cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Nerfa Isso Rito #26 - A Extrema Disputa de Kayn e Rhaast

Highlighted
Moderador

Nerfa Isso Rito #26 - A Extrema Disputa de Kayn e Rhaast

Fala galera, estamos começando mais um Nerfa Isso Rito, um quadro pra gente discutir assuntos pontuais sobre mecânica e jogabilidade aqui no fórum, e lembrando que aqui nós NÃO VAMOS DISCUTIR APENAS NERFS, qualquer assunto relacionado a mecânica dentro do jogo que estiver em alta no momento será abordado aqui. 

E essa semana eu decidi continuar com o mesmo formato da semana passada já que eu vi que teve um pessoal que gostou e parece que mais pessoas vieram comentar as suas ideias aqui. Então novamente o Nerfa Isso Rito dessa semana vai ser um pouco mais sucinto e sem todo aquele histórico de balanceamento que eu sempre faço, mais pra vocês trazerem e discutirem as informações. E como sempre, feedback, críticas e sugestões são super bem vindos aqui, só com as opiniões de vocês que eu vou ter certeza se eu estou acertando ou não.

E o Campeão que eu escolhi pra falar essa semana é um dos meus favoritos (não tenho nem como negar haha) e sei que também é amado (e confesso que odiado haha) por muita gente, já que mesmo com quase nenhuma presença no competitivo ele ainda se mantém como um dos Campeões mais populares do jogo. Kayn foi criado com a ideia de representar um ágil e arrogante acólito dividido por uma briga interna contra uma arma anciã onde somente 2 caminhos são possíveis, ou ele vence e se torna o grande líder da Ordem das Sombras ou o Darkin vence e consume o seu corpo para trazer destruição ao mundo. No jogo isso se traduz através de uma mecânica de transformação onde você começa como uma espécie de Lutador com bastante mobilidade, mas depois de interagir um pouco com seus oponentes você pode alcançar o seu verdadeiro potencial liberando funcionalidades extras em suas habilidade e se transformando em um híbrido com duelista ou com assassino dependendo de quais oponentes você mais interagiu. 

Em situações normais onde a coordenação em time não é tão punitiva, Kayn se mantém em um nicho específico de caçador de controle onde ele pode abusar da sua mobilidade na selva e seu dano em área pra limpar os acampamentos inimigos muito rápido e conseguindo vantagem de nível e de ouro. Após a transformação é como se ele se transformasse em Campeões completamente diferentes. No caso do Assassino das Sombras, ele evolui para um assassino rápido e fluido que abusa de áreas cheias de paredes ou de alvos isolados no mapa para realizar rápidos abates podendo perseguir seus alvos atés os confins da sua base na busca de suas execuções. Já o Rhaast se transforma em um grande duelista que se sobressai demais contra alvos mais tanques, e diferente da maioria dos duelistas, consegue manter uma presença muito grande nas lutas em equipes graças a todo o seu sustento, dano e controle de grupo em área com baixo tempo de recarga, podendo escolher entre rasgar a linha de frente inimiga ou dizimar e zonear a linha de trás.

No competitivo Kayn teve pouquíssima aparição sendo mais usado como um pocket pick tanto na selva quanto no mid, mais pra surpreender os jogadores por conta de não estarem habituados com o confronto. Muito dessa ausência se deve ao fato de o seu começo de jogo ser meio fraco para os confrontos iniciais, porém ao mesmo tempo Kayn tem a necessidade de interagir com o time inimigo para liberar a sua transformação, o que faz com que sejam altas as possibilidades de você acabar ficando muito atrás nessas interações, e mesmo que você opte por evitar esses confrontos iniciais, o caçador inimigo pode te punir muito por sua ausência concedendo muitas vantagens para as outras rotas. Tudo isso faz com que o powerspike da transformação acabe não valendo tanto a pena em ambientes onde a coordenação em time é muito mais presente.

Agora é a hora de vocês darem a opinião de vocês, deixem nos comentários o que vocês acham do Kayn, se gostam dele e porque, se acham que ele está forte ou fraco, se acham ele frustrante de se jogar contra ou acham ele balanceado, se gostaram das poucas aparições dele no competitivo e se gostam deele não aparecendo tanto assim por lá, se curtem  a temática dele e a acham bem representada no jogo, se gostam mais do Assassino das Sombras ou do Rhaast, se concordam com as mudanças que ele recebeu no seu curto histórico e quais são as suas expectativas para ele nas próximas atualizações. 

