cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Nerfa Isso Rito #15 - O Orgulhoso Colosso de Demacia

Moderador

Nerfa Isso Rito #15 - O Orgulhoso Colosso de Demacia

Fala galera, estamos começando mais um Nerfa Isso Rito, um quadro pra gente discutir assuntos pontuais sobre mecânica e jogabilidade aqui no fórum, e lembrando que aqui nós NÃO VAMOS DISCUTIR APENAS NERFS, qualquer assunto relacionado a mecânica dentro do jogo que estiver em alta no momento será abordado aqui. E essa semana vamos falar de um Campeão que infelizmente praticamente não tem presença no competitivo mas que em compensação brilha muito entre a galera iniciante por ser um dos toplaners mais simples e receptivos do jogo. Garen é um dos campeões iniciais do jogo e foi criado com a ideia de ser o cavaleiro da justiça que protege os fracos contra o mal, e no jogo atuando como um Tanque de DPS alto com uma fase de rotas muito forte e uma presença pesada na linha de frente. Infelizmente Garen nunca teve muito impacto no competitivo por conta de a sua fraqueza nata em lidar com campeões de mobilidade alta e carregadores a distância bem posicionados ser muito forte, o que fez com que ele sempre ficasse deslocado em um meta que sempre girava em torno de ter um atirador forte bem protegido por um suporte.

Suas primeiras mudanças vieram em 2010 quando o jogo ainda não tinha um meta definido e o seu potencial de lane bully era muito valorizado ao mesmo tempo que a sua capacidade de atuar como um Tanque DPS ainda era muito relevante, os primeiros nerfs vieram então pra enfatizar sua fraqueza com mobilidade e controle de grupo e a sua invulnerabilidade a Lentidão se transformou em apenas uma redução de Lentidão. Nos meses seguintes ficou mais claro para os jogadores que os problemas para lidar com o Garen era o modo como ele podia ser muito tanque e ao mesmo tempo causar muito dano, mesmo não fazendo tantos itens de resistência e dano, então os nerfs seguintes vieram reduzindo sua capacidade de mitigar dano usando o W, aliás foram nerfs em todos os aspectos possíveis dessa habilidade, mas mesmo assim os jogadores ainda tinha muita dificuldade em lidar com Garen, então veio o nerf que sepultaria a viabilidade de Garen sendo basicamente o último nerf aplicados nele até o seu mini-rework, nerfs no dano base dele com compensações no escalonamento para forçá-lo a investir mais em dano.

No ano seguinte Garen ficou em um estado muito crítico onde a sua inviabilidade competitiva e até em soloq se tornou um fato e vários buffs foram aplicados pra tentar reverter essa situação, basicamente todos os seus nerfs anteriores foram revertidos, inclusive novos buffs fortes foram aplicados no seu escalonamento e dano base e até na velocidade de movimento do Q foram aplicados e mesmo assim nada adiantou e a Riot percebeu que seria necessária uma atualização mais forte nele. Então na Temporada 2 foi realizada uma atualização pesada com várias alterações nos seus números e algumas leves alterações nas suas funcionalidades, o objetivo principal era fazer com que Garen perdesse um pouco do seu potencial de lane bully que era muito forte mas que ganhasse mais potencial de agir como linha de frente no meio e final do jogo, e assim tentar fazer com que ele tivesse uma função mais consistente nesse meta focado em atiradores.

Depois disso Garen continuou indo até que bem, ele até chegou a receber um pequeno nerf na Temporada 3 no modo como seu W funcionava com resistências base, mas o que acabou prejudicando bastante o seu desempenho nos anos seguintes foi a própria evolução do meta. Os jogadores e a Riot não só abraçaram a ideia do meta com atirador+suporte como também as ideias de mobility creep e power creep foram evoluindo a um ponto em que todo campeão precisava de alguma habilidade com mobilidade ou controle de grupo forte pra poder sobreviver no jogo, e para Garen que não tinha nada disso e ainda tinha que dar um jeito de conseguir lidar com atiradores com mobilidade acompanhados de suportes cheios de controle de grupo. Enfim, acabou que Garen não tinha envelhecido bem e novamente uma sucessão de buffs vieram pra ele nas Temporadas 4 e 5 para tentar dar um pouco a mais de presença para ele no final do jogo, mas nada disso era o suficiente para justificar a escolha do Garen no lugar de qualquer outro lutador e novamente Garen precisou de uma mini-atualização.

