cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Nerfa Isso Rito #11 - Thresh e Um Novo Modo de Ser Suporte

Moderador

Nerfa Isso Rito #11 - Thresh e Um Novo Modo de Ser Suporte

Fala galera, estamos começando mais um Nerfa Isso Rito, um quadro pra gente discutir assuntos pontuais sobre mecânica e jogabilidade aqui no fórum, e lembrando que aqui nós NÃO VAMOS DISCUTIR APENAS NERFS, qualquer assunto relacionado a mecânica dentro do jogo que estiver em alta no momento será abordado aqui. E essa semana eu vou aproveitar que estamos recebendo no jogo um novo suporte sombrio com propostas diferentes para o que conhecemos como suporte, e vou falar de um outro suporte sombrio que também trazia mecânicas bem diferentes para a botlane e que revolucionou o jogo e é conhecido até hoje como um dos melhores lançamentos que já tivemos.

Thresh desde que lançou tem sido um dos campeões mais populares do jogo, e muito disso se deve ao fato de ter tanto uma temática muito atrativa quanto um kit que incentivava criação de jogadas intensas, mas também não podemos negar que o modo como ele ofereceu uma nova perspectiva de como ser um suporte e o seu desempenho acima da média também pesaram bastante para que ele ganhasse a vasta playerbase que tem hoje. Pra quem não sabe, na época em que Thresh foi lançado os suportes eram geralmente babás de ADC (Janna, Lulu, Sona) ou matadores de ADC (Zyra, Leona, Blitz), e Thresh nos mostrou um caminho um pouco diferente... Ele também podia atuar como babá e matador de ADC dependendo da situação mas ainda tinha um extra pelo modo como ele podia criar jogadas pelo mapa com o seu time através do reposicionamento com as Sentenças e Lanternas. Esse ar de novidade e possibildades infinitas atraiu muitos jogadores que nem jogavam como suporte para masterizar o campeão e até hoje temos um grande número de fiéis jogadores de Thresh que só jogam com ele independente da situação. No competitivo ele geral várias lendas como Madlife e BunnyFufuu que nos presentearam com jogadas atordoantes que fazia todo mundo vibrar e ficou por muito tempo como presença garantida lá simplesmente por ser ou o melhor suporte do jogo, ou o mais versátil. 

As primeiras atualizações do Thresh vieram logo depois do seu lançamento transferindo a passiva de dano extra no ataque básico da Sentença para o Esfolar, já que antes o nível 1 do Thresh começava extremamente opressivo com ele tendo tanto poder de all-in e poke tão cedo, agora com essa mecânica transferida para o Esfolar você não só equilibrava a pressão desnecessária que ele tinha como também acrescentava mais impacto na escolha entre maximizar a Sentença ou o Esfolar. Alguns meses depois veio outra mudança visando diminuir a pressão inicial do Thresh, onde ele perdeu parte das suas resistências base para ganhar um escalonamento melhor com as almas da sua passiva pra fazer com que Thresh precisasse correr mais riscos em suas trocas no começo do jogo. E pra finalizar os seus nerfs na Temporada 3, mais uma mudança com o intuito de aumentar a curva de aprendizagem do Thresh foi aplicada, dessa vez aumentando o tempo de recarga geral da sentença porém agora com uma mecânica nova que reduzia esse tempo de recarga caso ele acertasse um campeão, o que fazia com um Thresh que errasse a Sentença toda hora fosse bem punido mas um que acertasse constantemente em uma luta fosse muito recompensado.

