cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Me convençam que sup não é a lane mais facil.

Resolvido
Dragão

Re: Me convençam que sup não é a lane mais facil.

Depois não venha reclamar quando tiver um sup auto fill que não sabe o que está acontecendo.

Se fosse tão fácil assim, suporte iria ser a lane mais jogada e o caminho mais fácil pro challenger.

É um jogo com 5 funções diferentes, não faz sentido desmerecer jogadores pela função que gostam de jogar. É como dizer que goleiro é a função mais fácil e bons mesmos são os atacantes. Isto é estúpido, pois um time de futebol precisa de um bom goleiro pra construírem a vitória juntos. O goleiro precisa treinar, precisa entender do jogo, precisa ser melhor que o adversário. Ninguém desmerece o goleiro pq ele não sai driblando e correndo com a bola. Simplesmente pq a função dele no time é outra. O goleiro não faz gols, mas isso não significa que a função dele seja fácil e que qualquer um consegue fazê-la sem esforço.

Existem campeões mecanicamente fáceis em todas as posições. O importante no jogo é o macro game e isso é comum pra todos.

Sobre honras, reclamar da falta delas é sinal de que não merece. Eu honro com pouca frequência, em situações como: a lane começou perdendo, mas manteve a calma e jogou pra vencer.
Aronguejo

@Nik1984 

Caramba cara não to desmerecendo a lane, eu mesmo escrevi isso...

E eu pego sup em auto fill direto, ja até acostumei a jogar sem sup. 

Eu jogo de adc e sei a importancia de um sup, eu sofro muito com falta de sup bom, mas n quero dizer que a lane sup é ruim ou nada do tipo, só disse que as mecanicas de suporte são mais faceis de aprender/masterizar, tambem disse que mecanicas que todas as lanes precisam aprender o main sup considera que só ele precisa ser bom naquela mecanica, você pode ver isso em varias respostas desse topico, ta ai, é só ler. 

Galera gosta de levar tudo pro lado negativo ¬¬ Lê critica com odio, como se criticas fossem desrespeitosas... 

Arauto

"Não precisam aprender varias mecânicas básicas do jogo que afetam no desempenho da lane (kitar, farmar etc...) ou melhor, a lane não permite isso." - "Caramba cara não to desmerecendo a lane" - nome do post "Me convençam (O grande ser superior que joga outras lanes , temos que nos unir e convencer que suporte é importante , se não oq sera de todos nos?) que sup n é a lane mais facil."

"As mecânicas de suporte sao muito faceis de aprender" primeiro que tem muito sup que precisa de muito mais dedo que muito campeao das outras lanes assim como existem campeoes de outras lanes que precisam de mais dedos do que certos sups. Segundo que ate onde entendi , o seu conceito de mecanicas envolve basicamente trocas e farm (pelo que eu vi por cima ) e sinceramente, ate prata consegue fazer um farm decente e olha que os caras n conseguem nem usar o mapa.

" tambem disse que mecanicas que todas as lanes precisam aprender o main sup considera que só ele precisa ser bom naquela mecanica" : Atualmente a unica coisa que o sup tem que saberm elhor que os outro, na minha opinião é wardar pra preparar objetivos, por exemplo wardar a jg top side adversaria pra preparar fazer baron ja que basicamente so ele pode fazer isso (n tem mais item de ward na jg)

"Lê critica com odio, como se criticas fossem desrespeitosas..." perai deixa eu ver o titulo do post novamente... ah sim "ME CONVENÇAM QUE SUP NÃO É A LANE MAIS FACIL", sejamos honestos que isso ta mais pra um ataque que pra uma critica

Enfim, a ultima vez que vi tanta merda em um unico lugar foi na época do todos por um em dois time full yasuo, meus mais sinceros parabéns por conseguir quebrar esse meu recorde pessoal aqui no league
TOPZERA D+ MY LIROU FIREND
Arauto

Quer que eu fale por que é tão difícil assim? Ok:

