cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Nerfa Isso Rito #18 - Peixe Fora D'Água?

Moderador

Nerfa Isso Rito #18 - Peixe Fora D'Água?

Fala galera, estamos começando mais um Nerfa Isso Rito, um quadro pra gente discutir assuntos pontuais sobre mecânica e jogabilidade aqui no fórum, e lembrando que aqui nós NÃO VAMOS DISCUTIR APENAS NERFS, qualquer assunto relacionado a mecânica dentro do jogo que estiver em alta no momento será abordado aqui. E essa semana vamos falar de um Campeão extremamente odiado e temido e que mesmo em seus momentos mais fracos, continua despertando o medo no coração dos midlaners e atiradores e tem sempre um lugarzinho garantido entre os mais banidos. Fizz vem com a ideia de ser um Assassino escorregadio que pesca suas vítimas de longe usando sua isca pulando loucamente no meio das lutas e driblando seus oponentes com suas habilidades trapaceiras. No competitivo Fizz sempre foi o queridinho de muitos jogadores por conta da sua habilidade neutralizar facilmente campeões dependentes de acertar habilidades específicas e sua capacidade de atropelar o time inimigo com um efeito bola de neve, já foi muito usado pelos jogadores profissionais como um poderoso assassino, um lutador tanque que mergulha nas lutas com poucos recursos mas recentemente tem sido mais usado como counterpick específico por conta do seu confronto favorável contra muitos Campeões.

Fizz teve suas primeiras mudanças exatamente 1 mês após o seu lançamento na Pré-Temporada 2, logo que os jogadores começaram a entender o potencial de suas jogadas arriscadas abusando do seu Brincalhão/Trapaceiro, Fizz se tornou uma potente arma entre os midlaners para criar uma bola de neve facilmente neutralizando seus oponentes e seguir atropelando o time inimigo, portanto vários nerfs no seu começo de jogo e na sua fase de rotas vieram para dificultar o seu snowball. Não muito tempo depois, durante a Temporada 2 ele recebeu alguns leves buffs na sua fase de rotas e para ajudar a lidar com atiradores e ameaças AD já que agora tinhamos um meta definido e uma base sobre em que situações Fizz deveria ser forte e em quais situações o Fizz deveria ser fraco.

Durante a Temporada 3, Assassinos surgiram dominando o meta e com o seu potencial de snowball eles praticamente definiram o conceito de solo carry (carregar sozinho), e com Fizz não foi diferente... Naquela época Fizz conseguia desaperecer facilmente com lavos frágeis usando apenas 2 habilidades, o que era um pouco contraditório com a sua identidade que deveria ser a de um Assassino que pesca seus alvos de longe lançando sua ísca e abatendo aqueles que são desatentos o suficiente para caírem no "bait". Por isso o escalonamento do seu W foi diminuído para fazer com que ele não snowballasse tanto e ficasse mais dependente de suas ultimates para lutar no final do jogo. Na Temporada 4 rolou uma mudança na Perdição de Lich e por isso Fizz acabou ganhando uma compensção no seu W e isso foi o suficiente para que ele fosse um dos Assassinos mais utilizados no mid inclusive no competitivo.

Foi na Temporada 5 em que as coisas começaram a complicar, Fizz havia se torrnado um Assassino muito consistente por conta da sua habilidade de punir jogadores dependentes de disparos de precisão assim como poderia fazer boas iniciações de longe e isolar alvos com sua ultimate, isso fez com que a Riot decidisse aplicar algumas fortes mudanças em como o Fizz causava o seu dano. O dano do Q e do W foram nerfados, mas em compensação o ativo do W ganhou um bônus de dano baseado na vida perdida do alvo, além disso a ultimate agora concedia um debuff no alvo em que ela fixava que amplificava todo o dano que esse alvo recebia do Fizz em 20%. A ideia era fazer com que Fizz dependesse mais de sua ultimate para explodir seus alvos e moldar seu padrão de dano para algo mais focado em finalizar os alvos, mas acabou gerando um monstro ainda pior que o antigo assassino...

O Fizz Tanque/Lutador passou a assombrar os jogadores de Summoner's Rift fazendo uma itemização misturando Força da Trindade e Espada do Rei Destruído que junto com o dano baseado na vida do seu W e o amplificador da Ultimate davam a Fizz o poder de derreter Tanques. Sua mobilidade e poder de iniciação a distância davam a ele o poder de entrar nas linhas de trás facilmente e sua invulnerabilidade junto com uma itemização mais resistente faziam com que ele também fosse um alvo difícil de se neutralizar em uma luta, o que o tornava uma ameaça constante para todos, e pra piorar ele ainda tinha a vantagem de poder trocar o Flash por Incendiar, o que dava a ele uma pressão de rota muito forte.

