cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Nerfa Isso Rito #41 - A Mira Certeira de Caitlyn

Moderador

Nerfa Isso Rito #41 - A Mira Certeira de Caitlyn

Fala galera, estamos começando mais um Nerfa Isso Rito, um quadro pra gente discutir assuntos pontuais sobre mecânica e jogabilidade aqui no fórum, e lembrando que aqui nós NÃO VAMOS DISCUTIR APENAS NERFS, qualquer assunto relacionado a mecânica dentro do jogo que estiver em alta no momento será abordado aqui. 

Agora que já estamos vendo o meta da Pré-Temporada se estabilizar um pouco mais, acho que já é um bom momento para comentarmos sobre as escolhas mais impactantes dessa Pré-Temporada e como vai ficar esse meta do começo da Temporada 9, então se tiverem sugestões de temas impactantes nesse meta que vocês acham válido discutirmos aqui, podem mandar

Essa semana vamos abordar uma Campeã que não exatamente explodiu nas ranqueadas recentemente, mas que com certeza tem tido bem mais visibilidade e força com as novas possibilidades de runas, além de ser claramente um dos atiradores mais icônicos do jogo e escolha garantida quando o meta pede por um atirador mais focado no final do jogo. Caitlyn foi criada com a ideia de trazer para o jogo a xerife de Piltover, uma pacificadora certinha que prende os criminosos em sua mira com armadilhas bem elaboradas, ostentando um potente rifle Hextec recém-desenvolvido abraçando bem a ideia de franco-atiradora de elite onde velocidade, alcnce e precisão são os pontos chave de seus ataques. No jogo isso é refletido em uma atiradora com alcance enorme (na verdade o maior alcance inicial do jogo) tanto para os seus ataques básicos quanto para suas habilidades, que precisam de bastante tempo para serem executadas o que a coloca em um nicho de atirador estratégico mais focado em poke e cercos.

No competitivo Caitlyn sempre foi bastante contestada nos metas favoráveis a ela, ou pelo menos a atiradores de crítico. Seu alcance alto em conjunto com o zoneamento e prosseguimento de controle de grupo que as suas armadilhas podem dar, fazem com que Caitlyn tenha uma das fases de rota mais fortes do jogo, podendo basicamente anular a botlane inimigo dependendo do suporte que estiver com ela. E diferente da maioria dos lane bullies do jogo, Caitlyn não decai conforme o jogo anda, inclusive seu potencial como hiper-carregador no final do jogo é enorme principalmente quando focado em cercos e controle de objetivos. Um dos seus maiores aurges foi em 2016 onde ela podia usar Furacão de Runan para acumular sua passiva mais rápido, depois que essa interação foi removida, ela só voltou a aparecer bem no meta novamente quando tivemos o meta do Turíbulo Ardente e agora ela está fazendo um pequeno retorno para o meta usando da runa Aperto dos Mortos Vivos que ela pode abusar bastante na fase de rotas e acumular bastante resistência conforme o jogo progride.

Agora é a hora de vocês darem a opinião de vocês, deixem nos comentários o que vocês acham da Caitlyn, se gostam dela e porque, se acham que ele está forte ou fraca, se gostam de toda a presença e história que ela teve no competitivo e dos metas em que ela era muito valorizada, se curtem a temática dele de franco-atiradora de elite que atua como a xerife certinha da cidade preparando armadilhas bem pensadas para prender todos os bandidos que estiverem em sua mira, e se acham isso bem representado no jogo como atiradora de alcance extremamente longo focada em cercos e zoneamento que eventualmente atinge o potencial de um hiper-carregador, se concordam com as mudanças que ela recebeu ao longo do seu histórico e quais são as suas expectativas para ela nas próximas atualizações. 

E lembrando mais uma vez que qualquer crítica, feedback ou sugestão que vocês tiverem sobre o tópico podem deixar nos comentários que será super bem vindo e vai me ajudar a entender melhor o que vocês preferem. Até mais o/   

43 RESPOSTAS
Arauto

Re: Nerfa Isso Rito #41 - A Mira Certeira de Caitlyn

Eu acho que a Caitlyn tá absurdamente forte com build full letalidade, colheita e um bom suporte de peel (peel peel peel)!

