cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Minha opinião sobre o estado atual da bot lane

Highlighted
Aronguejo

Minha opinião sobre o estado atual da bot lane

Boa tarde caros, mais um tópico de choro discussão sobre a nossa queria bot lane e venho aqui mostrar minha visão sobre isso.

Primeiramente gostaria de dizer que jogo pouco mais de um ano então sei como era o jogo na season 1 ou no beta, mas vou dar minha opinião de um humilde platina horroroso tiltado.

Uma coisa é fato, a Bot Lane é a lane mais dificil de se equilibrar, no entanto atualmente é uma lane que não tem equilibrio nenhum, vamos observar uma seguinte situação.

2vs2, de um lado temos Zyra e Jinx, do outro temos Brand e Caitlyn.

Se compararmos a força de cada champion, claramente notando que os 4 são focados em causar dano no inimigo, ambos os suportes são MUITO melhores do que os Atiradores, tanto  Zyra quanto o Brand tem capacidade de causar dano suficiente para matar um ou mais personagens de maneira rápida, enquanto o Atirador causa um dano que chega ser uma piada.

Se o suporte for tank é ainda pior, um combo do "tank" alistar que não tem counterplay meia a vida do ADC, ou o shield do braum que consegue negar todo o seu pequeno dano, ainda temos os suportes de peel que causam um dano tão bom quanto o teu e ainda tem shield, cura e controle de grupo, pior ainda são os suportes tipo Pyke ou Thresh que fazem o que quer com o coitado do Atirador.

Dessa maneira não é justo uma lane de 2 pessoas e a "força ou capacidade" está concentrada apenas em um, hoje em dia o Atirador só farma e assisti seu jogo ser decidido no outro jogador da lane, basicamente você torce pro seu suporte ser melhor do que o inimigo e se torna irrelevante.

O spike da chuva de canivete é insufissiente e se torna um item ruim com o passar do tempo, é basicamente o unico item do jogo que você compra e ele vai ficando pior conforme o tempo passa.

um exemplo de campeão que ainda está funcionando é o Lucian, ele tem ferramentas que fazem dele um bom campeão no inicio do jogo e que melhora com os itens, enquanto os outros são completamente horriveis e melhoram com os itens, o que precisa ser feito é ajustar cada atirador para que ele tenha força para ser alguma coisa sem itens e que escale bem.

Atiradores hoje são muito dependentes de itens, o que eu sugiro e dar mais força base para eles sem itens ( maior AD, maior Atq Speed ) e modificar os itens para serem mais fracos, dando menos Critico menos Atq speed, dessa maneira eles não dependeriam tanto de itens e ainda assim cresceriam conforme o tempo passa.

Também seria importante enfraquecer um pouco os suportes em geral, eu não acho justo um Pyke da vida que pode te stunar com gap close, puxar, ficar invisivel e te executar com dano verdadeiro+ ignite, enquanto isso você só consegue causar 90 de dano por segundo com ataque básico.

Além disso, todas as roles tem maneiras de impactar no jogo de alguma maneira, o Atirador não tem, ele só causa dano e nem isso anda conseguindo.

Dessa maneira nós temos hoje uma classe que apanha para qualquer outra classe do jogo e que é quase irrelevante no resultado da partida. 

99 RESPOSTAS

Re: Minha opinião sobre o estado atual da bot lane

Primeiramente queria agradecer ao seu tópico pois está muio bem apresentado e com uma discussão muito importante.
Eu concordo 100% com você, sou main supp/mid diamante mas tenho jogado muito de ADC nos últimos tempos em normal game, um pouco de jungler e às vezes de top; e jogar de ADC nesse jogo é a pior experiência que se pode ter.

O ADC está totalmente dependente de suporte, de time e não tem mecânicas que acompanharam a mudança dos jogos nas últimas seasons. A classe não acompanha a mobilidade, o dano rajada, o CC, o range, CDR; em nada as outras classes do jogo, e é uma piada jogar contra alguns suportes como você citou Brand, Zyra e Tresh por exemplo, entre outros. Esses suportes fazem o que quiser com o ADC e dificilmente tem como combatê-los, é rezar para que o suporte saiba fazer alguma coisa.

