cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Nerfa Isso Rito #36 - A Investida Liderada por Leona

Moderador

Nerfa Isso Rito #36 - A Investida Liderada por Leona

Fala galera, estamos começando mais um Nerfa Isso Rito, um quadro pra gente discutir assuntos pontuais sobre mecânica e jogabilidade aqui no fórum, e lembrando que aqui nós NÃO VAMOS DISCUTIR APENAS NERFS, qualquer assunto relacionado a mecânica dentro do jogo que estiver em alta no momento será abordado aqui. 

Já tem mais de uma semana que acabou o Mundial e estamos prestes a entrar na Pré-Temporada, então vou continuar aproveitando pra focar em algumas escolhas que brilharam no Mundial já que a grande maioria delas ainda está sendo muito impactante no meta atual. E mais uma vez eu vou repetir o formato mais curtinho falando só o básico do Campeão mesmo pra que vocês tragam a tona os assuntos que vocês querem discutir sobre os Campeões e que foquemos mais no debate e diálogo ao invés da informação pura. 

E hoje vamos falar de uma Campeã que é conhecida por ter uma das correntes de controle de grupo mais forte da rota inferior e que é uma das principais escolhas para suportes iniciantes que querem começar a jogar com alguma escolha mais tanque e com engajamento forte. Leona foi criada com a ideia de representar uma guerreira sagrada dos Solari que invoca o poder do aspecto do Sol nos seus ataques lenvantando sua espada para liderar a investida contra os mal intencionados e seu escudo para proteger Monte Targon. No jogo isso é traduzido como um suporte Tanque Vanguarda, focado completamente em iniciações pesadas ou pick-offs, trazendo não só uma corrente de controle de grupos extremamente forte e demorada, como também bastante dano extra para os seus aliados com sua passiva, fazendo engajamentos extremamente diretos e mortais.

No competitivo Leona sempre teve uma aparição moderada, em metas favoráveis a suportes tanque de iniciação ela aparece um pouco, e em metas desfavoráveis ela não aparece nem como pocket pick. Isso se deve ao fato de o kit dela ser muito unilateral e direto, se ela inicia o seu engajamento ela não tem como voltar caso algo dê errado, o que faz com que seja muito fácil "tentar" a iniciação dela em uma emboscada pra depois poder focá-la quando estiver mal posicionada e isolada. Além disso o kit dela tem uma ausência de boas ferramentas para desengajar, o que faz com que seja mais complicado pra ela lidar com situações onde ela precisa proteger o time dela, e por isso constantemente ela acaba sendo bem menos priorizada que outros suportes que conseguem proteger melhor como Alistar, Thresh ou Braum mesmo em metas onde suportes de iniciação são muito valorizados.

Agora é a hora de vocês darem a opinião de vocês, deixem nos comentários o que vocês acham da Leona, se gostam dela e porque, se acham que ele está forte ou fraca, se gostam de quando ela tá forte no meta e dá uma aparecida no competitivo, se curtem a temática dela de guerreira sagrada do sol que lidera a vanguarda, e se acham isso bem representado no jogo como suporte tanque de iniciação pesada que "só vai", se concordam com as mudanças que ela recebeu ao longo do seu histórico e quais são as suas expectativas para ela nas próximas atualizações. 

E lembrando mais uma vez que qualquer crítica, feedback ou sugestão que vocês tiverem sobre o tópico podem deixar nos comentários que será super bem vindo e vai me ajudar a entender melhor o que vocês preferem. Até mais o/ 

31 RESPOSTAS
Tropa

Re: Nerfa Isso Rito #36 - A Investida Liderada por Leona

Acho bem legal a tematica dela , boas skills , mas ela é um pouco  suicida em algumas ocasiões quando o time não te acompanha , percebi q em elos mais baixo (bronze , prata e gold ) ela nao funciona muito bem , ela é facil de se aprender a jogar por isso atrae jogadores novatos mas na maos dos novatos é q se faz mais mer@$#% com ela se matando nas rotas e nas tfs , acho q o que falta pra ela é uma maneira de pode sair mais facil de uma tf ou de uma situação inesperada como pyke (skill W) , rakan(skill E) , braum (skill W) , morgana (skill E) e por ai vai mas quem sabe mais pra frente em algum rework da vida .