1. Tem que saber wardar, principalmente na hora certa. Tem que saber onde o aliado vai colocar ward pra não ficar sem depois.
  2. Tem que saber onde vai colocar a primeira PINK, pois muitos suportes nem isso compram.
  3. Saber em qual situação o item inicial é melhor, e nunca fazer as builds padrões que todo jogo pede, isso pode implicar em variações de itens FULL Ativos ou itens Mais Defensivos/Ofensivos.
  4. Ficar parado em uma lane não resulta em nada, por isso precisa aprender a andar pelo mapa, e não só clicar no mid e ir correndo pelo rio sem nem olhar na tela o que tem por perto. Nessa jogada, muitos suportes são mortos ou vistos por wards, e nesse ponto a gente precisa falar do 5º item
  5. Precisam desconfiar ONDE tem uma Ward do time inimigo, ou seja, aquela famosa ward Side do Mid, ou Pink do mid, ou as wards no bot. E isso, a pessoa só vai ganhar com mais malicia no jogo, ou seja, mais noção geral de tudo o que acontece, e não apenas o que está vendo no próprio time acontecer.
  6. Precisa saber de Match UP, se funciona ou não, se a dupla que está vence na troca ou All Win inimigo.
  7. Se for "Frágil" precisa saber se deve iniciar a jogada ou ficar atrás dando peel o tempo todo. Se for mais Tank e tiver algum controle de Grupo precisa acertar.
  8. Precisa Baitar o time inimigo.
  9. No late game precisa sempre tirar as warda mais importantes do time inimigo, e colocar visao nos pontos mais estratégicos
  10. E se não bastasse ficar correndo pelo mapa, sem matar muitos minions, ainda precisam torrar a grana em Pink e se movimentando o tempo todo pra deixar o campo iluminado.

Tem mais coisas, mas isso aqui já dá uma ideia mais ou menos. Não é muito uma questão sobre mecanica de jogo, mas sim uma questão de Noção geral dele. Existe uma imensa diferença entre um Bom suporte e Suporte Ruim. E geralmente, eles não ficam discutindo, nem se provocados, coisa que todo ADC tiltado faz.

Um bom Suporte faz o time vencer o jogo, um Suporte ruim consegue tirar dois integrantes do próprio time (ou mais).

---

Senhoras e Senhores, peguem as pipocas

---
Dragão

Mas veja, por exemplo:
Annie é uma campeã com mecânica extremamente fácil. Pode farmar facilmente com o Q, tem stun e dano em área.
Nunu é mais simples ainda. Jogadores de Nunu são focados puramente na estratégia. Garen, Sivir, Darius, Jinx, Yi, Malphite ...

Existem campeões fáceis de masterizar em todas as lanes. Acho mais difícil ser um bom Thresh ou Bardo do que vários campeões. Além de que campeões não desenvolvidos para serem suportes tbm funcionam na função (ja vimos de tudo suporte: de Camille a MF).

A principal mecânica que um suporte não tem é o last hit - oq nao é uma preocupação de junglers tbm, exceto em objetivos. No lugar disso, suportes fazem mais uso de itens ativos - o que pode parecer bem simples, mas aumenta as possibilidades na tomada de decisões. Suporte não é mais difícil que as outras - nem mais fácil.

@Endless Ryuescreveu:

Quer que eu fale por que é tão difícil assim? Ok:

1. Tem que saber wardar, principalmente na hora certa. Tem que saber onde o aliado vai colocar ward pra não ficar sem depois.
  2. Tem que saber onde vai colocar a primeira PINK, pois muitos suportes nem isso compram.
  3. Saber em qual situação o item inicial é melhor, e nunca fazer as builds padrões que todo jogo pede, isso pode implicar em variações de itens FULL Ativos ou itens Mais Defensivos/Ofensivos.
  4. Ficar parado em uma lane não resulta em nada, por isso precisa aprender a andar pelo mapa, e não só clicar no mid e ir correndo pelo rio sem nem olhar na tela o que tem por perto. Nessa jogada, muitos suportes são mortos ou vistos por wards, e nesse ponto a gente precisa falar do 5º item
  5. Precisam desconfiar ONDE tem uma Ward do time inimigo, ou seja, aquela famosa ward Side do Mid, ou Pink do mid, ou as wards no bot. E isso, a pessoa só vai ganhar com mais malicia no jogo, ou seja, mais noção geral de tudo o que acontece, e não apenas o que está vendo no próprio time acontecer.
  6. Precisa saber de Match UP, se funciona ou não, se a dupla que está vence na troca ou All Win inimigo.
  7. Se for "Frágil" precisa saber se deve iniciar a jogada ou ficar atrás dando peel o tempo todo. Se for mais Tank e tiver algum controle de Grupo precisa acertar.
  8. Precisa Baitar o time inimigo.
  9. No late game precisa sempre tirar as warda mais importantes do time inimigo, e colocar visao nos pontos mais estratégicos
  10. E se não bastasse ficar correndo pelo mapa, sem matar muitos minions, ainda precisam torrar a grana em Pink e se movimentando o tempo todo pra deixar o campo iluminado.

Tem mais coisas, mas isso aqui já dá uma ideia mais ou menos. Não é muito uma questão sobre mecanica de jogo, mas sim uma questão de Noção geral dele. Existe uma imensa diferença entre um Bom suporte e Suporte Ruim. E geralmente, eles não ficam discutindo, nem se provocados, coisa que todo ADC tiltado faz.

Um bom Suporte faz o time vencer o jogo, um Suporte ruim consegue tirar dois integrantes do próprio time (ou mais).

Praticamente tudo que você falou se aplica a todas as funções, macro não tem relação nenhuma com a Role, deveriam parar de forçar isso...

