cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Nerfa Isso Rito #20 - O Aspecto da Mudança

Moderador

Nerfa Isso Rito #20 - O Aspecto da Mudança

Fala galera, estamos começando mais um Nerfa Isso Rito, um quadro pra gente discutir assuntos pontuais sobre mecânica e jogabilidade aqui no fórum, e lembrando que aqui nós NÃO VAMOS DISCUTIR APENAS NERFS, qualquer assunto relacionado a mecânica dentro do jogo que estiver em alta no momento será abordado aqui. E essa semana vamos falar de uma Campeã que mesmo com pouco tempo de jogo já conseguiu conquistar o carinho de muitos jogadores, e o ódio de muitos outros. Zoe criada pensando em trazer a ideia de um deus trapaceiro superpoderoso meio preguiçoso e despreocupado que assume a forma de uma criança brincalhona, e no jogo isso se manifesta como um mago com bastante dano explosivo que abusa de seus truques roubando feitiços e usando suas habilidades que nem sempre são o que parecem. No competitivo Zoe foi muito abusada principalmente pelo seu potencial de pick-off, pelo seu impacto em lutas menores e pela sua pressão em cercos, sendo uma Campeã que mesmo estando bem atrás ainda consegue ter dano o suficiente para explodir um alvo frágil descuidado que pise na sua  bolha do soninho.

Suas primeiras mudanças vieram logo na mesma atualização em que foi lançada em um hotfix buffando (isso mesmo, buffando) o dano base do seu Q. O lançamento da Zoe veio acompanhado de taxas de vitória muito baixas, muito por conta de como os jogadores não estavam sabendo lidar com a aleatoriedade do Roubo Arcano (W) e como abusar dos seus baixos tempos de recarga para pressionar a rota, mas isso não durou muito tempo... Em poucos dias a maioria dos jogadores já tinham aprendido a como abusar do potencial dela e ela já havia se tornado um dos Campeões mais frustrantes de se jogar contra com reclamações de toda a comunidade muitas vezes questionando se o seu lançamento não teria sido um erro considerando que vários outros Campeões no jogo tiveram seus kits reformulados justamente para evitar o padrão de jogo que a Zoe trazia. Logo na atualização seguinte ao seu lançamento alguns nerfs específicos em reduzir a frustração ao lidar com algumas de suas habilidades vieram como mudanças no tempo de recarga do Q, duração dos fragmentos de feitiço no W, lentidão da Bolha do Soninho e largura da armadilha.

Mesmo assim não foi o suficiente e os melhores jogadores conseguiam extrair o máximo do potencial da Zoe abusando da mecânica de usar Q > Q > R para um combo de one-shot com menos tempo de reação, então em uma atualização intermediária a Riot nerfou a usabilidade deste combo. Novamente não foi o suficiente e mais alguns pequenos nerfs específicos foram aplicados principalmente em delays no Q, E e R e uma restrição nos fragmentos do W impedindo que você possa retirar a Pistola Laminar Hextech neles. Mais uma vez esses nerfs pequenos e específicos não deram conta, mas mesmo assim mais um nerf desse tipo veio e acabou até virando uma piada entre os jogadores onde ela teve o tempo de recarga do seu Q reduzido em 0.25 segundos.

Após meses aplicando nerfs leves e nenhum deles surtindo efeito, a Riot decidiu acabar de uma vez por todas com a Zoe e finalmente trouxe um nerf sepultador que foi provavelmente um dos nerfs mais intenso e forte na história do jogo onde ela teve todas as suas habilidades e até mesmo status base alterados. O dano base do seu Q e passivo foi reduzido, o escalonamento do Q foi transferido para o W que por sua vez também deixou da garantir fragmentos de Teleporte nas tropas, a redução de tempo de recagra do E ao atingir um alvo foi completamente removida assim como sua interação com outras habilidades de prevenir controle de grupo foi alterada, Vida e AD base foram reduzidos e por fim foi removido um bug onde ao usar a ult da Zoe você conseguia ignorar colisão com unidade durante o restante do jogo. Como já era de se esperar o resultado de todos esses nerfs foi basicamente a morte Campeã, mas o lado positivo de toda essa história foi que com todos esses nerfs ficou mais fácil de analisar quais eram os aspectos da Zoe que faziam ela ser quem é e deveriam ser mantidos, o que ajudou bastante na hora de trazer os buffs compensatórios.