Arauto

Ela é um caso de amor e ódio para mim. Temática maravilhosa, mas a gameplay dela deixa demais a desejar, mesmo para um campeão que teoricamente é simples e antigo.

Lembro que quando comecei a jogar, lá em 2012, comentaram que ela foi pensada para jungle, mas o kit dela nunca funcionou realmente bem fora da role de suporte, e mesmo ai ela nunca brilhou tanto pelo fato de varios suportes fazerem o mesmo que ela, só que de uma maneira mais eficiente e com mais ferramentas para mais situações, concedendo mais versatilidade.

Na minha opnião ela precisa de um remake no nível do Xhin Zao, mudanças pesadas em duas habilidades (na minha opinião: Passiva e W atual poderiam ser fundidos de alguma forma, e dar uma nova habilidade básica para ela) e ajustes no restante para reforçar identidade e abrir possibilidades de builds, talvez revisitando a idéia dela ser uma possivel caçadora.

Aronguejo

Eu particularmente gosto da Leona, tanto da sua aparência, quanto de seu conceito, como de seu estilo de jogo, mas entendo que alguns pontos nela poderiam ser modificados para ficar mais coerentes com a ideia dela, dentro da minha interpretação.

A Leona não mudou praticamente desde que foi criada. As mudanças ao longo dos patches foram bem suaves. A maioria dos ajustes de buffs e nerfs tiveram mais relação com mudanças de talentos, runas e itens do que por desbalanceamento dela própria. Eu gostaria de dizer que das mudanças ao longo do tempo, a que foi feita na Labareda Solar [R] do patch 6.14 eu achei ruim do ponto de vista de design.

Sendo bem direto sobre os pontos mecânicos da personagem que eu acredito que merecem mudança:
1) Coeficiente do Q (Proteção da Aurora): o conceito dessa habilidade é uma pancada muito forte com o escudo grande e pesado que ela tem – o Escudo da Aurora. Eu não vejo sentido para a habilidade ter um coeficiente de dano mágico. Na minha opinião, essa habilidade deveria causar dano físico, além de ter um coeficiente relacionado com ao menos uma das duas alternativas: a) armadura total; b) pontos de vida atuais. Entendo que faz mais sentido pelo fato do golpe dela estar diretamente relacionado com a qualidade da própria armadura e também com a saúde física dela para dar a pancada.

2) Inconsistência de tradução para o nosso servidor: na versão norte-americana, tanto a habilidade Q (Shield of Daybreak) quanto a E (Zenith Blade) estão coerentes com os nomes, também em inglês, da espada e do escudo da Leona no lore dela em inglês (https://universe.leagueoflegends.com/en_US/champion/leona/). Aqui a habilidade Q ficou como Proteção da Aurora e o E como Lâmina Zênite, sendo que no lore traduzido (https://universe.leagueoflegends.com/pt_BR/story/champion/leona/) os nomes ficaram como Escudo da Aurora e Espada Zênite. Se for seguir com fidelidade a versão original, seria adequado mudar o nome dessas duas habilidades aqui no nosso servidor, tanto o Q para Escudo da Aurora, quanto o E para Espada Zênite. É apenas um detalhe, mas é algo que ajuda a tornar ainda melhor o jogo.

3) Mudar a habilidade passiva: é uma habilidade que na minha visão não faz nenhum sentido lógico com o conceito e com o design da personagem. Essa passiva ajuda na questão de opressão dos alvos através de um bônus no dano, mas não tem nenhuma sinergia com: a) os próprios ataques dela; b) com a role dela (suporte tanque de vanguarda). Eu não tenho nenhuma ideia inovadora e interessante para uma nova passiva, mas mudaria ao menos um aspecto, assumindo que a ideia é manter a passiva dela com essa mecânica: fazer com que a marca do sol só possa ser ativada por ela mesma.

4) Mudanças visuais de algumas habilidades: acredito que o Q (Proteção da Aurora) poderia ter uma animação visual mais impactante, para representar melhor uma pancada violenta dada com o escudo. E a habilidade W (Eclipse) poderia ser atualizada também. As demais estão ok para o meu gosto.

