cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Nami - O modelo perfeito para Encantadores - Análise e dicas

Resolvido
Aronguejo

Nami - O modelo perfeito para Encantadores - Análise e dicas

Antes de tudo, devemos nos perguntar: o que é um Encantador?

De acordo com a Riot, a descrição de um Encantador é: "Os Encantadores procuram melhorar a eficiência de seus aliados tornando-os mais fortes e defendendo-os das ameaças que se aproximam. Os Encantadores em si são normalmente bem frágeis e não oferecem muito dano, o que significa que eles funcionam melhor em grupo."

(Texto retirado do /dev blog de subclasses)

De acordo com a Riot, também, estes são os Encantadores do jogo: Janna, Karma, Lulu, Nami, Sona, Soraka e Taric.

A maioria dos Encantadores são suportes simples, que geralmente são recomendados para jogadores iniciantes (Sona), ou possuem muito impacto com pouco risco (Karma), ou são extremamente frustrantes de se jogar contra (Lulu). Em especial, a Soraka e a Janna são um compilado dos três. Porém, aqui temos um nome bem específico na nossa lista: a Nami.

A Nami, tanto na minha opinião quanto na de muitos jogadores, é considerada a Encantadora perfeita. Ela possui habilidades que requerem experiência do jogador através de skillshots e tomadas de decisão, muita utilidade em seu kit, é bastante dependente do posicionamento do jogador, tem cooldowns e custos de mana altos e, por fim, uma vasta variedade de como podemos usar seu kit.

Vamos analisar suas habilidades:

Passiva: Maré Oscilante

"Quando as habilidades de Nami atingem campeões aliados, eles recebem Velocidade de Movimento por um curto período de tempo."

Essa passiva é uma ótima ferramenta para dar roaming, salvar aliados e, ainda, voltar para a rota. Ela pode usar uma habilidade apenas para dar velocidade para o aliado perseguir um outro campeão e conseguir o abate, ou para que o aliado consiga fugir daquele Yasuo /10 com a passiva secreta das 10 mortes ativadas.

Q: Prisão Aquática

"Custo: 60 de Mana
Alcance: 875

Lança uma bolha na área alvo, causando Dano Mágico a inimigos e suspendendo-os por 1.5 segundos."

(Um Yasuo pode ultar em um inimigo preso pela bolha.)

Essa habilidade, pode parecer que não, mas requer muito do jogador de Nami. Você pode usá-la agressivamente na lane, mas o Q da Nami é útil em inúmeras outras situações, principalmente por ser ground-targeted e em área. Você pode usar a bolha após o E ou o R para um engage mais fácil, usar atrás do inimigo para bloquear a passagem dele, dar chain-CC em alguém e proteger os aliados de perseguidores! Sabia que os inimigos presos pela bolha são revelados? Ah, não podemos nos esquecer de que esse controle de grupo pesado é em área!

W: Vazante e Fluxo

"Custo: 70/85/100/115/130 de Mana
Alcance: 725

Desfere um jato de água que salta entre campeões aliados e inimigos.
Ao atingir aliado: Cura e salta a um campeão inimigo próximo.
Ao atingir inimigo: Causa Dano Mágico e salta a um campeão aliado próximo.Salta somente uma vez para cada alvo, para um total de 3 alvos. A quantia de dano e de cura é modificada em (15-[7.5%]%) a cada salto."

A cereja do bolo da Nami. Sua principal e mais útil habilidade. Apesar do custo imenso de mana, ela pode saltar no total entre 3 campeões (sendo 2 inimigos e 1 aliado OU 2 aliados e 1 inimigo). É uma boa habilidade que define uma "Tomada de decisão". No início do jogo, se você levar um poke, você pode usar seu W em você mesmo para se curar e, então, dar dano no inimigo logo em seguida. Leve em consideração que, se você usar a cura ANTES, o dano terá um multiplicador de -15%, causando apenas 85% do dano total que causaria se o dano fosse a habilidade primária. Ao atingir mais de 195 de AP, que você consegue ocasionalmente com a sua itemização de suporte, esse multiplicador se tornará POSITIVO. Isso significa que os saltos seguintes terão dano e cura MAIORES que o primeiro.

E: Bênção da Conjuradora

"Custo: 55/60/65/70/75 de Mana
Alcance: 800

Fortalece os 3 próximos ataques básicos de um Campeão aliado, fazendo com que reduzam a velocidade do alvo por 1 segundo e causando Dano Mágico adicional.
Duração: 6 segundos."

Pode parecer uma das habilidades mais chatas da Nami... mas só se você não jogou por um tempo com ela. A lentidão dessa habilidade sinergiza perfeitamente com o Q: a lentidão tornará muito mais fácil acertar a bolha em um alvo. Se você usar em um aliado, ele ganhará velocidade de movimento e um mini-Malho, tornando mais fácil perseguir um alvo que está fugindo. Ah, o dano e lentidão também funcionam em habilidades com on-hit effects, como o Disparo Místico do Ezreal.

