cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Nerfa Isso Rito #1 - Better Nerf Irelia

Moderador

Nerfa Isso Rito #1 - Better Nerf Irelia

E aí galera, hoje eu vou começar com um novo quadro cujo o intuito é abrir um pouco mais de espaço pra discutirmos um sobre mecânica e jogabilidade, toda segunda-feira por volta das 14:00 ou 15:00. A ideia é toda semana falarmos sobre um assunto específico diferente dando prioridade para questões que estiverem mais em evidência no momento, porém também estamos super abertos a sugestões de novos temas. Ah, e não se enganem, nesse quadro não iremos falar somente sobre coisas fortes ou que precisam de nerfs haha, qualquer coisa relacionada a mecânica de jogo pode ser abordada aqui.

E essa semana vamos começar com uma campeã que tem um belo de um histórico de nerfs e alterações de mecânica. Irelia, um dos toplaners mais amados e icônicos do jogo conquistou uma legião de jogadores por conta do seu potencial como carregador, está prestes a receber uma grande atualização, e acho que seria bacana começarmos esse quadro justamente com ela pra dar uma relembrada do porque ela está recebendo essa atualização.

Irelia começou no jogo como um campeão um tanto quanto subestimado, apesar de não aparentar estar tão forte assim muitos acreditavam que ela estava "sleeper op", ou seja, ela era forte mas as pessoas não sabiam direito como aproveitar o seu potencial. E no final isso se provou uma realidade, pois quando descobriram uma build funcional para Irelia fazendo Força da Trindade e itens de resistência, ela se mostrou um dos lutadores mais consistentes do jogo. 

Todo o seu sustento, tenacidade, mobilidade e dano verdadeiro davam a ela um potencial de 1v1 que poucos campeões podiam se equiparar, enquanto que seu "alcance de coação" aliado a sua sinergia com Força da Trindade faziam dela um dos melhores lutadores para flanqueas as linhas inimigas. No fim Irelia conseguia unir no mesmo campeão tanto um potencial implacável para investida dividia (split push) quanto uma ameaça respeitável para as lutas em equipe, e diferente da maioria dos lutadores da época, a sua influência só aumentava com o passar do jogo fazendo com que Irelia fosse considerada por muitos o melhor lutador do topo.

Com toda essa verstilidade veio também uma enxurrada de nerfs, o que rendeu a ela tembém um dos memes mais icônicos do jogo (better nerf Irelia) satirizando a situação onde ela recebia constantes nerfs seguidos mesmo em meio a tantos outros campeões muito mais fortes. No fim, muito do poder da Irelia vinha por conta do quanto Força da Trindade e os lutadores em geral estavam fortes e por conta de outros campeões estarem muito fracos, ou seja, Irelia estar muito forte era mais um fruto do meta do que apenas dos números do campeão apenas.

Apesar de ser um campeão tão amado, Irelia não envelheceu tão bem assim... Comparada a outros lutadores e duelistas Irelia é muito "statcheck", ou seja, um confronto com ela é bem mais definido por quem tem mais status do que por quem jogou melhor. Ela não dá muito espaço pra você evitar a influência dela já que a maior parte do seu poder está concentrado em habilidades de alvo único ou em passivas muito ligadas aos status dela. Graças a isso ela também acaba se encaixando bem naquele grupo de campeões 8 ou 80, ou ela consegue uma vantagem e atropela todo mundo sem dar muita oportunidade pra uma reviravolta, ou ela fica atrás e não consegue fazer nada no jogo.

Além disso a temática dela é um pouco traiçoeira demais pois faz com que ela se beneficie bastante por lutar em situações desfavoráveis (ganha mais tenacidade por estar em desvantagem, se cura mais por estar em desvantagem, aplica um controle de grupo melhor por estar em desvantagem), e isso pode parecer um pesadelo para os ingênuos jogadores que cometem o erro de não jogarem ao redor dos picos de poder dela. E ainda falando tematicamente, ela deveria ser uma "manipuladora de lâminas" mas isso não se traduz de forma muito única no jogo, o que deixa ela meio que como um lutador genérico qualquer cujo o único motivo pra ser escolhido no lugar de outros campeões é "está forte demais nesse meta".

