cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

O Ego em League of Legends - A necessidade de atenção e superioridade.

O Ego em League of Legends - A necessidade de atenção e superioridade.

Eae pessoal, Gemada aqui!

Hoje eu queria colcoar um assunto na mesa um tanto diferente dos meus posts normais, sendo algo mais voltado para a comunidade e jogadores, em vez de mecanicas de jogo em si.

Gostaria de agradecer ao @PresuntoMafioso  por ter criado um tópico anteriormente sobre o assunto, e que usarei como introdução para o post de hoje!

Enfim, vamos logo para o assunto: O ego em League of Legends.

Resultado de imagem para virgin vs chad league of legends

(Meme obrigatorio para meus posts, estabelecendo a superioridade do Chad Garen)

Todos nós aqui que jogamos League, já tivemos que aturar alguma vez na vida "aquele" Main Yasuo ou Riven da vida, que tudo que faz é criticar você pelo champ que você joga e como você é inferior a ele por causa disso. Não importa se eles estão tomando uma surra, eles precisam manter seus egos inflados mesmo tomando o maior dos stomps, pois a pior ferida que existe para esse tipo de pessoas, e ter seu ego ferido.

"Champ de bronze" , "Usa algo com mecanica", "Aprende a jogar com champ de gente"...

Eu poderia passar horas e horas fazendo citações de tudo que já ouvi esses anos no LoL desse tipo de gente. É comum ver essas coisas no LoL, principalmente para você que é como eu, jogador de um champ diferente ou mais simples.

O ponto do tópico não é me fazer de vítima, nada disso! Mas vou usar varias situações que ocorreram comigo para exemplificar o que quero dizer.

O orgulho é algo que afeta e muito os jogadores de League. A necessidade de provar seu valor e sua habilidade é algo que algumas pessoas levam a sério demais, e isso é facilmente um motivo que leva a muitas pessoas a tiltarem com facilidade ou serem péssimos exemplos de jogadores para a comunidade. 

Por algum motivo do qual eu ainda não compreendo, certos campeões levam jogadores a terem egos absurdamente inflados e se tornarem jogadores incrivelmente tóxicos no campo de batalha. A busca pela superioridade leva a inferiorizar qualquer um que se opõe a ele, principalmente aqueles do qual esse jogador considera indignos ou inferiores, seja pelo champ que usou contra ele ou qualquer motivo aleatório.

Vou contextualizar com 2 exemplos pessoais, e um video :v

Um exemplo, é uma partida que joguei esses dias do qual joguei contra uma Fiora. 

Ao entrar no game, a primeira coisa no chat foi:

Fulano (Fiora): KKKKKKKKKKKKKKKKKK Main Garen
Fulano (Fiora): Teu cerébro deve ser uma azeitona

Bom, mais um dia comum para mim em LoL, né? Mas isso só piorou.

Como sabem, Garen está acima da curva atualmente e eu acabei facilmente stompando ela na lane.

Fulano (Fiora): Tu deve ter problema pra jogar com esse champ, namoral

E assim foi, a fiora ficou 3/10 no jogo, e passou o game INTEIRO me criticando pelo simples fato de eu jogar de Garen. Acabou que perdi o game mesmo assim, por uns erros de luta com meu time, e alguns outros inimigos forte do outro lado. E mesmo tomando stomp, obviamente que ganhar mesmo assim é outro motivo para estabelecer superioridade né?

Outra coisa... já passaram pela situação de alguem ficar tão frustrado e abalado com você, a ponto de te adicionar depois da partida SOMENTE para puxar briga contigo?

Pois bem, foi o caso de uma Irelia que enfrentei, que além de fazer o mesmo que a Fiora, ela se recusou a jogar com o time dela, deixando o time em desvantagem e perdendo as lutas, fora me deixar feedado na lane.

Ela xingando o time dela, o time criticando ela e por ai vai...

Quando eu fui simplesmente dizer: "Mas eles tão certos cara. Você se recusou a ajudar eles nos objetivos, e forçou a lane quando não devia."

Rapaz... senti como se tivesse jogado um fósforo em um galão de gasolina. Ele explodiu, e quando acabou o game, me adicionou para dizer o seguinte:

Tu é horrivel mlk
Joga com champ de mecanica, champ que ganha skin vitoriosa
Não essa bosta de noob ai
Chega aonde eu cheguei pra falar de mima ntes, seu horrivel

(Eu era Ouro 3 quando rolou isso, ele era Ouro 1 :v )

Novamente, a que ponto um orgulho ferido leva uma pessoa a fazer?

