cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Nerfa Isso Rito #39 - O Retorno Fúnebre de Karthus

Moderador

Nerfa Isso Rito #39 - O Retorno Fúnebre de Karthus

Fala galera, estamos começando mais um Nerfa Isso Rito, um quadro pra gente discutir assuntos pontuais sobre mecânica e jogabilidade aqui no fórum, e lembrando que aqui nós NÃO VAMOS DISCUTIR APENAS NERFS, qualquer assunto relacionado a mecânica dentro do jogo que estiver em alta no momento será abordado aqui. 

Agora que já estamos vendo o meta da Pré-Temporada se estabilizar um pouco mais, acho que já é um bom momento para comentarmos sobre as escolhas mais impactantes dessa Pré-Temporada e como vai ficar esse meta do começo da Temporada 9, então se tiverem sugestões de temas impactantes nesse meta que vocês acham válido discutirmos aqui, podem mandar

E hoje vamos falar de um Campeão que sempre foi meio apagadinho e aparecia no meta só de vez em quando, mas esse ano apareceu bem forte em 2 momentos bem problemáticos do jogo mostrando o quão forte ele pode ser caso consiga atingir suas condições de vitória mais facilmente. Karthus foi criado com a ideia de representar um espírito imortal que eventualmente desvendou os segredos da morte e hoje traz esse presente da da eternidade espectral aos vivos como se fosse um apóstolo dos mortos-vivos. No jogo isso se traduz como um Mago de Batalha que demora bastante para atingir o seu pico de poder e com pouca utilidade, mas que possui um potencial de dano por segundo extremamente alto, além de ter um leve potencial de contribuição de dano onipresente com a sua ultimate, e principalmente poder ultrapassar os limites da morte por um tempo, o que o permite atuar em um posicionamento mais agressivo e ainda assim poder continuar contribuindo com o dano para o seu time.

No competitivo Karthus sempre foi uma escolha um pouco de nicho pois em metas onde ele podia ter mais liberdade para ficar bastante tempo farmando para crescer no jogo, ele conseguia aparecer um pouco nas rotas solo, fora que com um time muito bem coordenado fica mais fácil tirar o máximo de potencial da sua ultimate para realizar jogadas e emboscadas podendo ganhar uma espécie de vantagem numérica mesmo sem precisar sair da rota para isso. 2018 foi um dos anos em que ele mais teve destaque, em especial quando tivemos o meta de afunilamento de ouro onde os times conseguiam deixar todos os recursos da rota e da selva apenas para Karthus, fazendo assim com que ele ficasse com muitos itens e níveis a frente e se tornando uma ameaça quase que impossível de se lidar aniquilando o time inimigo inteiro com uma ultimate só. Agora na Pré-Temporada ele tem se destacado bastante graças as mudanças nas runas permitindo que ele pegue a ávore da Precisão sem ser muito punido, ganhe mais status defensivos no começo do jogo para sobreviver melhor a fase de rotas/limpeza da selva e a mudança da Colheita Sombria que tem bastante sinergia com a sua ultimate.

Agora é a hora de vocês darem a opinião de vocês, deixem nos comentários o que vocês acham do Karthus, se gostam dele e porque, se acham que ele está forte ou fraco, se gostaram das aparições dele no competitivo e dos metas em que ele se destacou bastante, se curtem a temática dele de espírito imortal que atua como um arauto da salvação pela morte, e se acham isso bem representado no jogo como mago de batalha de fim de jogo que consegue momentaneamente ultrapassar os limites da morte e aniquilar todos com seu réquiem mortal, se concordam com as mudanças que ela recebeu ao longo do seu histórico e quais são as suas expectativas para ela nas próximas atualizações. 