Vou dar um exemplo, nível 1 ou nível 2 Tresh vem livremente andando para cima de você, ele atravessa as waves ou vem pelo mato, se você tentar trocar com ele (pois você quer punir ele pelo overextend na lane/minions), você não causa nem 20% de dano na vida dele antes dele te aniquilar em CC e dano.
Brand e Zyra também criam o mesmo problema, quando você vai atacar/farmar 1 minion, você fica paralisado lá na animação super lenta early do auto-ataque, em uma posição previsível (pois precisa farmar) enquanto eles te enchem de skills na cara com outrange e outdamage absurdos, além da velocidade de animação early game muito mais rápida que a sua e de CDRs curtos.
Se o seu suporte não souber o que fazer, punir ou contestar, não tem o que fazer.
Jogar de ADC está péssimo!

Aronguejo

@Esperança e Amor@  escreveu:

Primeiramente queria agradecer ao seu tópico pois está muio bem apresentado e com uma discussão muito importante.
Eu concordo 100% com você, sou main supp/mid diamante mas tenho jogado muito de ADC nos últimos tempos em normal game, um pouco de jungler e às vezes de top; e jogar de ADC nesse jogo é a pior experiência que se pode ter.

O ADC está totalmente dependente de suporte, de time e não tem mecânicas que acompanharam a mudança dos jogos nas últimas seasons. A classe não acompanha a mobilidade, o dano rajada, o CC, o range e o CDR; em nada as outras classes do jogo, e é uma piada jogar contra alguns suportes como você citou, Brand, Zyra e Tresh por exemplo, entre outros. Esses suportes fazem o que quiser com o ADC e dificilmente tem como combatê-los, é rezar para que o suporte saiba fazer alguma coisa.

Vou dar um exemplo, nível 1 ou nível 2 Tresh vem livremente andando para cima de você, ele atravessa as waves ou vem pelo mato, se você tentar trocar com ele pois você quer punir ele pelo overextend na lane/minions, mas você não causa nem 20% de dano na vida dele antes dele te aniquilar em CC e dano.
Brand e Zyra também criam o mesmo problema, quando você vai atacar/farmar 1 minion, você fica paralisado lá na animação super lenta early do auto-ataque, em uma posição previsível (pois precisa farmar) enquanto eles te enchem de skills na cara com outrange e outdamage absurdos, além da velocidade de animação early game muito mais rápida quea sua e de CDRs curtos.
Se o seu suporte não souber o que fazer, punir ou contestar, não tem o que fazer.
Jogar de ADC está péssimo!

excelente texto man, concordo com isso, adc não consegue punir o suporte da maneira que o suporte o pune

eu joguei como mono Kayn durante alguns meses e nunca entendia como que a bot lane era sempre tão bagunçada, outro dia cai auto fill e pickei brand, sem saber jogar eu combei um lucian e uma sona no nivel 6, e basicamente eu matei os 2 full life com a tonelada de dano, eu mesmo nem ssei jogar de brand foi pura sorte aquilo, mas isso refletiu o quão poderoso os suportes estão em relação aos ADCS, assim notei esse padrão e resolvi compartilhar com todos.

Arauto

Problema disso tudo é a rito. Porque? eu te explico.
Na metade desse ano (2018) eles conseguiram o poder incrivel de cagar com os adcs. Eu não sei como ou onde eles conseguiram isso, mas conseguiram, deixando-os inutilizaveis por um LONGO PERIODO DE TEMPO (quase 1 mês).
Depois dos "buffs" (se é que você pode chamar aquilo de buff) os adc's voltaram pro meta "normalmente", e por ai se estabeleceu até o presente momento de fim de ano onde eles vieram com a ideia de deixar o jogo mais rapido VISANDO NO MODO COMPETITIVO mas cagando pro casual, assim mais uma vez deixando a porcaria dos adc's em uma situação inutil já que se o jogo vai acabar mais rapido, porque eu vou pegar um ADC que demora pra subir no jogo se eu posso pegar um carry que rusha torre e aos 20 minutos de partida eu ja estou destruindo o inibidor inimigo.
Quando a Tencent colocou sua mãozinha na rito, só coisa ruim aconteceu, nunca foram tão mercenarios PRA SÓ PENSAR NA PORCARIA DO MUNDIAL (eu nem assisto essa porcaria, pra mim é total perda de tempo ficar vendo isso), parece que só o mundial da dinheiro (oque é mentira, já que não ta dando mesmo kkkk), parece que não existe uma base de players que obviamente já abandonou o jogo por insatisfação mas que são players comum e não estão  nem ai pra essa porcaria de mundial, só querem jogar o jogo deles em paz e sem interferencia monetaria.