Mas, eu adoro ela sz

Esse vídeo ai me tras nostalgia da época que acertos críticos davam dano de verdade e a torre de inibidor também dava dano.
Já a Caitlyn tá saudável sim. A Riot tinha que se preocupar com Lucian. Estava vedo um vídeo de antigo de 2016 e naquela época o Lucian era forte passo 2 season e ele ainda é uma escolha fortíssima. Tem tempos que ele fico apagado, mudaram-se as buids, mas ele nunca ficou fraco e hoje é a primeira escolha de carry no bot.
♪ "...nem sempre ganhando, nem sempre perdendo, mas aprendendo a jogar..." ♪

@Drill Barnacle Queria saber jogar de .

Tropa

MANDA UM SALVE PRO RYZE BLZ ^^
Arauto

A Caitlyn está maravilhosa. Está extremamente forte.
Recomendo que nerfem os itens de crítico, que estão muito fortes, e nerfem a Caitlyn porque está causando muito dano.
Sério, mal ta dando pra matar ela com dois botões no Late game, assim não dá essa situação.

Fazer uma Buld pra ADC que só favoreça uma Habil de CD de 1 minuto? Isso ta muito forte. ADC bom mesmo tem que parecer uma metralhadora: ter 2.5 de ATK Speed e causar 50 de dano em um tank de 4k de HP.

Bom mesmo seria se desse pra matar todos os ADC com 1 botão só, principalmente no Late game. Por isso, estou pedindo que nerfem mais ainda os ADCs, e deem um Buff na Diana, no Zed, no Kayn e no Kha Zyx, Esses campeões não estão conseguindo cumprir com a função deles direito.

E por favor, aumentem a passiva do Yasuo: Duração e tempo de recarga dela. Aproveitem e aumentem também em 5 segundos a parede de vento, e diminuam 5 segundos do CD base. Mal ta dando pra jogar com ele no Bot.

Obg pela atenção.

---

Senhoras e Senhores, peguem as pipocas

---
Arauto

Cait é um dos meus adc's preferidos junto com Jhin e Jinx. É disparado o melhor campeão que sei jogar. Pra mim a Cait não é apenas forte, ela é safe. Se perder a rota, da pra farmar, pokear e sair correndo caso de caquita. Se a rota está favorável dá pra partir pra cima. Comparada a outros atiradores ela não está lá essas coisas ( Kaisa e Lucian, por exemplo). Tá difícil querer jogar com ela quando se tem outras opções muito mais fortes. Mas no geral ela está saudável. Aperto dos mortos vivos não há torna mais forte, mas abre o leque de estilo de jogo com ela. Eu tenho a impressão de que logo o headshot vai comer solto...
A única coisa que eu detesto na Cait, que eu acho uma afronta para a campeã, tanto pra história e temática dela como a personalidade, é o estilo de roupa dela. Pq infelizmente a receita de bolo pra campeãs de lol é peito, bunda, calça colada ou mini saia (com exceção da minha linda Jinx que não tem nada disso xD s2). E mini saia e "cinta-liga" não tem nada a ver com a temática e personalidade da campeã.
https://banjomanbold.files.wordpress.com/2012/12/pato_aviao.jpg?w=640

Pra mim é de longe a melhor ADC amo muito ela, depois jinx e depois mf. Foi a primeira skin que comprei no jogo foi pra ela, agora oq estraga um pouco pra mim é a ult dela que eu acho um pouco fraca mesmo quando ela ta com um dano bom... de resto acho ela bem boa e equilibrada.
Dragão

Cait é minha 2 champ que mais sei jogar de adc ;-;

Ela é uma campeão muita boa de se jogar, tem uma mecanica sensacional
Unico nerf que odeiei nela foi tirar a passiva escalando com runnan
Jinx dançando ao som de músicas aleatórias:
https://twitter.com/JinxDancing
https://www.facebook.com/jinxdancing
Barão