Na atualização seguinte a Riot tentou ajustar o estado da Zoe buffando o dano base e o escalonamento do seu W e do seu Q mas reduzindo o seu potencial de dano em área e a mecânica do Q que fazia a habilidade aplicar a passiva no seu primeiro alvo, e por fim um leve aumento no seu alcance de ataque básico e W. Lentamente Zoe foi voltando a ficar em um estado aceitável e conforme outros midlaners foram sendo nerfados ela foi encontrando seu lugar no meta, até que na atualização 8.10 ela voltou sendo um dos Campeões mais contestados no mid por conta do modo como ela consegue impor prioridade no mid e estar sempre disponível para ajudar o seu caçador a contestar objetivos e forçar jogadas. Na atualização 8.12 ela voltou a ser pick ou ban pelo modo como ela conseguia se encaixar perfeitamente nesse meta rápida de snowball focado em obliterar seus oponentes antes mesmo deles terem tempo para escalarem. No fim ela acabou recebendo mais uns nerfs nas atualizações seguintes no dano base, escalonamento e até duração da velocidade do seu W, e hoje em dia está em um estado um pouco mais controlado perante o meta mas provavelmente haverão mais mudanças no futuro considerando que mesmo após todo esse histórico forte de nerfs, ela continua se impondo bastante no meta e gerando cada vez mais reclamações dos jogadores sobre a frustração que é jogar contra ela.

E assim eu encerro o Nerfa Isso Rito de hoje, deixem nos comentários o que vocês acham da Zoe, se gostam dela e porque, se acham que ela está forte ou fraca, se gostaram de como ela se impôs no competitivo, se curtem a ideia dela de roubar feitiços de invocador ou de mago explosivo que redireciona suas habilidades, e se acham que esse conceito de criança brincalhona e deus trapaceiro bem repreesentado no jogo atualmente, se concordam com as mudanças que ela recebeu ao longo do seu pequeno porém intenso histórico, e quais são as suas expectativas para as próximas atualizações relacionadas a ela. Até mais! ^^ 

24 RESPOSTAS
Arauto

Re: Nerfa Isso Rito #20 - O Aspecto da Mudança

Ela é uma campeã bastante difícil de balancear, porém extremamente divertida para quem está jogando com ela e frustrante para quem está contra. Ela é uma das minhas personagens preferidas já lançadas até hoje, e acho que ainda poderia haver alguns ajustes nela.

O primeiro é o início da contagem do tempo da passiva ser iniciado APÓS a conjuração do teleporte, quando ela chegar em seu destino, e não antes. Isso também poderia valer para itens ativos como a ampulheta de Zhonya.

O segundo é que os feitiços poderiam cair exatamente no local onde o campeão inimigo os conjurou, ficando entre a Zoe e o adversário, e não na frente do adversário, obrigando ela a se expor para coletar o feitiço.

SO NAO FIDA E GG
Aronguejo

Acredito que zoe esta ótima como esta, pois ela tem um inicio de jogo um pouco fraco ate pra farme no meu ver, jogo pouco com ela e gostei de joga com ela de suporte como dito sobre os feitiço ela pega dos oponente e ainda causa um dano a mais cada fez q usa o feitiço, se nerfa mais a zoe e bem capaz que parem de joga com ela por mais legal que seja ela. ficara mais fraca acredito que como e um campeão que acabo de chega no LOL devera ter mais tempo de uso pra depois nerfa ela a ponto de tira ela das mão dos jogadores. acredito que ninguém quer ficar jogando com campeão que não tenha mais dano, ainda mais sendo campeão semi novo. tem quem pense completamente diferente mas essa e minha opinião.

