cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Nerfa Isso Rito #21 - Estamos com Muito Dano no LoL?

Moderador

Nerfa Isso Rito #21 - Estamos com Muito Dano no LoL?

Fala galera, estamos começando mais um Nerfa Isso Rito, um quadro pra gente discutir assuntos pontuais sobre mecânica e jogabilidade aqui no fórum, e lembrando que aqui nós NÃO VAMOS DISCUTIR APENAS NERFS, qualquer assunto relacionado a mecânica dentro do jogo que estiver em alta no momento será abordado aqui.

E essa semana eu decidi abordar um assunto mais sistemaático sobre a mecânica do jogo do que em um Campeão específico. Nos últimos meses surgiram algumas reclamações sobre termos muito dano no jogo, principalmente por conta do novo sistemas de Runas, mas parece que as reclamações aumentaram após um vídeo com uma declaração do Scarra (um famoso streamer e youtuber de LoL que já foi jogador profissional e inclusive participou de muitos playtests na Riot) sobre como ele achava que o jogo tinha muita fontes diferentes de dano para acrescentar além do próprio kit dos Campeões e de como ele achava que esse problema era mais sistemico e provavelmente não teria como ser consertado antes da Pré-Temporada. Então decidi dar uma olhada nas mudanças que sofremos nesse último ano para ver como foi que chegamos a essa ponto, e deixarei para que vocês avaliem e dêem sua opinião sobre o tema no final.

A princípio algumas reclamações começaram após a Pré-Temporada 7, onde o Medalhão Solari de Ferro que era um item mandatório em todos os suportes, acabou perdendo a aura de Resistência Mágica por conta de ser muito poder invisível. Como era um item muito presente em todas as partidas, muitos Campeões que causavam dano mágico eram balanceados tendo em mente essa aura de Resistência Mágica, o que acabava afetando não somente os Magos e Assassinos como também os Tanques e Encantadores que causam dano mágico mas não costumavam investir em Poder de Habilidade e Penetração Mágica. O que acabou ocultando essa sensação de muito dano na época foi a medida da Riot de nerfar um pouco alguns itens de PdH, e o lançamento de itens como Redenção e Juramento do Cavaleiro que são itens que agregam durabilidade aos Campeões, e o antigo talento Coragem do Colosso que transformou o meta em um domínio total dos Tanques rendendo até o meme "ADC 2K17 LUL".

Esse meta muito focado em Tanques que trouxe muitos itens defensivos para carregadores aliado as mudanças na Atualização dos Assassinos, fez com que os próprios Assassinos acabassem ficando muito fracos então depois de um tempo a Riot acabou fazendo algumas alterações nos itens de Letalidade, principalmente na Draktharr que desde então tem botado o terror no coração dos jogadores que não gostam de lidar com Assassinos por conta da adição de dano que o item ganhou nesse período. Ao mesmo tempo eles precisavam melhorar o poder dos ADCs que até então pareciam completamente desnecessários e irrelevantes até terem fechado 6 itens, então muitos dos itens de AD, principalmente os de crítico, acabaram tendo seus status melhorados e custos reduzidos o que eventualmente acabou aumentando o dano dos ADCs também.

Alguns meses depois veio a Atualização dos Tanques onde muitos itens de Tanques foram nerfados nos status de Vida Base mas buffados nos status de Armadura e Resistência Mágica para reduzir o potencial dos Tanques no meio do jogo de lidarem com dano híbrido mas em compensação deixando o late game deles mais forte. Além disso houveram alguns nerfs na Redenção e no Medalhão Solari de Ferro que eram itens mandatórios em todos os suporte e conseguiam prolongar o tempo de duração das lutas, fazendo com que eles ficassem mais situacionais, principalmente em relação a qual Campeão se beneficiaria fazendo esse item. Nesse momento o que contrabalanceou essas mudanças  foi uma medida que deu aos Campeões mais frágeis Resistência Mágica por nível e a ascensão do Turíbulo Ardente que era um item que fortalecia demais um estilo de jogo mais passivo focado em hiper-carregadores e suportes Encantadores e no escalonamento para o final do jogo.