No começo da Temporada 4 Thresh recebeu mais um nerf pra diminuir sua pressão de rota através de um alcance de ataque básico menor, aliás quase todos os nerfs no Thresh sempre seguiram esse padrão de fazer com que sua fase de rotas fosse menos opressiva, que a escolha de Thresh fosse menos genérica e mais aplicada como nicho e que ele passasse a correr mais riscos pra fazer seu jogo, como por exemplo na mudança que teve na atualização 4.4 que diminuiu a duração das almas para que ele tivesse que se arriscar mais para pegá-las. Mas foi na atualização 4.13 que as coisas se acertaram de vez pro Thresh, naquele período ele era considerada de longe o melhor suporte do jogo e podia se encaixar em qualquer situação e tinha uma presença enorma não só nas partidas ranqueadas como também no competitivo por causa disso, então um nerf em como ele aplicava as suas habilidades em área (o escudo da lanterna e o dano da ultimate) veio para fazer com Thresh tivesse seu nicho mais definido como pick-off ao invés de ter uma luta em equipe tão boa.

Depois disso Thresh ficou em um excelente estado por bastante tempo sendo uma escolha de nicho para os jogadores que eram muito bons com ele, como uma opção para pressão de rota e pick-off e como um counterpick de campeões específicos. Mas devido a algumas mudanças no meta, Thresh foi ficando bem apagado e sua taxa de vitórias estava baixa demais para o normal então a Riot decidiu dar uma ajudinha pra que ele voltasse a ter seu espaço. Começou com algumas mudanças de "qualidade de vida" na lanterna para que as jogadas combinadas com a sentença ficassem mais fáceis de aplicar e em como você era recompensado em executar bem o mini-game de coletar almas concedendo até um escudo mais forte com isso. Mesmo com esses incentivos, Thresh ainda não estava tendo um desempenho tão satisfatório principalmente pelo modo como ele decaía no final do jogo em comparação aos outros suportes, então uma diminuição no tempo de recarga da sua ultimate o ajudou a se realocar no meta, e as várias mudanças na itemização de suporte o consolidaram de volta.

E assim eu encerro o Nerfa Isso Rito de hoje, deixem nos comentários o que vocês acham do Thresh, se gostam dele e porque, se acham que ele está forte ou fraco, se gostaram das aparições dele no competitivo, se acham que o reconhecimento dele é merecido, se gostam da nova proposta que ele trouxe para os suportes, se concordam com as mudanças que ele recebeu ao longo do seu histórico, se gostam da intensidade mecânica dele e quais são as suas expectativas para as próximas atualizações relacionadas a ela. Até mais! ^^ 

25 RESPOSTAS

Re: Nerfa Isso Rito #11 - Thresh e Um Novo Modo de Ser Suporte

Ai que tópico f&da! Parabéns comandante.
"Right now, I'm in a state of mind
I wanna be in, like, all the time
Ain't got no tears left to cry"
Arauto

Sabia que quando um Thresh inimigo jogar uma lanterna vc pode inpedir alguem de pegar ela se vc se colocar em cima dela ou se vc colocar uma sentinela ou sentinela de controle na hora bem no centro (que é onde se clica para ser levado), isso dá algum tempo para vc matar ou tirar mais vida de quem tentar pegar a lanterna.

"Poderia dispor de um momento para falar sobre a morte?" 

Sou 1LICH1 e você não me viu aqui. 

Tropa

Como sempre seu tópico ficou muito bom e trás muita informação,Parebens continue assim ^^
Arauto

Esqueceu um fator importante, naquela época era bem menos mobilidade transversal (isto é, capacidade de sair de obstáculos e reposicionamento imediato) e o roaming entre lanes tinham um peso maior no jogo por serem menos consistentes. Apesar de hoje em dia com não parecer, a Passagem Sombria do Thresh era , na verdade ainda é, uma das habilidades mais poderosas do jogo, e é uma habilidade básica!
Com a entrada do Pinstouro e de um número maior campeões especializados em roaming tanto na midlane (Tallyah, Aurelion Sol) quanto como suporte (Bardo), o Thresh perdeu um pouco da sua força, mas ainda é o tipo de pick meta-resistente, no qual faz diferença apenas o jogador, pelo kit do campeão ser tão bom.