Aronguejo

@ManDic@  escreveu:

Problema disso tudo é a rito. Porque? eu te explico.
Na metade desse ano (2018) eles conseguiram o poder incrivel de cagar com os adcs. Eu não sei como ou onde eles conseguiram isso, mas conseguiram, deixando-os inutilizaveis por um LONGO PERIODO DE TEMPO (quase 1 mês).
Depois dos "buffs" (se é que você pode chamar aquilo de buff) os adc's voltaram pro meta "normalmente", e por ai se estabeleceu até o presente momento de fim de ano onde eles vieram com a ideia de deixar o jogo mais rapido VISANDO NO MODO COMPETITIVO mas cagando pro casual, assim mais uma vez deixando a porcaria dos adc's em uma situação inutil já que se o jogo vai acabar mais rapido, porque eu vou pegar um ADC que demora pra subir no jogo se eu posso pegar um carry que rusha torre e aos 20 minutos de partida eu ja estou destruindo o inibidor inimigo.
Quando a Tencent colocou sua mãozinha na rito, só coisa ruim aconteceu, nunca foram tão mercenarios PRA SÓ PENSAR NA PORCARIA DO MUNDIAL (eu nem assisto essa porcaria, pra mim é total perda de tempo ficar vendo isso), parece que só o mundial da dinheiro (oque é mentira, já que não ta dando mesmo kkkk), parece que não existe uma base de players que obviamente já abandonou o jogo por insatisfação mas que são players comum e não estão  nem ai pra essa porcaria de mundial, só querem jogar o jogo deles em paz e sem interferencia monetaria.

De fato as partidas estão mais rápidas, e acho que a maneira que a riot encontrou de adiantar o jogo é disponibilizado mais ouro para os jogadores, no entanto essa quantidade de ouro só ta caindo na mão do zedao e do talon que manda 2 itens enquanto o adc fechou a bota, de todo modo atiradores estão entrando pra partida em um momento que o jogo está definido e assim só segue o fluxo e manda o famoso KS que enfeita o KDA mas não reflete como foi o game.

De adc o único que ta prestando ultimamente é o lucian e olhe lá, o resto tu tem que rezar pra match up ser favorável pra fazer alguma coisa.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Cola ae no nosso Discord: BRASIL MUNDIAL GAMING

Aronguejo

@SUPORTE KAMIKAZE@  escreveu:
De adc o único que ta prestando ultimamente é o lucian e olhe lá, o resto tu tem que rezar pra match up ser favorável pra fazer alguma coisa.

Isso, outro ponto que é muito frustrante é exatamente esse, considerando que o atirador é o boneco mais fraco in game, você geralmente só consegue bater de frente contra o outro atirador e se ele for/estiver mais forte que você, tudo que lhe resta fazer é andar e rezar pro outro time trollar o resto do jogo, pois você não tem chance contra ninguém.

Exemplo : Se você está no mid de talon e perdendo pra uma akali, você ainda pode matar o adc ou o jg inimigo.

Isso é muito importante pois nesse meta de pick offs e skirmishes  o tempo inteiro é bem complicado de jogar com algo fraco nesse quesito.

Aronguejo

Eu acho que o problema na bot lane são os suportes, pra mim se todos eles levarem um nerf, vai ficar um pouco mais saúdavel de jogar com ADC lá, depois pensa direito em como buffar eles pra não ficar voltar a ficar aquele meta ridículo de proteger o ADC a todo custo pra ele dar AA parado.

@Tango Down@  escreveu:

Eu acho que o problema na bot lane são os suportes, pra mim se todos eles levarem um nerf, vai ficar um pouco mais saúdavel de jogar com ADC lá, depois pensa direito em como buffar eles pra não ficar voltar a ficar aquele meta ridículo de proteger o ADC a todo custo pra ele dar AA parado.