As coisas se intensificaram muito mais durante a Pré-Temporada 8, onde tivemos a introdução das Runas Reforjadas. Com o novo sistema de Runas, os status base do sistema antigo precisavam permanecer de alguma forma, mas para não prejudicar os Campeões que usavam Runas de Penetração Mágica/Letalidade, alguns Campeões mais frágeis acabaram não recebendo o valor extra de Armadura e Resistência Mágica (ou pelo menos não totalmente) para compensar isso, o que acaobu deixando todo mundo mais frágil de tabela. Além disso, tivemos a introdução de várias Runas que acrescentam dano ou status que beneficiam o dano dos Campeões, enquanto que as Runas defensivas ficaram mais concentradas na árvore de Determinação que é naturalmente mais focada para Campeões que escalam e itemizam de forma defensiva. 

Muitas alterações foram feitas nas Runas para deixar esse balanceamento entre dano e resistência mais equilibrado, a maioria delas foi feita acrescentando mais opções de sustento e ferramentas anti-burst para trocas, o que acabou deixando o jogo com uma cara de que a fase de rotas era irrelevante pois com a combinação certa de Runas você podia passar o começo do jogo apenas farmando sem ter que se preocupar com trocas desfavoráveis na rota. Isso somado a várias medidas que a Riot tomou ao longo dos últimos anos para deixar o jogo menos propenso a snowball, fez com que muitos jogadores começassem a reclamar sobre como o jogo não recompensava mais os jogadores que carregavam as partidas individualmente e estava muito focado em snowball em time. No fim a Riot acabou tomando várias medidas para trazer de volta o potencial de solo-carry e snowball individual, junto com algumas mudanças que forçavam os jogadores a interagirem mais no começo e meio do jogo e como cereja do bolo fez muitas alterações nos itens de AD fazendo com que as itemizações de crítico ficassem muito inviáveis no começo e meio do jogo ao mesmo tempo que fazia com que itemizações alternativas (principalmente as focadas em combos e explosão de dano) ficassem bem mais viáveis, principalmente nesse meta que acaba os jogos muito cedo com um Barão que morre muito fácil.

E assim eu encerro o Nerfa Isso Rito da semana, deixem nos comentários a opinião de vocês sobre o dano presente no jogo, acham que realmente temos dano demais? Isso é apenas um reflexo do meta ou o meta é que está desse jeito por conta da quantidade excessiva de dano? Quais as medidas que vocês acham que deveriam ser tomadas no balanceamento perante uma situação dessas? Vejo vocês semana que vem o/ 

26 RESPOSTAS
Aronguejo

Re: Nerfa Isso Rito #21 - Estamos com Muito Dano no LoL?

Na minha opinião foi justo tirar "O poder de vitória" da mão da bot lane, mas em contra-partida trouxe um "problema"

Agora que o ADC em si não tem mais taaaanntta influência como antes, porquê ele permanece frágil demais do mesmo jeito? E outra, porquê eles tem tão pouca MR base (que por sinal é fixa praticamente o jogo todo)de tal forma que até um suporte sola eles?

Sei lá na minha opinião, eles mereciam um buff zinho em sua resistência geral porquê até um mago ta lidando melhor, e agora que você não é mais "A chave para a vitória" do time(Quando falo essa expressão me refiro a época que era praticamente obrigatório o adc do time ganhar a lane e ficar forte pra vencer , e ou era isso ou era derrota), e como não é mais "Obrigatório" isso por parte do adc, não compensa mais você simplesmente ser solável até pelo suporte, hoje em dia tá beeem "na gaiola" o adc(alguns suportes também)

Não é a toa que fora do país vi gente dizendo "ADC IN 2K18 LUL"