Enfim, Irelia está recebendo uma grande atualização agora que aparentemente vai deixá-la meio diferente e provavelmente consertar muitos desses problemas, portanto temos só mais algumas semanas com essa Irelia. Então vamos aproveitar enquanto ainda dá tempo pra usar esse post pra discutir sobre a jogabilidade e mecânica da Irelia atual, o que vocês gostam ou não gostam, se acham OP, se acham fraca, se acham bonita, se acham legal, suas frustrações e satisfações com a campeã e quais são suas expectativas para as futuras atualizações nela.

Ah, e caso vocês tenham alguma sugestão para o tema da semana que vem é só deixarem nos comentários que vai me ajudar bastante com a inspiração ^^

30 RESPOSTAS
Arauto

Re: Nerfa Isso Rito: Better Nerf Irelia

Esse post deveria ser marcado para ficar no topo, senão vai cair no esquecimento.

Sobre a Irelia, eu não jogo na rota topo, porém certamente é um campeão com um visual meio diferente dos demais da rota, lá normalmente tem os Parrudinhos, e aí você olha pra ela e pensa... olha como é magrinha... será que é tão papel quanto a Fiora? então você conhece ela pela primeira vez, e ela fatia você, mesmo buildando um monte de Armor, Resist, e Vida, muita vida.
Se você apanhar pra ela uma vez, você condenou seu time, e eles vão te xingar...MUITO!
Tropa

Lol, ótimo post. Corrige isso aqui: "No fim Irelia conseguia unir no mesmo campeão tanto um potencial implacável para investida dividia".

Adoro os meme de lol sobre Better ban/nerf Irelia, vou usar bastante ksksksk
Arauto

nao sei oq dizer sobre ela atualmente mas acho que ela vai continuar recebendo nerf nesse rework, nem da pra ver ela no mapa velho
que tal falar sobre o Ezreal, um adc que sempre fraco, fazia sua tradicional blue build, recebeu um buff e com as novas runas ficou extremamente forte pra agora ser nerfado novamente?
Tropa

Eu gosto muito dela, me lembro na época da trailblazer com o antigo buff de atk speed na jg, a Irelia ficava retardada. Hahahaha

Me diverti muito jogando com ela, mas ela precisava mesmo de um rework, hoje em dia é muito difícil você escolher a Irelia e ter um matchup favorável.

a maioria dos bonecos antigos precisa de rework (olá:  ) mas transformaram a irelia em outra camille da vida, o Q zera o tempo de recarga se utilizado em alguem marcado, se ela te acertar a marca so chora vai levar 2 Q seguidos na cara, W quase igual a da , o R é q e escroto, desarme, dano, lentidão, marcar todo mundo e isso em área? wtf fora o antigo fervor na passiva, se a riot quer lançar bonecos com o kit super cheio de coisas eles tem q entender que isso acaba com os antigos

Aronguejo

fala sobre os kindred
Aronguejo

Jogo desde 2010 e nunca fui muito de jogar top, mas a Irelia sempre foi um dos meus campeões favoritos. Problema é que é isso mesmo que tu disse, é 8 ou 80, se você perder na fase de rotas, nunca mais volta para jogo em tempo de realmente conseguir fazer algo útil... Mas amo o fato dela ter essa "vantagem estando em desvantagem", o stun é maravilhoso e a cura e true damage do W então, só alegria. 

Aronguejo

Só de ler as skills, passivas e atributos bases da campeã posso dizer que ela está completamente desbalanceada. Poder usar o Q até 3x seguidas no mesmo alvo; causa dano físico e mágico; skill que fornece até 65% de redução de dano (nenhum assassino mata essa Irelia nova; stun em área que permite resetar o Q; Ult que causa lentidão, marca para o reset do Q e desarma os inimigos em área.
Eu realmente já espero um nerf pesado antes de ir para os servidores oficiais.