→Thepgfk←
Arauto

@Mente Malucaescreveu:

Praticamente tudo que você falou se aplica a todas as funções, macro não tem relação nenhuma com a Role, deveriam parar de forçar isso...

No caso, eu imaginei uma situação média de jogo de suporte, e coloquei em destaque quais são as coisas mais difíceis que devem ser feitas nela. Nessa mesma hipótese, eu poderia ter imaginado aqueles suportes que ficam bem recuados, e nem desgrudam da torre, e isso seria bem fácil de ser executado. Porém, existem variações de cada função INICIAL de cada role.

Por exemplo, eu não acredito que um ADC prefira comprar uma Pink em vez de fechar uma GpC.

Sem falar que os Top Laners, muitas vezes, nem usam o Teleporte pra gankar, apenas pra voltar para a Lane, nem fazem arauto com o jungler.

A pergunta foi "Por que jogar de suporte é tão difícil quanto dizem", então, eu citei os pontos, mas eu acho que Mid é um pouco mais difícil que suporte, assim como ADC é a mais fácil de todas. Eu poderia dizer, por exemplo, que pra ser um Ótimo ADC precisa farmar muito bem, fazer trocas certas de Dano e não perder Spells à toa, mas concordo plenamente se você disser "Mas isso todos precisam fazer", exceto suportes. Enquanto um ADC "só faz isso", fugindo de gank e se concentrando em last Hit, foi pelo menos 20 minutos de jogo, e o Suporte já teve que fechar item de Assistencia, colocar centenas de ward, prestar muita atenção no Mapa e dar Roaming.

Agora, fica no mid sem ward, sem avisar MIA ou sem "Acompanhar o gank adversdário" pra ver o tanto de rage que vai levar, ou ficar parado na torre enquanto o ADC toma Poke. A diferença não é relativa entre as role, mas se encontra nos detalhes, e nisso eu tenho que discordar de você.

Por fim, se isso tudo se aplica a praticamente todas, não concorda que pra ser um bom suporte tem que ter a noção média do jogo inteiro?

---

---

@Endless Ryuescreveu:

@Mente Malucaescreveu:

No caso, eu imaginei uma situação média de jogo de suporte, e coloquei em destaque quais são as coisas mais difíceis que devem ser feitas nela. Nessa mesma hipótese, eu poderia ter imaginado aqueles suportes que ficam bem recuados, e nem desgrudam da torre, e isso seria bem fácil de ser executado. Porém, existem variações de cada função INICIAL de cada role.

Por exemplo, eu não acredito que um ADC prefira comprar uma Pink em vez de fechar uma GpC.

Sem falar que os Top Laners, muitas vezes, nem usam o Teleporte pra gankar, apenas pra voltar para a Lane, nem fazem arauto com o jungler.

A pergunta foi "Por que jogar de suporte é tão difícil quanto dizem", então, eu citei os pontos, mas eu acho que Mid é um pouco mais difícil que suporte, assim como ADC é a mais fácil de todas. Eu poderia dizer, por exemplo, que pra ser um Ótimo ADC precisa farmar muito bem, fazer trocas certas de Dano e não perder Spells à toa, mas concordo plenamente se você disser "Mas isso todos precisam fazer", exceto suportes. Enquanto um ADC "só faz isso", fugindo de gank e se concentrando em last Hit, foi pelo menos 20 minutos de jogo, e o Suporte já teve que fechar item de Assistencia, colocar centenas de ward, prestar muita atenção no Mapa e dar Roaming.

Agora, fica no mid sem ward, sem avisar MIA ou sem "Acompanhar o gank adversdário" pra ver o tanto de rage que vai levar, ou ficar parado na torre enquanto o ADC toma Poke. A diferença não é relativa entre as role, mas se encontra nos detalhes, e nisso eu tenho que discordar de você.

Por fim, se isso tudo se aplica a praticamente todas, não concorda que pra ser um bom suporte tem que ter a noção média do jogo inteiro?

Pra você ser um bom jogador você precisa ter noção média do jogo inteiro, ser Suporte não é NADA especial, falei sobre isso nesse outro tópico --- https://forum.br.leagueoflegends.com/t5/Mecânicas-de-Jogo/Me-convença-que-adc-não-é-a-Lane-mais-fáci...

→Thepgfk←

O suporte é responsável por muitas coisas no jogo e, dependendo do campeão optado, essas funções são maiores ou menores. Porém, majoritariamente: o suporte é o principal jogador responsável por controlar a visão do mapa. Ele é o único que pode posicionar e remover wards do jogo ao mesmo tempo, isso faz com que ele tenha um poder de controle de visão muito alto. Juntando isso, o suporte é o principal responsável pela macroplay. "Ah, mas todo o time precisa wardar" - o time não carrega 3/4 wards no bolso e uma lente detectora, né? Ninguém aguenta voltar base toda hora e ficar posicionando/tirando ward. Simplesmente ninguém consegue fazer isso, só o suporte.