Uma das minhas adcs favoritas, mas ultimamente não tenho consigo jogar com
ela de jeito nenhum... Com ela eu não consigo colocar pressão, contra ela só farmo debaixo da torre, vai entender.... Talvez seja pq tenho azar com sups hehe

Acadêmico de Piltover

Eu acho que ela ta justa, ela ta respondendo ao que assassino faz, matar com pouco esforço, já que a Caitlyn não tem escape então o que ela pode fazer é dar dano, mas ela é super dependente de item, precisa de no mínimo 2 itens completos para dar um dano bom.
Jean Samyr Sawada
Tropa

Faltou falar sobre aquela mecanica dos 6 tiros dela.

É por isso que eu estou usando Veigar SUP,a partir dos 10 minutos é só Q R que eu mato esse negócio e não deixo crescer no jogo.
#PorUmFórumComMaisLiberdadeDeIdéias AVANTE!!!
Aronguejo

Na maioria das vezes que eu jogo de caitylin, so da vontade chorar, eles transformarem ela em puro **cogumelo do teemo**, destruiram a lane phase dela, o scale e seus itens, hoje ela precisa quase estar full biuld pra começar a dar dano, tu tem que jogar umas 3 vezes mais que seu adversario pra conseguir carregar com ela.

Minha humilde opinião sobre a Caitlyn e todos os outros adcs:
São deuses desde a s7, simplesmente fazem o que querem o jogo inteiro, possuindo mais dano do que assassinos, isso instantâneo, não tô nem falando de DPS, causam esse dano de um range ridículo de seguro(principalmente a Caitlyn) e todos possuem alguma forma de escape/desengage, se estiverem de igual pra igual contra um assassino irão facilmente ganhar do mesmo, mesmo sem um suporte ao lado. Além de que qualquer adc derrete um tank. Assassinos não estão assassinando e tanks não estão tankando, e mais uma vez, não é porque eles estão fracos, e sim porque adc's estão muito fortes há um bom tempo.
Como um main assassin, gostaria que todos os adc's e suportes de peel fossem nerfados, pois falam que estão nerfados mas assassinos continuam apanhando para conseguir chegar no adc e, quando gastam todo o combo para tentar causar um mínimo de dano, não causaram nada porque uma lulu simplesmente apertou R e E no adc(skills de alvo), ou após todo o sacrifício de atravessar a frontline ou chegar pelas costas do adc, o assassino simplesmente é jogado longe por uma janna que só teve o trabalho de apertar R. Sem contar os tanks que deveriam dar uma parada no adc para que o time possa adentrar pela frontline e chegar nos carries inimigos, coisa que não anda acontecendo.
No geral, quem ganha o bot ganha o jogo. Como um main assassin cansei de ter que focar meu jogo em outra lane, cansei de perder partida porque a vantagem que eu fico não é suficiente(não adianta estar 20/0 de zed se tiver qualquer adc 7/0 lá, que terá total ajuda do time), cansei de ter que torcer para que meu adc seja melhor do que o do time inimigo, já que minha habilidade individual não importa nesse game, não importa o quão bom você seja, se o time inimigo fizer o básico(proteger o adc)e o adc inimigo estiver feedado, suas chances de vitória são praticamente nulas. Saudades de quando era possível subir de elo por ser melhor que o adversário, não por não jogar de adc.

OBS: Assassinos ainda conseguem carregar um jogo, mas somente se estiverem extremamente feedados e a sua equipe conseguir aproveitar a vantagem que você concedeu à sua equipe. Além disso, tal game não pode chegar no late, onde não importa o quão feedado você esteja, o quão bem você jogue, basta que qualquer supp com seus 3000 itens para proteger adc não desgrude dele que você não conseguirá fazer nada em tf.

