cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Nerfa Isso Rito #9 - Poder Irrestrito

Highlighted
Moderador

Nerfa Isso Rito #9 - Poder Irrestrito

Fala galera, o Nerfa Isso Rito de hoje vai falar de uma campeã bem queridinha por alguns midlaners famosos como Bjergsen e PowerOfEvil e que inclusive era um dos principais campeões do Faker na soloq antes dele entrar para a carreira profissional. Syndra é conhecida por ser um dos magos de dano explosivo com maior poder de dano em alvo único e principalmente por conta da sua ultimate que elimina alvos sem dar muitas chances de escapatória. Syndra trilhou seu caminho no competitivo abusando de sua pressão de rota podendo empurrar ondas melhor que quase qualquer mago e ao mesmo tempo que tem um potencial de abate digno de um assassino, atingindo seu pico de poder extremamente forte no meio do jogo onde ela consegue exercer bastante pressão de cerco e zoneamento com os seus atorodoamentos e aniquilar qualquer alvo frágil que chege no seu alcance.

Suas primeiras atualizações foram buffs genéricos em todas as suas habilidades para incentivar mais o hype inicial de lançamento e seus recorrentes bugfixes, que diga-se de passagem, são mais recorrentes do que mudanças diretas nela, 80% das aparições de Syndra nas Notas de Atualizações são por conta de bugs. Em seguida houveram buffs acrescentando uma evolução de Poder Irrestrito na sua passiva e reduzindo o tempo de recarga de suas habilidades no final do jogo para que sua curva de poder dentro do jogo fosse mais coerente com sua fantasia de ser transcendental que evolui conforme aprende suas habilidades, que inclusive é um certo padrão que veremos que se repete bastante no histórico dela, já que campeões de dano explosivo no geral tendem a ter seu impacto diminuído conforme o jogo progride.

Durante um bom tempo Syndra permaneceu ok tendo o seu espaço principalmente como pocket pick ou como counter específico, mas durante a Temporada 5 Syndra estava um pouco fora da curva por conta de algumas mudanças no meta, e aí veio um nerf em um dos seus pontos mais frustrantes, a sua lane phase forte para incentivar um melhor uso de counters contra ela durante a lane. Infelizmente durante as próximas atualizações, os itens de AP sofreram várias mudanças que acabaram a prejudicando bastante então após vários bugfixes encontraram um espaço pra dar um pouco mais de amor pra Syndra e trabalhando em um dos pontos mais frustrantes ao se jogar de Syndra (ficar sem mana porque precisa conjurar muitas habilidades) aumentando sua mana base e melhorando a consistência do seu combo de Q+E.

Mas o grande divisor de águas veio na Temporada 6 durante a Atualização dos Magos que visava tornar os magos mais únicos e diferenciados entre si, onde Syndra recebeu algumas mudanças bem grandes na sua mecânica com a intenção de incentivar mais jogadas ao redor de suas esferas e fazer com que sua passiva Transcender soasse realmente como uma transcendência e não só um leve aprimoramento. A ideia não pegou de vez, em parte porque outros campeões foram muito mais beneficiados e em parte porque ela havia perdido um pouco de dano pra ganhar mais utilidade, e isso pra um mago explosivo como Syndra era bem pesado, portanto alguns buffs no scale de 2 de suas habilidades vieram para novamente ajudar em seu potencial de final de jogo.

Apesar de ter demorado um pouco para essa nova versão emplacar, quando emplacou permaneceu como escolha prioritária no competitivo por 1 ano e tendo sua presença constante na midlane das partidas ranqueadas por muito tempo. Muito disso vinha do modo como Syndra conseguia pressionar no começo e meio de jogo, com 3 habilidades em área, basicamente ninguém conseguia empurrar uma Syndra, e graças a sua ultimate ela conseguia solar quase qualquer campeão que tentasse acompanhá-la em suas rotações. Aliás falando na sua ultimate, nascia aí uma das maiores frustrações ao lidar com Syndra, graças a sua capacidade de poder estender a duração das suas esferas por bastante tempo, presenciar uma ult com 6 ou 7 esferas ficou muito comum o que acabou deixando muito comum aquela situação onde a Syndra erra todas as suas habilidades mas aperta R em um alvo frágil e ele simplesmente toma 100-0 sem chances de desviar, basicamente não tinha counterplay nisso. 