5) Mudanças no R (Labareda Solar): a mudança feita no path 6.14 eu removeria. Se eu fosse fazer mudanças no R, faria ao menos uma das duas: 1) aumentar a área de efeito conforme os níveis da magia (indo até um máximo de até +50% na área de efeito); 2) aumentar o alcance da Lâmina Zênite [E] durante alguns instantes (até uns 2 segundos depois, por exemplo) logo após a conjuração da Labareda Solar. A primeira sugestão vai no sentido de tornar ela mais capaz de colocar em prática sua poderosa iniciação, considerando que no mid e end game os adversários tem mais mobilidade (o que torna mais difícil para a Leona acertar o seu ultimate) e também pelo fato de que, com os times jogando mais juntos pela disputa de objetivos, uma área aumentada pode ser mais forte se bem encaixada. A segunda sugestão vai no sentido de facilitar uma corrente de controle de grupo (R > E) e também de aumentar o alcance e profundidade do engage dela.

Entendo que essas mudanças ajudariam a Leona a ficar mais coerente em vários sentidos, também escalonando um pouco melhor para o final do jogo e facilitando que ela execute a sua função. Na prática mudaria muito pouco porque entendo que ela tem uma posição clara, marcante e satisfatória de jogo.

@kaksan
Eu discordo da ideia dela sair de TFs, colocar um escape nela é contra a ideia de All In da campeã, faz parte da curva de aprendizado dela saber quando ir ou não e assim que você escolhe ela tem que ter noção de que vai se matar para um "bem maior" as vezes

@Enyalios

"e mesmo ai ela nunca brilhou tanto pelo fato de varios suportes fazerem o mesmo que ela"

Eu sei que foi um comentário sério, mas não posso deixar de dizer que eu ri disso.

Arauto

@kaksan Acho q mudar a mecanica dela por que low elo não sabe joga não faz sentido, o engage extremamente forte dela que não tem nenhum boneco q faz tão bem, se vc der a chance dela dar engage e sair vo jogar com ela de assassino então , vai fica muito desbalanceado, levando em concideração que: se ela dar o engage (all win) em um inimigo ou tf e o time acompanhar a probabilidade de vc ganhar é alta se não matar, tira pelo menos um flash inimigo

Highlighted
Arauto

@Bellyon Ta querendo buffar bem a Leona em kkkkk, dano fisico no Q se ta loco, a passiva tem muito a ver com ela pq ela da um buff de dano e suporte é pra dar suporte não ser assassino, Acho que ela esta Boa presisa so de um Buff na vida base e tals igual todos os tanques, a Ult então mais se ta trolando certeza, tem um tempo de recarga baixissimo

Arauto

@Jack Nickleskkkkk foi um comentário sério mas a piada foi "semi-intencional".

@Bellyon Salve camarada! Concordo integralmente com a parte das traduções, realmente tá um negócio bizarro que deveria ser corrigido. A parte das animações, particulas e texturas receberem uma atenção ajudaria também no rejuvenescimento dela. No resto acho que o problema dela é que, tirando a ultimate, eu não sinto que ela é o Aspecto Solar de Targon (especialmente após ler as histórias dela e da Diana), muito menos que ela "lidera" algo.

É ok o dano dela ser de fonte magica, mas concordo que poderiam dar uma mexida em alguns pontos na questão dos coeficientes dela para incentivar aproximações novas para a personagem, ou ao menos dar algum refinamento para a sua jogabilidade. baseado no que falei no post anterios minhas sugestões:

• Nova passiva (Mesclando a passiva atual com seu W atual) LUZ SOLAR: toda vez que Leona atingir um inimigo com habilidades, ela invoca a Luz do Sol sobre ambos, podendo acumular até 3 vezes em si mesma e nos inimigos atingidos, detonando com X de dano em uma área ao redor dos alvos marcados quando Leona for atingida por ataques inimigos, ou quando os aliados de Leona atingirem os alvos marcados. Enquanto estiver com Acumulos de Luz Solar, Leona recebe proteção adicional Y Armadura (+X% da Armadura bonus de itens) e Y Resistencia Mágica (+X% da Resistencia Mágica bonus de itens), com X segundos adicionais de proteção cada vez que a detonação de Luz solar atingir um Inimigo ou Leona.
  • ECLIPSAR (novo W): Quando houverem alvos marcados com Luz Solar ao alcance, Leona consome todos os seus acumulos, diminuindo efeitos de cura e escudos lançados nos alvos por X segundos.