Uma das coisas que odeio na atual Irelia você mesmo citou, ela ganha benefícios por estar em desvantagem, isso é muito estranho e também muito idiota, especialmente se tratando de um personagem com uma mecânica cheia de skills single target com exceção da ult que também não é lá algo muito difícil de acertar.

Só espero que a bunda geledia dela continue a mesma coisa.

eu acho bom que a riot tenha feito bastante rework com alguns campeões. Alguns que ninguem jogava e outros que dão muito dano. E eu gosto que a riot não faz só aquilo e pronto, ela pergunta e fica preocupada com todo mundo

Highlighted

Acabou que nesse tempo inteiro, eu nunca me interessei por jogar com a Irelia, porque nunca curti muito campeões melee.
Vou ver se consigo jogar com essa Irelia atual antes de atualizar,.
Boa postagem =)

mano,  irelia ja foi um campeão mt bom, mas hj eu vejo que ela precisa mesmo de um rework ...

a maioria dos tops ganham dela e se vc buffar ela vai stompar em todo o jogo, ela virou muito 8 ou 80 mesmo,é aquele campeão que faz mt bem uma coisa e as outras não tanto, hj em dia nem builda mais rei pra ela pra tu ver como ela perdeu a capacidade de carregar msm, parece que ela n tem um power spike definido(alguns vão falar , "é esperar a trinity) blz pow mas olha um monte de coisa que acontece até a trinity, ela ta uma campea bem esquisita e enjoativa, vamos ver essa nova irelia, pq eu quero arregaçar mais adcs hehe Smiley Happy

Arauto

E não é que ela já recebeu os primeiros nerfs após o rework, antes mesmo de ser lançada? Haha! Como eu tinha dito.
Aronguejo

Irelia, 

Uma dos champs mais daora de se jogar (pra quem sabe né), ela tinha muito dano e se saisse na frente muito dificil tira-la facil da partida. Mas essa nova Irelia, meu amigo, da gosto de ver!

Achava a irelia um campeão com animação mecânica muito antiga, ela batia meio que arrastando as laminas nos caras e isso não parecia traduzir bem algo como "duelista das lâminas". O rework dela chega em boa hora, com esses novos assassinos ganhando um novo ponto de escalonamento dentro do jogo, lutadoras que forçam combate direto e conseguem diminuir a distância entre seus adversários ganham muita vantagem.

Acho que a Irelia logo logo vai cair nas graças do competitivo, o efeito em área da ultimate cria um Zoneamento pesado e muito grande, forçando equipes a desengajarem de qualquer maneira, porém isso também pode ser fatal, jogadores sem exp podem tender a forçar lutas extremamente desfavoráveis pro time.

Acho que finalmente temos uma verdadeira dançarina, mas não uma impossível de se lidar, agora é esperar e ver os duelos que podemos ter com ela :3

Só nerfa o master yi, na boa, vcs sao duentes de deixar um boneco matar com 1 hit.....ta sem logica esse jogo

Eu joguei algumas semanas com a irelia, pensando em transforma-la meu novo One-trick, Descobri que ela tem picos extremos de poder com certos itens , e que sua principal mecanica de reset no Q para farmar era a qualidade mais atrativa dela ( ( ͡° ͜ʖ ͡°)mentira ).
O unico problema dela é possuir um kit muito Unidirecional quando o player poderia ter bem mais habilidade. eu sei que a buildar ela difenrentemente ( Tank , Assasina, Lutadora ) traria outros estilos de jogo , mas no final tudo se resumia a iniciar a luta com o Q e tentar matar o seu alvo preferencial , com poucas chances de sair viva da Team-fight.
O rework da irelia trouxe consigo um kit quase completamente novo , e com ele melhor demonstração de habilidade, espero que agora possa virar novamente um One-trick irelia e sempre achar uma forma de carregar meu time.
Image