Era ridículo, mas pelo menos os adcs conseguiam jogar naquela época.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Aronguejo

Mas é que tá, se não analisar direito o balanceamento, o jogo vai acabar voltando a esse estilo de jogo, e a galera vai reclamar e de novo a riot vai querer dar nerf neles, e depois a galera vai reclamar que os adc estão fracos, e a gente volta a ficar preso nesse ciclo vicioso :/

@Tango Down@  escreveu:
Mas é que tá, se não analisar direito o balanceamento, o jogo vai acabar voltando a esse estilo de jogo, e a galera vai reclamar e de novo a riot vai querer dar nerf neles, e depois a galera vai reclamar que os adc estão fracos, e a gente volta a ficar preso nesse ciclo vicioso :/

Sim, nerfaram o turibulo, até ai beleza, tava forte demais, só que ai depois as outras lanes começaram a abusar dos itens de suporte,nerfaram os itens de suporte,(e quem se ferrou foi a bot lane) e como se já não bastasse vieram as mudanças nos itens de critico, ai jogaram os ad carrys na lama de vez, depois tentaram consertar e melhorou um pouco, mas agora parece que vai piorar de novo nessa pré season.

BOT LANE - 

Lane complicada, realmente hoje em dia o adc é dependente do sup. Vemos que no jogo em minha visão a bot lane é assim:

*Adc - Frágio e farm. 
*Sup - Dano e dano.

A comp para encaixar os sup's tank tem que ser bem definidos, mas o adc não vai gostar muito, já que no começo não vai dar muita vantagem. 

SUPORT DO META?

Vamos ver uns sup que a galera odeia de jogar contra... Lux, Pyke, Rakan, Brand, Morgana. Rakan ta ali mas ele tem muita coisa boa para seu time, mas é melhor com uma Xayah do lado hehe. 
 Morgana serve até mid, igual a Lux... e o Brand. Famoso stun de 3 anos. Acho que um bom sup de verdade é a Leona, com as stuns e um bom tank.

Arauto

Veja essa partida minha : https://matchhistory.br.leagueoflegends.com/pt/#match-details/BR1/1521375498/215241368

Meu suporte era literalmente um bot jogando, tive que ir pegando a maioria das kills solo, ja que a maioria dos casos ele tava morto sei lá como.

E mesmo assim não pude fazer absolutamente nada com a vantagem que lutei tanto pra pegar.

Só um exemplo de tudo isso que você falou

Aronguejo

Eu jogo de suporte meu ADC mesmo comigo não da pra manter ele vivo, eu jogo de Nami, Soraka, etc ultilidades e quando vem um Zed ou Yasuo, já era, se ele tiver um pouco fora de controle eles matam o ADC + Suporte, atualmente o bot está fraco tanto os ADCs quanto os suprotes de ultilidade.
Ahri
Arauto

Cara é fato que os ADCs são voltam pro jogo se o gume voltar, não tem outra a riot fez 90% dos atiradores dependerem do critico, os que ainda não estão atolados na lama são justamente os que não dependem do dano critico pra dar dano que é o caso do Lucian, MF, EZ, Kai´sa e Kog, fora isso todo o resto só faz algo se tiver gume na build só que né destruíram o item.
Dragão

a questao é q nao existe equilibrio de funçao, nao tem como um suporte, top, mid, jg e adc terem a mesma importancia em TODO jogo, vai ter jogo q vai ter muito assassino do outro lado e o suporte vai ser o mais importante do time, porem, na maioria das vezes o mais importante é o adc pq é ele q executa a kill. o objetivo do suporte é ajudar os laners e por esse motivo ele nunca vai matar um laner, porem, sem um sup o adc ainda mata mesmo q seja dificil, logico q temos os sup de ap mas entre sup de peel e ap o de peel tem muito mais utilidade e carrega com bem mais facilidade, por tanto, cada jogo vai depender mais de algumas lanes e desde q a riot tentou "balancear" o bot e ARRANCOU todo o poder de independencia dos adc o bot ficou um **cogumelo do teemo**, os sup nao tem escolha a nao ser ficar do lado do adc igual uma baba e os adc nao tem nenhuma autonomia pra andar pelo mapa sem ser visto como um frango no espeto.
na season 3 os adc estavam perfeitos e todas as laners eram extrategicamente balanceadas (cada jogo dependia mais de um lane) tirando os suportes, bastava mexer nos sup sem tocar nos adc q o jogo ficaria perfeito mas eles preferiram tornar o sup uma baba e o adc um bebe...
o bot é a unica lane do jogo q depende de sinergia e isso é uma tremenda desvantagem !

Obs: o ghostcrawler destruiu o bot e so nos resta esperar q o medler arrume isso mas eu duvido q ele va mexer nisso pelo menos por enquanto

Cara, entao nao seria melhor voce pensar em uma estratégia diferente para o seu jogo?(supondo que voce joga no bot)

Assim, sem pensar muito, mas se na sua visao, no bot, 2vs2, os adcs nao estao tendo utilidade quase nenhuma no sentido das trocas, porque nao pegar outros campeoes com estilos de jogo diferentes no lugar dele? Ou sla, mudar a estratégia toda.