Bom, foi como o Scarra disse ''Espero pacientemente pela proxima season..'', pq agora vai ser dificil pra rito balancear toda a questao do dano, e outra, eu tbm acho que o jogo tem mto cc, acho que a rito teria que levar isso em consideracao tbm :v

Bom, acho que sim tem dano d+, e o efeito bola de neve não esta sendo tão justo com a maioria dos campeões late game.
A julgar pela enorme leva de nerffs nos adc´s eu ainda acho que na maioria das vezes mesmo quando o mid ou o top perdendo o bot é o que define o jogo ,pelas minhas ultimas experiências como adc ou sup.
Exemplo abaixo.
Mesmo que eu esteja ganhando (mago fedado) minha mid-laner eu não seria palio para uma tristana fedada in late game,em compensação a outros adc´s que nem aparecem no game pelo simples fato do efeito bola de neve ser mais forte nela do que em outros, ou mudando de adc, como uma vayne por exemplo ultimamente o efeito bola de neve nela anda muuuuito fraquinho (minha opinião).
O mesmo na jg, muitos camps tem sumido por esse mesmo motivo, o late de alguns não esta tão forte quanto outros.
Assim o time tanto aliado como inimigo só tem a vitória ou a derrota sem chances de virar, mesmo com o Baron em mãos.

Dragão

A questão é que o excesso de dano criou problemas até mesmo em campeões que não deveriam ter potencial de abate. Os tanques na S6 até a última pré-season faziam uma build full defesa e davam mais dano do que um ADC, isso sem mencionar o potencial de 1v1 e o fato da lane phase deles ter melhorado demais com o passar do tempo. Zac nessa época foi o meu pavor, o CC do E e o seu alto dano me tiltavam fácil demais. A cada gank era quase uma kill certa pro adversário.

Sinto saudades de tanques da S5 como Shen, Nautilus e Maokai, que davam pouco dano mas faziam juz a sua classe. Não me esqueço mais que as vezes tinha que ter 3 carries para matar um único tank.
Aronguejo

Minha Zoe não riot

Bem... A real é que acho que vocês nunca conseguiram chegar um balanceamento adequado desdo meta tank, dps dos assasins e por fim a morte dos carrys (indiretamente o suporte), vocês focaram tanto em nerfar os carrys que realmente não compensa mais jogar tal posição e acho justo tirarem o ''elemento chave'' pra vitória, mas tiraram totalmente o prazer de jogar de adc e além disso vocês estão nerfando cada vez os suportes (recentemente o preço dos itens, mas antes disso foi a diminuição de shield e atributo bases dos itens), ou seja você coloca uma posição que quase não ta tendo impacto quase nenhum no jogo (exceto alguns que estão fortes como kaisa, mf) + nerf nos principais elementos que ajudam a sustentar esse ''nada'' + patchs não focado em balanceamento e lançando coisas novas... Saca essas coisas não fazem sentindo, buffa assasin e nerfam redenção\solari (itens que você usa pra causar impacto em tfs com time e não em si causar um snowball) e depois que muitos perderam o potencial de snowball obviamente esses dois itens tornam pra ser obrigatórios saca? Acho que o nome certo é reação em cadeia: Nerf no carry > Sup mais forte e presente no jogo. Nerf sup > nerf global e principalmente no carry. Nerf na jg > buff no mid indiretamente e etc...
Com isso tudo acho que vocês deveriam parar de focar ''Isso está forte\fraco precisamos Nerfar\Buffar imediatamente'' e pensar antes oq esse buff ou nerf causaria e teria impacto na lane e nas outras (principalmente), como sitei o nerf na jg por exemplo causa um buff indireto no mid que pode rotacionar mais e está presente em outras lanes causando um incomodo.
Arauto