E lembrando mais uma vez que qualquer crítica, feedback ou sugestão que vocês tiverem sobre o tópico podem deixar nos comentários que será super bem vindo e vai me ajudar a entender melhor o que vocês preferem. Até mais o/ 

24 RESPOSTAS
Dragão

Re: Nerfa Isso Rito #26 - A Extrema Disputa de Kayn e Rhaast

Eu gosto da mecânica do Kayn, ele foi um dos campeões mais inovadores lançados recentemente. Eu só não gosto de jogar contra ele, tô de boa na lane e quando vejo ele vem pra cima de mim com o Q+W e me mata kkkkk
Tropa

Eu só tenho uma coisa a dizer, Rhaast >>>>> Kayn

Habilitei hoje, e fiquei surpreso com a facilidade que ele limpa os campos, era o pick que faltava na minha pool de junglers que era basicamente Jarvan IV e Jax. E o melhor de tudo é que similar aos outros ele pode ir para um estilo assassino ou mais orientado pra lutas de equipe.
O Kha'Zix diz que mudança faz bem, eu acho que Versatilidade faz mais ainda
Aronguejo

Eu sou novo no jogo e nunca entendi este campeão acho bizarro quando ele fica sem vida nenhuma segurando vários players em cima dele sem morrer sempre me pega de surpresa. A aparência dele é provavelmente o personagem mais estiloso do jogo na pratica não tive a oportunidade de testa-lo apenas a oportunidade de morrer pela foice dele. Só acho que o nome dele devia ser Pike. Smiley Wink
Aronguejo

kayn é equilibrado, tem muitas falhas, se demorar para transformar atrasa o jogo, se fica atrás praticamente não tem volta, kayn nos elos altos quase não consegue jogar, so funciona em low elo pois n sabem invadilo ou puni-lo se nerfarem mata de vez o boneco

Acredito que a última alteração feita no campeão com intuito de beneficiá-lo, tenha o ajudado um pouco no quesito early game. Kayn antes de escolher entre uma das formas é relativamente fraco no confronto 1x1 com outros caçadores, pensando nisso, a Riot há alguma tempo aumentou a quantidade de pontos de passiva que ele recebe durante os primeiros 10 minutos de partida. Essa alteração tem dois pontos principais:
Se Kayn conseguir interações com os inimigos no inicio do jogo sem receber nenhum prejuízo (sobretudo mortes), ele terá seu primeiro powerspike adiantado, mas forçar trocas para adiantar a transformação pode ser tornar um "tiro no pé" se for feito da forma errada, atrasando mais ainda seu pico de poder. Acredito que jogar com Kayn na selva requer algum conhecimento sobre os limites do campeão e sobre o que se pode/não pode fazer com ele.
Tropa

Kayn no meu ponto de vista foi o campeão mais divertido que foi lançado recentemente, tanto que peguei maestria 7 em 2 dias de tanto que gostei do campeão, acredito que ele está bem balanceado pois o player tem que saber muito bem como forçar trocas e não sair prejudicado no early que é o ponto fraco dele, para eu o que vem depois é tudo mérito do jogador de ter se saído bem no começo porque ele é um **cogumelo do teemo** monstro no mid game e ninguém leva fé no estrago que ele causa.
Tropa

Não sei nada das mecânicas dele, mas acho lindo demais.
Na semana que instalei o lol foi o lançamento dele, então eu me sinto muito ligada ao campeão, acho muito lindo quem manda bem com ele.
Boa partes dos amigos que fiz no lol foi porque encontrei ao acaso enquanto eles tavam com o Kayn, e são amizades que tem durado até hoje. xD
Amo muito meu bebê, mas se tiver no time inimigo eu não tenho pena. <3

Particularmente, eu amo o champion, mas o early dele é muito complicado. Acredito que ele poderia ser muito melhor se a passiva dele fosse revista. O indicador visual de qual transformação você irá pegar é horrível e dependendo da composição do time inimigo você é obrigado a jogar com a transformação que vier, pois esperar 3-4 min para pegar a outra que você deseja é derrota na certa quando falamos de SoloQ.

Na minha opnião, eu penso que o indicador visual da passiva deveriam ser duas barrinhas, uma para os orbs azuis e outra para os vermelhos, pois assim você consegue ter noção para qual você está indo e assim controlar melhor seus ganks (Ex: Quero Darkin, mas peguei kills ou assist contra bonecos ranged. Então vou focar onde está o meele para pegar os orbs vermelhos). Além disso, o CD da passiva para a outra transformação deveria ser menor, no máximo 1:30min. Isso permitiria não precisar campar a rota que você quer pegar a transformação e assim conseguir ajudar o time de maneira mais uniforme, o que não acontece hoje pois você é obrigado a campar a rota que você tem o meele ou o ranged do outro time. Isso sem contar as situações em que você não consegue pegar uma das transformações por causa da composição do outro time. Eu já tive jogos que queria o Darkin, porém o outro time inteiro era ranged ou então queria o Rhaast porém o unico ranged do outro time era o adc.

Acredito que se essas mudanças ocorressem o champion ficaria com um gameplay muito mais saudavel e talvez isso até habilitaria ele mais em competitivo, afinal ele tem uma mecanica muito interessante e permitiria belas jogadas, inclusive de dives.