Quando o primeiro nerf pós-mundial de 2016 veio foi durante a Temporada 7 substituindo completamente a mecânica do W de agarrar 3 esferas por dano verdadeiro extra, por mais que fosse uma ferramenta bacana para criar novas jogadas, era também a ferramenta que mais ajudava nessa interação não muito saudável com a ultimate. Em seguida veio um nerf na largura do seu E para dificultar a consistência com a qual Syndra podia preparar ganks para o seu time e por fim uma transferência do escalonamento de AP do seu Q para o seu E para que Syndra perdesse parte do seu poder de dano por segundo mesmo mantendo seu poder como mago de dano explosivo isolado. Depois desse último nerf, Syndra desapareceu do competitivo e amargou por quase 1 ano uma das piores taxas de vitória na soloq, até que na atualização 8.9 a Riot decidiu dar um jeito nela(já que todas as mudanças nos itens de AP não fizeram diferença) e por fim removeu a última mecânica que possibilitava de maneira consistente ultimates de 5 ou mais esferas, mudando a evolução do seu Q para novamente dar dano adicional em campeões, para que assim novamente Syndra tivesse que depender totalmente de acertar as suas habilidades para causar dano significativo nos seus inimigos.

E assim eu encerro o Nerfa Isso Rito de hoje, deixem nos comentários o que vocês acham da Syndra se gostam dela e porque, se acham que ela forte ou fraca, se gostaram das aparições dela no competitivo e de quando ela estava forte no meta, se preferem ela antes ou depois da Atualização dos Magos, se acham a fantasia dela de ser transcendental e poder irrestrito bem representada no jogo, se concordam com as mudanças que ela recebeu ao longo do seu histórico, se gostaram das mudanças que ela recebeu esse ano e quais são as suas expectativas para as próximas atualizações relacionadas a ela. Até mais! ^^ 

14 RESPOSTAS
Arauto

Re: Nerfa Isso Rito #9 - Poder Irrestrito

Acho que a Syndra está até fraca atualmente, talvez fosse melhor se voltassem com o W podendo pegar mais de 1 esfera.

E uma coisa que eu acho que também prejudica ela é que todas as esferas de sua ultimate seguem na mesma direção, então uma barreira é capaz de neutralizá-la completamente, como a do Yasuo ou Braum. Eu acho que cada esfera poderia atingir o inimigo de um lado diferente, já que elas são teleguiadas. Dessa forma, o dano não seria completamente ignorado, porém ainda seria counterável.

Também vi uma pessoa comentando em um grupo de LoL no facebook que talvez as esferas pudessem causar dano mesmo depois que fossem invocadas e já estivessem no chão, se os inimigos encostassem nelas ou passassem por cima antes delas sumirem.

Ou talvez pudessem dar uma nova passiva para ela. Cada habilidade continuaria como está, mas teriam os efeitos de Transcender individualmente, ao invés de necessitar de uma passiva para isso. Isto é, cada habilidade, por si só, já teria esse efeito de "Transcender" embutido nelas ao ser upada para o nível máximo. Não gosto dessa ideia de necessitar da passiva do personagem para alterar o resto das habilidades, porque assim poderiam usar a passiva para causar outro efeito e ter outra função. Parece injusto "gastar" a passiva dela para isso, ainda mais porque ela não está tão forte.

Tropa

Ela só é um pouco forte no competitivo ou nas mãos de proplayers na soloq, mas a desgraçada já ta lascada de fraca com tanto nerf, os pequenos buffs que ela recebeu não ajudaram tanto, eu jogava muito de syndra, mas ultimamente ela sendo facilmente counterada, win rate dela ta um **cogumelo do teemo**, então, menos choro. Tem que nerfar é Yasuo, Master, zed e swain que tão o demônio.
Moderador

@Baby DoIl  escreveu:

Acho que a Syndra está até fraca atualmente, talvez fosse melhor se voltassem com o W podendo pegar mais de 1 esfera.