Mas agora, a tereceira contextualização e minha favorita por sinal.

Existe um canal no Youtube chamado DiscoHeat, em que ele possui diversas séries fazendo personagens off-meta e gravando o tilt e rage do time, fora expor jogadores tóxicos e streamers.

Um deles é um jogador de Riven, que consegue resumir PERFEITAMENTE o tipo de pessoa que estamos conversando aqui. O video é curtinho e espero que vejam!

O exemplo é claro: O jogador que se considera o deus do jogo, culpa o time por todos os erros que comete e critica todos os champs que surram ele. Além de ser naturalmente tóxico e tiltar no game.

Agora a pergunta é: por que existem pessoas assim?

Por que existe dentro da comunidade, a necessidade da superioridade e de manter uma imagem em frente a outros jogadores que nem conhece, chegando ao ponto de tentar humilhar seu adversario só para poder se manter em cima de seu altar intocavel, arranjando desculpas para suas derrotas de forma a fazer com que seu oponente se sinta mal e que sua vitória não conte só pelo champ que ele usou não ser tão macânicamente avançado quanto o seu?

A resposta? Eu não sei.

Eu não sei o que leva esses jogadores a fazer esse tipo de coisa. Eu chuto que seja provavelmente o ambiente competitivo do jogo, que acaba levando as pessoas a possuir uma cede de sempre ganhar e gerando um pouco de orgulho? Não sei. Só sei que quando jogo Final Fantasy XIV, jogo quase todo PVE e Cooperativo, os jogadores são em sua maioria gentis e amigaveis, ajudando ao proximo e criando amizados (MMORPG's no geral). Por isso eu acho que o ambiente competivivo do LoL é uma das causas de tamanha toxidade no game.

Mas é errado colocar a culpa no jogo dessa forma, e creio que é mais correto dizer que a comunidade mesmo que incentiva esse tipo de atitude. Streamers que incentivam o rage ou a ser toxico com seus adversarios são muito mais populares e tendem a influenciar os jogadores negativamente. É muito mais frequente ver pessoas querendo imitar um Pipimenta da vida, falando asnerias no all toda vez que sola alguem, em vez de imitar um Riste que elogia seu time a cada boa jogada.

Isso gera jogadores de Porcelana: jogadores que se gabam de seu estilo e habilidade, mas que são facilmente quebrados quando as coisas não ocorrem como querem, descontando sua raiva nos demais jogadores e criando situações de ofença, rage, e rage-quit.

Esse post não pretende trazer alguma solução pra isso, mas sim, retratar um problema frequente nos dias de hoje no LoL. Gostaria de a partir de agora, abrir esse post para desabafarem suas experiencias com esse tipo de gente, conversarem um pouco e contar o que acham e se possuem alguma visão ou opinião sobre o assunto.

Agradeço aqueles que leram todo o meu textão, e até a próxima!

48 RESPOSTAS
Tropa

Re: O Ego em League of Legends - A necessidade de atenção e superioridade.

Essa atitude não faz nenhum sentido, se a pessoa gosta de jogar com um campeão, problema é dela.
Deveríamos todos masterizar Riven, Fiora, Zed, Lee Sin e Azir pra "provar" alguma coisa pra desconhecidos na internet?
O jogo é pra se divertir, passar o tempo, se desafiar, etc... Prefiro ir dormir do que jogar um estilo que não gosto.

Não sendo troll, ninguém tem o direito de reclamar do pick do coleguinha.

Um bom post @Gemada de Taric, é triste analisar a comunidade e ver que sua grande maioria são jogadores desse tipo de pensamento; Essa síndrome de superioridade é um grande problema na comunidade, não considero isso um problema do League of Legends, mas concordo que o mesmo deveria trabalhar para reduzir o número de jogadores tóxicos.

Não é novidade que muitos jogadores com esse problema de se considerar superior jogam com campeões com um nível de dificuldade acima do normal, como Riven, Yasuo, Zed, Lee Sin... Mas isso apenas acontece porque existe os famosos INSANE MONTAGE 1V5 YASUO PENTAKILL, mas oque muitos não entendem é que esses clips muitas vezes são obtidos de jogadores jogando em contas Smurfs, são raros os jogadores que conseguem fazer isso em Elos mais altos.

Mas eles veem e querem tentar imitar para ter a satisfação de ver algo bonito ser feito por suas próprias mãos, e falham miserávelmente.