Durante a Temporada 5 aconteceu uma grande atualização nos Colossos que visava dar a esses lerdos lutadores com muita resistencia e dano, motivos mais específicos para escolhê-los no lugar de outros lutadores, fazer com que eles fossem mais distintos entre si... E no caso do Garen rolaram alguns ajustes nos seus status base e habilidades básicas para enfatizá-lo mais como um causador de dano do que um tanque, e a adição de uma nova mecânica de vilão onde ele passivamente identificava um vilão no time inimigo (o Campeão que mais matou recentemente) e causava dano verdadeiro baseado na vida máxima dele com as suas habilidades e ataques básicos. Assim que chegou nos servidores, Garen se tornou um dos campeões com maior porcentagem de vitórias do jogo e causou um alvoroço na toplane sendo extremamente banido. Na atualização seguinte veio um nerf na velocidade de movimento base e do Q para deixá-lo mais condizente com a sua identidade de Colosso lento, o que por si só já foi uma mudança muito impactante porque deu aos carregadores da linha de trás mais meios de lidar com ele, mas o que tirou Garen de vez da lista de Campeões OP foi um ajuste na passiva de vilão que fazia com que ela não fosse ativada contra o seu oponente de rota, e assim ficava mais difícil para um Garen atrás voltar pro jogo.

Por mais que Garen tenha ficado bem por um tempo, depois que os novos itens de Colossos foram nerfados seu desempenho começou a cair bastante até que na Pré-Temporada 6 ele ganhou uma nova mecânica em que o seu E remove uma porcentagem da armadura do seus inimigos para que ele tivesse mais facilidade para lidar com linhas de frente já que ele não tem muito acesso a linha de trás. Foi uma boa adição mas isso não era o suficiente pra fazer com que bons jogadores de Garen se destacassem, então no meio da Temporada 7 mais uma mecânica foi adicionada no seu W, fazendo com que ele ganhasse uma redução de dano e tenacidade bem maior pelos primeiros 0.75 segundos para que os Garens excelentes conseguissem usar essa habilidade como uma espécie de Purificar, o que contribui muito em determinados confrontos. Sua última mudança foi durante a Temporada 8 onde ele ganhou um buff no dano base do seu Q e nas resistências máximas do seu W pois todos os Lutadores estavam meio fracos no geral e isso seria uma espécie de ajudinha pra segurar as pontas até outras soluções específicas para a classe chegarem.

E assim eu encerro o Nerfa Isso Rito de hoje, deixem nos comentários o que vocês acham do Garen, se gostam dele e porque, se acham que ele está forte ou fraco, se queriam ver ele aparecendo mais no competitivo, se preferem ela antes ou depois da Atualização dos Colossos, se curtem a ideia dele de campeão muito tanque que dá muito DPS no estilo Beyblade, se gostam da fantasia dele de cavaleiro da justiça que luta contra o mal, se concordam com as mudanças que ele recebeu ao longo do seu histórico e quais são as suas expectativas para as próximas atualizações relacionadas a ele. Até mais! ^^ 

24 RESPOSTAS

Re: Nerfa Isso Rito #15 - O Orgulhoso Colosso de Demacia

Adorei o tópico!
Como Main Garen desde meados da season 4, chega até a ter uma certa nostalgia nesse post!

Hoje em dia Garen não tem estado em seus melhores momentos.
Sua lane-phase está beem fraca. De longe o colosso com o Pior early. Fico até triste de não conseguir ter aquele confronto épico com um Darius, pois 90% das vezes, o Darius ganha do Garen naturalmente.

Tenho bastante saudades da época de Lane-Bully dele na season 4 e 5 pré-rework.
O dano incrivelmente alto do E, junto com o magnifico Silence de 2.5 segundos e Tenacidade na duração do W... cara, que saudades!
Obviamente, aquele early tenebroso de forte a ponto de bater de frente e até mesmo dar pau em Rivens, Renektons e Darius's vinha com um custo bem caro... que era o late-game terrivel na época.

Ta certo que nem mesmo hoje ele tem o melhor dos Late's, mas pelo menos ele possui MUITO mais dano no fim do game do que antigamente.
E eu não odeio o Garen atual, eu gosto muito! A redução de armor no E e a tenacity inicial no W são cosas que me divirto demais usando! Mas acho que sinto muita falta de impor dominância na lane como eu costumava fazer antigamente.