O problema dessa versão do Fizz era que ele era um campeão balanceado ao redor de ser um alvo frágil que corria muitos riscos ao invadir as linhas inimigos, e por isso ele tinha ferramentas poderosas para lhe ajudar nisso como o Brincalhão/Trapaceiro e sua Ultimate, uma versão resistente do Fizz basicamente eleiminava quase todos os seus pontos fracos. Uma enxurrada de nerfs veio e foi quase que um ano tentando balancear essa ideia de Fizz AD, primeiro o dano baseado na vida foi realocado do componente ativo para o passivo do W, um bom tempo depois o dano base do W foi reduzido para dar mais escalonamento AP para suas habilidades e por fim durante a Temporada 6 veio um forte nerf no dano baseado na vida do W e um aumento no tempo de recarga do E para matarem de vez essa versão do Fizz e trazer de volta o assassino escorregadio do mid.

No final da Temporada 6 veio a famigerada Atualização dos Assassinos que vinha com o propósito de dar um padrão de jogo mais saudável para os Assassinos aumentando o tempo de reação e o counterplay para as suas explosões de dano, ao mesmo tempo que dava um pouco mais de utilidade e novas ferramentas para jogar a fase de rotas para eles. No caso do Fizz as principais mudanças foram um extra no dano do W caso você experasse por 2 segundos antes de atacar e uma ultimate que ficava mais forte baseada na distância que você acertou, a ideia era tornar o dano do Fizz mais previsível e telegrafado enquanto que colocava mais expressão de habilidade na sua ultimate e matava de vez a possibilidade de reaperecer o Fizz Lutador AD. Após algumas correções de bugs na ultimate para tornar a caixa de colisão mais realista, ficou claro para a maioria dos jogadores de Fizz que apesar de forte, essa versão não era tão satisfatória pois mesmo após vários buffs para torná-lo menos dependente de acertar a ultimate, os jogadores ainda se sentiam limitados e travados demais para um assassino, e por conta disso Fizz está recebendo nessa nova atualização 8.14 umas mudanças no seu W para deixá-lo mais parecido com a preimeira versão.

E assim eu encerro o Nerfa Isso Rito de hoje, deixem nos comentários o que vocês acham do Fizz, se gostam dele e porque, se acham que ele está forte ou fraco, se gostaram das aparições dele no competitivo, se preferem ela antes ou depois da Atualização dos Assassinos, se curtem a ideia dele de assassino escorregadio que pesca suas vitimas, se gostavam do Fizz Lutador/Tanque/AD, qual interação do Fizz vocês mais gostaram, se concordam com as mudanças que ele recebeu ao longo do seu histórico e quais são as suas expectativas para as próximas atualizações relacionadas a ele. Até mais! ^^ 

32 RESPOSTAS

Re: Nerfa Isso Rito #18 - Peixe Fora D'Água?

EU SO VEJO UM PROBLEMA NO FIZZ, E O SNOLLBALL DELE DEMORO UM POUCO MAS QUANDO VAI N TEM QUEM SEGURA ESSE PEIXINHO

Embora o ódio por esse peixe quando cai no time inimigo, eu acho que assim ela tá bem melhor, fica mais voltado para a Mid lane, porém eu creio que nesse meta atual de off atirador, ele fosse mais útil como tank, pois é bem mais difícil explodir uma Irelia na botlane do que uma Ashe :v
Feel My Axes. STN Raylland3r

Fizz, e um bixo q da raiva, vire e mexe to dando rage por csua desse boneco.
Tropa

Fizz pré-temporada 2 >>>>>> all temporadas. Enfim na minha opinião, se a Riot quisesse poderia simplesmente buffar o Fizz, nerfando a sua mana pool e então adicionar um escalonamento pro seu E ao invés do W, usar mais vezes o E pra dar dano, além de evitar somente habilidades, e adicionar a sua passiva no E. Assim jogadores como (Eu também) Bjergsen, Faker da vida iriam iniciar o combo do Fizz com o E + Q + W, não dependendo tanto da ult pra explodir um alvo, ou 2, visto que o E da dano em área, basta retirar a redução de área de dano da segunda conjuração do E, e pronto. Temos agora um Fizz que pode usar todo o seu combo 1 vez e um combo sem ult e ficara sem mana. Isso tudo sem itens. A build do Fizz iria mudar, provavelmente gota iria cair na sua build e com isso ele não seria tão squish pra poder usar o E mais vezes no meio da galera pra dar um burst no seu dano. Just for test, lancem isso no PBE :3.
Aronguejo

No ponto de vista de alguém que joga com alguns yordles, como Veigar e Lulu: https://www.youtube.com/watch?v=xWXkZu8SuXc
Tropa