Outro fator majoritário é o de que o suporte é responsável por auxiliar o seu time a conquistar objetivos e auxiliar também em trocações. A partir daí, isso já varia. Por exemplo: Soraka. A Soraka é responsável por curar aliados durante uma troca, silenciar ults/skills que dão muito dano, etc. A Soraka também tem uma mecânica extra que faz com que seja necessário ele observar a situação de outras lanes a partir do level 6. Ao ultar, ele pode fazer a diferença em outras lanes. Isso também é classificado como "Macroplay", pois é um auxílio à longa distância. Poucos campeões conseguem fazer isso.

Vamos agora falar de itens. Redenção, Solari, Convergência de Zeke, Turíbulo, etc. podem fazer MUITA diferença em uma tf. Uma redenção usada com 0,5 segundos de atraso ou adiantamento pode mudar completamente a situação de uma tf. Não vai me dizer que não muda, né? O suporte precisa ter um timing de itens e skills o mais preciso possível para maximizar as chances de seu time vençar uma luta. Disseram que nenhum jogador pode controlar totalmente a teamfight. Realmente, nenhum pode. Mas o que mais exerce influência, com certeza, é o suporte. Ele restaura vida dos aliados (Soraka, Nami, Sona), ele dá o peel (Janna, Lulu) ele dá stun/CC (Leona, Blitzcrank, Taric). Enfim, em questão de teamfight é isto.

Agora vamos voltar para a Lane Phase. Sobre essa fase, o suporte é responsável por dar poke/engage na maioria das vezes. O poke exige posicionamento para que a troca não seja desfavorável ao suporte e/ou ADC e a visão de mapa da bot lane é responsável pelo suporte. A maior parte do foco do ADC está em farmar. É claro que ele também deve ter visão de mapa, mas ele não pode prestar tanta atenção como o suporte. Alguns suportes possuem kits relativamente simples porém muito úteis (Janna, Sona, etc) e outros kits mais complexos (Bardo, Thresh, Rakan, etc).

Voltando à questão da visão, o suporte acaba sendo o responsável por controlar os dragões no Early Game. O jungler às vezes pode estar rotacionando na top lane e não tem como wardar toda hora o drag. Se ele fizesse isso, estaria perdendo farm e fugiria da sua role, que é farmar a jungle, completar objetivos e gankar lanes, exercendo forte influência no jogo.

Quem fala que suporte é uma role simples acha que é apenas curar/spammar skills e usar itens. Na verdade, não é bem assim.

Arauto

@Mente Malucaescreveu:

Pra você ser um bom jogador você precisa ter noção média do jogo inteiro, ser Suporte não é NADA especial, falei sobre isso nesse outro tópico --- https://forum.br.leagueoflegends.com/t5/Mecânicas-de-Jogo/Me-convença-que-adc-não-é-a-Lane-mais-fáci...

Mas então, pode até não ser algo especial, mas o dono do tópico pediu para PROVAR que "A role suporte NÃO é a MAIS FÁCIL". Não é questão de ser "Especial", pois essa noção de jogo todos podem ter.

Seguindo o parametro que NÃO exista uma "Especialidade individual e que todos podem ser semelhantemente entendedores do mesmo patamar de jogo", nenhum parametro que eu deduzir para você será realmente relevante para minha compreensão, pois para você, qualquer coisa que eu demonstre sobre "noção", você dirá "Mas a role também precisa saber".

No meu ponto, eu coloco conceitos relevantes competitivos. A diferença é que nesse MOBA, a gente pode aplicar um conceito de RTS: Quantidade de Movimentos por minuto. Eu acredito que, quanto mais ações e informações uma pessoa necessita realizar e compreender, mais difícil será a função dela. Por exemplo,

"Onde será que a Bot lane adversária vai wardar com um Hecarim Jungle ajudando eles?" O Suporte pode pensar isso, mas o ADC não, pois vai estar mais concentrado competindo Last Hit e pra ver quem vai voltar na primeira rotação com uma GpC, enquanto o Jungler do time pensa "Vou roubar o Gromp deles, só espero que não esteja Wardado"... no final das contas, o único pensamento por minuto mais efetivo para a vitória veio justamente do Suporte, que pode até mesmo dar sinais para o Jungler não invadir o Gromp Adversário por causa de uma Ward que ele colocou deduzindo por onde seria a movimentação do Bot inimigo.

Mas na sua linha de pensamento, seria melhor nem mesmo o Jungler invadir o Hecarim, pois certamente ele já saberia que seria uma má ideia ir pelo lugar X, onde o Bot inimigo vai wardar e o Hecarim vai cercá-lo. Nessa lógica, todo mundo seria Challenger, e não teria divisão de Elos, pois todos saberiam de todas as nuâncias do jogo.