Falaram que o Pike iria "mudar o estilo dos suportes", mas sinceramente...no máximo adiciona capacidade de recompensa e snowball seguro em uma escolha agressiva para rota de pressão intensa no bot, seguido de roaming visando snowball pesado. Nada sequer proximo do que o Thresh realizou.
Tropa

krl gostei, :3 obrigadaaaa
Aronguejo

Um dos meus campeões preferidos e com a merecida M7, muito legal saber a história de balanceamento dele Smiley Happy

É um ótimo meio termo de babá e agressivo, porém tem que realmente dominar o campeão, pois uma skill errada dele pode ser a ruína da jogada, como o próprio tópico diz.

''Anzol, linha e chumbo''
Highlighted
Tropa

Pelo que joguei até hoje, acredito que essa força do Thresh seja justamente a recompensa pelo domínio do campeão. Nos elos que joguei esse ano prata/gold/platina não vi nenhum exímio Thresh que impacte tanto na partida. Os poucos que realmente fizeram a diferença conseguiram isso através do uso do Esfolar antes da Sentença e do Roaming. Por ninguém realmente dominar o personagem em elos baixos, acho que um Thresh minimamente bem jogado já assusta e causa essa impressão de personagem OP.
Tropa

bem realmente o thresh tem um kit bem completo , mas de todos os nerfs de balanciamento , tirar as resistencias dele foram os piores , por ser um champ q é muito bom em iniciar jogadas , retirar sua resistencia nós faz pensar que quando acertamos a sentença se vale realmente ir para cima , pelo risco de ser burstado , um exemplo disso é a leona q mesmo indo se tiver q recuar ela geralmente consegue , acho q na sentença poderiam colocar uma passiva de resistencia de ap e ad  por alguns segundos pera evitar esse burst , ficaria interessante e deixaria uma forma de all-in mais compensadora pq o legal além de acertar a sentença e poder se jogar no meio , mas ultimamente  vejo os thresh morrendo antes de se chegar até la praticamente .

Aronguejo

tei muikRe: Nerfa Isso Rito #11 - Thresh e Um Novo Modo de Ser Suporte

Gostei Muito ele para mim ta bom como está 

Arauto

Ah, o thresh é um dos meus favoritos <3 Acho ele tão completo e envolvente. Ainda é a minha maior maestria <3

Saudades do Escudo AoE da lanterna y-y'

Gosto do alistar ele pra mim é o melhor sup
Tropa

Só faltou falar da mudança do Flash + Q. A riot disse na época que era conserto de bug, mas foi um nerf na real.

Tropa

Tem que nerfa principalmente o Pyke ta de mais aff 

Tropa

Thresh foi meu main que subi até o diamante, me empenhei bastante com ele, mas notei que em quase toda partida alguem pegava, agora desapareceu. E os que aparecem estão sem a menor força, não sei se é o meta ou o que, mas ta bem atrás
Tropa

MUUUUUUUUUUUUU

Acho que ele deveria ganhar um pouco de armadura a mais na passiva e um poquinho de dano no auto porque farmar a catapa no relicario ta dificil viu kkk

Boaa riot sempre fudendo com o jogo me diz aí qual o impacto dos adc no jogo pra vcs fuderem todos eles e ainda colocar a merda de um campeão assassino no bot? Quer fazer algo útil então exclui logo os atirados do jogo já qq não precisa dessa merda

So uma dica se escreveu GERAL na parte que fala dele na parte (No competitivo ele geral várias lendas como Madlife e BunnyFufuu que nos presentearam com jogadas atordoantes que fazia todo mundo vibrar e ficou por muito tempo como presença garantida lá simplesmente por ser ou o melhor suporte do jogo, ou o mais versátil. )
acho que voce queria escrever gerou nao?
''Me mostre á sua força, lute pela sua vida ao contrário ápenas morra...''

@Drill Barnacle Só digo isso: