cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Nerfa Isso Rito #10 - Soraka Matando Com Bondade

Moderador

Nerfa Isso Rito #10 - Soraka Matando Com Bondade

Fala galera, estamos começando mais um Nerfa Isso Rito, um quadro pra gente discutir assuntos pontuais sobre mecânica e jogabilidade aqui no fórum, e lembrando que aqui nós NÃO VAMOS DISCUTIR APENAS NERFS, qualquer assunto relacionado a mecânica dentro do jogo que estiver em alta no momento será abordado aqui. E essa semana eu escolhi falar de uma campeã que ao mesmo tempo que é tão amada a ponto de ser estatísticamente o campeão mais honrado do jogo, também é tão odiada a ponto de fazer seus haters criarem essa obra de arte. Soraka tem como fantasia ser uma curandeira pacífica que quer ajudar todo mundo e no jogo vem traduzido como o suporte com maior potencial de sustento do jogo capaz de deixar seus aliados quase que imortais se bem posicionada em lutas prolongadas. Competitivamente ela tende a se encaixar em composições que abusam de sustento e poke para cercos e como pocket pick para lanes específicas aliada a atiradores de pressão, e recentemente tem sido uma revelação no MSI sendo usada como counterpick de Morgana com uma estratégia de maximizar o E.

Soraka já teve outra versão sua no jogo, porém essa Soraka antiga era tão problemática que eles decidiram dar uma atualização mecânica nela durante a Temporada 4 cujo os principais objetivos eram fazer com que Soraka participasse de forma mais ativa nos comabtes correndo riscos de ser abatida e tivesse uma mecânica com mais expressão de maestria ao invés de apenas spambot. Suas primeiras mudanças nessa nova versão, vieram pouco tempo depois disso com algumas mudanças direcionados no modo como ela interagia agressivamente na lane, já que eles acabaram indo um pouco longe demais quando tentaram aumentar a interação dela na rota e deixaram ela um pouco lane bully demais. Mas um tempo depois os jogadores entenderam que era possível anular uma fase de rotas de Soraka apenas se posicionando atrás do atirador e fornecendo cura só quando necessário, então alguns nerfs na regeneração de vida dela compensados com uns buffs na cura do seu Q vieram pra forçar Soraka a dar mais a cara caso quisesse recuperar vida.

Um marco decisivo no histórico da Soraka foi a Pré-Temporada 5 que não só nerfou as Feridas Dolorosas como também introduziu um novo sistema de talentos que beneficiava bastante os suportes encantadores, mais especificamente o talento Benção da Voz dos Ventos que sozinho teve o potencial pra tornar Soraka um campeão quase que imbalanceável. 10% de efetividade extra em curas e escudos pra um campeãocomo Soraka porque ela spamma habilidades de cura, então era basicamente como se ela ganhasse uma cura extra por luta, as resistências extra que ela podia conceder pros aliados também eram mais impactantes do que parece porque com sua ultimate ela pode conceder o bônus para todos os seus aliados, então era como se o time inteiro da Soraka estivesse muito resistente, e os nerfs nas Feridas Dolorosas vieram como a cereja do bolo removendo uma das principais medidas de counterplay contra Soraka. Nerfs pesados nos custos de mana e alcance vieram assim como a remoção da mecânica anti Feridas Dolorosas da sua ultiamte, mas isso não foi o suficiente pra para-la e Soraka continuou sendo um problema na temporada seguinte...

Durante o começo da Temporada 6 Soraka continuou sendo um grande problema, então a Riot reconheceu que esse estilo de jogo que na Temporada 4 não era problemático acabou não evoluindo tão bem e se tornou uma interação meio quebrada e merecia um pequeno rework. De forma geral seu Q se tornou uma ferramenta mais confiável para desengajar e inclusive virou sua principal ferramenta de auto-sustento adicionando mais poder de decisão na hora de maximizar suas habilidades enquanto sua cura em si foi nerfada, fazendo com que Soraka fosse um pouco mais fraca contra padrões de explosão de dano mas mais forte em lutas prolongadas. A princípio pareceu que foi o suficiente mas depois que os jogadores adaptaram as novas mecânicas, vieram mais alguns nerfs no seu desengage para que ela ainda pudesse preservar sua identidade estratégica de rainha da cura. Mas após a mudança no Ídolo Proibido que aumentou muito o seu desempenho geral no jogo, não teve mais como fugir e Soraka recebeu o nerf icônico que finalmente a colocou em um estado mais justo de lidar, um aumento drástico no tempo de recarga do seu W no começo do jogo. Na época era quase impossível de se lidar contra uma Soraka caso você não estivesse com um suporte de iniciação pesada que pudesse dar all-in nela sem chance de reação, e desde então Soraka não rendeu mais problemas tão fortes e aparentemente parece que se encontra em um estado balanceado no jogo.