E lembrando mais uma vez que qualquer crítica, feedback ou sugestão que vocês tiverem sobre o tópico podem deixar nos comentários que será super bem vindo e vai me ajudar a entender melhor o que vocês preferem. Até mais o/  

25 RESPOSTAS
Tropa

Re: Nerfa Isso Rito #39 - O Retorno Fúnebre de Karthus

Gostei do post, parabéns! ^^
Comecei a jogar de karthus a algum tempinho, eu vejo as pessoas falarem que ele é muito roubado ou algo do tipo, mas eu acho ele bem balanceado, igual os outros campeões ele pode ser facilmente destruído se o time inimigo fazer os itens corretos (resistência magica etc), e igualmente como os outros campeões, se ele ficar feedado com vantagem, provavelmente vai conseguir matar com facilidade qualquer outro campeão, assim como zed, yasuo, artrox etc.
Assim como ele tem vantagens com sua ultimate em área, ele tem suas desvantagens com a mobilidade e tempo de recarga da ultimante e facilmente pode ser morto se estiver mal posicionado.
Na minha opinião ele não deveria ser nerfado e nem buffado, já que ele só irá crescer caso consiga um bom farm e abates (sendo que isso acontece com a maioria dos campeões). Mas é isso, entendo a preocupação das pessoas ao jogar contra um Karthus, mas se jogar pensando e como fazer o karthus não crescer, pronto terá um karthus sem dano no jogo. ^^
Dragão

Chamou?

"Alguma vez você já escutou o chamado?"

O MAIOR problema do Karthus é a ult,porque 90% dos jogadores ultam durante a tf,sendo que a ult é depois que acaba a tf ou quando o Karthus morre.
Arauto

Quando meu primo me apresentou o lol pra mim, o campeão que me chamou a atenção foi o Karthus por que a imagem dele é massa é muito Gótico, na época gostava de musicas pesadas como rock e metal e me identificava com ele, só que pra um iniciante na época era muito difícil a mecânica dele ate meu primo não conseguia jogar com ele ele tinha mais tempo de jogo do que eu, esse ano foi uma realização pra mim por que eu peguei M7 do Karthus e eu fiquei tão feliz por isso um campeão que gosto muito e agora o meu meta pra ano que vem e colocar ele como um dos 3 campeões com mais pontos de Maestria no perfil, eu aproveitei a runa da Colheita Sombria e a pouca resistência dos adc's pra realizar isso, acredito que ano que vem vai ser difícil por conta dos buffs que estão pra por nos adc's. adoro quando vem o time todo pra cima e te mata e depois você ulta e dá pentakill

esse vídeo foi feito no dia 30/05/18. adorei quando lançaram um vídeo com a presença dele:

tem quer nerfar isso aí, eu estou lá na pqp e do nada vem a ult dele e me mata...s ult dele tinha q funcionar em apenas 1 champ

ta foda ai vei

Karthus é um campeão bom, digamos que balanceado dentro dos seus termos. Suas condições de vitória são bem diretas, simples e recompensam muito o jogador que as conseguir alcançar, algo que todos sabemos ser o padrão dentro do LoL.

Em termos de itemização ou na escolha de runas não tem algo que você possa chamar de "core", na verdade ele segue o lema do jogo perfeitamente: "Jogue do seu jeito". Eu, particularmente, utilizo a runa Caçador pra amplificar diretamente o dano da ultimate (que se torna meu principal foco), mas Invocar Aery, Colheita Sombria e Cometa Arcano são todas runas viáveis para o campeão.

Infelizmente não vejo ele em uma boa janela no futuro. Se continuar da maneira que está, o meta irá tender para campeões com alto controle de rota e potencial inicial razoável, algo que infelizmente o Karthus não possui de maneira satisfatória para cumprir esses quesitos. Apesar do custo benefício do campeão ser alto, a Counterplay dele é bem óbvia e dependeria de uma sinergia gigantesca para encaixá-lo em alguma situação atual.

Ele é uma das minhas escolhas seguras quando caio no Mid, gosto do estilo de controle que ele adquire e acredito que dentro das minhas filas ranqueadas o campeão consiga ser bem efetivo tendo grande presença em lutas e execuções, além do dano do Réquiem, uma das minhas ultimates favoritas mecanicamente (justamente por ser bem simples).

nerf akali please riot my god it's very broken

Para mim foi ótimo que o campeão conseguiu achar o seu cantinho por que se for olhar 1 ano atrás ele quase nem aparecia em partidas e quanto a história dele acho muito interessante.

Sempre bano ela kkkkk
Arauto

@Drill Barnacle Faz o Prox da Janna, plzz!!