OBS²Smiley Surpriseds únicos que conseguem chegar aos pés de adc's são certos lutadores, somente quando feedados (jax por exemplo)

além disso, não sei o motivo mas eu tenho preconceito com adc's, me parecem ser muito sem mecânica, os mais diferenciados são Jhin, Draven e Ezreal, e mesmo assim não é muita coisa, para mim, todos são champions nos quais você só precisa do mouse para causar um grande estrago, exceto Ezreal e Draven, e, pelo menos Ezreal precisa mirar suas Skills e o Jhin mirar sua Ult e W. E ainda tem gente que fala que é difícil caitar KKKKKKKKKKKKKKKK

OBS³: Enquanto isso, mains adc choram pedindo nerf em assassinos por darem muito dano(ESSA É A ÚNICA FUNÇÃO DO ASSASSINO MAS NEM ISSO TÃO CONSEGUINDO FAZER DIREITO, UMA LUX FAZ ISSO BEM MELHOR DE UMA DISTÂNCIA TRILHÕES DE VEZES MAIOR), e mains supps choram porque jogam de Janna mas não conseguem apertar o E pra defender o adc Smiley Happy
Aronguejo

Caitlyn é incrivel. Desde que comecei a jogar league, lá em 2011, eu curto sua jogabilidade. Sempre que tinha uma FW jogava com a campeã e adorava ficar caitando(erro proposital) os meus adversários. Minha memoria mais legal de Cait foi quando roubei um barão usando a pacificadora de piltover.

Atualmente estou migrando para a lane de ADC e finalmente resolvi comprar a campeã. To jogando tanto de Cait & Ezreal que mudei meu icone para o de Piltover. Tanto que fiquei surpreso com esse tópico, pois foi uma incrível coincidência.

E não posso deixar de falar. Cait é o melhor AD Carry Ranged para aprender a jogar nessa role, recomendo muito para todos que querem começar a jogar na lane e não sabe com qual campeão começar.

Quando Cait tiver um rework visual no estilo do Ez vai ficar ainda mais linda.

"Desculpe rapazes, deixei minhas algemas de pelúcia em casa - Caitlyn"

Arauto

É só tirar as skills on target então (R do Veigar, R da Syndra, R do Karthus, E do Fiddle, algumas skills da Annie, e várias outras que por sinal fazem um impacto enorme pra algo que nem mirar prescisa) que aí sim pode botar o AA dos adcs mirados okay?(Pior que eu acho bacana a idéia, faria juz ao nome "atirador" concorda? Ai era só vincular ao A ou outra tecla)
Agora Dano instantãneo? Qual é! A classe builda full dano! E morre até pra suporte.(virou moda suporte matar adc seja em KS , ou em solo). Quem faz isso bem é o Jhin que é capaz de One Shot no AA se pegar vantagem.
Irônicamente você fala que main adc chora porque assasino dá muito dano sendo que é a função dele, mas você reclama que adc tá dando dano sendo que também é a função do adc.
Vou fazer uma pequena comparação entre as duas classes:
Assassino:
*Build focada em dano
*Extremamente móveis(sendo Katarina o mais móvel já que ela pula até em plantas, menos em wards)
*Defesa base(armadura , vida e MR) e mais alta que magos e adcs
*Corpo a corpo.

Atiradores:
*Longo alcance
*Build focada em dano
*Defesas base baixas
*Pouca ou nenhuma mobilidade(Vayne é a mais móvel pra mim devido a Move speed que ela ganha, e a frequência que o rolamento pode ser usado ser altissima quando maximizado)

E obviamente são só algumas das características das duas classes
e como pode ver , ambas focam em dano, portanto merecem dar muito dano.

Só pra você ter idéia, um assasino tem mais defesa base do que um adc(afinal tem que se arriscar né?), e alguns são capazes de matar mesmo estando atrás(aconteceu no mundial inclusive, uma LeBlanc dando One Shot numa KaiSa mesmo estando atrás e com um Rakan do lado).
Até um suporte(os mais squeashes no caso) não aguenta um assasino caso seja pego( Janna , Soraka e Lulu são casos a parte ,porque são cancerígenas mesmo, ou como o Matta diz, "Mininix")