Entende? No meu parâmetro, eu posso dizer se é fácil ou difícil, muito mais por experiência de jogo.

No seu parâmetro, o que existe é gente ruim jogando que nunca melhora. Mas que não responde à pergunta "Por que Suporte é difícil de ser jogado?"

Bem, mas se a dúvida ainda persistir, mesmo depois do textão, tente responder essas Quatro perguntas:

"Por que Suporte é fácil de ser Jogado?"

"Por que Suporte é Difícil de ser Jogado?"

"Se é simples fazer X, Y e Z, então por que muitos nem se quer fazem metade de X?"

"Será que quanto melhor executado X, Y e Z, melhor tende ser a Colocação do Elo por Função?"

Se fosse tão simples assim ser Suporte, não haveria diferença entre ser um Suporte Bronze 5 e ser um Suporte Challenger.

---

---
Arauto

Eu acho sup a mais díficil, pelo menos utility. Um champ papel que sempre é focado, tem que usar as coisas na pessoa, na hora e no local certo... Tem que salvart odo mundo. Voces podem considerar facil por exemplo, uma Janna ficar atras dando shield no adc e cc no adversario, mas esse é o papel dela, tecnicamente, é fica safe ajudando o adc, por isso o pessoal pensa q é facil entende
Aronguejo

Por isso quanto quero jogar pra me diverti vo de adc so farma e da dano 

Arauto

tem coisa melhor que jogar de tristana? aheuaheua

@Endless Ryuescreveu:

@Mente Malucaescreveu:

Mas então, pode até não ser algo especial, mas o dono do tópico pediu para PROVAR que "A role suporte NÃO é a MAIS FÁCIL". Não é questão de ser "Especial", pois essa noção de jogo todos podem ter.

Seguindo o parametro que NÃO exista uma "Especialidade individual e que todos podem ser semelhantemente entendedores do mesmo patamar de jogo", nenhum parametro que eu deduzir para você será realmente relevante para minha compreensão, pois para você, qualquer coisa que eu demonstre sobre "noção", você dirá "Mas a role também precisa saber".

No meu ponto, eu coloco conceitos relevantes competitivos. A diferença é que nesse MOBA, a gente pode aplicar um conceito de RTS: Quantidade de Movimentos por minuto. Eu acredito que, quanto mais ações e informações uma pessoa necessita realizar e compreender, mais difícil será a função dela. Por exemplo,

"Onde será que a Bot lane adversária vai wardar com um Hecarim Jungle ajudando eles?" O Suporte pode pensar isso, mas o ADC não, pois vai estar mais concentrado competindo Last Hit e pra ver quem vai voltar na primeira rotação com uma GpC, enquanto o Jungler do time pensa "Vou roubar o Gromp deles, só espero que não esteja Wardado"... no final das contas, o único pensamento por minuto mais efetivo para a vitória veio justamente do Suporte, que pode até mesmo dar sinais para o Jungler não invadir o Gromp Adversário por causa de uma Ward que ele colocou deduzindo por onde seria a movimentação do Bot inimigo.

Mas na sua linha de pensamento, seria melhor nem mesmo o Jungler invadir o Hecarim, pois certamente ele já saberia que seria uma má ideia ir pelo lugar X, onde o Bot inimigo vai wardar e o Hecarim vai cercá-lo. Nessa lógica, todo mundo seria Challenger, e não teria divisão de Elos, pois todos saberiam de todas as nuâncias do jogo.

Entende? No meu parâmetro, eu posso dizer se é fácil ou difícil, muito mais por experiência de jogo.

No seu parâmetro, o que existe é gente ruim jogando que nunca melhora. Mas que não responde à pergunta "Por que Suporte é difícil de ser jogado?"

Bem, mas se a dúvida ainda persistir, mesmo depois do textão, tente responder essas Quatro perguntas:

"Por que Suporte é fácil de ser Jogado?"

"Por que Suporte é Difícil de ser Jogado?"

"Se é simples fazer X, Y e Z, então por que muitos nem se quer fazem metade de X?"

"Será que quanto melhor executado X, Y e Z, melhor tende ser a Colocação do Elo por Função?"

Se fosse tão simples assim ser Suporte, não haveria diferença entre ser um Suporte Bronze 5 e ser um Suporte Challenger.

Não são movimentos por minutos, são ações, e se você for considerar isso Adc é a role mais difícil porque a APM considera número de clicks...

De resto é bobagem, qualquer Adc decente (e jogador no geral) consegue farm sem precisar focar nisso, é algo natural, é simples, é AUTOMÁTICO. Não é e NUNCA será papel só do Suporte olhar para o minimapa e acompanhar a movimentação inimiga pra assim tentar manter controle de onde os oponentes tem visão, entenda logo isso...

