloq é mé , tk competitivo é um jesus.

O que tem a ver o competitivo com o Tahm Kench atual? Não entendi o comentário. Como suporte ele esta ultra nerfado. Apenas recentemente vem sendo utilizado naquela estratégia de dois suportes, ainda assim bem 8-80.

O campeão recebeu nerf  em todas as habilidades, como se estivesse fora da curva ou desbalanceando o jogo. A Riot ainda alegou que ele efetua muitos controles de grupo, como se não existisse Lux, Karma, Ryze, Qiyana e outros.

Aronguejo

@BOBERO KKKKKKK  escreveu:
"Tahm Kench possui um early game muito forte, tanto no 1v1 quanto no 2v1. No entanto, ele decai muito com o passar do tempo, não tem utilidade para o time como tanque a menos que se torne um pedaço de carne para se jogar nas lutas e morrer. Além disso, apesar de ter um fase de rotas boa e vencer quase tudo no 1x1, não possui bom wave-clear e não consegue exercer bem a função de split-pusher. Ele é extremamente vulnerável a controles de grupo e a campeões ranged com algum tipo de escape."
Ele ta sendo nerfado não é pq ele tem um early simplismente muito forte. O nerf ta vindo por causa que nao existe counterplay na laning phase contra o tk se vc é um champ melee, ele vai dar right click em vc se tu for farmar e vai te matar se tu n tiver um scape tipo o E da camille, independente se for um bom tk ou um ruim, o campeao exige quase nada de mecanica e basicamente nega a lane phase do adversário, o que não era pra acontecer no jogo.
Dai vem o "ah mas é so seu jungler gankar ele, ele n tem mobilidade", mas a galera esquece que o tk praticamente faz 2v1, e é apenas o jungler inimigo esperar pra dar countergank que sao 2 kills pra eles.

Sua afirmação não procede. Talvez você desconheça o campeão ou não tenha se materizado com ele. Primeiro ponto, existem diversos campeões que não tem counter-play contra Melee. Basicamente qualquer ranged com escapes se encaixam nessa descrição. Segundo ponto, existem campeões melee que vencem o 1x1 contra o Tahm Kench. Apenas um exemplo seria o Jax. Ele consegue ter uma lane segura e da um out-scale absurdo no Tk.

Eu não vou ficar explicando aqui pontos fracos do TK e nem maneiras de se jogar contra, porque eu estaria me auto-sabotando. Mas Tahm Kench é o tipo de campeão que basta entender como ele funciona e você consegue lidar.

Um bom exemplo de um campeão extremamente opressor na lane phase é o Phanteon. Ele vence "quase" tudo durante a fase de rotas e decai com o passar do tempo.

Aronguejo

@XSHIELDX  escreveu:
acho justo ele ser nerfado na top lane pois ele entra na mesma historia do pyke solo laner que n ficou um patch quase e foi nerfado mas sou totalmente contra os nerfs no tk Support o tk foi obrigado a ir para o top pq a riot estragou ele como Support por causa do competitivo ja que ele era um problema mas chega a ser triste isso agora o boneco nem existe mais direito

Pyke é outra história. O problema do Pyke se enquadra no grupo de campeões que conseguem causar dano sem prejuízo, sem chance de revide. O problema dele esta no Kit, é algo muito similar ao que acontece com a Akali, apesar de eu achar que Akali tem mais counters do que o Pyke em solo lane.

"Primeiro ponto, existem diversos campeões que não tem counter-play contra Melee." ?
Não, tao nerfando seu mono champ e vc ta revoltado no forum. O unico campeao que era tão toxico quanto TK no top era a akali, e mesmo com 40% de winrate ta sendo nerfada dnv justamente por causa dessa toxidade. Literalmente qualquer outra matchup é jogavel, o pantheon tem problemas de sustain na lane e é forçado a buildar ad, alem de que uma vez que ele fica atras ele fica fora do game. O TK builda FULL hp e armor, rushando capa de fogo 1st item e da outdamage em qualquer campeão, ele tem uma quantidade absurda de CC embutido no kit, sustain com a grey health e um dano base muito alto, é mais que normal ser nerfado
Aronguejo

"Primeiro ponto, existem diversos campeões que não tem counter-play contra Melee." ?
Não, tao nerfando seu mono champ e vc ta revoltado no forum. O unico campeao que era tão toxico quanto TK no top era a akali, e mesmo com 40% de winrate ta sendo nerfada dnv justamente por causa dessa toxidade. Literalmente qualquer outra matchup é jogavel, o pantheon tem problemas de sustain na lane e é forçado a buildar ad, alem de que uma vez que ele fica atras ele fica fora do game. O TK builda FULL hp e armor, rushando capa de fogo 1st item e da outdamage em qualquer campeão, ele tem uma quantidade absurda de CC embutido no kit, sustain com a grey health e um dano base muito alto, é mais que normal ser nerfado

Eu sou main "Tryndamere", apenas estou jogando com Tahm Kench nessa conta. Além disso, você é o tipo de jogador no qual o Tahm Kench tem vantagem. Jogadores low level/elo, que não entendem como o campeão funciona, logo não sabem como lidar com o kit dele. E esse o motivo inclusive no qual eu estou rushando ele. Me mostre estatísticas do "TK opressor" nos elos altos. É importante lembrar que TK também já tinha praticamente o mesmo impacto antes da v9.9.