Eu tenho uma pool bem tóxica com Teemo, Yasuo e Shaco; Mas sou gente boa, jogo minha partida e não crítico ninguém, mesmo quando é nítido o erro. Aprendi que é melhor assim, mesmo se você falar com educação e de uma maneira bonitinha tem jogadores que sentem-se atacados por um comentário;

Eu julgo as pessoas que caem nas minhas partidas? Com toda certeza, mas não preciso divulgar minha opinião.

Acho que só o @ShoyoTEmO jogou comigo e aquele yasuo criminoso foi bem divertido ter uma pessoa que também tem a paciência de jogar sem critícar os outros na partida; Oque isso tem haver com a discussão?

Uma pessoa sensata não tem muito peso dentro de uma partida com 4 pessoas tiltadas, mas 2 conseguem facilmente mudar o clima de tensão. Fez merda, aceita e continua a jogar; Alguém fez merda, aceita e continua a jogar.

Também concordo que os criadores de conteúdo brasileiros em boa parte tem peso nessa toxidade que encontramos dentro de partidas, o Jukes por exemplo, ele grita e crítica toda hora, principalmente agora que ele voltou da C9A, parece que ele ganhou conhecimento mas não passa para a Stream dele; 

Ele pode sim dar dicas, mas quem consegue absorver oque ele diz se à cada 30 segundos ele solta um grito ou fala da rotação do jungler aliado e como ela poderia ser melhor.

Pimpimenta, Yoda, Julião, Rodil, Rakin? e muitos outros também tem uma postura parecida. Oque muda são os bordões e frases de efeito.

Acredito atualmente que o único exemplo de Streamer brasileiro é o Kami, ele é calmo, um jogador excepcional e mesmo perdendo não precisa gritar para demonstrar sua frustração.

Gostaria que mais streamers assim conseguissem um público relevante, mas infelizmente oque dá fama entre os Viewers brasileiros é essa conduta duvidosa que vemos hoje em dia.

Mas a nossa própria criação tem impacto nisso, somos criados assim; Podemos negar, mas o Brasil é um país onde quem é malandro muitas vezes é bem visto. Fora a síndrome do Vira-Lata. 

Finalmente achei um contexto descente para anexar esse vídeo, é um vídeo de média duração que consegue colocar bastante pessoas para pensar sobre suas atitudes.

Spoiler

Para complementar meu comentário, não acho que podemos fazer muito para mudar nossa comunidade, pois até o Acampamento Yordle foi corrompido; Um projeto que visava reduzir o Rage e Trashtalk nas partidas, se tornou um ponto de encontro para pessoas se atacarem apenas por ser de times diferentes.

É melhor cada um fazer sua parte.

Lenda

Ótimo texto como sempre, e concordo contigo. Ano passado quando dei uma enjoada de lol, fui para o Warframe e fiquei viciado nesse jogo, uma coisa q chamava a atenção era uma comunidade muito boa, todo mundo se ajudando, sem estresse, sem rage, pq o jogo é cooperativo e não pvp entre times, acho q jogo q vc joga contra um player humano adversário e quem tem o fator time é muito estressante no geral, o ego das pessoas só piora isso.

@ut Apollyon   escreveu:

Eu tenho uma pool bem tóxica com Teemo, Yasuo e Shaco; Mas sou gente boa, jogo minha partida e não crítico ninguém, mesmo quando é nítido o erro. Aprendi que é melhor assim, mesmo se você falar com educação e de uma maneira bonitinha tem jogadores que sentem-se atacados por um comentário;

Eu julgo as pessoas que caem nas minhas partidas? Com toda certeza, mas não preciso divulgar minha opinião.

Acho que só o @ShoyoTEmO jogou comigo e aquele yasuo criminoso foi bem divertido ter uma pessoa que também tem a paciência de jogar sem critícar os outros na partida; Oque isso tem haver com a discussão?

Uma pessoa sensata não tem muito peso dentro de uma partida com 4 pessoas tiltadas, mas 2 conseguem facilmente mudar o clima de tensão. Fez merda, aceita e continua a jogar; Alguém fez merda, aceita e continua a jogar.

Jogasse com o @ShoyoTEmO ?

"Eu tenho uma pool bem tóxica com Teemo, Yasuo e Shaco; Mas sou gente boa, jogo minha partida e não crítico ninguém, mesmo quando é nítido o erro. Aprendi que é melhor assim, mesmo se você falar com educação e de uma maneira bonitinha tem jogadores que sentem-se atacados por um comentário;" Esse paragrafo me faz querer te dar um abraço sou EXATAMENTE assim jogando Smiley Very Happy

''Me mostre á sua força, lute pela sua vida ao contrário ápenas morra..."

Spoiler

@O Ultimo Samurai  escreveu:

@ut Apollyon   escreveu:

Jogasse com o @ShoyoTEmO ?