>"Por que Suporte é fácil de ser Jogado?"

https://forum.br.leagueoflegends.com/t5/Mecânicas-de-Jogo/Me-convençam-que-sup-não-é-a-lane-mais-fac...

Resumindo: Porque é menos punido, tem mais espaço pra erros e é menos intensivo mecanicamente.

>"Por que Suporte é Difícil de ser Jogado?"

Mas não é, fim.

>"Se é simples fazer X, Y e Z, então por que muitos nem se quer fazem metade de X?"

Você acha mesmo que faz algum sentido utilizar um jogador medíocre pra quantificar a dificuldade de qualquer coisa nesse jogo?

Porque se for o simples ato de farmar deveria ser idolatrado, deveriam dar 5 pdl pra cada jogador que conseguiu manter 9+ cs por minuto. Também deveriam buff consideravelmente Yasuo/Zed/Fiora/Vayne e diversos outros campeões porque eles tem desempenho notoriamente mais baixo do que deveriam em Elos menores já que quem usa não consegue chegar próximo ao potencial do campeão...

Enfim, entenda logo que Suporte é simples porque não demanda nada específico, você pode migrar de qualquer outra role pra Suporte e ter bom desempenho porque saber como o jogo funciona (coisa que todo jogador independente da role precisa saber pra ser considerado decente) é o suficiente.

>"Será que quanto melhor executado X, Y e Z, melhor tende ser a Colocação do Elo por Função?"

Isso é óbvio e você só colocou aqui pra tentar forçar uma contradição. Pra não perder tempo repetindo o que já foi falado vou só adicionar mais uma coisa interessante: Grande parte dos Main Suportes do competitivo já foram ou jogam ativamente em outras Roles e migraram pra Suporte.

>Se fosse tão simples assim ser Suporte, não haveria diferença entre ser um Suporte Bronze 5 e ser um Suporte Challenger.

Tá ai uma coisa interessante, a diferença entre outras roles comparando Elos mais baixos com o equivalente Challenger é bem maior que a dos Suportes. A maior disparidade é com relação a noção de jogo que é, como repetido várias vezes, geral.

Por fim tente me explicar como diabos uma role que segundo VOCÊ tem MAIS TEMPO/ESPAÇO pra pensar na movimentação inimiga porque NÃO PRECISA farm é mais difícil que uma Role que precisa farmar e PENSAR NISSO caso queira ser um jogador decente...

→Thepgfk←

Eu legitimamente acho que pessoas com menos de 2000mmr não deveriam nem ter permissão para discutir em balanceamento

Aronguejo

@Endless Ryu oh finalmente uma resposta boa num monte de main sup revoltado Smiley Very Happy 

Agora me vem uma duvida, um main sup diamante consegue trocar de rota com mais facilidade que outras lanes?

Por exemplo, sou main adc e quero migrar pro mid... Será que sup consegue migrar pra outra lane por não ter uma boa pratica de kitting ou farm e outras coisas que possam existir? 

Pois mid top e adc precisam aprender a fazer o basico da lane, mas e o sup e jg que não ganha esse costume? 

Será que mid top e adc vai ter mais dificuldades para fazer o bom papel de sup e jg? 

Eu não faço ideia pq eu sempre fui um "sem lane", uma hora sou main top, outra hora mid, outra jg etc... Então sei um pouco de cada, então nunca precisei mudar radicalmente de estilo de jogo. 

Eu ia criar um topico novo com esse assunto mas acho que só iria levar mais patada... 

E a pergunta de sup ser mais facil é realmente tão ofensivo assim? Quando iniciantes começam a jogar lol, a galera não fala que sup é a lane mais facil? Não acha que é o estilo de jogo que menos sofre quando não se conhece nada de mecanica alguma?

Parece que estão confundindo facilidade com inutilidade, qual o problema de ser a rota mais facil ou não? Eu jogo top, acho top a rota mais facil (mudei de ideia com algumas respostas desse topico) e não me sinto ofendido de forma alguma. 

Aronguejo

@lá vem a janna Quando quero me divertir vou jungle, não precisa dar last hit e é bem mais emocionante que ficar plantado em uma lane farmando

Aronguejo

@Darkin Aatrox  nd adc que e de boa eu chamo algum amigo meu main sup e so brincar de matar.  Jg o cara solado lv1 e te xinga. 

Arauto

@Darkin Aatroxescreveu:

@Endless Ryu oh finalmente uma resposta boa num monte de main sup revoltado Smiley Very Happy 

Agora me vem uma duvida, um main sup diamante consegue trocar de rota com mais facilidade que outras lanes?

Por exemplo, sou main adc e quero migrar pro mid... Será que sup consegue migrar pra outra lane por não ter uma boa pratica de kitting ou farm e outras coisas que possam existir? 