Eu como aguem de elo baixo e que não assisto muito E-SPORTS não tenho tanta moral para opinar certamente sobre isso, mas, acho que a Zoe é um campeão que se você jogar corretamente você consegue ganhar mas ela exige muita concentração para jogar contra por conta do E que se ela era deixa trap e do Q que pode vim de diversas direção por conta do redirecionamento, mas como eu disse, minha opinião é a de quem só começou a estudar o jogo a pouco tempo mesmo jogando por mais de 3 anos, nunca levei a sério então não tenho muita noção de balanceamento e minha experiência é apenas de um jogador 4FUN .

"O Sol está brilhando, devemos brilhar também" - Lux
Aronguejo

Adoro a Zoe, ela veio numa época onde parecia que a DC criava os campeões, todo mundo serio e sombrio, cadê os campeões engraçados? Eu lembro que teve todo um choro "ain a rito virou Disney" como se já tivesse sobrecarregado com campeões Batman's da vida e ao mesmo tempo, Zoe se mostrou tão sombria e ainda mais poderosa que outros deuses já existentes como o Aurelion Sol que perante ela é uma especie de filhotinho e mesmo Ornn não é nada se compararmos seus poderes
Aronguejo

@MaknaeNeko@  escreveu:
Eu como aguem de elo baixo e que não assisto muito E-SPORTS não tenho tanta moral para opinar certamente sobre isso, mas, acho que a Zoe é um campeão que se você jogar corretamente você consegue ganhar mas ela exige muita concentração para jogar contra por conta do E que se ela era deixa trap e do Q que pode vim de diversas direção por conta do redirecionamento, mas como eu disse, minha opinião é a de quem só começou a estudar o jogo a pouco tempo mesmo jogando por mais de 3 anos, nunca levei a sério então não tenho muita noção de balanceamento e minha experiência é apenas de um jogador 4FUN .

•MaknaeNeko

Acredito que endependente de elo ou assistir o lado competitivo ou não todas as resposta seram valida pois o jogo e um laque de jogadores ( jogo e feito por todos do Bronze V ao charlleng ) então sua opinião nao e menos emportante que de ninguém aqui.   e concordo com você.

Aronguejo

Gosto de ganhar a rota contra ela no mid jogando com assassinos como , porém isso não garante a vitória sobre a partida, fora que esses assassinos que realmente tem potencial para eliminar a dita cuja...Resultado de imagem para zoe ..., a Riot não da muita atenção, infelizmente!

Dito isso, a única forma real de balancear ela é tornar o game play dela extremamente mais arriscado, não precisa nerfar mais o dano dela, apenas reduzir as seguintes estatísticas: Vida, Regeneração de Vida, Armadura e Resistência Magica, ambos em uns 30-40%... Alterações como esta já irão gerar counter-play o suficiente contra a campeã, pois ela continuará fazendo o que faz se ficar forte na partida (viva e com farm por exemplo), mas quando surgir o primeiro erro (e irá surgir, mesmo que pequeno, sempre surge!) ela poderá morrer, entregando parte da vantagem, isso premiará aqueles que tiverem a melhor mecânica com ela e penalizará aqueles que a escolhem só por que o KIT dela é extremamente poderoso e difícil se balancear e jogar contra!

Acho que o que você diz realmente faz sentido mas a Rito está passando por uma fase difícil e parece que sempre que algo favorece um lado a Rito "vai morrer", acho que agora a prioridade da Rito e conseguir reestabelecer-se e depois começar a balancear o jogo nesses pequenos números, enquanto isso, acho que para ganhar de Zoe tem que jogar bem, não é qualquer mid que ganha dela fácil, como você disse por exemplo a  é um ótimo champ se você for mecânicamente bom mas isso desfavorece pessoas que querem um jogo a qual elas possam pegar um champ com mecânica para jogar um game balanceado, pois hoje a Zoe está como no post, passou, pickou pelo fato de ter um kit de habilidades que permite a campeã causar dano explosivo em um nível tão elevado que ao late game ela chega a dar até mesmo One Shots .  Bom essa é minha opnião como um Prata IV então ela pode ser um pouco mau construida baseada no meta, até porque ando me desanimando com lol e fiquei um tempo sem jogar, mas espero que entenda e respeite meu ponto de vista, aliás, um ótimo post o seu !