R: Maré Violenta

"Custo: 100 de Mana
Alcance: 2550

Invoca uma Maré Violenta a partir da posição de Nami. A onda arremessa inimigos ao ar e reduz a velocidade deles, causando Dano Mágico. A duração da redução de velocidade aumenta com base na distância do trajeto da Maré Violenta, com duração mínima de 2 segundos e máxima de 4 segundos.Aliados atingidos pela onda recebem o efeito de Maré Oscilante em dobro."

A habilidade ultimate da Nami. Ela tem um alcance enorme e uma velocidade de projétil relativamente lenta(a não ser que você esteja diretamente na frente da conjuradora), o que torna a habilidade JUSTA de se enfrentar. Sabe aquele Xerath e aquele Jhin que ultam lá no fundo da TF e causam toneladas de dano? Você pode pará-los com essa habilidade. O knock-up e a lentidão são, também, bem generosos, principalmente se você usar logo antes da Prisão Aquática, tornando extremamente fácil de se acertar a bolha. Sério. Além disso, essa habilidade é tão útil que serve para engage e desengage AO MESMO TEMPO.

Aqui eu mostro uma jogada que eu fiz de Nami. Ok, não é a BEST NAMI MONTAGES SEASON 8, mas aqui eu mostro um potencial de desengage da campeã. Eu usei a ultimate para parar o Alistar e o Master Yi que estavam vindo na minha direção e na direção da Miss Fortune. Eles foram levantados pela onda, então logo usei a minha bolha. A Miss Fortune deu follow-up com sua ultimate, então eu usei o meu W no Master Yi e pude sair seguro.

Embora eu tenha perdido essa partida, eu posso usar esse vídeo como exemplo do potencial de desengage da campeã. 

Imagem relacionada

Depois de conhecermos o kit da campeã, vamos entender o motivo da Nami ser a campeã-modelo da subclasse:

1. Ela tem pontos fracos e fortes bem definidos: Apesar de ter habilidades extremamente poderosas, elas têm um longo tempo de recarga. Seu W em especial tem um custo ENORME de mana. Ela não deve ser usada como uma Soraka, como se fosse um bot de cura. Fazer isso só vai te deixar sem mana. Use e abuse do seu dano no início do jogo, mas se você gastar seu Q da maneira errada, será um alvo MUITO fácil. Use bolhas com consciência. Ela também é extremamente frágil. Fique na retaguarda, especialmente ao lado de seu ADC. Se algum campeão encostar nela ela toma um dano bem considerável.
  2. Ela tem counterplay: Espere ela ficar sem a bolha. Essa é uma janela de oportunidade enorme. Ela também gasta muita mana, que é outra janela para atacar. Se ela usar o W em alguém, ela vai ficar sem uma importante fonte de cura e dano. Acima de tudo, desvie do seu Q. Se você focá-la na fase de rotas, ela vai morrer bem fácil. Além disso, a ultimate dela é bem lenta, você pode desviar. Tente não tomar Controles de Grupo perto dela, isso resultará em bolhas, e bolhas resultarão em kill na maioria das vezes. E feridas dolorosas. Sempre feridas dolorosas.
  3. Use com moderação: Habilidades muito poderosas sempre vêm com consequências. Não deixe sua mana acabar antes da TF, ou tudo será um 4x5 pros inimigos.
  4. Uma encantadora não precisa ser, necessariamente, um bot de cura e escudos chato: Aqui a Riot se superou com seus suportes. Os momentos altos da Nami são realmente ALTOS. Quando suas plays dão certo, você vê que tem a habilidade. Suas habilidades são satisfatórias e, acima de tudo, NÃO SÃO FRUSTRANTES DE SE JOGAR CONTRA. Esse é o ponto principal de todo esse post que eu fiz. Quando as pessoas ouvem a palavra "Suporte" logo pensam na Soraka ou Janna. A Nami, por outro lado, inovou a classe. Ela deu outro parâmetro para os desenvolvedores de Encantadores: o parâmetro SATISFAÇÃO. Você sabe quando fez uma play linda. E você sabe que os seus aliados VIRAM essa play. E eles SABEM que foi linda. Suportes como a Janna e o Taric foram, nos últimos anos, reformulados para atenderem essas expectativas. Estamos falando de elevar a satisfação de se jogar com um suporte, a classe considerada mais "chata" de todo e qualquer jogo. Assim como o Thresh mudou completamente a percepção dos suportes Apanhadores, a Nami mudou completamente, também, a percepção dos suportes encantadores. Graças à Nami, a Janna recebeu alguns ajustes na passiva, no Q e no E. E mesmo que BEM indiretamente, também acho que foi ela que deixou o Zilean umas três ou cinco vezes mais divertido. E por último, também penso que foi ela que deu ao Taric um ponto de partida para se tornar o mais fabuloso dos suportes. Ela, mesmo que imperceptivelmente, deu ao league um ponto de partida para melhorar a satisfação de jogar como suporte. Ela chegou chegando, a mais balanceada e bem-desenhada Encantadora que o League teve até hoje.