Pois mid top e adc precisam aprender a fazer o basico da lane, mas e o sup e jg que não ganha esse costume? 

Será que mid top e adc vai ter mais dificuldades para fazer o bom papel de sup e jg? 

E a pergunta de sup ser mais facil é realmente tão ofensivo assim? Quando iniciantes começam a jogar lol, a galera não fala que sup é a lane mais facil? Não acha que é o estilo de jogo que menos sofre quando não se conhece nada de mecanica alguma?

Parece que estão confundindo facilidade com inutilidade, qual o problema de ser a rota mais facil ou não? Eu jogo top, acho top a rota mais facil (mudei de ideia com algumas respostas desse topico) e não me sinto ofendido de forma alguma. 

Obrigado. Vou tentar expandir alguns pontos importantes do seu post.

Eu acredito que, se o Diamante não for Elojob, ele já aprendeu diversas nuâncias para chegar até ali, mas vale ressaltar que tudo no LoL é baseado em Aprendizado e Treino. Um main Suporte do Diamante pode sim trocar de Role, assim como um main suporte do prata ou bronze, mas isso significa que ele precisará aprender a nova posição, aprender mecânicas de Match Ups diferentes, e etc. Uma coisa é você jogar contra uma Janna + Caitlyn no early, outra é jogar contra um Jayce sozinho, por exemplo. Ou seja, nunca é algo fácil simplesmente trocar de Lane, a noção de jogo ajuda MUITO, pois um Diamante não vai ter a mesma noção de jogo que um Prata, porém, vai demorar algum tempinho pra se adaptar às novas situações.

No seu parametro, o Kitting e o Farm são dois aspectos que influenciam na dificuldade de Troca de Posição. Bem, isso também é relativo, pois quanto maior o nível de jogo no LoL ou qualquer outro Moba, o Kitting é muito valorizado, assim como o Farm. Porém, se você for pensar bem, bons Suportes sabem farmar, pois quando o ADC morre ou volta base, eles podem "salvar o gold da wave" dando last hit. E aqui já temos algo que nem todo suporte faz, e a maioria dos medianos pra baixo não sabem ou esquecem de fazer. Vale ressaltar que suporte não faz item de dano pra ajuda-los a farmar sozinhos, então parece ser algo "um pouco mais difícil que o normal".

Em outro ponto, você coloca que Top, Mid e ADC precisam aprender a fazer o básico, enquanto os Suportes e os Jungler não. Bem, é relativo também isso, pois está muito mais baseado em Nível de Jogo. Perceba que um Bom suporte não vai tiltar, vai colocar wards, ajudar na troca de dano e dar utilidade, como Hard CC ou curas/escudos. Um bom jungler vai saber fazer uma boa rotação inicial, e tentar roubar campos adversários. Mas ai entra a pergunta: E se o suporte ficar na torre te xingando e o Jungler só der Gank no nível 6? Por ações, um Suporte pode ir de 8 a 80, assim como um Jungler, logo eles também aparentam ser mais difíceis, pois geralmente, se o Jungler inimigo tem mais impacto que o jungler do teu time, ele com certeza vai ter muito mais chance de vencer o jogo, desde o começo, assim como um Suporte Ruim faz o jogo descer ladeira à baixo. Quantas vezes você não segurou um jogo com ADC AFK, ou Mid Feeder? Mas e se o Jungler sai, quem vai "Inspecionar" o garnde campo em neblina chamado Jungle? Se o Suporte sai, quem vai dar aquele toque de salvação na hora que alguém está prestes a morrer? Quem vai iluminar o campo? Sim, todos podem colocar wards, mas o Suporte é uma Função que Coloca muito mais, assim como retira visão inimiga, enquanto cada Trinket tem um tempo de recarga enorme. Retirar visão é mais importante que dar visão.

Na pergunta entre igualdade de Funções, foi perguntado por que os Suportes e Jungler não aprendem a jogar como os ADC, Mid e Top laners, enquanto questionado se os mesmos teriam dificuldade em fazer as coisas mais básicas que um Suporte e Jungler fazem. Bem, será que um Leigo do mid saberia rotacionar pela jungle, não tomar invade e acertar nos Ganks? Se treinasse sim. E aqui entra de novo o aspecto Treino. Perceba que, ao entrar no histórico daquele "jungler tiltado", ele nem se quer costuma jogar na Jungle. Ou seja, o aspecto emocional também conta. Eu, por exemplo, odeio jogar muito no Mid, e nunca consegui me encaixar lá, mas jogo relativamente mediano em qualquer outra coisa. Acredito que seja treino, pois também acho ridídulo a quantidade de dano por segundo que alguns campeões de lá causam, e isso me espanta da posição. Agora, se você acha que qualquer pessoa pode jogar de Suporte porque "só precisa colocar umas wards", ou jogar de Jungler "é só ficar dando Ganks", tem muito mais dificuldades, como controle de objetivos, Controle Emocional, Visão da parte escura do mapa, Impedir Ganks inimigos, Fazer aparições inesperadas e etc...