@Nihilatyk@  escreveu:

Gosto de ganhar a rota contra ela no mid jogando com assassinos como , porém isso não garante a vitória sobre a partida, fora que esses assassinos que realmente tem potencial para eliminar a dita cuja...Resultado de imagem para zoe ..., a Riot não da muita atenção, infelizmente!

Dito isso, a única forma real de balancear ela é tornar o game play dela extremamente mais arriscado, não precisa nerfar mais o dano dela, apenas reduzir as seguintes estatísticas: Vida, Regeneração de Vida, Armadura e Resistência Magica, ambos em uns 30-40%... Alterações como esta já irão gerar counter-play o suficiente contra a campeã, pois ela continuará fazendo o que faz se ficar forte na partida (viva e com farm por exemplo), mas quando surgir o primeiro erro (e irá surgir, mesmo que pequeno, sempre surge!) ela poderá morrer, entregando parte da vantagem, isso premiará aqueles que tiverem a melhor mecânica com ela e penalizará aqueles que a escolhem só por que o KIT dela é extremamente poderoso e difícil se balancear e jogar contra!

"O Sol está brilhando, devemos brilhar também" - Lux
Aronguejo

Coitada da minha Zoe e da de muitos jogadores por aí
Ela se tornou a campeã mais hateada no reddit do LOL
O pessoal simplesmente não entende que a zoe é baseada em Skilshot e se ela erra acaba o dano
Ahri, Zed, Fizz, Katarina, Kassadin e Yasuo principalmente acabam com o jogo dela
Mas o pessoal prefere chorar nerf nerf nerf.
Arauto

amigo , se o seu boneco consegue eliminar alguem com 1 skill igual no video do ezreal, n é questão de choro. Se para vc o boneco é de boa só pq é "skillshot", vou te apresentar então a antiga nidalle ap , ao gragas ap, ao gp reworkado ( afinal de contas, é so desviar/destruir dos barril), e a syndra de 2 anos atras. Tudo skill shot , tudo pode desviar. Combo do gragas ap antigo ? só desviar da ult ou da barrigada, nidalle matando com uma lança ? desvia da lança , combo do gp com 2 itens rancando 600 no lvl 13 ? destrói o barril , syndra de antigamente q ganhava de qualquer coisa se acertasse os q ? só desviar dos q. É assim q vc pensa ?

Pra mim ela tá muito sem graça a Riot nerfo de mais.

acho a zoe bem legal, mais não ta tão forte assim no solo apenas no competitivo

Riot com um olho no high elo e outro olho na criação de campeões.
O low elo e os casuais tbm merecem um brilho.
Aronguejo

Cara, a Zoe foi um dos maiores erros da RITO em todos os anos de lol, é uma campeão impossive lde balancear e o pior é que durante a faze de teste dela, os jogadores FALAVAM isso, mesmo a Rito lançou ela e ainda bufou alguma de suas skils.
Quem elogia ela não pode ser serio ou de fato entender como essa campeão DESTRÓI a ideia de estrategia (e por isso lol hoje se assemelha muito mais a um jogo de lutinha, estratégia morreu no jogo). ela entra em QUALQUER comp por ser QUEBRADA, e é MUITO comum ver ela muito atraz no jogo chegar num ponto onde um q mata quem acerta, sem contar que isso é um dano AOE, ela praticamente não fica sem mana, tem um dos CC mais RIDICULAMENTE quebrados do jogo que tem uma alcance ridículo ganha mais alcance pelas paredes e se vc errar ainda fica la causando efeito cara, sem palavras pra quem fez isso, não bastasse isso, ela tem uma movimentação RIDICULAMENTE mais rápida que TUDO no jogo, auxílio de INFINITOS feitiços de invocador e uma passiva que faz com que MESMO QUE ELA ERRE UMA SKILL ela dê um dano absurdo, basicamente ela é uma fuzão de zigs com nedalee com o detalhe que o q dela ainda da dano em AREA ( **cogumelo do teemo** imagina a nedalee com o dano da lança em area).
Honestamente é frustrante não só de jogar, mas de assistir cara, por coisas assim o publico do lol está caindo, qual a graça de ver um cara jogar mal e do nada matar alguem muito melhor no jogo que ele porque o cham é simplesmente quebrado (aqui entra essa merda desse novo Aatrox, Swain, etc)
Tropa