"Eu tenho uma pool bem tóxica com Teemo, Yasuo e Shaco; Mas sou gente boa, jogo minha partida e não crítico ninguém, mesmo quando é nítido o erro. Aprendi que é melhor assim, mesmo se você falar com educação e de uma maneira bonitinha tem jogadores que sentem-se atacados por um comentário;" Esse paragrafo me faz querer te dar um abraço sou EXATAMENTE assim jogando Smiley Very Happy

Só o Shoyo joga comigo de vez em nunca, e só ele sabe quem sou, afinal eu troco de Nick quase que mensalmente xD

E se quer me dar um abraço a distancia conta né?

@Draicker 

Entendo. Eu tbm tive minha enjoada de LoL, por isso comecei a jogar FF XIV (tanto que por isso sumi um pouco do fórum). Essa questão do estilo do jogo parece afetar muito a player-base, da pra notar bem facil isso.

@ut Apollyon  

Streamer Brasileiro é uma decepção... Só servem pra fazer memes e rir na sua maioria, e isso é a parte boa, por que de resto eles criam uma comunidade muito horrivel. Da pra perceber que o brasil em especifico possui uma das comundiades mais tóxicas nos jogos.

@μNik  

Nem eu entendo. Parece ser crime jogar com o que gosta, e não com os champs mechanics que exigem que você use :v

Highlighted
Arauto

Cara, eventualmente acontece. Xinga o cara em voz alta pra você não xingar no chat, simples assim.

Mas sim, o ego dos jogadores nas filas ranqueadas é um negócio bizarro. Não é um defeito só do brasileiro, é muito comum ver isso em todo canto. Geralmente, o cara não joga absolutamente nada. Faz uma play ou outra bacana, o resto é só prejuízo.

A minha filosofia se simplificou nos últimos tempos: no primeiro e mais mínimo sinal de rage, mute no elemento. Pingou interrogação duas vezes na sua cabeça, mute nos pings do elemento. Emote demais? Mute. "Ah, mas...", mute. "Poxa, mas a comunicação fica...", mute. Caguei e andei.

Isso é League of Legends, meu povo. É um joguinho eletrônico. Joga, se diverte e tá show de bola. Se tá te estressando é porque deixou de cumprir com a sua finalidade principal. Aí, com certeza, é a hora de parar definitivamente.

@mkniss  escreveu:
A minha filosofia se simplificou nos últimos tempos: no primeiro e mais mínimo sinal de rage, mute no elemento. Pingou interrogação duas vezes na sua cabeça, mute nos pings do elemento. Emote demais? Mute. "Ah, mas...", mute. "Poxa, mas a comunicação fica...", mute. Caguei e andei.

Nessa questão de mute está como eu, se alguém pinga sem necessidade eu muto, falou merda para qualquer pessoa toma mute, e se spammar maestria ou usar um emote que não gosto é mute também.

Realmente ajuda fazer isso.

Kn7 Aronguejo
Aronguejo

O orgulho é algo que afeta tanto em jogo quanto na vida real, só pelo fato da pessoa não querer de jeito algum dizer que jogou mal ou que fez uma jogada ruim ela tem que achar uma desculpa e acaba ou colocando no time (e as vezes tiltando os aliados), quanto nas mecânicas de algum campeão... Mas vale ressaltar que o time tem que ter paciência com uma pessoas assim e não precisa ficar jogando lenha na fogueira dizendo várias coisas negativas, se o cara não quiser ouvir o time basta muta-lo para você não ficar tiltado depois.
Omae Wa Mou Shindeiru !
(sempre quis ter uma dessas)
Aronguejo

Spoiler
Spoiler
Spoiler
só é deixar de joga
só é não jogar
Arauto

@ut Apollyon   escreveu:

@mkniss  escreveu:

Nessa questão de mute está como eu, se alguém pinga sem necessidade eu muto, falou merda para qualquer pessoa toma mute, e se spammar maestria ou usar um emote que não gosto é mute também.

Realmente ajuda fazer isso.

Eu jogo basicamente assim também.

Comecei a me divertir e a ganhar muito mais depois que descobri o mute, acho isso uma tristeza pelo ponto de vista da comunidade, mas pessoalmente faz muito bem.