Nerfaram os sups pra tirar todo o sustento deles, nerfaram os sustentos de rotas dos campeões, vcs querem oque? Balacear não é facil, mas para de nerfar, balanceia primeiramente os atributos base de todos, sem levar em consideração os itens, ai depois balanceiem os itens, se X campeão ficar forte por causa do item B e vcs nerfarem um ou outro vão ferrar que usa o X ou o B sem estarem juntos, entendeu? E se X campeão tá forte, as vezes não é o campeão ou itens mais é o simples fato de que nerfaram demais outros campeões, vi muito disso Vc tinha o campeão A, B, C ,D e E, nessa ordem de melhores, ai nerfam os 3 primeiros, D e E continuam igual e como os outros foram nerfados eles ficam fortes agora, ai vcs vão e nerfam D e E e ai eles caiam grotescamente mais, entendeu?
Boa sorte ai.

"Poderia dispor de um momento para falar sobre a morte?"
Tropa

Já que tanta gente não gostou de 2018, porque não desforjar as runas e voltar como era antes... 

Essas runas reduzem, as possibilidades de jogo e está literalmete quebrando o jogo. 

Aronguejo

Resumo meu comentário e opinião em uma pergunta: O que fazer contra a Letalidade?
Quem falar que dá para tankar ou dar peel mentiu, porque o cara que está com um assassino e letalidade sempre acaba com mais ouro e exp que o tank ou o sup. Somado a esse problema vem o fato de que o tank não consegue buildar full armor, porque sempre tem um AP no time adversário e ele fica sem dano para farmar de maneira eficiente e eficaz (além de que full armor não presta muito).

Edit: Criar um mecanismo para os tanks poderem farmar melhor poderia ser um jeito de contrabalancear as coisas, além disso e mais importante ainda seria finalmente separar os itens de ADC de itens de assassinos e lutadores. Acredito que enquanto houver esse compartilhamento o lol nunca será nem mesmo próximo de justo, pois sempre vai ter um (adc, assassino ou lutador) que se beneficia melhor dos itens de AD. Já o mesmo acontece raramente entre sups e magos por exemplo.

Arauto

Cara o dano está alto, de um jeito que conseguem burstar ate um tank, sou main Naut, Leona e taric, e te falo, tem muito dano no jogo e muito dano verdadeiro, que foi a mecânica de enfrentar tanks , mas agora se genérica para todo mundo onde tem itens com muito dano Ad e mágico e runas especializadas em dano e muito poucas em realmente resistir a dano.

Com a aceleração nas partidas desenfreou os tanks, onde 1 item de dano vai fazer muita diferença e que 1 item de defesa não vai fazer nada, não tem benefícios e nem nada, muita penetração no jogo, letalidade e penetração absolutas torna se jogar de tank uma péssima escolha nas filas ranqueadas, onde gastar 3000 de ouro em dano tende a ser melhor pelo custo beneficio do que 3000 em resistências, pois temos 2 sistemas de dano ( AD e AP) , e temos que focar em algum sendo uma itemização muito cara, por generalizar.

Muitas vezes eu me deparo com 300 de Armadura , e sou derretido da mesma forma que teria 100, pois com a letalidade em evidencia junto com as penetrações, sua armadura decai muito é então o seu gold gasto para obter armadura se torna inútil, sendo assim uma clara desvantagem em jogar de tanks.

falarão que os suports tanks estão menos piores que os realmente tanks, eu acho que isso se depara por conta dos itens de suportes que são baratos e tem um custo benéfico melhores do que os que vão buildar totalmente tank, mas o recurso desses suportes são extremamente baixos comparado com qualquer outros personagens do jogo, dando mais utilidade do que realmente tankando, pois você não consegue sobreviver mais do que 2 segundos contra 2 personagens.

acesso fácil a dano verdadeiro. Não sei qual é a deles de inventar uma runa desbalanceada como o Conqueror
Aronguejo

Separa os patchs campeonato e soloqueu
Moderador

@Eu amo minha avó@  escreveu:
acesso fácil a dano verdadeiro. Não sei qual é a deles de inventar uma runa desbalanceada como o Conqueror

Eu acho que o ponto da Caonquistador foi criar uma runa apropriada para os Lutadores e que colocasse os Tanques em cheque. O meu problema com ela é que ela já dá status extras consideráveis enquanto também converte muito do seu dano como dano verdadeiro, acho que 20% de dano verdadeiro é muita coisa pra uma runa que já dá de 6 a 35 de AD.

