cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Não dá pra evitar ganks apenas wardando e jogando safe

Não dá pra evitar ganks apenas wardando e jogando safe

Quando se é gankado, a primeira coisa que o pessoal fala é "warda" e/ou "joga safe"

Como se isso fosse automaticamente evitar que você seja gankado, mas o pessoal esquece de algumas coisas, e isso vale principralmente quanto mais alto for o seu elo:

 

  1. Dives existem. Não importa o quão safe você jogue, há sempre a possibilidade do jungler inimigo te gankar mesmo você estando debaixo de sua torre, onde em teoria você deveria estar 100% seguro (mas não é o caso). Quanto mais fraco você estiver (seja fraco por estar com HP baixo, ou por estar em desvantagem contra o inimigo em termos de níveis ou itens) - Mais chances do dive ocorrer. E se o jungler inimigo for um Lee Sin, ou Elise, ou uma Sejuani, é bem certo que vai ter dive, eles são muito bons pra te matar debaixo da sua torre. Em outras palavras; jogar safe só adianta mesmo nos primeiros níveis.
  2. Você não pode cobrir todos os espaços possíveis com wards; especialmente depois que a Riot nerfou a visão, não dá pra cobrir todos os pontos possíveis com wards, então sempre vai ter aquele espacinho onde o jungler inimigo pode passar livremente sem ser visto. Ademais, hoje em dia há tantas maneiras de remover wards que chega até a ser ridículo. Entre trinkets vermelhos, pink ward, e a planta que te diz onde tem ward, as wards hoje em dia já não dão mais conta de evitar ganks igual elas faziam 4 ou 5 anos atrás.
  3. Mesmo que você warde, certos junglers podem burlar as wards, e não serem vistos por você. Os três campeões que mais notavelmente podem fazer isso são Zac, Evelynn, e Kayn. Zac pode burlar wards por causa da enorme distância que o E dele cobre, e por isso ele pode gankar de trás do tri-arbusto no lado azul. Evelynn pode burlar wards após o level 6 simplesmente por ficar invisível (Rengar pode fazer isso também mas ele precisa da ult, Eve só precisa da passiva) - Kayn pode simplesmente atravessar paredes. Contra eles, é ainda mais difícil usar wards pra evitar gank.

É claro que isso não quer dizer que você não precisa wardar ou jogar safe, mas o problema é que a maioria do pessoal fala essas coisas como se isso fosse a solução infalível pra evitar todo e qualquer gank, pra mim é tão infalível quanto usar camisinha ou os planos do Cebolinha

5 RESPOSTAS

Re: Não dá pra evitar ganks apenas wardando e jogando safe

O texto estava bom/coerente até chegar à parte da camisinha. hauahuaha
Comparação nada a ver. As chances de gravidez com o uso da camisinha (rasgar, escapar ou sei lá oq mais) devem ser de aproximadamente 1%. =p

Re: Não dá pra evitar ganks apenas wardando e jogando safe

Tinha um Zac no meu time que qnd o time inimigo wardava o mato que fica no mid ele gankava lá daquela paredinha que fica do lado da torre e o mid inimigo n sabia nem de onde q tava vindo tanto zac pulando nele
Arauto

Re: Não dá pra evitar ganks apenas wardando e jogando safe

se vc tomou gank meu filho, na gigantesca parte das vezes a culpa é sua, com o cara avisando mia ou n .

Re: Não dá pra evitar ganks apenas wardando e jogando safe

 

Dá pra evitar ganks wardando. Mas não jogando safe.

 

Você precisa atacar a selva adversária pra spotá-lo, reduzir o espaço aumenta a efetividade das suas wards, você precisa de menos wards pra ver a entrada na selva inimiga. Ou pelo menos ter a noção de side. Isso requer um suporte do seu JG/Top/Mid na topside te dando o posicionamento do JG, e o seu adc vai correr riscos se você deixá-lo solo. 

Assim, um dive se torna previsível e um counter JG pode acabar com jogo no bom sentido. Agora, se ta todo mundo perdendo troca, não da mais pra correr riscos.

Re: Não dá pra evitar ganks apenas wardando e jogando safe

  1.  Se voce sabe onde o inimigo esta,  e se vc morre em um dive ou nao, vc pode simplesmente dar b.
  2. Voce n precisa wardar todos os pontos, mais importante, que e o que jogadores de elo alto fazem, e saber se o jg pode te gankar ou nao na hora de ir trocar com o inimigo ou nao, por exemplo, se o jg inimigo gankar a botlane, o top sabe q ele tem no minimo cerca de 35s até q ele possa chegar no top, seja ele indo base dps top, ou direto top, ambos caminhos demoram o msm.
  3. A maioria dos jgs que conseguem "burlar as wards" so conseguem burlar nos locais tradicionais, mas msm assim possuem wards eficazes contra seus ganks, essa dificuldade a mais e simplesmente uma vantagem que eles tem sobre outros jg