Karthus é um ótimo campeão para aprender varias mecânicas do jogo na minha opinião.
Com ele você aprende a dar harass consistente.
Ter mais map awareness, por causa da ult e porque é um campeão muito fácil de ser gankado.
Paciência para jogar safe até seu momento de power spike chegar.
A temática dele é muito bem reproduzida em suas falas, passiva e habilidades, é um campeão bastante coeso e com jogabilidade bem simples, afinal é tão fácil morrer quanto jogar de Karthus haha.
Arauto

Seria minha segunda maestria (dpois de Jayce, meu marido lindo q amo mto)
Assim, acho o Karthus bem equilibrado. há mtos itens q o countera (). 

Tem outros champs q tinha q nerfar de fato... No máximo tinha q regular a ult dele com o tempo desses itens, pq tem um momento q simplesmente vc não faz nada com a ult e o inimigo full zhonya

Favor diminuir o cooldown da ult, podendo diminuir até mesmo o dano, pois todos os itens que counteram o Karthus têm um tempo de recarga muito menor que o da Ult do mesmo, portanto não é uma escolha difícil fazer um cronômetro e depois uma zhonyas, ou um banshee, ou mesmo um limiar da noite, que se usado assim que aparece a ult do karthus na tua cabeça, é possível ativar.
Fora isso, é um ótimo campeão, o problema é realmente só a ult que fica um tanto quanto inutilizada, e convenhamos, as ults dele que mais dão certo são depois que acaba a tf e ele já está morto, assim como o resto do time, então de nada adianta ele matar vários do time inimigo só com a ult se não vai ter ninguém para levar objetivo. O dano é bom, mas só no final do jogo, e mesmo assim com 1 item de resistência mágica esse dano já fica uma porcaria. Além dos vários champions que podem bloquear a ult do Karthus sem fazer item algum.
-Nocturne
-Sivir
-Fizz
-Shaco
-Zed
-Master Yi(eu acho)
-Yasuo(se tiver com a passiva cheia)
-Zac
-Anivia
-Aatrox
-Kayle
-Kindred(que inclusive salva o time inteiro kkk)
entre outros
Então, para não nerfar os outros campeões, eu vejo que diminuir o dano mas também diminuir o cooldown da ult do mesmo é uma boa escolha.
Highlighted

NERFA O DANO E ABAIXA O CD DO R problema resolvido

A melhor opção é realmente essa de nerfar dano e diminuir cooldown
Lembrando que mesmo os champions que bloqueiam a ult do karthus usando também sua ult, possuem um cooldown muito menor na mesma, além de não ser possível interromper a ult, a do Karthus é necessário estar morto ou posicionado de forma que você não morra ou não sofra silence, stun e nem seja empurrado enquanto estiver ultando.

e ainda deixo uma ideia aqui:
poder criar partida modo teste com 1 amigo, não mais do que isso
Por que?
Simples, há algumas coisas que você poderia testar de forma mais fácil, ao invés de ter que ficar esperando cooldown ridículo
Ex:
"Será que a ult do Kassadin bloqueia a ult do karthus?"
Porque o zed faz isso usando o W e o conceito é o mesmo.
Mesmo que consiga bloquear, talvez você acabe achando que não é possível porque não testou vezes o suficiente para confirmar.
Você testou com um amigo em uma partida personalizada esperando vários e vários minutos para poder fazer 1 único teste, é cansativo. Testar com os cooldowns zerados é muito melhor, abriria oportunidades para novas jogadas no meio de partidas normais/ranqueadas. Aí sim alguém poderia dizer que tem maestria com um campeão, testando todas as situações possíveis.

Não vejo ele como um Champ ameaçador como Yasuo ou Zed são no jogo. Ele não é popular, mal lançam Skins para ele por ser esquecido. Vocês deveriam aproveitar a fama dele e fazer uma skin.

A maioria tem preguiça de fazer itens com dano e resistência mágica e isso beneficia demais o Karthus. A ult dele está lhe aborrecendo? Compre uma banshee ou um Zonia e pronto! Champs de habilidades são fáceis de counterar diferente de Champs com dano no ataque básico como o Yasuo que nem com Coração Gelado este Champ para de causar dano!

é complicado o garoto mesmo depois de morto aperta R e mata geral, se nao mata deixa sem vida e o restante do time faz o resto