E assim eu encerro o Nerfa Isso Rito de hoje, deixem nos comentários o que vocês acham da Soraka, se gostam dela e porque, se acham que ela está forte ou fraca, se gostaram das aparições dela no competitivo, se preferem ela antes ou depois do rework da Temporada 4, se acham que o ódio que ela recebe é justificado, se concordam com as mudanças que ela recebeu ao longo do seu histórico, se gostaram das mudanças que ela recebeu na Temporada 6 e quais são as suas expectativas para as próximas atualizações relacionadas a ela. Até mais! ^^ 

55 RESPOSTAS
Tropa

Re: Nerfa Isso Rito #10 - Soraka Matando Com Bondade

Amigo, ninguem joga de soraka, logo, ela ta fraca.

faz um sobre vlad , boneco tanka pra krlh , recupera vida igual um imbecil te explode e agora com essas mudanças corre igual ao bolt , sem noção , que outro boneco te diva sai vivo e fica full em poucos segundos ? , e se for atras ele com ctz correrá mais que vc ?

Tropa

Demais
Tropa

Soraka minha rainha

JBETS
Highlighted
Tropa

acho q soraka ja ta bem fraquinha,pelo menos na minha soloq n ta fzndo mt diferença n

Ah mano, eu não vejo muitas sorakas não, é bem raro, acho que se ela estivesse roubada logo ia ser mais pickada.
Aronguejo

Eu, pessoalmente, tenho problemas com a Soraka.
Ela é um tipo de campeão que te dá recompensas sem muito esforço. Os maiores problemas que vejo com a Soraka é o tipo de campeão que a Riot fez com que ela se tornasse.

O principal problema, é que antes ela era conhecida como o suporte de controle de recursos, ela dava HP, Mana, retirava resistência mágica... Agora ela é aquele suporte disabler/healer. Eu não vejo a utilidade do Q da Soraka atual, sinceramente. Antes ela tinha uma mecânica legal, no início do rework, no meio do Q o dano era amplificado. Isso fazia com que a Soraka tivesse um pouco mais de habilidade embutida no kit.
Outra coisa, a Soraka é o tipo de campeão que é inviável competitivamente se não estiver totalmente quebrada. A cura dela não tem nenhuma mecânica a mais, é apenas uma cura extremamente alta e com tempo de recarga baixo. O silenciar em área dela não tem nada de especial, apenas um enraizar em área... A ult dela é outra habilidade que eu tenho um grande problema, o principal problema é que não tem nada que você pode fazer contra essa habilidade. Seria interessante se tivesse um mini-game com a ult da Soraka, como se fosse um pequeno círculo da redenção que criava perto dos aliados da Soraka e entre outras coisas...

A resposta é Kled

Primeiramente acho que ela depende muito de matchup, ela em geral está bem fraca nas maiorias dos matchups na lane phase, o seu mid game é bom  e seu late é mais ou menos. 

O late dela é ruim pelo motivo de ter muitas maneiras de tirar ela da tf, não conseguir usar tanto o q/e, e caso tentar, levar muito dano em troca.

Tem muitos champs sups que tem um kit melhor nesses patchs do jogo, rakan, morgana, taric, etc...

Ela tem parecido bem pouco nas partidas, mas em drafts acho ela boa, dependendo da composição do time.

E esse novo meta de pouco gold para os sups, tira ela mais do meta ainda.  

Tropa

real em kk
Tropa

A Soraka se tornou realmente um campeão em que se precisa pelo menos entender de posicionamento. Você será focado na lane porque não adiante bater no adc.
Qualquer bobeira faz fazer você morrer e deixar as coisas complicadas pro adc.
Ela tem lugar no meta atual, mas não é qualquer um que joga com ela.
Tropa

minha dica é querem deixar Soraka melhor, faz aquele E dela ser reativável como o da lux ai sim ela fica boa.
Tropa

Soraka minha Deusa

Esse boneco fede.

Aronguejo

Eu simplesmente amo a Soraka. Quase no mesmo nível que a minha Morgana.
Sobre o kit dela, eu acho que ele está até balanceado, na fase de rotas, a cura tem um cooldown alto e justo, e o E dela, se bem utilizado, pode acabar com muitas plays.
No geral, ela é um suporte muito frágil de início, e é relativamente fácil botar pressão em cima dela se você escolher o suporte correto (geralmente os de hard engage). E o combo do status do Q dela (rejuvenescimento) + o W na fase de rotas é uma forma de "curar" você e o aliado ao mesmo tempo.
De resto, acredito que para o kit atual da Soraka, é preciso que você saiba pickar ela na hora correta (você não vai pegar Soraka contra um time que consegue chegar fácil na backline, por exemplo), e que se saiba se posicionar bem e usar o E na hora correta, não simplesmente usar ele para pokear, como eu costumo fazer o Q. Tendo isso em mente, a sua Soraka vai crescer durante o jogo e se tornar incontrolável no late game.
Sobre um possível rework nas habilidades, não consigo imaginar alguma ideia, mas não acredito que ela precise de urgência de um. A Soraka sempre vai ter seu espaço dentre os suportes, não importa o meta.
OBS: A Soraka é a minha segunda maior winrate nas ranqueadas, 67% de vitórias em 18 partidas. ENQUANTO EU VIVER, NINGUÉM HÁ DE SOFRER.

A soraka so encaixa em poucas situações principalmente em jogo de competitivo pelo fato dela ser papel e não se curar, facil de ser explodida, tem que ter um posicionamento muito bom e torce pra ninguem te explodir
Duo da Rito

Eu preferia a versão antiga, era divertido de jogar com ela. Sdds da Soraka de antigamente!
Nane

Concordo total!

acho que n precisa nerfa n ela ta normal n ta op n