Alias se houver um remake nela e na Diana, espero que sejam em conjunto como irão fazer na Kayle e na Morgana, e que elas tenham ao menos uma habilidade com interações especiais entre si, ao molde da Xayah e Rakan...

Arauto

Vou mandar a real aqui para vocês, mobilidade está se mostrando um atributo forte até demais nesse meta. Assassinos explodem alguém e podem simplesmente escapar. Talon é um exemplo de mobilidade exagerada. O E tem um CDR baixo demais, permitindo ficar pulando paredes a todo o tempo.

Eu concordo com um comentário em que diz que ela é meio suicida quando time não acompanha pelo fato dela não ter scape, fora isso eu não vejo a Leona como uma grande ameaça e um campeão desequilibrado, pois a Seju tem muito mais controle de grupo que ela por exemplo.
Agora o que eu quero saber é que dia vão lançar a skin dela ;-;

Minha Main <3 . Na minha opinião acredito que a temática dela não representa muito o que ela é no jogo. Em sua lore ela é uma guerreira que frita geral com os seus poderes, no jogo ela é apenas um tank com 3 toneladas de CC. Seria legal fazerem mudanças em seu kit de skills. O Q dela poderia impor mais importância a sua gameplay, a habilidade é descrita como um golpe com o escudo, mas no jogo é só um autoatack usando ele. Poderia ser algo mais como uma mistura do E do Galio só que sem o avanço pra frente que ele dá (é claro que de forma balanceada). o W dela é bom, mas poderia ter mais sinergia com sua passiva ou alguma passiva nova não sei. O seu E e R são boas skills ao meu ver, mas poderia haver algumas mudanças a mais que poderiam deixar ela viável em outras posições talvez Top, que combinaria mais com sua história, afinal sempre citam ela como uma guerreira nata não uma protetora em si.
Aronguejo

O dano físico não é loucura, é coerência. Habilidades físicas tem dano físico, habilidades mágicas ou elementais tem dano mágico. Uma batida forte com um escudo é uma habilidade física. O LoL tem alguns problemas nesse ponto.

A passiva continuaria a mesma coisa na prática, tirando o fato de que quem ativaria seria ela, não um aliado.

O seu argumento de quem um suporte não é assassino não se sustenta diante do Pyke. E tem vários suportes que conseguem melhorar seu próprio auto ataque ou que tem alguma passiva que ajuda no auto ataque: Taric, Tahm Kench, Thresh, Sona, etc. a minha ideia é completamente coerente com outras coisas que já existem dentro do jogo.

Não estou trollando na ult. É melhor aumentar o CD e aumentar a área do que colocar um CD baixo e uma área pequena. Como eu disse, em nível mais alto, se torna bem mais difícil da Leona fazer o que precisa fazer.

Aronguejo

Salve! Eu também acho ok o dano principal dela ser mágico, mas não precisa que todo ataque/habilidade de um personagem seja igual. Ela é claramente uma personagem híbrida no seu conceito, como uma paladina. Tem habilidade de bater com o escudo e dar espadadas, mas também pode invocar o poder solar de Targon para cegar e queimar seus adversários. São pequenos detalhes que ajudam a melhorar a qualidade da personagem e se tornam mais intuitivos para quem não conhecer a personagem. Pense no sentido de explicar a Leona para alguém que não conhece LoL, mas conhece RPGs em geral. Não faz sentido um shield bash (pancada com o escudo) como o dela dar dano mágico.

Eu gosto bastante jogar com ela e odeio jogar contra. Cheguei a fazer jungle e mid nas ranqueadas. Na jungle tive 50% de sucesso e no mid 100%.

Eu acho ela bem balanceada, ela não tem o escape? Bom, ela é super tank e se ela der uma call errada com o E, da pra fugir muitas vezes só andando. Se derem uma alternativa de escape pra ela, dai ela fica sem ponto fraco e vai ser ban 100% das vezes kkkk.

ah lembrei de uma coisa que eu acho que poderia ser nerfada.. o E dela que atravessa paredes.. apesar que hoje atravessar paredes tá na moda, todo mundo atravessa.. nem sei porque no LoL ainda existem paredes kkkk.
Arauto

@Bellyon@  escreveu:

O dano físico não é loucura, é coerência. Habilidades físicas tem dano físico, habilidades mágicas ou elementais tem dano mágico. Uma batida forte com um escudo é uma habilidade física. O LoL tem alguns problemas nesse ponto.

O fato de uma habilidade ter escalamento de dano baseado em AP ou AD não é apenas uma questão literal, de fazer sentido, ser um golpe físico ou golpe mágico da forma como você está dizendo. Também é levado em consideração o balanceamento da habilidade. Caitlyn não é uma personagem mágica, nem mesmo sua rede é mágica, mas imagina se o dano que a Rede Calibre desse no inimigo fosse baseado no AD dela, seria extremamente OP.

A maioria dos tanks têm habilidades baseadas em AP não porque eles sejam personagens mágicos, mas para impedir que eles tenham um grande dano físico (mais do que eles já têm) e serem usados como lutadores, além de já tankarem muito.

Aronguejo

Eu tenho essa noção, Baby, mas algumas das características que tornam um jogo bom são: coerência, intuitividade, clareza e simplicidade. E da mesma maneira que é possível mudar o tipo de dano e os coeficientes de uma habilidade, também é possível mudar o dano, o tempo de recarga, a potência de seus efeitos... ou mesmo criar uma nova habilidade para colocar no lugar. Personagens tanques podem ter habilidades que causem dano físico, não escalarem bem com dano e ainda terem seu controle de grupo ajustado para se tornar melhor com itens que deem mais resistência.

Um dos problemas de design do LoL é o seu sistema de itens na verdade. Sem aprofundar muito, mas o fato de qualquer personagem poder comprar qualquer item, e dos itens serem uma parcela significativa do poder dos personagens, faz com que os personagens possam fazer builds muito fora do conceito do personagem...
Aronguejo

PS.: Só para ilustrar o caso da rede da Cait, o dano poderia ser físico e fixo, sem escalonar com nada.

Em todo caso a Leona é perfeita, pq? Pq é minha main e amo toda a bateria de skill e as gameplays que ela fornece xD
Agora sobre a falta de scape dela ou posicionamento em questão de proteção nas Tf's isso vai de quem ta jogando (e se tem noção de como jogar). Geralmente eu busco pressionar chegando e usando W,Q (caso de champions com muito scape ou mobilidade) assim forçando usar recurso que permitem ele tentar fugir com o E livre para usa-lo e segurar o inimigo novamente, Lembrando que nesse curto periodo de tempo o Q e o W já estaram pronto para uso!
Na TF, é simples busque sempre ficar do lado do seu adc ou daquele aliado que ira colocar todo mundo na mochila RSRS, até pq quem seria louco de chegar perto de uma Leona cuja o kit é 90% Stun? Se precisar equilibrar a luta à longa distancia calibre o R e qnd perceber que seu time está junto vc pode entrar e meter aquele CC gostoso (ui que delicia)
Scape? HAHA eu posso fazer um lindo copilado das minha fulgas inimigos gostam de perseguir em linha reta, Alamina Zênite (skill E) permite vc se translocar para o ultimo alvo, nada que um E para passar entre 3 ou 4 inimigos e um poderoso Q para segurar o ultimo da fila, assim em reação ao intervalo da translocação do E vc já conjura Labareda Solar (skill R) segurando os inimigos que ficaram para trás e em seguida usando o Q para o ultimo!
*Mantenha firme a tua fé, hoje lutaremos como um só!* - Leona Eclipse
Arauto

No caso do Q dela, acho que na verdade é o "Destruir o Mal" dela, carregando poder mágico para amplificar danos e atordoar o alvo, daí que não vejo necessidade do Q dela causar dano físico. Minha preocupação com ela é o fato do kit dela ser um tanto quanto linear e na minha opinião compartilhar o mesmo problema, mesmo que em uma escala menor, que outros tanques como o Nautilus ou a Sejuani, que possuem um kit bom mas são "statcheck", onde devem ser mantidos enfraquecidos pois qualquer buff os tornam monstros imparáveis.