E uma coisa que eu acho que também prejudica ela é que todas as esferas de sua ultimate seguem na mesma direção, então uma barreira é capaz de neutralizá-la completamente, como a do Yasuo ou Braum. Eu acho que cada esfera poderia atingir o inimigo de um lado diferente, já que elas são teleguiadas. Dessa forma, o dano não seria completamente ignorado, porém ainda seria counterável.

Também vi uma pessoa comentando em um grupo de LoL no facebook que talvez as esferas pudessem causar dano mesmo depois que fossem invocadas e já estivessem no chão, se os inimigos encostassem nelas ou passassem por cima antes delas sumirem.

Ou talvez pudessem dar uma nova passiva para ela. Cada habilidade continuaria como está, mas teriam os efeitos de Transcender individualmente, ao invés de necessitar de uma passiva para isso. Isto é, cada habilidade, por si só, já teria esse efeito de "Transcender" embutido nelas ao ser upada para o nível máximo. Não gosto dessa ideia de necessitar da passiva do personagem para alterar o resto das habilidades, porque assim poderiam usar a passiva para causar outro efeito e ter outra função. Parece injusto "gastar" a passiva dela para isso, ainda mais porque ela não está tão forte.

Essa interação de apanhar 3 esferas foi uma das coisas mais divertidas na Syndra, eu ia curtir muito se desse pra voltar com isso de alguma forma. Eu também acho a passiva dela meio meh no momento, acho que seria bacana se ela transcendesse mais um nível quando atingisse nível 18 

A riot so save criar campeoes roubados e esquecer os antigos vide xayah kaisa reksai rakan ekko kayn zoe só champ roubado.
Tropa

muito real isso... Ela ta tipo, a coisa mais facil do mundo de se counterar no mid... a reversao do W dela tbm seria mt bom pra ela.
Aronguejo

Adorei o tópico.

Vou ser bem sincero e direto, gosto muito da Syndra, seu visual e a da sua mecânica das habilidades em si, mas já faz um tempinho que estou deixando ela inativa in-game justamente devido a esses diversos nerfs, sinto falta da antiga Syndra também, era muito show pegar 3 esferas com o W, essa mudança na passiva do Q também não me agradou muito, o legal era esconder várias esferas na bush e preparar para combar uma grande quantiade de esferas + as da Ultimate, essa mudança meio que assemelhou a Syndra com Karthus, ter que ficar apertando Q sem parar até o momento certo para apertar R 🤨enfim, Syndra atual está um tanto mais fraca sim.

Talvez seria interessante colocar um efeito de lentidão nas esferas do Q para quando algum campeão inimigo colodisse, ela também ainda é muito sem escape, isso  prejudica um tanto seu potencial de rotação na selva.

Arauto

Tanto poder irrestrito!

"Poderia dispor de um momento para falar sobre a morte?" 

Sou 1LICH1 e você não me viu aqui. 

Aronguejo

Está fraca, só é boa no competitivo e em certas comps da SoloQ contra "x" herói, ela tem 0 mobilidade, qualquer pick-off é morte.
Uiui eu jogo de tank

Aronguejo

quem jogou na época que a syndra podia matar o proprio aliado devido a um bug curti aqui
Tropa

eu nem acho syndra forte, tem champs precisando de muitos mais nerfs do que ela como velkoz(ultimate dura muito tempo), jax, fidle, nasus, urgot e vi.
Dragão

No meu primeiro ano do LoL (S5) eu sempre falava pros meus amigos oldschool que achava ela fraca e não acreditava neles que a Syndra era super OP há um tempo atrás. Depois do mini rework dela na S6 eu entendi o que estavam falando kkkk

Velkoz sup ta ridiculo n só ele como brand

Acho que voltar a pegar 3 esferas não, agora se fossem somente 2 esferas com o W desdo update nos magos,ela nunca teria levado tanto nerf como ela levou, coitada da Syndra R.I.P 

Re: Nerfa Isso Rito #riot n sabe nerfa

querida riot pfv mano se vcs n sabe nerfa campeoes é pq n sabe trabalhar pq ngm merece isso po campeoes q tira dano mentroso como karma,ngm gosta de zed pq ngm nerfa isso ,yasuo tbm pq essa parede de vento pelo menos podia maneirar pq mds ne riot faz o trabalho direito pq cai com campeao q foi nerfado mas n mudo nd. entrao faz o trabalho direito blz