O fizz ficou uma bosta, simplesmente fizeram uma mistura da mecânica do ultimo fizz com o ultimo antes do Ajuste, se pudessem reduzir tempo de seu E, ou aumentar ou torná-lo mais resistência para que ele possa dar AA no oponente sem abrir sua guarda (pois o peixe já não tem velocidade de Ataque e nem movimento).
CADÊ A MECÂNICA DELE, VÉI. Se ele estivesse com a marquinha: Coldown alto das outras skills não vão ser problema
Ele com esse "ajuste": Coldown baixo das skills ou mais mobilidade para uma troca de AA mais segura

esse Peixe tem que ser  e nerfado para sempre o bixo estremamente iritante ja era muito chato enfrentar ele agora com esse buff e para matar tudo e todos

Arauto

O que precissa ser tirado desse peixe é o fato de ter uma habilidade que o deixa invuneravel e que tem menos tempo de recarga que um zhonias.

"Poderia dispor de um momento para falar sobre a morte?"

Sinceramente como um jogador de FIzz desde a Season 4, estou muito triste esse é o pior Fizz que eu joguei.Além de ele não ter mais a marca do W os escalings do W foram diminuídos e não da porcentagem da vida, agora e só dano bruto não faz sentido upar o W mais tem que voltar a upar o E.E fazer ele não aplicar mais o sangramento passivo do W no Q foi muita sacanagem, e o E dele tem um CD altíssimo nos primeiros leveis, se um fizz não dar Snowball ele não vai solar o Wk/irelia/vlad /Swain"adc". Se um fizz não ganhar a lane , ele não faz nada no jogo .Vocês mudaram o playstyle do fizz de novo,na minha opinião como um main fizz ele esta horrível e esta perdendo a graça de jogar com ele, ta se tornando o novo kassadin.
Tropa

Fizz fico muito ruim com esse W novo, unico campeao que eu sei joga e gostava de joga vocês deixa uma *****, Vão la buffa a merda da lux e faze skin pra ela.
Tropa

Realmente. Eles disseram que essa mudança no fizz é um buff?

Doce engano isso foi um nerf pesadissimo ao meu ver. O fizz estava bom do jeito que estava. Eles mataram o campeão. 

Tropa

Tem q demitir o cara que teve essa ideia o quanto antes. Antes que estrague outros campeões.
Tropa

Riot assim esse e meu main eu entendo que ele e roubado mais assim oque vcs fizeram nn foi nerfa o fizz mais sim acabar com ele
ele pode ser roubado mais tbm pode ser cauterado basta vc saber agora se tem um bando de idiota que que bate de frente com um fizz ai e problema deles mais isso foi cruel com quem joga com o fizz
No meu caso agora vou ter que procurar outro main vlw Riot por me foder
Tropa

Procurar outro campeão pra que? Pra riot nerfar depois tbm? To pensando seriamente em procurar outro jogo

Tropa

Riot tras o W do fizz antigo de volta pelo amor de deus acabaram com o champ tanto que eu gostava do fizz agr ate desanima jogar com ele
Tropa

Rito, pfv, volta o fizz pra versão antes desse patch. ta mt ruim jogar com isso, o champ nao da dano mais, se vcs queriam q ele nao dependesse da ult pra matar, agr ele depende da ult e de mt mas mt posicionamento e ainda morre facil.. sdd fiz antigo, volta a passiva do W ai, esse NERF ta mt ruim, chega a ser abusivo de tao ruim.. os main fizz sabe do que eu to falando.

Sneeri xD

Para mim o Fizz é que nem o Zed: morreu uma vez na lane phase, até o mid game vai fazer nada no mapa. Fizz com protobelt ganha muito dano, vida e, assim, ajuda na explosão de dano. Ou você faz bota de MR e zhonya ou morre para R Q W.
E na minha concepção Ahri precisa de um buff para sua lane phase... Suas habilidades custam muita mana e sua mana base é baixa. Porém, se ela se der bem na lane phase, seu mid game melhora um pouquinho.
Aronguejo

Eu acho que com essa nova atualização o fizz ficou muito inutil...

Ou talvez eu que não consiga jogar com ele agora Smiley Happy
You can push yourself to the limit be strong now jump with me
You can fly over a rainbow with me close your eyes and just believe
Tropa

Bom se a ideia era buffar o fizz eu tenho. Veja isso:
buff no w: Não é necessario o alvo estar com passiva do w, apertou w o alvo recebe imediatamente o tripo de dano, sangramento da passiva do w por 6 segundos, % da vida removida +50% de ap e efeitos de contato.

Ult: Igual a do patch 8.13 porém se o alvo que foi abatido possuir ga o tempo da ult é resetado e se possuir zhonyas e tubarão soh sobe depois que o efeito da zhonyas terminar.

Isso é buff o resto é resto. xD