Sobre iniciantes. Bem, é meio estranho você pedir para um cara que começou a jogar ontem, não entende nada de MOBA, que nem se quer consegue acertar um Last Hit direito e nem tem noção que o jogo mesmo é derrubar torres e colocar pressão de mapa, carregar um jogo. Por isso as pessoas mandam iniciantes jogarem de Suporte, pois "Precisam apenas colocar wards, ficarem Recuados e acertar algumas Habilidades de vez em quando". Ou seja, é uma posição inicial pra quem não entende nada, mas não significa que seja fácil, pois quanto melhor o jogador, mais coisas ele vai fazer. Agora a pergunta aqui é: O que um ADC faz, além de farmar, tentar pegar kill, ficar na back line atacando e sair correndo quando grudam nele gritando "Não tenho Suporte/time"??? Já viu algum ADC do Prata ou Bronze tentando solar um Dragão? Então... nem adc nem mid. Voltando no ponto de suporte como iniciante, bem, é uma questão de treino. Quanto mais partidas, mais noção se ganha. "Ah, aquele campeão faz isso", etc, até a hora que o cara se sente confiante pra começar a treinar com um carregador ou algo mais solo. Eu, por exemplo, não comecei jogando de Suporte no LoL, quebrei muito a cara pra aprender os que acontecia no jogo, pois sou de uma época onde jogavam de 2 top laners e nem se quer faziam a Jungle direito. Na verdade, pedir para um iniciante começar de suporte é uma ideia mais bem trabalhada, pra não forçar ele a ter a responsabilidade de carregar um jogo sem nem saber o que está fazendo.

Por fim, eu respeito sua opinião. Você tem, direito de achar a lane que quiser mais fácil e ninguém pode te orbigar a pensar diferente. Pra mim, as lanes mais diíficeis são (Em ordem Descrescente de valor):

• Mid (Por que precisa wardar 2 lados, posicionar direito a Pink, farmar e gankar, etc)
  • Suporte (Visão de campo, Assistencia, Controle de Objetivo, CC, Gold por segundo, sem dano etc)
  • Jungler (Rotação pela Jungle, Perigo de Invade, Gank sem perder gold por segundo, Experiencia, Controle de Objetivo, começo forte, etc)
  • Top (Jogar sozinho tomando Ganks em uma Lane distante, farmando bem, vencendo trocas, tankando dano etc)
  • ADC (Farmar, Causar dano, Matar, ficar à Distancia e ... reclamar do time)

É isso, ficou grandinho, mas ta ai o que eu penso

Smiley LOL

---

---
Dragão

@Hades813escreveu:

@ShZi, cara vc vai me desculpar mais qualquer elo na flex é basicamente varios tiers acima do elo da pessoa na solo duo. Talvez vc tenha pego diamond na seasson passada na solo/duo, eu sei mas se foi na solo/duo foi d5 0 pdl, que é diamond mas n joga como diamond.É a mesma coisa que falar que o ultimo time do brasileirão que foi rebaixado com 12 pontos em 38 rodadas joga como time da serie A. Ele é da serie A? claro mas o nivel dele ta bem abaixo do nivel medio dos outros times da serie A. E no lol tem ate um termo pra descrever isso que se chama Low diamond. Então vamo primeiro pegar diamond na solo/duo pra meter a carteirada de que é diamond pq tu nunca saiu nem do d5. E em nenhum momento é eu disse que suporte é a mais complicada so disse que ele acumula muitas funções e vc ta falando que suporte n faz nada (nivel da flex ta decadente mesmo em? **cogumelo do teemo** merda) fica parecendo que vc n entende o basico do jogo (ou um cara que pegou diamond na flex, que é um normal game ranquueado basicamente rs) 

Amigo terminei Season 7 com Diamante nas duas filas. Porém na Flex eu não peguei antes da entrega das bordas. Tenho como provar... só irmos uma ranqueada e você vai ver minha bordinha na solo duo. Eu nunca sai do Diamante 5 porque essa é a primeira vez que pego, jogo só a um ano. Eu antes não tinha nenhuma experiência com moba, demorei me acostumar ... e se liga, diferença da Flex para Solo Duo não é que uma é mais fácil que a outra. 

É que na FLEX você pode jogar com times de 5 pessoas, na Solo Duo só 2 pessoas. Sendo assim o que está em jogo é sua habilidade individual na solo duo e na flex seu desempenho em time. As equipes do competitivo, pelo que entendo, costuma recrutar pessoas só com elos alto na Flex ilibado de experiência no jogo e em grupo.