Veia - Por onde passa um rio de sangue rico em dióxido de carbono.
Dragão

Perae que vou ler o post e tentar me adequar ao assunto... Pronto.
Então, um dos motivos de eu ter parado de jogar lol foi isso, a comunidade, entre outros também foi que não estava mais vendo diversão no jogo, mas voltando ao assunto, acredito que isso se deve em partes da geração atual também, lembro de antigamente que as pessoas costumavam serem mais amigáveis e cuidadosas com seu palavreado, hoje em dia se tornou comum dizer palavras de baixo calão, eu me orgulho em dizer que me reservo a não dizer esse tipo de coisa, porque, se eu não gosto da toxicidade, quando aquele orgulho de X pessoa se sobressai em forma de agressão verbal, então porque eu tenho eu vou agredir as outras pessoas com palavras, mesmo que seja em forma de "defesa", uma das coisas que eu mais apoio na Riot é o ban pra quem se defende de agressões, já que se você não gosta de ser chingado, então porque vai chingar em troca? Concordo com tudo dito por ti nesse post.
@ut Apollyon jogar de Yasuo é uma forma que eu encontrei de feedar ridiculamente sem ser criticado futuramente na minha main...
"Não se discute com 4heads, por isso, não discuta comigo..." - Mono Teemo, Shoyo/2k19

Não importa a mecânica do campeão,o importante é ser feliz com o que você joga, menos Janna e Yasuo, quem joga com esses nem é gente.

Aronguejo

Otimo texto cara.

Então, passei por 2 situações parecidas nesta semana, gosto muito da campeã Yuumi e quase sempre estou jogando com ela, só o fato pickar o campeão e motivo para o rage começar.

Tive 2 jogos onde eu estava perdendo minha rota, o suporte e o atirador do time inimigo começaram a me dar rage e me zoar por estar jogando de Yuumi, permaneci calado e continuei a jogar, logo depois, conseguimos virar o jogo e resolvi dar uma cutucada neles, mandei um "falador passa mal" kkkkk como você disse ali no texto, parecia que eu tinha riscado fosfóro em um galão de gasolina, começaram a me xingar e falar que o champ  era inutil e bla bla bla.

De verdade, eu acho que hoje em dia não vale nem a pena ficar dando chat pra jogadores assim, eu ainda  fui errado em  retrucar eles sabe, neste caso acho melhor mutar, pois alem de ficarem estressados por perderem pra uma Yummi, vão ficar frustrados por não terem respostas que gostariam de ter.

Jogadores assim são carentes de atenção, parece que não estão nem aí se tão ganhando ou perdendo, contanto que estejam desmerecendo outra pessoa por jogar com determinado campeão.

Antes eu ficava igual um doente digitando no chat, hoje em dia prefiro mutar e continuar ganhando meus jogos com a gatinha >.<.

É isso

É realmente difícil quando só queremos jogar pacificamente, e depois de tanta toxicidade e comentários maldosos eu resolvi sabiamente mutar tanto time inimigo quanto aliado. The End. Woman Happy

Assinatura_Poetisa_da_Morte.png
Arauto

Uma vez eu estava jogando ranqueada flexível com meus amigos e o bot inimigo ficava escrevendo no all sem parar, até que uma hora eu perguntei se eles estavam bem porque parecia que eles era novos e sofriam bullying na escola. Pensei isso pelas coisas que eles estavam escrevendo e que nem de longe eram relacionadas com o jogo, mas depois disso eles pararam de digitar.

Acredito que a maioria desses rages acontecem por que temos uma geração frustrada com o jogo e com a vida. A partir disso, é realmente mais fácil descontar essa frustração num mundo virtual e que provavelmente te deixa livre de qualquer represália do que lidar com o verdadeiro problema ou procurar ajuda.
Veia - Por onde passa um rio de sangue rico em dióxido de carbono.
Tropa

Um cara do meu time ficou tiltado pq perdeu a lane e me adicionou mandando eu me matar e disse que eu era horrivel e que eu tinha que calar a boca pq ele tinha 4 smurfs kkk

@mkniss Adotei essa filosofia recentemente. Infelizmente com a ditadura do silêncio os pings viraram a nova febre pra derramar sua toxidade sobre outro jogador. Eu reporto igual no final.
♪ "...nem sempre ganhando, nem sempre perdendo, mas aprendendo a jogar..." ♪

Geralmente isso vem de pessoas frustradas com alguma situação. A gente nunca sabe como que esta a cabeça daquela pessoa, e quando a pessoa não está bem, ela pode reagir de diversas formas. Tem gente que procura no chat mesmo pedir ajuda, em outros casos tem pessoas que descontam a frustração na forma de humilhação. No fim é bom a gente prevalecer com a calma, rebater ignorância com mais ignorância nunca é bom, só vai piorar ambos os lados (tanto no jogo , quanto mentalmente).