Acho que grande parte da estratégia da riot gire entorno desse """"meta""""" tradicional, mas porque nao pensar em novas utilidades para esses campeoes?

btw, adcs demoram para crescer, e voce tem q saber o papel deles no jogo, a riot acelerou o jogo, partidas antes duravam 30 ou mais minutos, agora giram bem entorno de 20 minutos, inevitavelmente voce irá ter campeoes que foram desenhados com base em outras estrategias, isso aliado com o conceito de sempre tentar buscar novas mecanicas e estilos na hora de criar novos campeoes invariavelmente irá rebaixar antigos champs, ou ate mesmo revivelos, po, pensa ae cara, a gente tem bem mais de 100 campeoes, pode parecer pequeno a cada partida, mas ainda ta lá, mais de 100 escolhas diferentes em cada partida

Entao, mas como voce desenharia um adc, que continue como adc, porque a conversa está girando no conceito de adc, que acompanhe esse "meta" atual, e que, aparentemente, pq é normal sempre haver descrepancias dps, ele nao seja mt op ou fraco?

Aliás, como definimos o conceito verdadeiro de adcs neste jogo? É sobre kits de habilidades? papel no jogo? ou so a posição que ele ocupa no mapa na maioria da partida? 

E outra, temos de levar em conta que o lol sempre tenta criar novos champs com novas mecanicas e conceitos, resultando em um meta que varia pra caramba, e temos de relembrar tambem que antigamente, o meta era mais lento a mudar, quando ele se estabilizou, foi por ae que os conceitos como adc, tank, lutador, colosso, mago, foram solidificados, já pararam para pensar que talvez classificar especificamente algo como adc ou lutador nao fucione mais porque a forma como esses campeoes atuam no jogo mudou demais com os novos metas de jogo? Sla, pra mim é impossivel balancear, simples assim, impossivel balancear mantendo o pensamento de criar novos campeoes com novos kits e estrategias

Aronguejo

@HungerPredator@  escreveu:
Cara, entao nao seria melhor voce pensar em uma estratégia diferente para o seu jogo?(supondo que voce joga no bot)

Assim, sem pensar muito, mas se na sua visao, no bot, 2vs2, os adcs nao estao tendo utilidade quase nenhuma no sentido das trocas, porque nao pegar outros campeoes com estilos de jogo diferentes no lugar dele? Ou sla, mudar a estratégia toda.

Acho que grande parte da estratégia da riot gire entorno desse """"meta""""" tradicional, mas porque nao pensar em novas utilidades para esses campeoes?

btw, adcs demoram para crescer, e voce tem q saber o papel deles no jogo, a riot acelerou o jogo, partidas antes duravam 30 ou mais minutos, agora giram bem entorno de 20 minutos, inevitavelmente voce irá ter campeoes que foram desenhados com base em outras estrategias, isso aliado com o conceito de sempre tentar buscar novas mecanicas e estilos na hora de criar novos campeoes invariavelmente irá rebaixar antigos champs, ou ate mesmo revivelos, po, pensa ae cara, a gente tem bem mais de 100 campeoes, pode parecer pequeno a cada partida, mas ainda ta lá, mais de 100 escolhas diferentes em cada partida

Bom a questão nem é sobre meu jogo, eu apenas observei esse fato jogando de ADC, sou main jungler, mas acho muito injusto o impacto que um atirador hoje consegue fazer no jogo, pelo que vejo estamos caminhando para um meta onde o unico atirador viavel vai ser o lucian, pois todo o resto não tem capacidade de enfrentar um yasuo/irelia da vida.

E a questão que está sendo levantada é sobre o atirador não ter influencia nenhuma no early game, ele pode até vencer as partidas, mas provavelmente foi por um fator que independe dele, e eu acho que todo mundo joga para fazer a diferença e não com um boneco que depende de certas circunstancias para vencer.

Hoje um Yasuo só perde pra uma caitlyn na bot lane se ele jogar bem mal, de outra maneira ele vai conseguir fazer muito mais do que ela e ser mais decisivo.

Entao cara, o fato dele nao ter influencia quase nenhuma no jogo veio do fato dos atiradores escalarem mais ro mid late game