Concordo com o Shieda, pra que nerfar algo que só é bom no low elo? é pedir pra galera morrer no prata '-'
Aronguejo

"I chose a sword, the noblest weapons, Rhaast. You- seriously I don't understand... Were you trapped in the gardening section?"
Aronguejo

Sobre gostar ou não do campeão acho que meu nick já diz o bastante, entretanto acho que ele naturalmente vai ser mais fraco no comço do jogo (por basicamente não ter passiva até sua transformação e possuir alguns escalamentos ruins), isso seria em teoria balanceado pelo power-spike dele ao se transformar, mas no competitivo assassinos em geral são escolhas bem piores por caírem tanto no late game e serem mais fáceis de se lidar em um time coordenado.

Mesmo com esse power-spike, os escalamentos dele são bem medíocres e uns dos piores do jogo; Oquê quando somado com um early-game ruim pode fazer com que seja difícil voltar ao jogo. O estado dele atualmente não é dos melhores mas ele não deixa de ser um bom pick se você abusar do clear fortíssimo dele e souber decidir qual forma escolher de acordo com a partida.

aliás cadê o emote dos novos campeões no fórum?

Aronguejo

Eu não gosto de jogar contra ele tbm ambas as formas dele.
      Mas o que eu acho de mecânica em que a Riot deveria excluir do jogo é a passivas do (Veigar) e do  (Nasus). eu diria que essa mecânica de acumulo que é convertido em PdH não é muito boa em partidas longas e com que está por vir no ano que vem que tem relação a isso é que vai ficar mais longas as partidas, já que a riot planeja aumentar as defesas das torres. e por isso quanto mais tempo o  (veigar) e o  (Nasus) ficam farmando maior o dano deles, e chega num ponto que é muito, muito escroto ver eles ter te matando com uma habilidade.
     Eu espero que ano que vem, esses dois campeões recebam um remake na passiva pq se não a Riot vai ter que trazer a Zoe de volta, pra lutar contra eles.

@huntervicius  escreveu:

Particularmente, eu amo o champion, mas o early dele é muito complicado. Acredito que ele poderia ser muito melhor se a passiva dele fosse revista. O indicador visual de qual transformação você irá pegar é horrível e dependendo da composição do time inimigo você é obrigado a jogar com a transformação que vier, pois esperar 3-4 min para pegar a outra que você deseja é derrota na certa quando falamos de SoloQ.

Na minha opnião, eu penso que o indicador visual da passiva deveriam ser duas barrinhas, uma para os orbs azuis e outra para os vermelhos, pois assim você consegue ter noção para qual você está indo e assim controlar melhor seus ganks (Ex: Quero Darkin, mas peguei kills ou assist contra bonecos ranged. Então vou focar onde está o meele para pegar os orbs vermelhos). Além disso, o CD da passiva para a outra transformação deveria ser menor, no máximo 1:30min. Isso permitiria não precisar campar a rota que você quer pegar a transformação e assim conseguir ajudar o time de maneira mais uniforme, o que não acontece hoje pois você é obrigado a campar a rota que você tem o meele ou o ranged do outro time. Isso sem contar as situações em que você não consegue pegar uma das transformações por causa da composição do outro time. Eu já tive jogos que queria o Darkin, porém o outro time inteiro era ranged ou então queria o Rhaast porém o unico ranged do outro time era o adc.

Acredito que se essas mudanças ocorressem o champion ficaria com um gameplay muito mais saudavel e talvez isso até habilitaria ele mais em competitivo, afinal ele tem uma mecanica muito interessante e permitiria belas jogadas, inclusive de dives.

Isso seria mais um nerf do que um ajuste, porque assim você precisaria encher a barra da transformação que deseja por completo, mas a passiva dele não funciona exatamente assim. Sua transformação não é definida pela quantidade de "partículas" de determinada forma que você pega, ou seja, não é tipo "60% das partículas são do Darkin, então me transformarei no Rhaast", o que define sua forma é a última partícula que pega, posso ter pego 99% batendo em meelee, se meu último ponto veio de uma Lulu, terei disponível o assassino. Sendo assim, para colocar duas barras teria que mudar a passiva, o que na minha opinião deixaria ele mais fraco ainda.  

Com a atual passiva, você precisa campar um meelee, só precisa calcular direito pra pegar os últimos pontos da passiva nele.

Kain um dos melhores champs do jogo, só acho que o E dele deveria ter um som mais chamativo pra ajudar na visibilidade, muito difícil escapar dele.
Tropa

O Kayn tá bem quebrado, mas só an forma Vermelha, ele Azul como decorrer do jogo ele praticamente fica inútil, mas o Vermelho apela muito, tank, da dano, se cura na ult e etc, tá bem chatinho.
Tropa

Cara na real quem tem que ser nerfado é o Master yi o Kayn não é tão forte assim pra mim ele já tá balanceado, já o Master bate de cara no teclado já é um penta kill pelo amor né

Arauto

só acho legal porque o dublador de kayn e rhaast dublaram arthas e garrosh/chen respectivamente

Mesmo não sabendo jogar com o campeão, Kayn é um dos meus favoritos. Tem uma mecânica de jogo flexível e também é muito inovador. A única parte ruim do campeão é tê-lo no time inimigo com um bom jogador. ashaushaushuahs