É bem provavel que Garen seja buffado novamente no futuro. Se isso acontecer, eu adoraria que ele voltasse a ser um pouco do Lane-Bully que um dia foi!
Moderador

@Gemada de Taric@  escreveu:
Adorei o tópico!
Como Main Garen desde meados da season 4, chega até a ter uma certa nostalgia nesse post!

Hoje em dia Garen não tem estado em seus melhores momentos.
Sua lane-phase está beem fraca. De longe o colosso com o Pior early. Fico até triste de não conseguir ter aquele confronto épico com um Darius, pois 90% das vezes, o Darius ganha do Garen naturalmente.

Tenho bastante saudades da época de Lane-Bully dele na season 4 e 5 pré-rework.
O dano incrivelmente alto do E, junto com o magnifico Silence de 2.5 segundos e Tenacidade na duração do W... cara, que saudades!
Obviamente, aquele early tenebroso de forte a ponto de bater de frente e até mesmo dar pau em Rivens, Renektons e Darius's vinha com um custo bem caro... que era o late-game terrivel na época.

Ta certo que nem mesmo hoje ele tem o melhor dos Late's, mas pelo menos ele possui MUITO mais dano no fim do game do que antigamente.
E eu não odeio o Garen atual, eu gosto muito! A redução de armor no E e a tenacity inicial no W são cosas que me divirto demais usando! Mas acho que sinto muita falta de impor dominância na lane como eu costumava fazer antigamente.

É bem provavel que Garen seja buffado novamente no futuro. Se isso acontecer, eu adoraria que ele voltasse a ser um pouco do Lane-Bully que um dia foi!

Eu acho que ele vai acabar recebendo outro mini-rework pra enfatizar mais a identidade dele de Colosso anti-conjurador igual na história, pra mim uma das melhores coisas que fizeram foi a mecânica do W dando aquela tenacidade extra logo quando conjurada, você sente que jogou tão bem quando você basicamente anula o cc de um inimigo com isso

Aronguejo

Velho esse campeão é insuportavel MEU DEUS passiva de dorans que dá outregen em qualquer champion que não seja um vladmir da vida não usa mana tem um dano altissimo no Q e além de dar silence e remove slow além de dar um ms do krlh n que fica impossivel fugir eu posso colocar a runa de colheita sombri que fica mais broken ainda com o dano escroto do Q e da redução de dano de armor posso fazer 100% ad que ainda vou tankar não importa e uma ult que em que está marcado causa mais de 1k de true damage acho balanceado Kappa. Olha que joguei várias rankeds e até um amigo meu tá abusando dele fazendo draktar de first item e dando um dano do krlh e tankando nick dele XXEGCXX podem ir lá ver as builds dele com o boneco e sempre acaba vencendo o game mesmo que ele seja prata 2 não tira o fato dele ser broken 71% de winrate.

isso e um Tijolo td vez q eu vo Vs um Na Partida e um Tijolo msm tem q Nerfa isso mt roubado só fica dano aquele negocio q gira e aquela ult dele só faz isso so isso eu peguei S + com isso na primeira vez q eu peguei nem preciso ser main e só vc pega farm pego lvl10 ta com farm se fica quase imortal se tem algumas Kill se fica mt forte nem precisa ser Main disso além de nao usar Mana ou Energia pra min e um boneco Nutella me desculpem aos main Garen mais essa e a verdade
Aronguejo

Aaah man, não fale assim, o garenzinho é tri massa! Bem como o autor do post falou, ele tem pontos fracos bem evidentes (dificuldades contra campeçoes de longo alcance, e mobilidade) e, se bem explorados, deixam ele inutil. O grande fato é que ele é um campeão inicial, então muita gente ainda está apredendo sobre o jogo (e sobre counterar, buildar, wardar, etc..) e acabam não fazendo isso adequadamente.

Sou main garen desde que iniciei no game, e te digo, bota uma Quinn na top lane pra ti ver o que acontece... =D

Arauto

Esse tópico em especial em vez de ser "Nerfa isso" deveria ser "Reworka isso"
Tropa

nhe sahaush
Dragão

Tem dano, tem vida, tem tudo

Ele é um otimo campeão , assim como o Darius , possuem bastante dano fisico e aguentam muita porrada , na lane possuem bastante vantagem contra uma grande parte dos campeoes do top , mas com o passar do tempo , já não fazem mais nada , por conta de haver muito controle de grupo , pro Garen isso não é muito problema , mas pro Darius já é demais , apesar de ser um campeão bem dominante , por conta da sua passiva e true damage , ele já não faz mais nada porque não possui nenhum tipo de mobilidade , por isso com o passar dos patchs , foram se mudando as builds de cutelo pra Trindade por conta do movement speed , espero que a Riot de uma ajustada nos campeões colossos para que impactem mais o jogo com o passar o tempo , obg <3 .