Todos os textos das habilidades retirados da própria página da Nami no site do jogo. Clique nas fanarts para irem até o DeviantArt dos artistas.

Agradeço a atenção de todos vocês. Obrigado pela atenção <3

Comentem o que acharam, onde concordam, onde discordam, todo feedback possível. Aceito todas as críticas construtivas (não aceito as destrutivas pq sou um nenê e não posso ligar pra xingamentos)!

1 SOLUÇÃO ACEITA

Soluções aceitas
Arauto

Re: Nami - O modelo perfeito para Encantadores - Análise e dicas

Ahh amei esse tópico!

Muito bem feito e faz jus ao meu mozão Nami <3, gosto muito de jogar com ela * - *

Merece todo amor do mundo!

"Se acha o esperto não é mesmo?"

- Ahri
31 RESPOSTAS
Dragão

up
Dragão

Uau, é um tópico bem completo! Muito bom!

Vai me ajudar muito, estou querendo aprender a jogar com ela kkkk
Thanks e GG! ^^

Aronguejo

eu que agradeço por ter gostado do post <3
vale muito a pena jogar de Nami ^^

Belo tópico!
Highlighted

É, o único suporte que eu queria aprender a jogar e não consigo. E realmente, Nami que sabe jogar destrói o jogo mt izi
"Que deleite de agonia vamos inflingir?"
Arauto

Ahh amei esse tópico!

Muito bem feito e faz jus ao meu mozão Nami <3, gosto muito de jogar com ela * - *

Merece todo amor do mundo!

"Se acha o esperto não é mesmo?"

- Ahri
Aronguejo

SIM, a Nami é uma deusa da bot lane

Apesar disso, eu não jogo muito com ela, mas sempre admiro muito a equipe que criou ela, porque ela foi uma visionária que chegou num momento ótimo para o jogo, mudando completamente a percepção e satisfação dos suportes
Dragão

Gostava de jogar com ela na Season 6 e 7, o problema é que o meta de suportes tanque acaba com ela. Ainda mais com o Braum, Alistar e Taric fortes.

Aronguejo

eles nerfaram as runas Guardião e Pós-Choque, vão nerfar o escudo relicário e, enfim, ela já tá no god tier... acho que é uma boa notícia pra você Smiley Happy
Dragão

Nami é legalzinha, jogo ela de vez em quando, quando cai suporte em alternada ou quando sobra suporte em as cegas. Rsrsrsrs

ótimo post! consegui entender mais a essência da nami. deu até vontade de aprender a jogar com ela.

Moderador

MARAVILHOSO, 10! NOTA 10!!!

Se todos os encantadores fossem tão bem feitos quanto a Nami, o LoL estaria numa posição bem mais fácil de se balancear.

Soraka é melhor, sem mais.

Aronguejo

@Drill Barnacle escreveu:

MARAVILHOSO, 10! NOTA 10!!!

Se todos os encantadores fossem tão bem feitos quanto a Nami, o LoL estaria numa posição bem mais fácil de se balancear.

Com certeza, jogar de Nami é um teste de mecânica bem interessante. Se você vai bem, você sabe que jogou lindamente. Ela tem janelas de oportunidade boas, que dão à ela muitos pontos fortes e fracos e, acima de tudo, deixa tudo mais fácil na hora do balanceamento. Super recomendo jogar de Nami quando for tentar jogar de suporte, afinal, tudo que ela trouxe pro jogo foi simplesmente lindo!

Moderador

Eu acho que o fato de praticamente tudo dela ter um tempo de conjuração considerável é um dos principais fatores pra deixar ela muito balanceada mesmo tendo habilidades muito impactantes justamente porque te dá muita oportunidade de outplay, tanto pro oponente quanto pro jogador.

Aronguejo

realmente, não tinha pensado nisso

muito bem lembrado ^^

AAAAAAAAAAAAA amei esse post. Tinha enjoado de Nami mas agr me deu muita vontade de voltar a jogar <3. Esses dias fiz uma play muito cagada com ela soddlaskdlaskjlasdkljkads foi muito escroto. Nami é um dos melhores suportes que tem, se tiver um Yas (q não esteja feedando) no time ent...

(https://www.youtube.com/watch?v=q8GRUzUxz_s eu n ia acertar, joguei no desespero e ainda consegui)

Aronguejo

É, esses predicts são muito lindos de se ver, e a Nami pode fazer muitos, até com a ult, às vezes
Aronguejo

Parabéns @EU COMO MAGIA! Essa foi a melhor análise que eu vi nesse fórum Smiley Very Happy. Bem escrito, com uma linha de raciocínio clara e bem explicada, e bem formatado.

Eu só não concordo que a Nami foi o primeiro suporte a nos dar satisfação em fazer uma play. Alistar, Annie (em menor grau) e Blitzcrank são campeões mais antigos que deixam evidente quando o jogador fez uma jogada que altera o jogo.

Acho que um próximo passo para as suas análises (caso você continue, claro) é pensar em como o campeão interage com os itens considerados core para a sua build.

Continue trazendo mais tópicos como esse! Nosso fórum precisa disso