O único problema de sustain do Phanteon é o de mana, mais nada, sendo essa uma das maneira de lidar com o campeão no lanephase.

Dano base alto? De onde você tirou isso? Qual a fonte? Na melhor das hipóteses, Tahm Kench consegue igualar o dano base de outros campeões graças a sua passiva, isso ignorando as passivas dos demais capeões e sua itemização.

Dano base de top laners

Tahm Kench: 56

Riven: 64

Yasuo: 60
Phanteon:  64

Jax: 68

Garen: 66

Quinn: 59

Kennen: 51

Renekton: 69

Ele tem muito controle de grupo, assim como muito outros campeões tem. Kennem por exemplo, tem controle de grupo fácil de ser aplicado e praticamente sem limitação de recursos. Karma a mesma situação, Renekton a mesma situação, dentre outras dezenas de campeões.

Pra finalizar, eu te faço um desafio. Eu jogo de Soraka top e te desafio a pegar Tahm Kench e me vencer contra uma Soraka. Só para te exemplificar como o que vai definir é o conhecimeno do matchup e a maneira como você joga. Outro ponto a ser lembrado é que apenas a vida base e movimentação foram melhoradas na versão 9.9.

Ah, e já ia me esquecendo. Capa solar nem é um bom item para o TK na maioria dos casos. Você deve tá assistindo vídeo na internet e pressupondo coisas antes de testá-las.

Você não busca balanceamento cara, você quer facilitação contra uma pedra no seu sapato.

EDIT: As mudanças no Tahm Kench vão eliminar ele completamente do jogo. Não sou apenas eu que estuo dizendo, vá no fórum NA e acompanhe o debate ou no próprio Reddit. E sobre a Akali, o problema dela é diferente, nunca foi os valores base, mas sim o kit de habilidades, especificamente o W. Ela consegue punir ser ser punida, além de resetar as skills com facilidade. E a Riot também já resolveu esse problema na v9.14, aumentando e fixando o cooldown do W dela. (que sempre foi o problema)

irmao, tenho 3 contas no d1 pq cairam por inatividade, as 3 eram mestre/gm. Vc é prata falando de elo aqui no forum lol
"

Dano base de top laners

Phanteon: 64

"
Agora vai la ler a passiva do que o tk faz, o dano base dele é isso +15 no lvl 1, sendo que a attack speed base dele é maior do que todos que vc listou ai

Fica no forum chorando pq vao nerfar seu mono e ainda quer partir pra falar "ah n sei o que low elo" sendo prata 2, wtf

Aronguejo

irmao, tenho 3 contas no d1 pq cairam por inatividade, as 3 eram mestre/gm. Vc é prata falando de elo aqui no forum lol
"

Dano base de top laners

Phanteon: 64

"
Agora vai la ler a passiva do que o tk faz, o dano base dele é isso +15 no lvl 1, sendo que a attack speed base dele é maior do que todos que vc listou ai

Fica no forum chorando pq vao nerfar seu mono e ainda quer partir pra falar "ah n sei o que low elo" sendo prata 2, wtf

Cara, você esta querendo comparar o dano base dele + passiva, sem levar em consideração a passiva dos demais campeões. Assim parece simples demais e ainda cria uma ilusão de ótica em quem ler.

Além disso, o dano bônus da passiva com 0 stacks é 9 e com o stack máximo é 27. A vida base dele é 600, ou seja, basta fazer o cálculo de 1,5% e 4,5%.

Nenhum campeão que eu citei tem velocidade base menor do que o Tahm Kench, na relidade todos tem mais velocidade de ataque.

Se você se diz diamond, você envergonha o seu elo. Eu pressuponho o seu nível como jogador de acordo com o que você fala sobre o jogo. Eu não estou chorando sobre o nerf, na realidade, parece que você é quem esta traumatizado com o campeão, apoiando um nerf sem embasamento nenhum e ainda com erros de informação.

enfim, vc nao quer entender o nerf no campeão, só ta chorando no forum pq a sua escadinha pra fora do bronze foi nerfada.
Literalmente qualquer um acima do d2 vai concordar que o tk ta sendo um problema no top, a laning phase dele é muito abusiva, tanto que o proguides , djoko e etc comentaram sobre o pick afirmando que ta fora da curva e que ta abusável pra subir até levar o nerf.
Mas no fim é o mono tk do prata 2 que ta certo, todo mundo é horrivel e não ta sabendo jogar contra! poxa vida XD

E só um adendo, dano base de um campeão nao é vc pegar o ad dele e falar "olha, ele tem 58 de ad, tem campeão com mais". O dano base é a base de dmg das skills sem o scaling, que define o potencial de dano dele mesmo não buildando dano, e adivinha? o dano base do TK é MUITO alto no early/mid, ainda mais pra um campeão que builda full tank. O kit dele é horrivel pra ganhar games, mas é muito eficiente pra abusar da lane phase a ponto de ser tóxico, e é esse o ponto do nerf.
Boa sorte ai, não pretendo mais responder esse tópico.

Edit.: to vendo "desafiando" pro x1 la e excluindo o pedido de amizade, coisa feia em! XD

vou parar de jogar esse jogo para que acabar com o campeao assim