Tropa

Parabéns pela iniciativa!
O trabalho de vocês vale muito para nós.
Vocês são OP!

O que eu acho que deveria ser feito, assim como alguns aqui disseram, era dar mais enfase a identidade de Garen de ser um Colosso feito para "Impedir/Interromper conjurações e resistir a controles de grupo"

Como um Colosso, Garen não é tão bom em iniciações de confontros, mas acredito que devam explorar um pouco mais seu Q, e seu E, o dando um pouco mais de velocidade de movimento como um empurrãozinho extra, e o aumento na duração do silenciar. Acho que ele deveria ter mais a identidade de um campeão que é capaz de parar conjurações, e com seu dano, se aplicado corretamente, poderia vencer um duelo 1x1 contra um campeão de conjuração.

Isso tornaria o Garen ótimo contra campeões que necessitam usar de suas habilidades para causar dano, ou até mesmo para se sustentarem, campeões como Riven, o novo Aatrox, e até mesmo o Darius, por conta de sua habilidade de se curar com o Q, Fiora, Irelia, que de alguma forma ainda concentra sua força na conjuração de suas habilidades.

Garen poderia se tornar uma opção contra esses campeões no competitivo. Na minha opinião, com o aumento do silenciamento, acho que os inimigos conjuradores teriam que pensar onde, e quando atacar, em vez de pular de qualquer jeito em cima de alguem ultar e explodir o cara.

Supondo que esses buffs sejam conscedidos, caso o inimigo tente fazer isso, a mobilidade extra que Garen teria, combinada com o silenciamento aumentado, fariam com que ele impedisse que o inimigo continuasse avançando, e poderia até puni-lo com o dano de seu E.

Gosto muito do Garen, e foi o meu campeão com maior maestria em tempos passados, adoraria ve-lo sendo jogado novamente no competitivo, e relembrar dos tempos em que ele era um bom campeão. Evidente que a mobilidade ainda o causaria problemas, em contra partida, campeões que dão dano baseado em vida maxima, e reduzem armadura, podem causar problemas a ele.

Acho que deveria valorizar mais essa identidade dele.

Eu acho que deveria haver um rework nos campeões colosso, hoje em dia no lol a maioria dos campeões do meta tem cc e alto dano, as vezes jogando de Garen, Darius, Yorick ou qualquer outro colosso (já que eu adoro jogar com campeões assim) to fedado e morro com dois tapas de qualquer adc, ou ate de magos de controle, a maioria dos colossos estão passando por maus bocados por causa do alto cc dos campeões adversários, deveria ter outro item alem da bandana pros colossos se livrarem do controle de grupo.
Highlighted
Tropa

No minimo um rework.

Garen não precisa de rework.

Ele merece uns updates mais simples, como algo no nivel dos Colossos. Mas um VGU completo não tem o por quê. Ele está dentro do padrão que ele tem que estar, mas merecia estar mais bem aplicado só
Tropa

so acho q o R deveria dar dano em area ai sim ele seria muito disputado nos metas seguintes
ass: murang4

Meu querido, que difícil foi ler seu post.

Acho esse POST um absurdo Riot games, com tantos campeões roubados na top Lane vcs querem nerfar o mas fraco, Garen tem uma mobilidade a nivel 0, tem um potencial de rotação nível 0, coloca um singed da vida contra um Garen o Garen nem clica pois não tem mobilidade nenhuma, o Garen atual só serve pra iniciante aprender a morrer pra torres, esse jogo tá indo de mal a pior não reconheço mais aquele jogo em que passava horas jogando, só fazem as coisas ao contrário dos anceios dos players, Lissandra outra personagem praticamente abandonada pela rito games sem fala em vários outros campeões agora se nerfar o Garen paro de jogar de vez. O lol já não é mais o mesmo estamos passando pelo pior meta que já vivenciei e sem falar que me desanimou 190%.
Então esse é meu desabafo em relação ao meta atual e as atitudes que a rito games vem tomando ao longo dos metas quem tá fraco fica mas fraco quem ta forte fica mas forte.
Arauto

Faz um sobre a Janna, por favor!!

Moderador

@Kaustik Zombie@  escreveu:
Meu querido, que difícil foi ler seu post.

Haha por que?