Me responda uma coisa: "Segundo a Lógica"(de algumas pessoas) , um adc não pode solar um assasino, e um tanque não pode solar um adc concorda?(lógica do pedra, papel , tesoura) Sendo assim, porquê o Rammus existe então? Acha justo morrer para o próprio dano? Ou morrer pra classes que nem fazem dano?(tanques e suportes). Tem certos detalhes que tão prescisando ser revisados, ou popularmente dizendo: Riot não ta sabendo balancear.
Arauto

sla, os adc precisava voltar a função deles (o q ta voltando aos poucos)
Não sou main adc, mas acho q ela ta no ponto. Se nerfar ela, pode correr o risco de matar o champ (o q fizeram umas att atrás com os adc em geral)

@iMiraZuke

Não, eu não acho justo tank dar dano, se bem que na maioria dos jogos os TANKS têm um dano ridículo de absurdo, porém em troca de um mobilidade horrível, coisa que não vemos nesse jogo(o próprio rammus com uma mobilidade absurda com aquele Q dele)
Se for pra ser assim, que seja sem dano. Não discordo do adc dar dano, eu mesmo digo que essa é a função dele, mas eles dão mais dano que assassino de uma distância mais segura. Assassinos são solados por qualquer coisa cara. Você citou LeBlanc, mas é um champion que eu considero cancerígeno e assassino mago pra mim nem é assassino na verdade kkkkk. Assassinos não são necesseriamente melees(Ahri tá aí, outro câncer).

E sim, eu acho que um adc não deveria poder solar um assassino, porque isso quebra a função do suporte, e um tanque não deveria poder solar o adc, somente aguentar a porrada para que os carries do time(apc e adc aliados) possam fazer um estrago.
Tanks são uma classe que eu acho ridícula de forte jogando de assassino, eles me comem na hora. Porém adc's derretem a maioria. Veigar é outro câncer mongoloide, você pode fazer uma build full tank pra ele, sem 1 item sequer de ap, mas se você farmar bem chega uma hora que você explode só na ult. Ult do karthus pra mim não faz diferença pois tem um cooldown gigante, porém eu bem que gostaria que diminuíssem o cooldown e nerfassem o dano. A Syndra é outro champion que só precisa apertar R se tiver umas bolinhas no mapa, não preciso comentar sobre. O Fiddlesticks tá todo ridículo, inclusive nem passiva ele tem.
No geral, sou totalmente contra uma skill de alvo dar um dano absurdo(qual é, eu de veigar já derreti um rammus fulll tank só com Q e ult) e totalmente contra CC's de alvo(Ryze te olha e tu toma snare KKKKKKKKKKKKKKKK, pelo menos é pequeno)
Entenda, não tenho nada contra quem joga de adc, o que eu tenho contra é eles estarem demasiadamente fortes em relação à classes como assassino, que no final do jogo quase não causam impacto(Se teu assassino for AP e no time inimigo tiver um galio, tu não vai fazer nada kkkk). Ao meu ver, os únicos que batem de frente com os adcs são os lutadores, e isso tá bem complicado. Engraçado os tanks tankam muito um assassino, mas chega uma Fiora e mata um Cho'Gath 7k de vida com 400 de armadura em apenas 3-4 segundos(Eu era o Cho'Gath), ou um adc com guinsoo stackada e faz o mesmo.
É exatamente isso que foi dito: Riot não sabe balancear
Seria tão bom poder jogar com o champion que você quisesse sem ser completamente derrotado a partida inteira. Não estou falando dos mongoloides monos do diamante pra cima, tô falando da galera do normal game, é triste tu pegar uma Rek'Sai e tentar fazer algo, mas não conseguir simplesmente porque o jungler inimigo é trilhões de vezes mais forte, e olha que nem tô falando de counter.
Enfim, eu realmente odeio adc's por todo o choro, mas nada contra quem joga com a classe e joga bem.
Assim como acho que Janna e Lulu nem deveriam existir, skill target nunca foi do meu agrado(pelo menos não desse jeito ridículo, um Talon com um Qzinho target é de boa porque ele tem que ir pra cima do cara pelo menos)