Tropa

Deixem o jogo mais dinâmico e a jungler um pouco mais forte, como você mesmo disse o Baron está muito fraco para abater e muito forte para pressionar, isso faz com que o time que tiver em vantagem é fazer ele aos 20 minutos e acabar com o a partida com pouquíssimas chances do outro time segurar e tentar dar a volta por cima. A maioria das partidas atualmente é muito "8/80" dependendo da sorte de cair com um time/comp que saiba snowballar(Algo que não é divertido de se jogar). E sim o dano do jogo está muito alto, um Dr.Mundo consegue causar mais dano que um Atirador no decorrer do jogo que não seria adequado a sua função de Tankar e segurar lutas. Seria bem legal se as páginas de runas tivesse uma terceira Aba que trouxesse a opções de runas antigas como implemento dos efeitos clássicos que a galera usava Ex:9 de Armadura;12 Resistência mágica;5% de CDR;9 Dano de Ataque e que você pudesse escolher 2 de cada dependendo de como montou a árvore de habilidades,acho que isso traria um pouco da essência do LoL antigo(2015-2016) que era bemmm mais balanceado em comparação a ultimas seasons.
Aronguejo

Vou mandar a true: ninguém liga pra adc e todo mundo gosta do meta tanque. É nois.

Eu não jogo a tanto tempo, não tenho a percepção de tudo ainda, mas algo que vi e conversando com meus amigos percebi que eles concordam comigo é que a Riot gosta de 'explosões de dano', um campeão morrer insta é considerado bonito, mas já eu não curto muito isso, deveria ser algo mais raro de acontecer, dando mais chances principalmente aos atiradores de se manter na luta, ao mesmo tempo se aumentar a defesa precisaria equilibrar com o ataque.
Além disso, nos elos mais baixos bronze a ouro que é onde eu frequento e posso opinar, o maior problema que acontece é contra os campeões que não precisam de muita mecânica e são extremamente fortes (Garen, Darius, Master y, entre outros), são campeões que tem uma troca muito forte e uma vez snowballado ninguém para, tem um dano e uma defesa desequilibrada ficando com muita defesa e muito ataque mesmo fazendo apenas itens de ataque ou apenas defesa (e agora com o teleporte nerfado imagine esses campeões de ignite). E não é algo que apenas eu vejo, nos intográficos do patch são os mais banidos e com uma boa taxa de vitoria. Ao meu ver isso desestimula o jogador a querer aprender a jogar com outros campeões mais difíceis ficando preso a poucas opções só porque esta forte, além de gastar um banimento não por estrategia mas por ser inviável jogar contra o campeão.

Aronguejo

Ta com pouco dano isso sim! Lol já foi um jogo divertido, quando você fazia snowball facilmente, hoje você pode ser um zed 40/0 que se o time inimigo de stunar eles podem vencer a team fight e acabar com o game! #MaisDanoMenosCC

Arauto

@Hondom245 amigo e um jogo em equipe, se um zed 40/0 não ganhou o jogo e demérito dele e do time em realocar recurso, e todo o personagem tem counterplay a do zed e um hard CC.
Highlighted
Tropa

@Hondom245@  escreveu:

Ta com pouco dano isso sim! Lol já foi um jogo divertido, quando você fazia snowball facilmente, hoje você pode ser um zed 40/0 que se o time inimigo de stunar eles podem vencer a team fight e acabar com o game! #MaisDanoMenosCC

Pouco dano??? Que elo você é cara??? Quando tem zeds na minha partida ele nem chega a 40/0 porque em 15 minutos ele ja tá levando o nexus de tanto Burst que um zed consegue causar