Eu joguei com Zoe quase que sem pausa desde que ela foi lançada no PBE até meses depois. De longe minha campeã favorita e foi a minha época mais feliz no jogo. Infelizmente tenho Elo baixo, e toda essa história de abuso no competitivo que resultaram nos diversos Nerfs que ela recebeu não só mataram ela no competitivo como mataram ela pra mim. Não vejo vantagem alguma jogar com ela como jogador casual. Se o adversário decide jogar de Zoe, eu acho até extremamente mais fácil que LeBlanc, Lux, Fizz... Resumindo, não faz diferença. Acho que o problema mora no que citei num post que criei essa semana, é impossível conciliar nós, "meros mortais", com o competitivo e High Elo. Não existe média que balance isso. Algum tipo de separação ou distinção poderia ser uma solução. Mas isso é outra história. Eu quase não jogo mais; desanimei depois dos nerfs consecutivos na Zoe e depois em outros campeões que eu jogava. Muita frustração e estresse por conta das ranqueadas, das tentativas falhas em melhorar ou até me divertir, e na toxicidade que recebo na interação com outros jogadores.
Aronguejo

Eu não penso assim mas a Zoe não dá mais Oneshot desse jeito, sso era quando ela estava broken, a não ser que ela esteja super feedada, tipo super mesmo, aí no caso seria normal já que todo campeão feedado é o inferno, e mesmo que ela já tenha levado vários nerfs consecutivos o pessoal continua hateando ela como se fosse pior que um Yasuo.
Highlighted
Aronguejo

@Emiya Shiro@  escreveu:
Coitada da minha Zoe e da de muitos jogadores por aí
Ela se tornou a campeã mais hateada no reddit do LOL
O pessoal simplesmente não entende que a zoe é baseada em Skilshot e se ela erra acaba o dano
Ahri, Zed, Fizz, Katarina, Kassadin e Yasuo principalmente acabam com o jogo dela
Mas o pessoal prefere chorar nerf nerf nerf.

Mas amigo, um champion assim é exatamente igual a nidalee antiga, não fazia mal se você errasse 10 lanças e acertasse 1, era worth igual pois ou você dava HK ou mandava o cara para base, transformava quase em "Luckyshot" e não em Skillshot, tinha até uma frase famosa que o povo brincava "Se estiver de nidalee, você tem que spamar a lança, pois cada lança que você não joga, é uma lança que você esta errando", qual a diferença para Zoe? Somente que alem do Skillshot que da HK, ela tem a chance de Stunar a pessoa para evitar que seja um "Luckyshot", onde a única coisa que a pessoa pode fazer é esperar que alguem se mate na frente ou ver a tela ficando cinza.

Att,

@iSkyArrow

Arauto

Como ja falava a Jix "Cuidado com o Pirilim"(Passiva da Zoe).

Spoiler

"Poderia dispor de um momento para falar sobre a morte?"

Aronguejo

Como eu disse, Zoe não dá mais HK a não ser que ela esteja feedada, o dano dela depende muito do Q e da bolha e ambos são parados por minions.
Você consegue comparar a Nidalee antiga com a Nidalee atual? Ela dá o mesmo dano?
É a mesma coisa da Zoe depois dos nerfs.